Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
"Existem muitas formas de contribuir para ajudar o Sporting a ultrapassar esta fase crítica, e seguramente não será só através de candidaturas que procuram branquear procedimentos de quem apoiou incondicionalmente tanto a anterior Direcção como Bruno de Carvalho.
A gestão corrente do Clube e da Sporting SAD apresenta enormes lacunas que urge tentar colmatar. Os cinco anos do consulado de Bruno de Carvalho resultaram em deixar 100 milhões de euros de dívida financeira adicional, além de 45 M€ de resultados operacionais negativos, com um aumento de 74% nos custos salariais. Isto apesar de terem sido feitas vendas no valor de 200 milhões de euros nesse período, aliadas à antecipação de receitas de televisão, publicidade e receitas, em 60 M €.
Lamento ainda a perda de confiança com as instituições do futebol e com os parceiros. A formação deve ser potenciada e desenvolvida outra abordagem aos activos imobiliários. Um novo modelo de SAD para as modalidades poderá ser uma nova forma de gestão desportiva.
Proposta
Aproveitando a reformulação do Conselho Leonino, em consequência da recente revisão dos estatutos, que pretendo propor um Conselho Estratégico Consultivo [CEC] que terá entre as suas funções analisar trimestralmente os relatórios e contas do clube e da SAD, podendo aceder a todos os documentos [...] nomeadamente os contratos desportivos com os jogadores do plantel profissional, verificando a idoneidade dos agentes desportivos, comissões pagas e entidades a quem se destinam. O CEC deverá, ainda, elaborar relatórios periódicos.
A tarefa será entregue a cinco sócios que reunirão trimestralmente com os restantes elementos. Anualmente será realizada uma reunião alargada com a participação de antigos presidentes, dos líderes dos núcleos e do próprio Conselho Directivo do Sporting. O objectivo passa por criar uma forte ligação entre os inúmeros responsáveis que têm dado o seu contributo para a história do Sporting.
Crítico da acção de João Sampaio
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.