Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Costa Rica é um pequeno país da América Central com cerca de 4,5 milhões de população e desnecessário será dizer que a sua participação neste Mundial em curso mereceu pouca ou nenhuma atenção até recente. Apareceu na fase final no Brasil integrado no Grupo D, com a Itália, Inglaterra e Uruguai, selecções que registam entre elas nada menos do que 7 títulos Mundiais. As hipóteses, à raiz, de Costa Rica até pontuar nesta fase de grupos, eram mínimas se algumas, diriam tanto os peritos como os adeptos, em geral.
Quem não tem acompanhado a competição - se é que há alguém - e olhar para a classificação do Grupu D não irá acreditar o que está à vista: Costa Rica lidera com duas vitórias em dois jogos - 3-1 sobre o Uruguai e 1-0 sobre a Itália - e já está apurada para a fase seguinte, enquanto que a Inglaterra já foi eliminada e na terceira e última jornada a Itália e o Uruguai irão lutar pela sobrevivência.
A única outra presença de Costa Rica numa fase final do Campeonato de Mundo sucedeu em 1990, ano em que venceu a Suécia e a Escócia, sob a liderança técnica de Bora Milutinovic, acabando eventualmente por ser eliminada pela República Checa. Curiosamente, fez ontem precisamente 24 anos que a Costa Rica derrotou a Suécia, por 2-1, para avançar no então Mundial na Itália.
Ontem, na Arena Pernambuco, sob temperaturas a rondar os 29 graus e 70 por cento de humidade - apesar de tudo muito melhor do que espera Portugal em Manaus - os costa-riquenhos derrotaram a poderosa Itália, por 1-o, resultado que até poderia ter sido mais dilatado caso o árbitro não tivesse fechado os olhos a uma flagrante grande penalidade contra os "Azzurri", estava o marcador ainda em branco.
Diz Gianluigi Buffon - o lendário guarda-redes italiano - que já não existem "Cindarelas" no futebol, especialmente no Campeonato do Mundo, mas ele próprio será o primeiro a admitir, decerto, que esta performance de Costa Rica estava longe das previsões dos seus adversários e... do Mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.