Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Continuar a ganhar é importante...

Rui Gomes, em 02.08.15

 

68984.jpg

 

Uma breve nota antes de comentar o jogo com a Roma. Durante algumas horas não tive acesso a este computador que eu utilizo para assuntos pessoais e para o blogue, por a Microsoft ter instalado o novo Windows 10. Um autêntico pesadelo e temo mais do mesmo nos próximos dias. Daí que eu não tenha publicado o meu usual comentário logo após o jogo. De qualquer modo, vou ser breve e deixarei o debate para os leitores.

 

 

Acho que já se viu coisas boas da equipa, embora longe do que desejamos ver para quem tem aspirações a títulos esta época. Senti alguma frustração na primeira parte, porque apesar do nosso controlo de jogo continuámos com enormes dificuldades em encontrar a baliza. Isto mudou, no segundo tempo, muito pela entrada de Carlos Mané, que surgiu a dar uma nova dinâmica ofensiva no último terço do terreno, perante uma equipa italiana a jogar em linhas baixas e apenas a espreitar o contra-ataque.

 

A defesa esteve muito bem, Jefferson fez um grande jogo, Paulo Oliveira sólido e bem acompanhado por Naldo. João Pereira defendeu bem, mas teve dificuldades em termos de profundidade. Creio que o lance mais faltoso foi o cruzamento que Totti, completamente à vontade, falhou a bola à boca da baliza.

 

Bryan Ruiz deu indicações de ser o bom jogador que se esperava, mas falta ainda muito para ter o ritmo e o entrosamento necessário.

 

ng0AFBBE9D-E756-42B7-B411-93722006708B.jpg

Muita luta no meio campo por Adrien e João Mário, mas a exibirem confusão e dificuldades em conduzir o jogo pelo corredor central, algo que Carlos Mané corrigiu no segundo tempo com a sua criatividade e penetração. André Carrillo muito trabalhador e activo em zonas frontais, mas ainda não está ao seu melhor nível.

 

Na frente do ataque, viu-se o Slimani que já conhecemos. Muito bom em momentos e nem por isso em outros. Dois ou três lances que deviam ter tido melhor aproveitamento, mas marcou um bom golo.

 

Teo Gutiérrez, na minha opinião, foi um autêntico zero, passando completamente ao lado do jogo. Não nos vamos precipitar com avaliações neste momento, mas terá de fazer muitíssimo melhor para justificar a aposta do Sporting. Até não deixou de surpreender que Fredy Montero não tenha entrado logo após o intervalo.

 

Jorge Jesus continua com muito trabalho entre mãos e esperamos que consiga elevar o nível de performance da equipa até ao dia 9.

 

 

P.S.: Não assisti à apresentação da equipa, mas é verdade que Ciani, Capel, Rosell e Iuri Medeiros não foram apresentados ?

 

publicado às 05:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.08.2015 às 07:51

Bom dia,

Em relação ao teu PS, o Ciani tinha uma gastroenterite. Os outros 3 não foram apresentados. Capel e Rosell deverão ser para vender e Iuru deverá ser para emprestar para poder rodar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.08.2015 às 08:42

O domínio do Sporting foi maior depois das 8 substituições do Roma.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.08.2015 às 08:50

concordo com a analise geral ao jogo

um PS: eu também tive algumas dificuldades no meu blogue devido ao novo Windows, mas este no canto do lado direito tem a hipótese de abrir com o Internet Explorer(suponho que se for outro também terá e assim pode trabalhar com o sistema que lhe der mais jeito)
Sem imagem de perfil

De rigaboss a 02.08.2015 às 08:52

o anterior comentário era meu peço desculpa
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 02.08.2015 às 08:54

Bom dia.
Os lados de alvalade respira-se confiança.

A equipa deu indicações de estar na melhor direção e viu-se evolução da ideia de jogo. Nós que até tantas vezes reclamámos ausencia de fio de jogo das nossas equipas nos ínicios de época.
Uma ideia de JJ que parece agradar a todos inclusive aos próprios jogadores, estarem o mais junto possível na zona da "bola".
Nas movimentações quer pela direita ou pela esquerda ou na zona dos 30 mt JJ pede "exige" movimento em bloco da equipa em que ainda o sector defensivo apresentou algum temor de subir tanto.
Reparem a lógica de JJ , mais jogadores juntos mais possibilidades de escolha no passe, e quando perdemos a bola já que estamos todos lá torna-se mais fácil e menos desgastante pressionar para a recuperar.
A equipa vai conseguir desta forma mais tempo de jogo a jogar na pressão.
Já deu tambem para entender que o treinador pretende que os jogadores mais criativos (Carrillho, Ruiz,) não permaneçam fixos com dupla missão na ajuda na saída e participem activamente na construção de jogo mesmo em zonas mais interiores libertando o espaço para a subida dos laterais.

Mané começa já a ser um hábito mexer com o jogo , um jogador cada vez mais importante na manobra ofensiva da equipa.
Podemos começar a imaginar esta equipa no seu pleno já com William, tem tudo para ser expectacular.
Uma coluna vertebral (imprescíndiveis) com tremenda garantia e competencia, Rui Patricio, Paulo Oliveira , William e Slimani.

Algumas dores de cabeça e preocupação, o lado direito da equipa o elo claramente mais fraco.
Confortável o facto de termos 2 centrais muito rapidos na antecipação.
Téo ainda não aterrou. Hoje já mais solto que no último jogo mas falta-lhe todavia!!!

Notas muito positivas para Paulo Oliveira que jogadorzaço temos ali, alguém um dia disse que ainda seria melhor que Ricardo Carvalho.
Slimani que chaga para os defesas. Não lhes dá uma trégua.
Carlos Mané já muita qualidade e Jefersson está melhor nos cruzamentos.
Entrada fulgurante , sensacional de Gelson Martins cuidem-se defesas!!!!

Nota menos positiva o facto de termos defrontado uma equipa com menos 10 dias de preparação, a diferença de ritmos foi evidente e explica algumas coisas.

Agora o Benfica vamos a eles!!
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 02.08.2015 às 21:19

Menos 3 dias de preparação: http://www.asroma.it/en/news/giallorossi_to_meet_back_at_trigoria_tomorrow/
Sem imagem de perfil

De shikabala7 a 02.08.2015 às 10:12

Bom dia.

Genericamente, bom jogo do Sporting a mostrar que pode ganhar ao Benfica, no próximo Domingo. Boa assistência, pouco entusiasmo nas bancadas. Bela resposta aos "SLB, SLB etc. etc."
JJ em mind games ("o Benfica é favorito") que só ele pode fazer. Imagino o que seria outro treinador a dizer o mesmo.
Desconfio muito da história do Ciani e tenho pena que o Iuri não tenha uma hipótese.
Sem imagem de perfil

De HY a 02.08.2015 às 10:28

Na minha ensonada análise de ontem à noite cometi uma injustiça: o Jefferson apresentou-se numa excelente forma para início de época.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.08.2015 às 10:49

O Sporting fez um bom jogo, mas percebe-se que a construção do edifício ainda está no princípio. Justifica-se a nossa alegria e esperança.
Sinal de confiança… mas, por enquanto, apenas isso!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.08.2015 às 11:27

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 02.08.2015 às 11:51

Idem aspas aspas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 02.08.2015 às 13:28



Vi a partida de ontem, e confesso que globalmente gostei, não foi perfeita, é certo, mas em 4 semanas o processo já começa a ser assimilado, e mau seria se o Sporting ontem tivesse apresentado uma exibição de luxo, numa fase embrionária da temporada!

Naturalmente o processo defensivo é mais facil de trabalhar, e se João Pereira conhecia os cantos à casa, o Naldo nestas duas ultimas partidas mostrou que vem para acrescentar e tem surpreendido positivamente. O Jefferson é competente a defender, e fortissimo na bola parada!

O miolo esteve consistente, mas repito, com Adrien a 6, perde-se um bom 8, mas o entendimento João Mário/Adrien é um facto, mas definitivamente falta um 6!

Quanto ao bloco ofensivo, quanto a mim, o menos bom (apesar dos dois golos, e das oportunidades criadas), Ruíz tem muita qualidade, mas apenas duas/três unidades de treino, e Gutierrez ainda está envergonhado. Pelo que observei, Montero, e Mané partem na frente para a Supertaça, todavia, não descarto que Teo e Bryan sejam titulares!

A uma semana da Supertaça (não sou Sportinguista, assumo a minha neutralidade), pelo que vi do Sporting e Benfica, respectivamente com a Roma e o América, o Sporting parte em vantagem (A Roma tem uns rapazes "desconhecidos" e sem créditos). O Benfica, se mantem consistencia defensiva (mas ja não é o que era), perde o fulgor ofensivo (nem na famosa e venenosa bola parada).

Depois, um outro "pormaior" que confere vantagem ao Sporting, estes irão preparar esta semana de forma tranquila na Academia, com uma semana de trabalho sem "ruidos". O Benfica, joga às 4 da manhã de Domingo para 2ª Feira no México, chegará 3ª Feira, após duas semanas e meia de digressão (entre o Canadá, EUA, e México, nem sei onde prepararam a pre epoca, se nos Hoteis ou Aeroportos), o Benfica como eu referia, chega na 3 Feira, e naturalmente os Atletas terão um dia e meio de folga (duas semanas ausentes da família), a acrescentar o famoso jet lag (diferença de 6 horas para o México), e as sequelas da altitude do México, e não só...

Em termos de perdas de titulares absolutos relativamente à temporada passada, o Sporting não terá Cedric, William e Nani, o Benfica Maxi, Lima e Salvio, o Sporting mudou de Treinador, tal como o Benfica.

Todavia, pelas ultimas partidas de ambos adversários, e os factores adicionais que acrescentei, o Sporting parte em vantagem, mas em Futebol qq relativo favoritismo nunca ganhou um jogo!

P.S. A gastroenterite aguda de Ciani não será talvez uma guia de marcha?! Naldo, Oliveira, Tobias, Semedo (é central de raiz), e Ewerton regressa em Outubro, o Ciani não virá atrapalhar?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 02.08.2015 às 17:01

Esssa vantagem que escreve nao tem razao de ser é práticamente nula, os jogadores do Benfica chegam na terça e têm 5 dias para preparar o jogo mais que suficiente. As alterações de clima e fuso horário são recuperados totalmente em 24h.
Isso nao existe!!
Numa fase da época início em que a maioria dos jogadores tem fome de bola e todas as forças no pleno até podem jogar de 3 em 3 dias até que gostariam.
O jogo de apresentação do Sporting foi ontem sábado e deveria ter sido no mínimo hoje ou mesmo amanhã , são 8dias sem competiçao o que nesta fase é muito tempo para uma transição para a competição. Terão certamente peladinhas durinhas na terça e na quarta.
Essa sua teoria tem fundamento nos finais de época nunca para o seu ínicio.
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 02.08.2015 às 19:04

Caro Julius,

Não é isso que afirmam e sustentam os fisiologistas do desporto, relativamente ao jet lag, ou mesmo à alittude do México, aliás, não se recorda do problema/polémica causado pela altitude nos Jogos Olimpicos do México e Campeonato do Mundo?

Depois, o Benfica em duas semanas e meia, fez 5 jogos, andou entre o Canadá, EUA e México, quando e como os jogadores asimilaram um novo processo, e uma nova estratégia do Treinador? Nos aeroportos? Nos Hoteis? Esta pre época do Benfica foi precária, e trará consequencias, e já na Supertaça!

Repito, teóricamente esses factores garantem uma vantagem inquestionavel para o Sporting!
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 02.08.2015 às 19:45

Está a misturar as coisas, estratégia e novos processos com recuperação do físico,

Assimilarem ou não as ideias do treinador é outra coisa e tiveram vários jogos para assimilarem qualquer coisa , quanto á recuperação será plena ao chegarem na terça se nao tiverem lesões , a altitude pelo contrário terão alguns problemas no local (alguma falta de oxigénio) quando no momento do esforço mas que ao mesmo tempo oxigenam o sangue, quando descerem ao nível do mar sentirse-ão ainda melhor.
No Peru treinei muitas vezes a minha equipa em altitude nos Andes cerca de Lima precisamente para oxigenação .
Isso de aeroportos e hoteis os profissionais de futebol estão super adaptados ás circunstancias.
O que conta é que chegam na terça a 5 dias do jogo ,tempo suficiente para recuperação plena e preparação do jogo. O seu ultimo jogo foi (é) dia 3 a 7 dias do seguinte!!!!

Assimilarem as ideias do treinador estão em igualdade de ciscunstancias que os jogadores do Sporting em que JJ está a mudar radicalmente a mentalidade e processos de jogo nos jogadores.
O Benfica terá muito provávelmente menos "novos" no derby que o Sporting , uma equipa em que os seus jogadores se conhecem em que alguns automatismos serão os mesmos
O Benfica perdeu até ver 2 jogadores e o Sporting 3 mas com uma adaptação forçada de fundo que é a posiçao 6 , nevrálgica de uma equipa.

Depois num Sporting Benfica todos querem jogar e ignoram tudo o resto , todos estarão a 100%.
Na hora da verdade tudo estará ok e a 100%

Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 02.08.2015 às 17:04

Bom jogo do Sporting.Muita qualidade no momento defensivo.
A pressão muito bem feita.Quando perdem a bola todos defendem,os posicionamentos muito corretos ,a tirar as linhas de passe e de progressão aos adversários.

A linha defensiva também me pareceu muito bem sempre com excelente leitura dos lances.Explorar o espaço nas costas da defesa é muito mais difícil quando se faz o tipo de pressão que fazemos.No lance ocasional em que sucedeu os defesas leram muito bem a situação e neutralizaram as jogadas.

Um dos grandes princípios do ataque é a posse de bola.Pois aí estivemos muito bem .Os jogadores a aparecerem entre linhas,nos espaços vazios.
Acelerar quando era possível ,com muitos jogadores a atacarem as zonas de finalização mas circular a bola, sair da pressão quando foi necessário.

Pior na definição:assistência e finalização.Não podemos esquecer a valia da equipa adversária e o fato de ser uma equipa italiana.Defendem bem por norma.

Com as substituições e a entrada de Mané e depois Gelson-que partiram a loiça ,como se diz- tornámo-nos mais objetivos,marcámos os golos... e podíamos ter marcado mais.

No geral também fui surpreendido-se JJ ficou surpreendido,"i rest my case"-pelo grau de automatismo que revelámos em muitos processos.
Para consolidar agora temos que dar sequência no jogo com o clube de Carnide

Individualmente toda a defesa bem .Naldo a surpreender pela positiva.
Jesus vai fazer de Jefferson um homem...quero dizer um defesa.
Está já em grande forma...e a defender muito bem.

JM e Adrien muito bem e muito melhor que no último jogo.
Adrien em particular é uma "máquina",joga em qualquer lado.
Mas é uma improvisação e uma concessão no modelo de JJ

Slimani se finalizasse com os pés como com a cabeça...bem,já cá não estava.
Mas dá muitas coisas à equipa.

TG ainda muito longe da forma.Parece lento,pesado.Férias boas demais,talvez?
Ruiz mostrou muita qualidade técnica mas pouca intensidade.Mas assimilou muito depressa a ideia de jogo da equipa.Nesse sentido parecia que já treinava há mais tempo.
Carrillo ainda não alcançou o rendimento que poderá ter.

Impressão geral é que temos equipa para sermos candidatos ao título.
Pontos fracos:a direita da defesa e aposição 6,onde chegará um jogador.
JJ não vai fazer compromissos em relação à sua ideia de jogo.
Ontem o veredito foi claro em relação a Semedo.

Agora vem aí o benfica e partimos melhor do que eu esperava.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 02.08.2015 às 17:27

Esta insistência em Semedo a 6 nao acredito nela e nunca acreditei e não foi por falta de experiências e oportunidades que têm sido até bastantes , Semedo apresentou sempre falhas e naquelas zonas nao pode haver falhas!!!
Fez alguns jogos razoáveis na B mas o nível de competividade é muito menor , depois Jardim foi o primeiro a pensar adaptá-lo a 6 e foram demasiados os erros.
Tem pouco sentido de posiçao e fraco no 1 para o 1.
Semedo tem que decidir-se de vez onde quer jogar os anos passam rapidamente e com todas estas alterações perde o seu tempo , tem que se fixar como central e punto. Os melhores jogos da sua vida fez-los como central.
Ou sai para outra equipa com menos responsabilidades a continuar a "treinar" a 6.
No Sporting naquela posição nao tem vida..!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo