Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Contra o sebastianismo

Rui Gomes, em 10.07.19

"Mais do que questionar se a Assembleia Geral do passado sábado, em que uma larga maioria aprovou a expulsão do anterior presidente da condição de associado, significou mesmo o fim de um ciclo tétrico e kamikaze no Sporting, aos actuais dirigentes leoninos e a todos que se preocupam genuinamente com o clube deverá agora interessar a análise de o leque de circunstâncias sociais, culturais e económicas que ajudaram a levar ao poder um incorrigível populista e demagogo.

img_192x192$2015_10_20_12_03_36_1006065_im_6366770

Até porque só esse exercício ajudará também a compreender como é que, apesar de todas as transgressões e malfeitorias (que nem sequer foram contestadas pelo inculpado no processo de expulsão), se mantêm as coléricas manifestações tribais em torno de uma figura que achava que a sua profissão era ser presidente do Sporting ad aeternum.

O ex-"querido líder" vai, obviamente, continuar por aí, até porque anda desocupado. E não será nada surpreendente que um canal televisivo não resista, um dia destes, a convidá-lo para um qualquer programa de má-língua. Confirme-se ou não, alguns sportinguistas irão continuar a acreditar que o seu guru irá regressar numa manhã de nevoeiro e montado num leão unicolor, qual D. Sebastião à moda da Quinta do Lambert.

É um sentimento de orfandade que acaba por ser natural e humano. E a melhor forma de contrariar a instabilidade criada por tanto ódio e deletério é evitar a hostilidade gratuita a quem continua a gostar do clube, mesmo que momentaneamente denote uma perversa inversão das prioridades.

Será preferível, pouco a pouco, explicar-lhes que aquele movimento profético gratifica excessivamente um dos piores reis da nossa história e o responsável pelo desaparecimento da maior parte da elite portuguesa na insensata batalha de Alcácer-Quibir. E que aquela atracção shakespeariana por um rei desparafusado e imaturo e por alguém que se achava protegido por um desígnio divino já despertou há cinco séculos e, até hoje, sem grande sucesso.

Será também este grande trabalho de pregação que se irá exigir a Frederico Varandas. O presidente do Sporting terá de continuar a reformular as infraestruturas e a formação de Alcochete. Terá também de equilibrar as finanças e inventar novas receitas, ao mesmo tempo que se impõe o investimento sensato (já realizado, em boa parte) no reforço da equipa de futebol.

Deve ainda cuidar e muito acarinhar as restantes modalidades, mantendo-as tão ou mais competitivas. Mas, ao mesmo tempo, precisa encontrar uma mensagem emancipada e suficientemente impactante junto das restantes instituições, dos seus indefectíveis, mas também junto daqueles que nas AG gritam extemporaneamente pela sua demissão.

Esta espécie de quadratura do círculo será porventura um dos seus principais desafios, até por o obrigar a sair um pouco mais da sua zona de conforto. Mas será a melhor forma de contrariar o sebastianismo".

Bruno Prata, jornal Record

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De FF a 10.07.2019 às 10:55

Bom-dia,
No início do 3º parágrafo diz que o "ex-querido líder" vai andar por aí até porque está desocupado.
Significa isso que o processo referente aos acontecimentos de Alcochete vai ficar em "águas de bacalhau"?
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.07.2019 às 11:17

A afirmação de Bruno Prata é em tom sarcástico, porventura lembrando-se de que o próprio ex-presidente destituído queixa-se que ninguém lhe dá emprego
Sem imagem de perfil

De Ghost a 10.07.2019 às 12:02

É aproveitar para vender mais uns pasquins enquanto o nome de BdC não arrefece.

Notícia sem conteúdo, sem novidade, sem notícia...
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 10.07.2019 às 20:48

Ghost,

Desculpe, mas discordo de si liminarmente!

Bruno Prata dá aqui vários abanões (nunca são demais) a quem está ainda com o ex-presidente, numa luta...essa sim sem conteúdo e sem novidade! ;)

É que infelizmente, não há uma contenção nas manifestações em defesa do indenfensável e que tudo fazem para prejudicar quem tenta levantar o Sporting e por conseguinte, o Sporting Clube de Portugal!

Bruno Prata passa também uma mensagem interessante à actual direcção!
O jornalista tem o direito democrático de apresentar a sua opinião, ou não?

A diferença aqui é que, os sportinguistas estão abertos a boas sugestões e a críticas construtivas, querendo sempre o melhor para o clube!

Os brunistas não querem saber do clube, defendem um NOME! Daí que eu não consiga aceitar como sendo sportinguistas! Deixaram de o ser por culpa própria!

Desejam derrotas, festejam-nas até e tudo fazem para que o Sporting esteja mal, para derrubar esta direcção eleita pelos SÓCIOS, repito, eleita pelos Sócios!
Vão para as AG´s para fazer figuras lamentáveis, muito longe do ADN do Sporting!

E aeste texto de Bruno Prata é que não conteúdo?
O Ghost vai dizer o mesmo aos cansativos brunistas, que são muito vira o disco e toca o mesmo?

Já foram anos a mais a aturar besteiras, insultos, baixaria, chega!

Fique bem!
Sem imagem de perfil

De JCR a 10.07.2019 às 21:47

Carlinha MR, não vale a pena bater tanta tecla, e arriscar-se a ter 1 problema no canal cárpico do pulso, para meter bom senso a pessoas, como disse bem, deixaram de ser do SCP, eu até diria mais, eles nunca foram do nosso clube, dado até fazerem muito pior, do que os nossos rivais fariam, pelo que, é deixá-los escrever para o boneco, o desprezo a gente que não tem bom senso, muito menos se arrepende, é o melhor que podemos dar, em bom português, eles que se lixem, que vão todos para uma ilha, e façam lá 1 clube, mas no hemisfério sul, a Antárctica é uma ilha, e era 1 bom sítio, está lá agora, que é inverno, quentinho à brava, a gente até pagava a ida deles, mas sem volta...
Sem imagem de perfil

De Ghost a 11.07.2019 às 15:00

Carlinha MR, BdC, Brunistas, Croquettes, Bananas, etc. já foram discutidos muita vez ad nauseam.
Na última AG fechou-se o capítulo, acabou a história de BdC e só quero voltar a ouvir falar dele quando for proferida a sentença do caso Alcochete.

Mas os jornalistas não largam o osso, todos os dias tudo é feito para encaixar mais uma noticia com BdC à mistura. O que realmente interessa aos adeptos do SCP nunca chega a ser dado destaque de notícia porque o que interessa é vender jornais.

Este senhor tem o direito à opinião dele, mas quantas vezes já o terá feito sobre o mesmo assunto? O que disse de novo? Para mim, nada que eu não soubesse e não fosse do conhecimento geral.

Porque não focar-se no que nos interessa? No trabalho que o CD tem à frente para melhorar a equipa, as finanças, a formação, o ecletismo, as modalidades, as VMOCS? Isso é que é a informação da actualidade do Clube e a que interessa a todos os sportinguistas.

BdC morreu e foi enterrado na ultima AG. Quem o quer de volta (não são tantos como pensam) são pessoas que realmente não estão de mentalidade sã, não pode voltar, mas quem o diaboliza também não fica muito atrás. Vamos esquecer isso de uma vez por todas e seguir em frente!


Quanto á resposta do JCR ao seu comentário, também vou escolher não ligar pois não me parece que se esteja a referir a mim...

SL
Sem imagem de perfil

De Manuel Santos a 10.07.2019 às 15:27

Durante as audiências sobre o caso de alcochete, enquanto a procuradora respondia a um requerimento, o desterrado em total falta de respeito meteu se a responder a procuradora, tendo sido mandado calar pelo juiz, que alertou que não voltaria a avisa lo..

Ele esquece se que ja não ninguém, ninguém quer saber o que ele diz ou deixa de dizer.. Um neto de um alegado terrorista a ser acusado de terrorismo, ironia das ironias...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.07.2019 às 15:29

Também li isso.
Sem imagem de perfil

De JCR a 10.07.2019 às 20:27

Isso foi mesmo verdade, dado ter sido dito várias vezes na CMTV, mas bem dita procuradora Cândida Almeida, por estar a desmascarar o bando de criminosos, que no tribunal da Expo, estão a ser julgados, e só espero mesmo, que o juiz Carlos Delca, não lhe doa as mãos, e meta todos esses criminosos, na choldra, que é o lugar deles!
Aliás, nesta altura, é inverno na Antárctica, e era o sítio ideal para eles todos que estão a ser julgados, irem lá passar uns tempinhos...

O lunático ditador expulso, ao chegar mais a irmã cabeça de cenoura pintada, disse logo porcaria, quis logo criar confusão, quando disse aos jornalistas, para irem fazer as perguntas, à sua colega da CMTV, Tânia Laranjo! Eu também não gosto da CMTV, até acho que é a 2ª TV do SLB, e também penso que todos os jornalistas devem ser alvo de críticas, mas por acaso, a jornalista em causa, é a culpada daquele espectáculo todo se estar a passar? O escroque está lá, porque a jornalista disse para ele estar? Já nem vale a pena perder tempo a falar e a escrever acerca da porcaria que o escroque diz e fala...

O que ele devia-se preocupar, foi com as novas provas que a procuradora anexou hoje ao processo, causando furor nalguns advogados de defesa, foi através de 1 técnico da PJ ou doutro lugar qualquer, que esteve a analisar cuidadosamente o telemóvel do escroque, e também do outro, que é infelizmente líder da Juve Leo, e que tem nome de filme do Exorcista, aonde conseguiram reaver mensagens que estes tinham apagado do WhattsApp, força Cândida Almeida, não te doa as mãos em apanhar estes criminosos todos!

Fernando Mendes, ex-líder da Juve Leo, devia era ter vergonha na cara, com a doença que tem, e ainda gozou com a procuradora, o mesmo fez o criminoso - sim, porque eu tenho o meu registo criminal limpo, e ele não -, que é agora infelizmente o líder da claque Juve Leo que semeia droga na casinha, e que tem nome de filme do Exorcista, a rir-se da procuradora, e houve 1 que lhe saltou a tampa, 1 tal de Camará, que teve que ser expulso da sala, e algemado cá fora, tendo dito à procuradora que tem 8 filhos, e ela é que o está a prejudicar...e, tendo essa trupe toda de filhos, a ser verdade, não pensou neles antes de ir fazer o terrorismo a Alcochete? Vão mas é todos para o tal sítio...

Felizmente, que o juiz Carlos Delca tem metido a ordem no tribunal, mandando calar e respeitar a procuradora, e esse Camará, que era expectável passar de prisão preventiva, para domiciliária, o juiz manteve-lhe a prisão preventiva, pelo que, ao que parece, ter desrespeitado a procuradora e o tribunal, a família do criminoso que estava lá - deviam ter era vergonha no focinho -, e os outros criminosos também, pediram-lhe para ele se acalmar, para ele não se prejudicar, mas saiu-lhes o tiro pela culatra, pelo que, Sr. juíz, por favor, não lhe doa as mãos, e livre a nossa sociedade, de toda essa banda de criminosos!

E, por fim, termino só criticando o presidente Frederico Varandas, este assunto está 1 pouco fora do contexto desta resposta, mas relembro aqui, que na dita casinha, foi encontrada droga, e não querendo ser injusto, o que é que o FV já fez contra esse gravíssimo incidente? Eu fechava aquilo tudo, e erradicava com todas as claques do nosso clube, aonde a gente bem sabe que é 1 meio aonde existem muitos delinquentes e criminosos, a não ser, que FV seja ingénuo ao ponto de acreditar que na casinha, existe lá 1 árvore que dá droga como fruto, e por isso, e para que o SCP nunca mais use as suas claques, para amedrontar as pessoas, não seja refém das mesmas, e não se repita 1 novo Alcochete, é que eu defendo a extinção total e completa, dessa seita que dá pelo nome de claques, no SCP e em todos os outros clubes também!
Sem imagem de perfil

De josé Silva a 10.07.2019 às 23:35

Excelente texto de Bruno Prata.Comcordo a 99%.

José Silva
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.07.2019 às 23:44

Meu caro José Silva,

Não precisa de escrever o nome no fim do comentário, basta a identificação inicial, que desta vez fez bem.

Quanto ao texto, sim, ele diz muito da verdade, mas a partir de agora vamos tentar falar de coisas mais agradáveis.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo