Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Convocatória para o FC Porto

Rui Gomes, em 11.01.19

 

49727980_10155720723971555_865947410684182528_n.jp

 

A lista de 18 jogadores convocados por Marcel Keizer para o clássico deste sábado, em que não consta Fredy Montero, como já era esperado, por lesão. Luiz Phellype, no entanto, vai ter a oportunidade de se apresentar em Alvalade de "leão ao peito".

 

Um meio campo muito "magro", apenas com Petrovic como alternativa, partindo do princípio que o titular vai ser Wendel. O jovem Miguel Luís ficou de fora. Na minha opinião, devia ter sido chamado, abdicando de um dos laterais. Claro, da bancada tudo é fácil.

 

Creio que o 'onze' do treinador vai ser o seguinte:

 

Renan; Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Jefferson; Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Nani, Diaby e Bas Dost.

 

Num onze da minha preferência, Ristovski seria o lateral direito e talvez, digo talvez, Raphinha no lugar de Diaby. Hesito entre estes dois porque apesar do brasileiro ser muito mais apurado tecnicamente e ter golo nos pés, Diaby, no todo do jogo, mesmo mais trapalhão, poderá contribuir mais ao colectivo, especialmente no sistema de pressão alta de Marcel Keizer.

 

Curiosamente, o treinador sublinhou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo que a pressão alta só resulta se houver qualidade de passe:

 

"A pressão alta no futebol também está relacionada com a qualidade de passe, se não existir não se pode jogar com pressão alta. É uma forma complicada de se jogar mas é positiva para a equipa.

 

Tenho dado tempo aos jogadores para se adaptarem. Obviamente que prefiro não sofrer golos, mas o futebol é um desporto em que se ganha a partir do momento em que se marca mais golos do que aqueles que se sofre. É preciso melhorar a cada jogo".

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


62 comentários

Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 11.01.2019 às 15:48

E Miguel Luís continua em casa a curtir o jogo pela televisão, enquanto degusta uma mariscada e uma cerveja... Quando só foi o melhor em campo contra o Belenenses. Sei que seria a melhor alternativa tê-lo em campo, visto que iria comer tripas e coração para jogar bem contra o Porto, dar show e superar-se. É isso o que os jovens fazem!
Mas venha lá a vitória, nem que seja com golo a 2 segundos do apito final!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 15:51

Como já referi no post, para o incluir teria de abdicar de um dos laterais, ficando apenas com André Pinto no banco, ou então de Petrovic ou Wendel.

Acho que as opções ofensivas são certeiras.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 11.01.2019 às 17:13

Até me arrepio de ver Jefferson no 11 titular frente ao Porto...

Coração, aguenta, aguenta que vais sofrer muito naqueles 110mins de sábado à tarde.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:17

Infelizmente, a única outra opção seria o Lumor e nem sequer sabemos o que se passa com ele.

Há muito... laterais precisam-se!!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.01.2019 às 16:27

Também acho que Ristovski deveria ser titular, tal como Raphinha. Diaby não é melhor que Raphinha em nada, nem sequer defensivamente.

De resto nada a dizer sobre a convocatória. Finalmente deveremos ver Phellype a jogar. Nestes jogos é que dá para ver quem tem, de facto, qualidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 16:52

Eu gosto de Raphinha, mas desaparece de jogos excessivamente. Essa é a parte que não me agrada.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.01.2019 às 17:36

Não concordo necessariamente com essa afirmação, mas mesmo dando isso de barato, prefiro um jogador da qualidade dele só a 45m do que um Diaby a 90m.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:40

Não precisa de acreditar, basta analisar bem os jogos. Não fiz a afirmação para justificar seja o que for, é factual.

Quanto aos 45 minutos, é conversa de café, por muito discutível que Diaby seja.

Eu reconheço as limitações do francês, mas acho que há alguns exageros na apreciação que se vê aqui.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.01.2019 às 17:43

Diaby é um jogador médio. Seria titular de caras em qualquer outra equipa da Iª Liga menos nos 3 grandes. Só é na nossa porque Raphinha esteve lesionado e Jovane ainda não tem consistência pra 90m.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:46

É um argumento aceitável, sem recorrer a exageros extremos.

Se calhar, é o tipo de jogador que se fosse para o SC Braga fazia-nos estragos. Há vários exemplos...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.01.2019 às 16:29

O treinador que vive com eles todos os dias saberá melhor que ninguem dos problemas da equipa e dos seus jogadores .
Nos de fora temos sempre que estranhar as ausencias do Jeovane e principalmente do Miguel Luis.
Nao foram convocados, haverá motivos que o sustentam.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.01.2019 às 16:34

Indiana,

O Jovane está na lista.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.01.2019 às 16:42

Ten razao é o penultimo
Nao tinha visto bem obrigado
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 16:51

Nem vale a pena ler o post, com a opinião pré-formada...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 16:40

Existe aqui uma coisa que não entendo…. o Keiser não era apontado como um treinador da formação?! é que deixar de fora o Miguel Luis e o Jovane, fez-me lembrar as convocatórias do JJ....

Não posso deixar de registar o fascínio do nosso treinador por um jogador fraco e sem nível para jogar no Sporting…. Diaby desculpem mas é um cepo! E dizer que sabe pressionar alto é de rir…. um jogador que pressiona com os olhos e sem atitude, que deve ser o jogador do plantel com mais perdas de bola por minuto jogado, não vejo em que seja superior ao Raphinha ou mesmo ao Jovane.
Dizem-me que o Diaby não é extremo portanto não posso exigir fintas e centros de qualidade, que não é avançado portanto não posso exigir finalização, com tanta desculpa eu já cheguei à conclusão que é um cepo….
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.01.2019 às 16:49

O Jeovane está convocado ,passou-me sem ver o seu nome mas esta.
O MLuis é que nao está.
Neste jogo vai ser necesario muita capacidade fisica e deveriam ir a jogo os que mais a podem oferecer .
Eu ja disse antes que estou convicto que o Sporting ira fazer um bom jogo ser superior ao Porto na maior parte do tempo dos 90mts.
Se isso sera suficiente para ganhar o jogo no final saberemos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:05

Eu não consigo prever como vai ser o jogo…. o Sporting tem sido bipolar, e não consigo ter a certeza qual vai ser a postura/atitude da equipa. Quanto ao porto, prevejo uma equipa forte tacticamente, com saídas fortes no ataque, o Sporting para ganhar teria de fazer um jogo bom defensivamente que foi coisa que ainda não fizemos este ano…. nem com o Peseiro nem com o Keiser…..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 16:49

Já vimos que não gosta de Diaby. Tudo bem...

De resto, deu-se ao trabalho de ver os nomes na convocatória ou não vale a pena?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:02

O problema do Diaby é que existem alternativas a ele…. e vamos ser sérios, se isto fosse uma convocatória do JJ, já lhe estavam a cair em cima a dizer que deixa de fora os jovens da casa, para em detrimento apostar em estrangeiros.

Sim…. li a convocatória…. o Luis Philipe que não estava em condições de ser utilizado no ultimo jogo em que não havia Bas Dost, hoje passados 4 dias desse jogo vejo que é convocado….. aprendeu alguma coisa com o ultimo jogo.

Já agora voltando ao Diaby….. retirei esta frase do Keiser, pressão alta exige qualidade de passe…. então e tendo em conta este argumento, como é que o Diaby pode ser titular?!?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:09

O Schmeichel a ser sério?...

Reconhece-se que Diaby é discutível, mas quais foram os "jovens" que ficaram fora além de Miguel Luís?

O seu comentário sobre Luiz Phellype só indica que percebe pouco ou nada de futebol.

No último jogo, também pensei que Phellype podia ter sido chamado e talvez jogado uns minutos, mas respeito o parecer do treinador quando diz que não se deve esperar que um jogador chegue ao Sporting da II Divisão e seja imediatamente chamado à equipa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:23

Os "jovens" que foram aposta este ano, são o Jovane que foi aposta inicial do Peseiro e que foi ultrapassado pelo super talentoso Diaby…..o outro é o Miguel Luis que foi aposta inicial do Tiago Fernandes e deixou de ser aposta após ter sido o melhor em campo contra o Belenenses…. Fiz apenas o reparo de que o Keiser foi vendido como um treinador que apostava na formação!

Quanto ao seu ultimo parágrafo…. fico perplexo como em 4 dias, um jogador que veio da II Liga não tinha condições para jogar com o Tondela, mas com o porto já tem essas condições…. não entendo este argumento! O grande erro foi termos iniciado o jogo com o Tondela sem ponta de lança…. a não convocação do Luis Phellype apenas acentuou as criticas em relação a essa falha!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:31

O Jovane foi convocado e salvo no último jogo, tem jogado sempre. Muito útil a sair do banco, mas ainda não demonstrou maturidade como titular.

A opção de Wendel em detrimento de Miguel Luís terá de ser o treinador a explicar, dado que eu até nem sou grande admirador do médio brasileiro.

Não devia ser necessário explicar - mas para o Schmeichel é - que desde o jogo com o Tondela já foram realizados mais uns quantos treinos e deu para integrar melhor Phellype no grupo.

Fala-se nele apenas e tão só em função da derrota com o Tondela, caso contrário, adeptos como o Schmeichel nem se lembravam do nome dele.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:42

Só uma nota.... como é óbvio tem de se criticar as opções em Tondela.... ou por ele ser estrangeiro é mais do que todos os treinadores que já passaram pelo Sporting?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:52

As opções de um treinador são sempre muito subjectivas, mais ainda quando se perde um jogo.

Muito pior do que as opções de Keizer, foi os jogadores não terem executado como se exige e a derrota deve-se quase exclusivamente a isso. Muito simples!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 21:54

P.S.: Para mim, ser treinador estrangeiro ou nacional é a mesma coisa. Se há críticas a fazer, desde que sejam justas, esse factor é irrelevante.

Acho, no entanto, no caso de Keizer, pelas circunstâncias, vai ser necessário mais tempo para ele se ajustar completamente ao campeonato português.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.01.2019 às 17:36

Olha outro a dizer que o Jovane não foi convocado. lol
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:40

A culpa foi do Julius.... LOL!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:43

É o que acontece quando se comenta sem sequer ler o post.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.01.2019 às 17:52

Eu li o post.... não li foi a imagem....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:53

Tudo bem...

P.S.: Pelos vistos, o Julius fez o mesmo:)
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.01.2019 às 18:48

Eu li Rui mas passou-me o Jeovane concentrei- me nos medios e confundi-me ele é avançado nao medio e por isso atirei de imediato que nao tinha sido convocado.

Nao esqueça que se nao fosse o Jeovane andavamos hoje mais perto dos do meio da tabela do que dos que ocupan os primeiros lugares.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 18:59

Eu gosto muito do Jovane, apenas acho que por enquanto rende mais a sair do banco que no onze inicial.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 21:51

P.S.: Estou convencido que ele vai entrar no jogo amanhã, num momento oportuno da segunda parte.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 12.01.2019 às 10:15

Dependerá muito do rendimento do Nani e principalmente do resultado.
Se o Porto fica na frente sera das primeiras soluçoes do Keizer.

Alguem escreveu e com razao que o principal problema do Sporting é nas 2as linhas, quando o resultado é adverso
nao ter ninguem no banco que motive a propria equipa para dar a volta aparte de sobrecarregar sempre os mesmos.
Contra o Porto deveriamos ter Rapnhinha e Jeovane no banco 2 pesos pesados de respeito que na hora de entrarem a equipa ganhe outro folego e nao o contrario.
Sem imagem de perfil

De Andreia a 11.01.2019 às 17:13

Como é que ficou no Futsal?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:16

Futsal...? Vá ver as notícias.
Sem imagem de perfil

De Andreia a 11.01.2019 às 17:24

Pronto, não era preciso ficar tão zangado!
Fui ver, perdemos, fiquei triste e zangada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:33

Eu nem sequer sabia e não se relaciona com o post.

Até parece que não damos uma grande cobertura à agenda desportiva do Sporting aqui no blogue.

A sua intenção única, face à derrota do Sporting, pelos vistos nos penalties, foi de gozar.

Passe bem!
Sem imagem de perfil

De Andreia a 11.01.2019 às 17:38

🤢😢
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 17:36

P.S.: Nem o seu nome é "Andreia", nem sequer é do sexo feminino!!!
Sem imagem de perfil

De Luis a 12.01.2019 às 20:01

Boa tarde caro Rui Gomes.

Desculpe a pergunta mas como sabe que o utilizador "Andreia" não é do sexo feminino? Conhece pessoalmente esse utilizador?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2019 às 20:40

Segredo da profissão:)
Imagem de perfil

De Greenlight a 11.01.2019 às 18:26

Para mim, Miguel Luís deveria ter sido convocado mas percebo que teria havido a dificuldade de quem retiraria da convocatória. Dos 6 jogadores classificados como avançados, o onze inicial contará apenas com 3; pergunto-me se é razoável pensar que os outros 3 poderão, realisticamente, entrar, durante o jogo.
Ristowski em vez de Bruno Gaspar deveria ser corolário lógico da fraca (mais fraca que o costume) prestação de BG, em Tondela. Não que ache que Ristowski seja tecnica e tacticamente muito melhor que o BG mas ao menos resiste melhor aos contactos físicos. Também apostaria em Raphinha em vez de Diaby.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 18:37

A utilização dos avançados fora do onze inicial vai depender obviamente das circunstâncias de jogo. Mas é o único sector da equipa em que há opções válidas.

No meio campo, se Wendel entrar de início, que é o mais provável, é de esperar ver Petrovic na segunda parte.

Na defesa, fica um lateral no banco e André Pinto. Não há muito por onde escolher.

P.S.: Já me veio a ideia de Petrovic entrar de início para confrontar o poder físico do FC Porto nesse sector.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.01.2019 às 18:36

Trata-se de uma verdade de La Palisse, o jogo com o Porto tornou-se o mais importante da época. Não por ser o próximo, mas pelas consequências de uma derrota. O Porto tem um grupo coeso e excelentes jogadores em todas as posições, e o treinador está em alta. Posto isto, os jogadores do Sporting têm de acreditar que podem vencer o jogo e Keizer tem de ser capaz de explorar os pontos fracos do adversário.

Miguel Luís tornou-se importante pela sua ocupação de espaços no corredor central. Sem ele os centrais e Gudelj correm o risco de ficar desamparados. Concluo que Keizer considera que Wendel é fundamental e que haverá maneira de proteger esse corredor central. Mas, também não vejo qual dos jogadores mais ofensivos poderia sair da convocatória.

Acredito que Ristovski será titular se estiver em condições físicas. Ocorre-me que sem Miguel Luís em campo será Diaby a jogar de início. É mais pressionante e tem uma acção mais permanente e continuada do que Raphinha. Ele e Jovane talvez entrem durante o jogo.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 18:42

Apesar de reconhecer as limitações de Diaby, também tenho a mesma ideia sobre a sua contribuição, nomeadamente em comparação com Raphinha.

Por outro lado, o jovem brasileiro poderá preocupar mais a defesa portista por ser ofensivamente mais agressivo e criativo.

Vai ser interessante ver a disposição das equipas.

O Sporting, como bem sabemos, é uma equipa vulnerável, mas não considero o FC Porto "papão" algum. Estão a atravessar um bom momento e com a estrelinha de campeão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.01.2019 às 20:47

Sem dúvida, Rui, o Raphinha é mais agressivo e criativo. Mas, perante a ausência de Miguel Luís, suspeito que haverá um jogador do Sporting com maior capacidade para pressionar logo no meio campo portista. Poderá ser Diaby.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 21:49

Apesar de não ser um craque, a presença física do Battaglia faz falta.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 11.01.2019 às 18:43

É uma convocatória que como é óbvio uns concordam outros não, mas aquilo que esperamos é que o 11 escolhido faça um bom resultado e esse só pode ser a vitória.
Eu vou lá estar a dar o meu apoio!
🦁💚🦁💚🦁💚
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 21:56

P.S.: Pelas vendas adiantadas, creio que vão lá estar à volta de 50 mil.
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 11.01.2019 às 21:39

Incompreensível a não convocatória de Miguel Luís. A meu ver até devia ser titular.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 21:47

Quem tirava para lhe dar lugar?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 11.01.2019 às 22:07

Diaby ou Petrovic
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.01.2019 às 22:20

A sério?

Diaby ainda é de considerar, mas Petrovic é a única alternativa defensiva no banco.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 11.01.2019 às 23:27

Petrovic alternativa a nada.
Ainda há bem pouco tempo era o saco de boxe dos adeptos.
Agora, o salvador..
Ainda está pra vir o primeiro jogo bom, à craque, do Petrovic, depois de 550 anos no Sporting LOOOOOLL!!.

Mais ainda, depois da derrota com o Tondela, não há nada a perder.
O Sporting preparou mal este jogo..
Era meter pressão(mind games) no FCPorto. São eles que tem mais a perder.
E em campo jogar como se não houvesse amanhã mas, o Keizer já disse ao que vai.. Defender!.

O jogo vai dar empate e todos felizes😁
Ao FCPorto basta e o Sporting (não todos os sportinguistas, eu) felizes por não perder contra a actual melhor equipa portuguesa do momento.
Já estou anunciando os comentários de amanhã depois do jogo.

P. S.. Extra e avulso..
Apostei 100 paus à vitória do clube de JJ.. Jogavam contra o Tondela lá do sito,.. minha alegria..
Golooo aos 90 mimn. 1 a 0
Táctica JJ
Goloooo 1 a 1 aos 90min.
Porra!..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2019 às 01:06

O Carlos não compreende e, pior ainda, não quer compreender.

Pode ficar com a sua.
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 12.01.2019 às 07:19

Tirava o Petrovic ou o Jovane. O Miguel Luís também pode fazer a posição 6.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2019 às 08:57

De repente, este miúdo já é a solução para tudo!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 12.01.2019 às 10:21

O miudo esta melhor fisicanente que Wendell e tem melhores movimentaçoes nas zonas de finalizaçao na meia distancia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2019 às 11:59

Eu gosto do Miguel Luís e até o preferia ao Wendel, jogador que não aprecio muito, mas não devemos exagerar com a ideia que já é um craque.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.01.2019 às 12:14

Craque não, claro!
Mas, o Julius disse bem..
(alguma vez tinha que ser LOOOOLL!!)

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo