Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Daniel Bragança está em destaque na equipa do Sporting. O médio de 21 anos fez um passe teleguiado para o golo de Tiago Tomás que assinou a reviravolta no jogo com o Gil Vicente. Conta já com 3 participações pelos leões na Liga NOS e mostra-se pronto para uma época que pode ser de afirmação para o médio no principal escalão do futebol português.
Nasceu em Fazendas de Almeirim, Santarém, no dia 27 de Maio de 1999. Começou a dar os primeiros toques aos 7 anos no Footkart, clube da terra, onde esteve apenas três meses e participou em vários torneios.
O pai do jogador foi contactado por pessoas do Sporting e levou o filho, que se mostrou com algum receio, aos treinos em Alcochete. "Correu muito mal. No primeiro treino, quase nem toquei na bola. No entanto acabei por ficar. Sinceramente nem tenho bem a noção de onde veio todo aquele medo. Ouvi "Sporting" e fiz logo filmes na minha cabeça" disse o jovem em entrevista ao jornal do clube leonino, em 2018.
Esteve doze anos na formação do Sporting e foi capitão em vários escalões, sempre com o sonho de representar a equipa principal leonina. "Um capitão deve dar a cara pelo grupo em todas e quaisquer circunstâncias" disse o jovem.
Em 2017, jogou pelo Sporting na Youth League e fez excelentes jogos, que lhe valeram grandes elogios por parte de Pavel Nedved, vice-presidente da Juventus que jogou com os leões na competição desse ano. "Um rapaz muito bom" disse o antigo craque checo sobre o médio leonino.
Sente-se mais confortável a jogador na posição 6 e tem Toni Kroos, Luka Modric e Sergio Busquets como inspirações. Na época 18/19, Bragança fez a primeira metade na equipa sub-23 do Sporting e no mercado de inverno foi emprestado ao Farense até ao final dessa temporada. Nos algarvios, o jogador começou a jogar em posições mais adiantadas no meio campo e não se saiu nada mal. Em 16 jogos na Segunda Liga, Bragança apontou 2 golos pelo Farense e havia já quem pedisse que o jogador regressasse ao Sporting. Tal não aconteceu na época seguinte.
O Estoril contou com o médio para a temporada 2019/20, que ainda chegou a fazer a pré temporada com os leões. No clube de Cascais, ele teve muitos minutos de jogo. Tornou-se numa peça fundamental para o meio campo dos estorilistas e apontou 4 golos e fez 4 assistências durante o seu período no clube.
Com Rúben Amorim ao leme dos leões, Daniel teve a sua confiança e integrou o plantel do Sporting para esta época. "O Dani (Bragança) tem muita qualidade. É a primeira vez que está na Liga, esteve no Estoril. É muito forte com a bola no pé e muito inteligente. Falta-lhe outras coisas, vai trabalhar para isso, e tem uma concorrência muito boa" disse o treinador, no final do jogo com o Gil Vicente.
A chegada de João Mário a Alvalade veio trazer concorrência muito pesada para Bragança, mas Rúben Amorim realçou o comportamento do jovem: "Tem-se treinado muito bem e a prova disso é que hoje entrou como se nada fosse e desbloqueou-nos o jogo."
O futuro de Daniel Bragança promete ser promissor e, para já, o jogador está no caminho certo. Quem sabe, o jogador poderá acabar esta temporada a comandar o meio campo dos leões.
Reportagem de Cláudio Constantino, em Record
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.