De João Gil a 10.08.2019 às 14:13
Uma pena ver este jogador a ir para a segunda liga, a perder espaço no Sporting para jogadores estrangeiros e sem que se prove que têm mais qualidade que Daniel Bragança. No Benfica, os Jotas, os Florentinos, os Tavares, eles não emprestam a ninguém e mantêm-nos na equipa e a jogar, mesmo que não seja sempre ou em todos os jogos. No Sporting, não há um que fique para amostra.nem oara as taças. E depois ainda lemos nos jornais que o Sporting não descarta um negócio “de ocasião” por um número “6”..e mandamos nós um “6” para o Estoril para dar o lugar a Doumbia sem sequer dar uma chance ao Daniel Bragança, que já provou no Sporting desde os iniciados até aos juniores, sendo capitão e campeão em todos os escalões, aquilo que ainda não se viu a Doumbia.
É a política desportiva do Sporting. Depois admiramos-nos de estar a lutar pelo 3 ou 4 lugar e não admira vermos o Benfica a ser hegemónico no futebol português, a promover os seus jogadores e apanhar dinheiro com eles, a ganhar campeonatos consecutivamente a a ocupar todo o espaço nas seleções. Assim não vai o Sporting a lado nenhum. Pior que mau ver Daniel Bragança no Estoril. É péssimo!
Não discordo de si, genericamente, mas não vejo o Daniel como um "6" na equipa principal. Tem muitas qualidades, que nós já identificámos, mas presença física não é uma delas.
De João Gil a 10.08.2019 às 15:49
Isso é verdade. A presença física de Doumbia , Battaglia, Eduardo ou William Carvalho, Bragança não tem. Daniel Bragança mede menos 10cm e pesa menos 10kg do que qualquer desses. Bragança tem a altura e a compleição física de João Moutinho, um dos melhores box to box do futebol português dos últimos anos e que não por acaso também perdemos para a concorrência. Não consta que Fraguito tenha sido, ou João Moutinho seja, um fracote jogador de meio campo e que não tenha físico para o combate dessa zona do terreno. Logo por acaso Moutinho já tem 32 anos e consegue jogar numa equipa de premier league. Se Daniel Bragança for tão bom com era Moutinho, então é mesmo uma óptima ideia mandá-lo pastar para o Estoril. Se não presta para a equipa principal do Sporting podemos bem perguntar o que é que ainda lá anda a fazer. A gastar dinheiro, que ainda por cima não abunda, ao que parece.
Uma das coisas que era interessante ter era a estatística comparada de jogadores do Sporting da mesma posição e zona do terreno para se perceber quais são as qualidades identificadas mas que afinal não são assim tão boas como as dos que lá estão.
Hoje, Ronaldo, Quaresma ou Figo estariam tramados, no Sporting. Tinham de ir jogar para a segunda divisão porque no Sporting ninguém lhes reconheceria talento ou capacidade para jogarem na equipa principal. Nem presidentes, bem treinadores, nem adeptos..
E depois exigimos promoção de jogadores da formação. Sim, mas não é para jogarem na equipa principal. Isso, não. Para isso estão lá os outros.
É preciso assumir riscos. Falta clareza no Sporting.
De Anónimo a 10.08.2019 às 19:47
Vocês são uns teóricos que pensam que só porque é um produto da formação, tem que forçosamente jogar na equipa principal logo que passam a séniores.
Falta-nos uma equipa B para dar calo competitivo aos jogadores jovens.
Haja paciência!...
De João Gil a 10.08.2019 às 20:59
Paciência é coisa que não tenho para imbecis que não se assinam. Não tenho culpa que não tenha sido amamentado quando ainda era um imbecil nascituro. Imbecil ficou.
Era preferível não personalizar o debate caro João Gil.
P.S.:Eu já deixei um alerta a este leitor.
De Anónimo a 10.08.2019 às 19:51
Mas no tempo de Figo, Quaresma e Ronaldo as exigências competitivas não eram as de hoje.
O futebol mudou muito, mesmo o futebol português.
Estamos em 2019 e ainda há gente que olha para o futebol como se estivéssemos no inicio do século.
Deixei passar estes seus dois comentários mas não volta a acontecer. Não se identifica como compete e o comentário é apagado.
De João Gil a 10.08.2019 às 21:04
Não percebe a analogia e não é capaz de relativizar. Eu compreendo. É preciso pensar um bocadinho. Quando a Apollo 11 foi à lua os computadores da NASA que controlavam a missão tinham menos capacidade de computação de dados do que um vulgar portátil vendido hoje na Worten...e no entanto a Apollo 11 aterrou na lua.
Há quem ainda hoje insista que não:)

De João Gil a 10.08.2019 às 21:25
Esta veio a propósito do documentário que estava a dar ainda agora no canal 3 da RTP. Não é possível não nos espantarmos com a enormidade do empreendimento e a grandeza do feito dos protagonistas. Um deslumbramento absoluto
Recomendo que veja o filme Apollo 13, com Tom Hanks, baseado na tragédia que quase que aconteceu. Muito interessante...
Pensei que a sua resposta era para mim, mas vejo agora que não será.
De João Gil a 10.08.2019 às 21:27
Não poderia ser. Essa malta que não se assina não merece resposta, mas às vezes temos de condescender e contestar.
Abraço /JG
De Anónimo a 10.08.2019 às 21:50
será que aterrou mesmo na Lua ?
(Indiana Julio)
De João Gil a 10.08.2019 às 23:28
Obviamente que não.
De JG a 10.08.2019 às 16:13
Depende do tipo de 6 de que estamos a falar. Daniel Bragança é um jogador de uma qualidade superlativa. Um jogador semelhante ao de Jong o médio que o Barcelona adquiriu ao Ajax por 75 milhões de euros. Joga da mesma forma, simples ao primeiro toque, vendo mais depressa e mais longe do que a maioria dos restantes jogadores. Joga como na rua, porquentem uma relação natural com a bola e uma compreensão táctica do jogo muito superior ao comum.
O 6 que inicia a construção e que garante a posse da bola e que sabe como a faz chegar mais depressa aos seus colegas. Bragança pode ainda jogar em posições mais adiantadas do meio-campo.
O Mr Keizer não gosta de Bragança, como não gostava de de Jong, ou não gostou de Geraldes. Prefere os Gudeljs e os Eduardos.
Somos os melhores a desperdiçar jovens com esta qualidade enquanto gastamos os recursos que não temos a comprar jogadores de nível inferior.
PS - caso quisessem ceder Bragança não o deveriam enviar para a segunda Liga. Tenham dó.
As caracteristicas que descreve são excelentes, mas insuficientes para um verdadeiro "6". Isso é muito mais para um "8".
Se analisar as características de William ou Matic, por exemplo, são as de um verdadeiro "6".
O Daniel fazer o que o caro diz não satisfaz as exigências da posição "6". Por outras palavras, ser um jogador muito fino na construção de jogo, etc. é pouco, precisa de ser também um "varredor" defensivo, que não me parece que Daniel seja.
Não sei se o Presidente está ou não procupado com o aproveitamento, ou falta dele, dos jogadores da formação, na primeira equipa. Não sei se Varandas disse ou não que Keizer vinha para potenciar esse projecto mas Varandas está sempre a falar na formação como grande aposta do clube. Mas com Keizer, um treinador escolhido pelo Presidente, não se vê grande aproveitamento à excepção, agora, de Thierry Correia e esse como último recurso, face às lesões de Rozier e Ristovski e não por escolha deliberada. Keizer, nesse particular está ao nível de JJ, que apenas potenciou Gelson e Ruben Semedo. Pode argumentar-se que, neste momento, não há jogadores da formação para ascenderem à 1ª equipa e eu até subscreveria esse ideia se a 1ª equipa estivesse recheada de craques mas, infelizmente, não é esse o caso. Como no resto, vamos esperar para ver.
De João Gil a 10.08.2019 às 19:11
No Sporting não se vê mando, nem convicção nas próprias capacidades. Muito show off, isso vê-se. O caso de Daniel Bragança é daqueles de bradar aos céus, na minha opinião. É que não tem lá outro que possa afirmar de caras que é melhor que DB no meio campo actual do Sporting, garantidamente.
No Benfica não há cá merdas, jogam todos e jogam mesmo. Treinador treina, presidente preside, mas manda, manda mesmo. Ainda há pouco tempo alguns que agora apontam para o emblema deles na camisola andavam a fazer xixi nos balneários do Sporting. Vá ler o jornal e agora intitulam-nos de “mais um menino de Laje”..
Esperar para ver o quê? Em que clube no futuro jogará Daniel Bragança? Talvez um dia o veja a comandar o meio campo do Benfica ou do Porto. Não me admiraria rigorosamente nada se isso viesse a acontecer.
Mas claro, é do Sporting, logo não serve. Silogismo válido!
De Pedro51 a 10.08.2019 às 18:44
Para mostra temos o Miguel Luis. E D. Bragança não provou nada na equipa A pelo simples facto de praticamente nunca ter jogado. Sem ser na formação, onde jogou bem foi no Farense na parte final do campeonato. E portanto não faz sentido comparar a Doumbia.
De João Gil a 10.08.2019 às 19:43
Discordo em absoluto e acho que está errado. Também não sei exactamente qual a posição de Miguel Luis, admito e pode bem ser acertado inclui-lo num mesmo comparativo. Doumbia não veio para ser avançado, mas para ocupar o lugar cuja posição natural Daniel Bragança faz desde os iniciados. Portanto é absolutamente certo compará-los. Não é certamente justo é comparar desempenhos de um jogador da premier league titular no Liverpool com os de outro que jogue no Marrazes fazendo uma comparação absoluta. Isso não existe e nem sequer os jogadores são avaliados assim nas equipas a sério e mesmo profissionais. Os Jogadores são todos comparáveis pelos mesmos indicadores ajustados ao contexto competitivo em que estão naquilo que é a análise crítica para o desempenho de uma posição especifica em campo. É perfeitamente ajustado comparar Doumbia, ou Battaglia, ou Eduardo, com Bragança, porque todos eles são candidatos a jogar na mesmíssima posição na equipa principal do Sporting, ie, como elemento mais defensivo da linha de meio campo. A saída de Daniel Bragança para o Estoril é uma machadada na carreira futura imediata de DB no Sporting. Para o ano, caso faça outra vez a pré época, partirá mais uma vez atrás de qualquer Doumbia ou Eduardo que apareça de pára quedas no Sporting. E como se diz nos jornais que o Sporting não descura fazer um “negócio de ocasião por um 6” (é a expressão usada hoje na CS, tipo compra na feira de Carcavelos..), imagine para quantas posições atrás na grelha já está relegado o Daniel Bragança. Estamos a falar de um jogador campeoníssimo do Sporting, não de um borra botas qualquer sem palmarés.
Por muito que insista, e muito embora seja o nosso desejo que o Daniel venha a ser um jogador importante na equipa principal, garanto-lhe que nunca será a "6".
Um "6" numa equipa de topo, usa 75% do seu tempo de jogo a defender e 25% então a contribuir nas manobras ofensivas.
De João Gil a 10.08.2019 às 21:21
Você não concorda e eu respeito, mas Braganca é número 6 desde os iniciados. E a 6 no campo, a que corresponde nos escalões de formação o número 6 na camisola, como sabe de certeza, foi campeão e capitão de equipa sucessivamente nos iniciados, nos juvenis e nos juniores do Sporting Clube de Portugal. As opiniões são subjectivos. O que lhe digo acima é um facto. Pode ser confirmado. Daniel Braganca poderá nunca ser coisa nenhuma no Sporting, mas não será por nunca ter jogado a 6 no Sporting, simplesmente porque sempre foi exactamente como número 6 que jogou todo o seu percurso no clube, até aqui. Não se trata de insistir no que não é. Lamento, mas eu não sou dos que vai bater palmas à cedência de Bragança para um clube de segunda. Neste caso concreto, eu não alinho nas hosanas que se cantam por aí. Prefiro guardar o meu sentido crítico sobre esta decisão. Se me enganar darei a mão à palmatória com a mesma facilidade com que agora discordo da sua opinião.
SL
Como já disse, não o vejo a "6" na equipa principal, mas, em abono da verdade, também ainda não se viu muito dele a este nível. Só jogando com alguma regularidade permitiria conclusões definitivas.
Talvez que a época na II Liga lhe faça bem. Se o Sporting tivesse equipa B, era nessa Liga que ele iria competir.
De Pedro51 a 10.08.2019 às 23:27
Para mim, neste momento, o Doumbia, era a melhor adaptação a trinco, uma vez que Gudelj saiu, Battaglia ainda não está apto e Miguel Luis (como deve saber, da formação) ainda não convenceu. Sobre D Bragança, ninguém pode garantir nada, para já. Sem jogar, não há certezas, há quanto muito previsões.
O Doumbia poderá ou não convencer, mas a posição dele é mesmo a "6", não vejo que seja uma adaptação.
De João Gil a 11.08.2019 às 00:13
Adaptação a trinco? Doumbia foi contratado como tal, que se saiba. Não secteata de adaptação. A única garantia que temos, hoje, é que o Benfica já jogou, começou com 6 portugueses no 11, um deles chamado Nuno Tavares, que até já passou pelos iniciados do Sporting, supondo que sem garantias nenhumas de ser jogador (mas joga, mesmo assim) deu 5-0 ao adversário, que o nosso rival em dois jogos espetou 10 golos nos adversários e que um desses foi, tristemente, o nosso Sporting. Garantias no Sporting ninguém dá nem ninguém quer. No outro lado da rua estão-se nas tintas para as garantias e põe os jogadores a jogar. Nós no Sporting queremos garantias...não queremos jogar à bola para ganhar, queremos garantias. Temos de pedir aos jogadores para irem ao pingo doce levar com um selo de validade, para confiarmos no produto. Nós temos a academia, mas os jogadores saem de lá sem selo de garantia. É uma gaita. Não estamos preocupados. É apenas uma chateação termos lá aqueles gajos em Alcochete a dar chutos na bola quando podiam estar nas obras, que dava mais jeito. Temos de ir ver se no rabo dos jogadores do Benfica está lá o código de barras com os dados da garantia....
Alguma coisa vai muito mal no reino do Sporting. Pode ter a certeza absoluta que vai.
Não seja tão pessimista!

De João Gil a 11.08.2019 às 01:02
Pelo contrário. O medo e a dúvida sobre os nossos e a preferência sistemática pelo que vem de fora é que cava o fosso que se acentua para os rivais. É fácil demais dizer que só daqui a 5 anos vamos voltar a ter matéria prima de equipa principal. Não passa de desculpa para justificar indecisões e incapacidade de explicar o que se está a fazer para chegar aos objectivos. A táctica não é nova nem foi inventado agora pelo Sporting.
De JG a 10.08.2019 às 22:16
Que.comentário mais irracional para dizer o mínimo. Daniel Bragança é um craque. Formado na mais eficiente e qualificada Academia do mundo. A que criou Figo,Quaresma,Nani,William, Rui Patricio, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo só para começar.
Miguel Luís jogou muito bem até que o senhor holandês o colocou a marinar.
O que quer dizer com não provou nada? Se não sabe o que está a escrever porque raio escreve estas coisas sem qualquer sentido?
Sobre o Miguel Luís dou-lhe razão. Nunca se compreendeu ter encostado o rapaz depois da exibição e belo golo contra o Belenenses, na época passada.
De resto, pelo alinhamento, não sei bem qual é o comentário "mais irracional".
De JG a 11.08.2019 às 02:26
De Pedro51 às 18.44.
De Pedro51 a 11.08.2019 às 10:53
Irracional é a sua prima !
De JG a 10.08.2019 às 19:32
Mr Keizer tem uma séria aversão à formação. Por isso é que foi corrido do Ajax. Colocava de Jong a suplente, raramente o utilizava. Foi-lhe fatal. No Ajax há uma cultura do clube e não sem pratica a subserviência ao treinador que vem de fora. A cultura do clube é sagrada. Se o treinador não sem adapta vamos buscar outro.
Fala-se hoje na contratação de um novo 6. No mesmo dia em que Keizer atribuiu partem das responsabilidades pela derrota com o Benfica ao lado direito da.defesa. O lado de Thierry um dos dois melhores jogadores do Sporting nesse jogo.
Mas quem é que na contratação de um "6"? Alguém do Sporting... duvido muito!
Não sou grande fã do Keizer, mas no jogo do Benfica tudo começou com o erro de cobertura do Thierry que se deixou antecipar pelo Rafa no segundo poste.
O Thierry tem dado muito boas indicações, mas não duvide que ainda tem muito a aprender. A exemplo, não pode ser apanhado fora de posição como acontece agora com alguma frequência.
Perdão... faltou "falou" na pergunta.
De Joao Gil a 10.08.2019 às 20:54
Do lado direito da defesa também esteve Neto, que foi pouco menos do que um autêntico cataclismo. Como foi toda a defesa, incluindo Mathieu que só à conta dele ofereceu dois golos ao Benfica. Toda a defesa péssima, com excepção de Thierry, a melhor exibição da equipa, a léguas dos outros.
Bem... e tudo o vento levou!