Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




thumbnail_SCP SCF 1999-00 3-1 CN 20ª jornada 6-2-

A época futebolística de 99/00 ficará para sempre na memória de todos os sportinguistas que a puderam viver. Tal deve-se, essencialmente, ao facto de nela se ter quebrado o longo e deveras penoso jejum, ao nível do título de campeão nacional, que a equipa de futebol atravessava.

Com a surpreendente carreira da actual equipa de futebol, e pela possibilidade de terminar um novo e similar tempo de jejum, começam-se a estabelecer comparações entre as duas épocas. A história não se repete, as realidades são muito distintas e as condicionantes mais ainda. No entanto, e sem estabelecer qualquer relação directa, há uma série de curiosas coincidências que se podem estabelecer entre ambas, e que ajudam a alimentar a ilusão do ansiado título de campeão nacional.

Convém recordar que este post é apenas, e a título de curiosidade, um simples relato de coincidências, que obviamente não têm implicação directa no desfecho da presente época. Mas, essencialmente para quem acredita em coincidências do destino, pode vir a ter algum interesse.

A primeira associação começa logo pelo similar período temporal sem o título de campeão nacional. Dezoito anos (dezassete épocas desportivas) na época de 99/00 e dezanove anos (dezoito épocas desportivas) na presente época.

No início das duas épocas as expectativas desportivas, nomeadamente quanto à conquista do título, eram muito reduzidas e tinham como ponto de partida um quarto lugar na época anterior. Muito embora em moldes bastante diferentes, era notório que as duas direcções sofriam contestação externa e viam os seus projectos serem colocados em causa se os resultados não aparecessem a breve prazo.

Na constituição do plantel optou-se, igualmente, pela aposta num guarda redes experiente, estrangeiro e possuidor de um curriculum com passagens por grandes clubes europeus. Com todas as evidentes diferenças entre Schmeichel e Adán, não deixa de existir um traço comum entre eles e na aposta feita.

A participação nas competições europeias saldou-se por uma eliminação precoce de ambas as equipas, perante adversários pouco credenciados a nível europeu.

festejosbarcelos2 (2).jpg

Apesar de inícios de época distintos, ambas as equipas conseguiram ultrapassar o habitual síndrome da época natalícia em condições favoráveis para a disputa do título nacional.

O habitualmente denominado "mercado de inverno" ao nível de contratações, saldou-se por um triplo reforço em posições iguais ou similares. Um defesa direito (César Prates e João Pereira), um central/lateral esquerdino (André Cruz e Matheus Reis) e um avançado (Mbo Mpenza e Paulinho).

Com o decorrer da época ambas as equipas foram demonstrando uma imagem e um estilo de jogo assentes num vincado espírito de luta, na união e na coesão, com as sucessivas vitórias a serem conseguidas através do rigor, do esforço e da aplicação (algumas até com muito sofrimento) e não com exuberância ou "nota artística", tantas vezes desnecessárias e ilusórias face ao verdadeiro objectivo.

Notou-se que a união do grupo constituiu um factor essencial para a génese de uma crença que levou a várias vitórias. Curiosamente, na segunda metade da época de 99/00, também se instituiu o discurso da importância do jogo a jogo e se passou a apelidar esses mesmos jogos como sucessivas finais.

A nível da calendário, e nos últimos quatro jogos, há ainda duas coincidências. Defrontar o Rio Ave, em Vila de Conde, na 31ª jornada e defrontar o rival da segunda circular na 33ª, e penúltima jornada, se bem que desta vez na posição de visitante.

Esperemos que a estas coincidências se junte aquela que será a mais importante de todas, a conquista do título nacional.

Apesar das coincidências apresentadas, é um dado óbvio que cada uma destas épocas tem uma especificidade própria, não repetível e que entre as duas existem múltiplas diferenças. Excluindo de forma óbvia a ausência de público, talvez a orientação técnica da equipa e a aposta feita nos jovens sejam as mais salientes. Mas, a título de curiosidade, aqui ficaram algumas coincidências que nos podem levar a "sonhar" com o que o destino nos reserva... a conquista do ambicionado título.

Todavia, convém recordar que a realidade, especificamente a do futebol, não se compadece com sonhos, mas com acções concretas. É essa acção, jogo a jogo, que certamente nos vais levar ao nosso objectivo e aí sim estabelecer uma "irmandade" entre estas duas épocas. 

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.02.2021 às 10:03

Sim caro amigo Leão do Norte, tem algumas coincidências de facto mas ninguem pode ficar confiado nelas muito menos os jogadores e treinador.

O perigo de se perder tudo, ainda é real e hoje na Madeira ja se joga o título tambem, como comentei ontem depende do Porto reduzir a diferença dos 13 pontos que tem de desvantagem para metade (7) e se acontecer começa a ficar apertado perantes os jogos dificeis que o Sporting ainda vai ter principalmente em Braga e na Luz .
O Porto vai jogar tudo hoje e no sábado contra o Sporting cabe agora ao Sporting de os tentar contrariar nesse jogo da 21ª jornada e conseguir sair do Dragão com uma vitória ou pelo menos um empate, eu penso que o factor fisíco pode fazer a diferença, gostei muito da forma como a equipa se apresentou no ultimo jogo contra o Portimonense em que se viu que vende saúde física e que pode vir a ser determinante no sábado.

Eu confio muito no treinador ja mostrou que é atento a todos os detalhes e sei que irá preparar a equipa muito bem para esse embate, e volto a dizer que gostaria muito de o ouvir na conferência que irá fazer na sexta feira a dizer que o Sporting está preparado e vai fazer um bom jogo porque se o disser vai mesmo fazer um bom jogo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 22.02.2021 às 15:50

O campeonato de 99/00 foi muito renhido, o Sporting só garantiu o título mesmo no fim, foi sofrer até ao fim!
O Sporting neste momento tem uma boa vantagem e mesmo que perca no Dragão ainda há muito jogo... difícil para nós? Sim, mas para o Porto também não é nada fácil e ainda tem mais (pelo menos 1) jogos na champions e mais (pelo menos 1) na taça, a condição física também pode pesar.
O Porto fez um bom jogo contra a Juve mas na parte final não sofreu o empate por sorte, se jogarmos com atitude e a garra habitual temos tudo para não perder no Dragão
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 16:39

Paulo,

A equipa de 99/00 só conseguiu passar para a liderança no último terço do campeonato e 4 pontos foi a maior vantagem na liderança. A luta foi mesmo jornada a jornada.

Apesar de actualmente termos uma boa vantagem, temos de manter a atitude demonstrada até à data para enfrentar as dificuldades que ainda vão ser uma realidade.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.02.2021 às 17:47

Temos uma vantagem que pode parecer confortável quisá se na 1ª volta visitassemos Braga, Dragão e Luz eventualmente podiamos nao ter agora esta diferença e temos esses 3 ossos duros ainda para roer, eu na minha perspectiva mantenho-me reservado, confiante óbviamente mas reservado, dessas 3 saídas se fizermos 4 ou no mínimo 3 pontos teremos a autoestrada aberta para o título mas se as coisas correrem mal nesses jogos tudo ainda pode azedar.

Temos que contar connosco e não esperar que os outros percam pontos, estamos fortes motivados e muito compactos e acredito que iremos pontuar nesses 3 jogos seria benéfico termos pelo menos 4 pontos de vantagem quando na visita á Luz.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 11:06

Amigo Julius,

Longe de mim a ideia de, com este post, levar as pessoas a confiar no destino.
Foi, acima de tudo, um enumerar de coincidências, salientando que algumas até resultaram de igual planeamento e atitudes.

Apesar de algumas coincidências que nos podem "estimular", o importante é continuarmos este caminho, para no final, tal como em 99/00, termos a merecida explosão de felicidade!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 11:07

O comentário destinava-se obviamente a responder ao leitor juliuscoelho.
Sem imagem de perfil

De Mário José Neves Sousa a 22.02.2021 às 11:52

Mais uma no meu entender:
A ausência de "vedetas" em qualquer uma das épocas. A vedeta era a equipa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 12:23

Bem lembrado Mário.
Apesar de excelentes jogadores em ambas as equipas, o forte era realmente o colectivo.
A união e coesão fez da equipa a verdadeira "vedeta".
Sem imagem de perfil

De Leäo 79 a 22.02.2021 às 13:10

Uma das não coincidência são os anos passados enquanto na primeira foram 18 anos e eu vivi cada um a sofrer agora neste 2 ciclo negativo serão 19 que igualará infelizmente a maior seca que era pertença só do Porto 😡👎para que não batamos esse record negativo é mesmo imperativo ganhar esta época JÁ.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 13:55

Leao 79,
Infelizmente não há total coincidência de anos de jejum, caso contrário não seriam 19 anos, mas sim 18. É um fraco consolo, mas não estaríamos a igualar o record do Porto.
Daí eu ter referido um similar período temporal.
Sem imagem de perfil

De Leäo 79 a 22.02.2021 às 16:50

Eu percebi isso só estava a destacar outra infeliz estatística ☺️
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 17:49

Leão 79, eu só realcei esse facto pela oportuna achega que deu, que eu agradeço, em relação ao record do Porto.

Em relação ao período de 18 anos também o vivi, anualmente, com sofrimento, mas quando terminou pensei que não voltaria a passar pelo mesmo.
Enganei-me!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.02.2021 às 15:18

Amigo Leão do Norte

Ser adepto do Sporting nem sempre é sinal de que se recebem boas notícias. Até chega a ser sinal de sofrer muito. Isto a propósito desse longo tempo de jejum, quebrado em 2000, e este que vivemos agora e que todos nós desejamos que termine em determinado momento desta época. Estamos naquele breve intervalo em que é possível sonhar.

O Sporting está a construir (de novo) o seu futuro, o que se consegue com alicerces sólidos. Sempre acreditei que o futuro do nosso Clube se faz com formação forte e competência para potenciar essa mesma formação e para decidir assertivamente. Estamos no caminho certo. Essa é a teoria que a actual equipa técnica está a levar à prática. Isso constitui um sinal muito forte de esperança e, ainda mais, de confiança!

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 16:12

Caro amigo Leão Zargo,

Infelizmente, como muito bem diz, ser adepto do Sporting nem sempre é sinal de que se recebem boas notícias e até chega a ser sinal de sofrer muito.
Pessoalmente lembro-me de diversas situações em que o "sofrimento" foi difícil de ultrapassar.
No entanto nós, os sportinguistas, somos "moldados" nesse sofrimento, o que nos torna mais resilientes e nos fornece a atitude para, com confiança, encarar as lutas futuras. E assim, mais cedo ou mais tarde, somos premiados com o sucesso.

E estou convicto que este ano seremos premiados.
Sem imagem de perfil

De Leäo 79 a 22.02.2021 às 17:55

A mim pessoalmente desde que vivo o Sporting como adepto o mais difícil de digerir foi a final da taça uefa no nosso estádio contra um não tubarão CSKA.😩
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 18:13

Subscrevo completamente esse pensamento.
A desilusão foi tal que no final do jogo nem tinha forças para me levantar da cadeira e fazer a viagem de regresso a casa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.02.2021 às 19:31

Caro amigo Leão do Norte

De facto, a realidade é uma sombra que nos persegue, mas também estou convicto de que este ano seremos premiados. Há nos nossos jogadores uma confiança e resiliência que me leva a acreditar nisso mesmo. Quem realiza um percurso assim entre as pedras do caminho de certeza que será recompensado.
Sem imagem de perfil

De José Luís Sousa a 22.02.2021 às 17:39

Yes!!!
Sem imagem de perfil

De RCL a 22.02.2021 às 17:48

Leão do Norte
Com todo o respeito, não há comparação entre 1999/2000 e o atual trajeto da equipa do Sporting. Naquele ano, Materazzi fez uma excelente pré-epoca e foi despedido apos 6 jogos. Inácio pegou no clube e graças ao mercado de inverno e também à guerra Porto x Benfica, foi campeão. Mas não arrasou!
A actual equipa ao fim de 20 jornadas tem 17 vitórias e 3 empates, 2 roubados. Tem a melhor defesa e o melhor ataque da Liga. Pedro Gonçalves é o artilheiro.
Friamente, não acredito que nas próximas 14 jornadas o Sporting vá perder 10 pontos. Se no próximo sábado, ao menos empatarmos com o Porto, aposto que vamos ganhar, o Sporting pode selecionar o alfaiate.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.02.2021 às 17:54

Se empatarmos no sábado claro que sim. mas...... se não , irá correr muita agua debaixo das pontes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.02.2021 às 17:59

Não seja tão pessimista Julius. Indiferente do que vier a acontecer, esta nossa equipa oferece-nos ampla causa para sermos optimistas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.02.2021 às 18:17

Não se trata de ser "tão" pessimista caro amigo, mas realista e estar consciente que um jogo são 3 pontos tanto para cima como para baixo, a equipa oferece garantias de muita luta e garra mas o futebol tem tantos factores que devemos manter a nossa fé mas com os pes bem assentes, hoje o Porto não perde na Madeira o Conceição ja não vai cometer os mesmos erros que cometeu em Belem e contra o Boavista menosprezando esses adversários querendo fazer gestão sem meter logo de início a sua melhor equipa. Hoje vão entrar com tudo estou seguro, para depois se atirarem no sábado ao jogo da vida deles.

Temos 14 jornadas com 7 jogos fora, falta ainda muito campeonato e os nossos rapazes têm que estar muito bem conscientes disso, nesta fase têm que treinar ainda mais para não haver vacilaçôes. Prevenir sempre porque depois remediar pode não ser suficiente.

Quem andou lá dentro sabe que os jogos são sempre muito complicados e só com concentração máxima e a cabeça limpa podem conseguir lá chegar.
Sem imagem de perfil

De RCL a 22.02.2021 às 18:00

Caro Julius
E estamos a falar sem conhecer o resultado da Madeira. O campeonato, verdade do Senho LP tem 18 equipas. Ainda ontem o Benfica poderia ter perdido 3 pontos, o golo do Farense é mal anulado. Bolas no post e ao lado não contam.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.02.2021 às 18:25

Sinceramente ja cortei o Benfica nas contas do título temo sim o Porto e estou convicto que ganham na Madeira, o alarme tocou forte e o Conceição agora já não vai facilitar e vai com tudo com a melhor equipa de início, o principal adversário no Funchal é o relvado porque a equipa do Marítimo apresenta muitas fragilidades, avabarão por ganhar para depois apostarem a fichas todas no sábado.

O Braga respeito obviamente mas creio que estará fora porque tem saídas muito complicadas áparte os 4 jogos em casa dificeis com Sporting, Benfica, Paços e Guimarães fora vai ao Nacional, Famalicão, Farense, Rio Ave, Marítimo, Gil e Portimonense parece-me muita fruta.

O Porto tirando o jogo com o Sporting em casa tem as dificeis saídas á Luz e Rio Ave o resto ganha com relativa facilidade, quisá o Paços em casa.
Sem imagem de perfil

De Leäo 79 a 22.02.2021 às 17:58

Com esta equipa tão regular temos de pensar em ganhar isso sim e resolver de uma vez por todas a questão do título. (De realçar que o Porto ainda não jogou na Madeira) Temos equipa para ganhar a qualquer clube a nível nacional. Depois na próxima pre época e investir para fazer uma boa figura na CL.👍
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.02.2021 às 18:00

Circunstâncias imprevistas não obstante, subscrevo o seu optimismo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 18:07

Caro RCL,

O respeito existe sempre, mesmo com salutares diferenças de opinião.
Em relação ao que expôs concordo plenamente que são aspectos diferenciadores para a época actual, com a excepção de que eu acho que nesta temporada também fizemos uma excelente pré-epoca, tendo em vista a época (algo que não tenho visto ser valorizado).
Aliás referi que entre as duas existem múltiplas diferenças.
A minha reflexão prendeu-se não tanto com uma comparação directa entre as épocas, mas com algumas coincidências, até do ponto de vista emocional, que se estabelecem entre elas.
Não julgo ser por acaso que, em conversas com amigos sportinguistas nestes últimos tempos, instintivamente recorremos a diversas referências/associações à epoca 99/00.
Dai também a elaboração deste post.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 22.02.2021 às 18:10

Em 1919, em plena gripe espanhola, o Sporting foi o campeão de Lisboa, e no decorrer da época o Benfica protestou uma alegada irregularidade cometida pelo Sporting - de um jogador que foi expulso pelo árbitro, mas no fim continuou a jogar. Não deu em nada e o título foi mesmo do Sporting. Um artigo do jornal O Jogo de há uns dias atrás.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 22.02.2021 às 18:13

Recordar é viver, e o passado e as recordações que guardamos reforçam o nosso sportinguismo. Mas mais importante nesta fase, é pensar que este é o momento decisivo de uma vez por todas equilibrarmos o futebol portugues e conseguirmos ser campeões com mais regularidade. É este o momento de consolidar um projecto, uma ideia.... Seremos campeões, vamos à champions dos milhões, e essa oportunidade não se pode perder.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 20:08

Caro Profeta,

Espero que essa sua profecia se concretize, pois como disse é uma oportunidade que não se pode perder.
Como já comentei anteriormente, quando terminamos o jejum de 18 anos pensei que ttinhamos entrado no caminho certo e que não voltaríamos a passar pelo mesmo.
Mas infelizmente isso não aconteceu.
Sem imagem de perfil

De Rui a 22.02.2021 às 20:29

Bom texto a comparar dois anos fabulosos para os sportinguistas (acredito que este o continuará a ser até ao fim).
Mesmo assim, assinalo também algumas diferenças:

1) 99/00 dependeu muito de um goleador, Acosta (22 golos), tal como depois com o Jardel. Só Ayew ficou a seguir nesse ano, com 7 golos. Já este ano, embora P. Gonçalves siga destacado, têm surgido outros a resolver (N. Santos, Jovane, T. Tomás; ainda há o factor Paulinho no resto da época). Tal parece-me uma mais valia.

2) Ainda que ninguém adivinhasse o futuro menos brilhante de Inácio depois de ser campeão, acho que as qualidades de RA (tática, comunicador, líder de equipa) serão bem mais evidentes.

3) Ainda que em 99/00 houvesse alguns jogadores da formação (Beto, Nélson), nada se compara com o plantel atual, o que potencia o futuro.

4) O fator covid e a ausência de público. Não sabemos como tem influenciado a equipa (é sempre negativo para o futebol, claro), mas que existe essa diferença, existe.

Espero que também, no final desta época (que se espera que acabe pelo melhor) não se cometam erros como no final de 99/00. Acho que, não obstante os erros e as críticas, a atual direção (Varandas, Viana) parece-me mais equilibrada (e discreta) do que a dupla Roquete-Duque.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.02.2021 às 22:01

Caro Rui,

Relevantes diferenças entre as duas épocas, algumas das quais também fiz referência.
Tal como bem diz, também espero que no final desta época não se cometam erros como no final de 99/00.
Nessa altura uma luta interna pelo poder e protagonismo foi altamente prejudicial para o clube.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo