Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

93KDYNGV.jpg

 

Não é minha intenção desvalorizar o Vitória de Guimarães, uma boa equipa que lutou os 90 minutos e complicou a vida ao Sporting, mesmo não tendo ameaçado muito a baliza de Rui Patrício. Gostei de Raphinha - espero que de facto já seja "leão" - que mostrou o porquê dos seus 15 golos da época. Lamenta-se que não venha nesta altura em que tanto precisávamos dele. Ironicamente, o primeiro remate da partida, aos 12 minutos, foi dele.

 

A precisar de capitalizar os empates de FC Porto e Benfica para assumir a liderança à condição, o Sporting começou por exercer pressão alta, mas a equipa de Pedro Martins não estranhou a estratégica e anulou a vasta maioria dos avanços ofensivos dos leões. Na realidade, faltou, e muito, velocidade e criatividade nas alas. Esta lacuna facilitou a tarefa à defesa do Vitória. A formação leonina evidenciou muitas dificuldades na construção de jogo e, mais uma vez, fico a pensar no porquê da titularidade de Rúben Ribeiro, salvo pela casmurrice de Jorge Jesus.

 

O Sporting alinhou de início com Rui Patrício; Stefan Ristovski, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; William Carvalho, Battaglia e Bruno Fernandes; Acuña; Rúben Ribeiro e Bas Dost.

 

Suplentes: Romain Salin, André Pinto, Piccini, Bruno César, Bryan Ruiz, Fredy Montero e Doumbia.

 

RKUQU0GA.jpg

 

Apesar da saída imprevista de Bas Dost, por lesão, logo no início do segundo período, e com as entradas de Montero e Doumbia e muito mais intensidade de jogo pelo Sporting, a partida atingiu uma outra dimensão. Com o cronómetro a caminhar rapidamente para o final, o Sporting intensificou ainda mais os ataques à baliza de Douglas e aos 83 minutos Acuña ia fazendo o golo da noite com um soberbo remate de primeira, mas Douglas com uma grande intervenção negou o tento ao argentino.

 

Pelo andamento das coisas eu já tinha reflectido sobre a capacidade de golo dos homens em campo e acabou por não ser grande surpresa, pese o alívio, que fosse um defesa a inaugurar o marcador. Belo remate de primeira de Mathieu, pelo cruzamento de Acuña. Muito mérito deste excelente jogador que tem sido um dos maiores valores da época.

 

Com este resultado, o Sporting assumiu a liderança provisória do campeonato com 50 pontos, mais um do que o FC Porto, que tem um jogo em atraso, e mais três do que o clube da Luz.

 

publicado às 03:52

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Nelson a 01.02.2018 às 04:28

Que chatice vencemos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 08:32

Impressionante comentário!
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 01.02.2018 às 08:32

Jogo muito mastigado na 1ª parte, devido às poucas movimentações dos jogadores. Todos sempre muito estáticos nos seus lugares, todos sem exceção.

Na 2ª parte já vimos a equipa a correr um bocado, com desmarcações e trocas de bola. Vimos o Acuña a defender bastantes vezes e depois no ataque (o homem esteve em todo o lado e merece um grande destaque pela positiva) e ainda soube prender bem a bola depois do golo marcado (em que a assistência é dele).

Coentrão nem parece que é um jogador com dificuldades físicas. Corre, corre, corre, luta (nem sempre bem), ataca, defende. Ele, juntamente com Acuña deram cabo do flanco direito do Vitória e entraram por ali a dentro várias vezes, infelizmente fazendo cruzamentos sem nexo (a maior parte deles).

Para este comentário não ficar muito longo, apenas digo isto: há uma gritante falta de qualidade no passe em toda a equipa no geral, especialmente nos nossos médios (que deveriam ser aqueles em que o passe é o melhor).
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 01.02.2018 às 10:02

Concordo em pleno com a última afirmação do caro. A falta de qualidade de passe dos jogadores do Sporting é gritante. São tantos, mas tantos passes perdidos, que nem tem lógica. Mais, os nossos médios, que deviam segurar o jogo e fazer a transição para o ataque, com passes muito precisos e com uma percentagem de concretização de passe extremamente altíssima, falham, ou atiram com muita força, ou sem força, permitindo a intercepção e contra-ataque adversário. Isto não pode acontecer! Ontem, era de gritos, a quantidade de passes e centros interceptados. Até nas escolinhas se aprende que um mau passe é tão importante como o melhor golo. Um antecede sempre o outro.
Uma outra questão que gostaria de levantar era a da falta de visão de jogo. Sendo uma equipa que joga sempre em conjunto, quase sem alterações já desde o início da temporada, alguns até à mais temporadas, e vemos Acuña subir, assim como Bruno Fernandes e sem ninguém a quem centrar. Constantemente!!!!!!! Chegam, a passo, quando já toda a defensiva já está agrupada, em cima de Bas Dost... Temos mesmo que pôr as mãos à cabeça porque, ao contrário do que diz J. Jesus, "sabíamos que o golo ia aparecer", isso nem sempre é verdade! E se o Vitória marca logo no início, depois fecha-se em copas. Não podemos simplesmente ficar à espera que o golo apareça. Precisamos de criar esse golo, com bom passe, boa colocação de jogadores na área, visão de jogo para acompanhar jogadas ofensivas evitando a composição da defesa adversária, e precisão no remate! Constantes remates ao lado só faz aumentar a frustração de quem corre, serve e depois vê o remate sair pela linhas por imensos metros. É preferível ver os remates serem defendidos, do que saírem pela linha final. Sempre vai aumentando a intensidade e stress em cima do guarda-redes adversário.

Bem, depois disto, vamos é desfrutar deste primeiro lugar que tão bem nos fica, e ao qual temos que nos começar a habituar!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 11:30

Não o disse directamente no post, mas a realidade nua e crua é que o Sporting não jogou bem e anda há muito assim. Lá aparece um golo para resolver as coisas, mas temo que mais cedo ou mais tarde haverá uma factura a pagar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.02.2018 às 09:25

Jogo fraco do Sporting... B.Fernandes não acertou uma.... Battaglia não apoiava o ataque.... R.Ribeiro muito lento e a não ocupar a faixa.... o problema actual do Sporting é ser tudo muito lento e sem criatividade

Gostei dos nossos defesas.... deixo a nota ao Coentrao que raça!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 11:36

Salvo um ou outro lapso, já há muito que é a defesa que nos tem vindo a salvar.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.02.2018 às 09:51

A primeira parte a equipa jogou mais ao estilo do futsal de facto aquilo parecia mais futsal que outra coisa.

Os meus receios antes do jogo vieram a confirmar-se ,nota-se grande esgotamento na maioria dos jogadores e na 2parte foi mais o coraçao , o muito querer ganhar o jogo que suplantou o cansaço.

Surpreso com Coentrao com tremenda atitude e alma o mesmo de Acuna que nunca desistiu de tentar mas o melhor de todos foi o marcado do golo o Mathieu foi ele que empurrou a equipa para a frente mostrando muita qualidade nas suas açoes .
Bruno César tambem entrou bem no jogo e ajudou a parti-lo e nessa altura temi o pior o golo tambem podia acontecer para o outro lado esse Raphinha mete de facto muito respeito rapido a pensar e a executar com qualidade.

Agora um tremendo osso duro de roer o Estoril na Amoreira ja em Alvalade foi complicado .
Á que descansar bem agora , deve jogar o Piccini mais fresco e espero que o Bas Dost recupere .
Todos agora à Amoreira.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.02.2018 às 10:03

Para dizer tambem que ultrapassamos o mes Janeiro (7 jogos) com nota altamente positiva nos resultados e seria o pleno se a equipa estivesse.mais concentrada naqueles ultimos minutos de Setubal.

Agora vamos atacar o Fevereiro, mes mais curto mas tambem com 7 jogos mas a equipa está mais cansada e vai necessita de muito coraçao para enfrentar o que aí vem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 11:35

A condição física não explica tudo, Julius.

Apareceu o golo e como bem sabemos o resultado final é que conta, mas há muito que não andamos a jogar bem, pura e simplesmente.

O Rúben Ribeiro a titular enerva-me cada vez mais. ABSURDO !!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.02.2018 às 12:22

O Sporting fez 8 jogos em Fevereiro e nao 7 como escrevi acima e vai fazer 7 neste mes de Fevereiro num total de 15 jogos em 2 meses e ja era a equipa com mais jogos ate dezembro.
É natural o desgaste de alguns jogadores que necessitama urgente de mais dias de descanso que nao vai haver quando os nossos jogadores mais rapidos e imprevisiveis estão lesionados (Podence e Gelson) de notar que ja ultrapassamos positivamente 3 jogos apos a lesão de Gelson .

Rui creio que tambem ja foi treinador no passado e sabe perfeitamente que o desgaste explica muita coisa sim , os jogadores querem mas a execução sai mais lenta e por vezes deficiente , quando eu disse que estava preocupado com o jogo de ontem era precisamente por saber que o tempo de recuparação era escasso e os jogadores do Guimarens fizeram 2 jogos enquanto nos fizemos 4 no mesmo espaço de tempo muito curto.

Rubem ainda nao esta a entender o futebol que se lhe pede , que o Sporting exige e joga demasiado á Rio Ave com passes curtinhos com demasiada proteção da bola sem a soltar só com o tempo ele vai entender e melhorar esse aspecto , porque ele coloca bem a bola á distancia , tem que mudar mais vezes o flanco com lançamentos precisos é isso que o treinador e os colegas esperam dele e nao aquele futebolzinho á futsal.

Foi uma pena o Alan Ruiz nao se ter adaptado a equipa necessitava agora de um jogador com aquelas caractrististicas .
Montero está muito distante do que ja fez no passado e já nao sei se ainda vai conseguir la chegar , muitos sulamericanos acabam cedo a sua carreira de alta competição , deixam de ser intensos e veloses muito cêdo espero Montero nao seja um deles.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.02.2018 às 12:22

Fez 8 jogos em Janeiro e nao 7
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 12:32

Julius,

Primeiro e sobretudo devo esclarecer que apesar de ter o curso, nunca fui e nunca ambicionei ser treinador. Este curso e outros fizeram parte da minha instrução no futebol, com um percurso apenas como dirigente, além de jogador amador, claro.

Podemos adornar o estado de coisas como desejarmos, mas a responsabilidade é de Jorge Jesus. O seu sistema de jogo e principalmente as suas opções.

Já ponderou bem o facto de esta época já termos feito 18 contratações só para a equipa principal ?... Quantos treinadores podem dizer o mesmo ?

Jorge Jesus é incapaz de fazer a gestão plantel ao nível das exigências. Se eu fosse director desportivo do Sporting, garanto-lhe que já tínhamos tido problemas com isto. O problema é os milhões de contrato, mas ele, comigo, há muito que tinha mudado ou ia para a rua. Muito simples!

O Sporting anda a viver há muito com base no talento individual da equipa. Salvo isso, não sei onde estaríamos agora. No entanto, confesso que temo o pior.

P.S.: Este Rúben Ribeiro não é jogador para o Sporting!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.02.2018 às 13:15

Rui um bom treinador consegue fazer correr mais um jogador cansado ao lado de um folgado?

Neste momento as estratégias têm que forçosamente passar por sistemas que protejam mais o desgaste da equipa e isso só se consegue fazendo a bola correr mais que os jogadores o problema é que isso atrai quase sempre os passes curtos porque os passes longos obriga a correr mais e á precisão do proprio passe .

Agora nem estou tão focado com as potencialidades ou falta delas do treinador porque é o que temos neste momento e é com ele que temos que enfrentar o que aí vem , a hora de todas as decisões da epoca.

É obvio que no final da epoca o primeiro responsável exposto aos resultados alcançados será o treinador e será analisado ao pormonor .

Mas nesta fase faz algum sentido os talentos individuais resolverem os problemas que a equipa nao consegue , a equipa das estrelas e dos magnificos só com a estrela Jonas se vai safando e fazem menos de metade dos jogos da nossa, esses podem correr os 90 minutos sem problema , passam mais tempo no sofá a ver os outros jogar.

É prematuro e injusto dizer ja que o Rubem nao serve , tem boa recepção , passe e tecnica , diria que tem suficiente para vingar , agora veremos se a sua cultura de jogo entra na dimensão que se exige no Sporting e isso com mais algum tempo o saberemos .
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 01.02.2018 às 10:00

Aquilo que todos interpretamos como qualidade futebolistica de rendimento fraquissimimo, praticado por jogadores "mortos" em campo, sem velocidade nem ideias, com vitórias caidas do céu, JJ interpreta como futebol cinico à italiana... enfim
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 11:28

Ele tem de se desculpar a si próprio. Muito simples !!!
Sem imagem de perfil

De Pastor a 02.02.2018 às 14:44

Para mim não deixa de ser engraçado que a unica vez, que me recorde, que vejo o SCP de JJ a fazer um bom controle de posse de bola e tempo de jogo com margem minima tenha ocorrido numa altura em que ele já não podia mexer na equipa.

De resto acho que o Guimarães jogou como equipa pequena em alvalade, acentuado claramente no segundo tempo, e perdeu como merecia.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo