Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma das características do ser humano, do ponto de vista emocional, é a paixão, mas que no futebol atinge níveis exagerados. Assim transformam-se discussões que deviam ser civilizadas, em confrontos, por vezes violentos e desajustados.

A avaliação dos treinadores, por exemplo, é frequentemente feita de forma irracional. O principal critério dessa avaliação pelos adeptos, são os resultados. Enquanto a equipa ganha, o técnico é bestial, mas se não ganha passa num ápice a besta. Embora esta norma seja geral, vou concentrar-me no que se passa no Sporting, por ser o clube que apoio e que sigo com mais atenção. Quando Rui Borges chegou ao Clube, este tinha sido ultrapassado pelo Benfica na classificação geral, em função do que se passou, após a saída de Ruben Amorim.

476456979_1173323277493023_2656320268482223009_n.j

Passado algum tempo, o Sporting estava de novo isolado, com seis pontos de avanço sobre o segundo, apesar de ter perdido vários jogadores fundamentais, chegando ao ponto de neste último jogo, ter jogado com jogadores adaptados ou trazidos da equipa B, na zona do meio campo. Para além disso, nota-se muito bem desde a segunda metade do campeonato, que os jogadores mais utilizados que continuam a jogar, estão fisicamente esgotados, com respeito pelos que acham que não estão sujeitos a essas mundividências porque são super-homens.

Mas para além do cansaço e da ausência dos chamados “peso pesados” aconteceram nestes dois últimos jogos, erros infantis a roçar a estupidez. Huljmand, no jogo anterior, fez um penálti desnecessário e a seguir comete uma falta para segundo amarelo. No jogo com o Aves, repetiu-se a mesma cena com Diamondé. Porquê? O certo é que se desperdiçaram seis pontos em três jornadas!

Nota-se que a equipa recua no terreno na segunda parte. Porquê? De forma deliberada ou por incapacidade? Ao contrário de algumas análises que leio por aqui, não me parece que seja deliberada, mas fruto de diversos factores, como incapacidade física e falta de força mental. Como é possível perder pontos preciosos, no último minuto do prolongamento? As responsabilidades devem ser devidamente repartidas por toda a estrutura, não criando bodes expiatórios, e analisando com serenidade e bom senso. Há erros e erros. Uns são evitáveis, outros nem por isso.

Sem ser optimista, nem pessimista, apenas realista, concluo que a situação não está fácil. A equipa continua bem desfalcada, as arbitragens, ao contrário do que aqui leio, nalgumas opiniões, têm-nos prejudicado, e os erros comprometedores, persistem. Quero acreditar que com a recuperação dos nossos melhores, a equipa poderá voltar à sua antiga dinâmica, de modo a continuar na luta até ao fim. Desde o início que digo que a conquista da prova só está garantida quando chegarmos à "meta". E também gostaria que algumas análises sobre a situação não se baseassem unicamente em percepções unívocas, mas em diversos factores conjugados. No futebol, como noutras áreas, as coisas não são a preto e branco, como as paixões que nos dominam.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Diz as verdades a 26.02.2025 às 08:17

O cansaço é muito ,muitas lesões obrigam a recuar, enquanto os do lage, tem o manto protetor, se não fosse perdiam pontos, o vieirismo está de volta, num país onde a corrupção impera , isto está não mão dos do costume estou a falar só no futebol onde aqui é o tema
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 13:21

Há uma coisa que lhe quero recordar. Até à saída de Ruben Amorim, só tivemos vitórias. Depois, pelas razões que se conhecem começamos a perder pontos. Estou convencido, que mesmo com essa quebra, se a equipa estivesse completa, continuaríamos isolados, mesmo apesar das arbitragens.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 26.02.2025 às 10:22

Globalmente de acordo com o que escreve o Caro Nação Valente, mas também como em quase tudo na vida, o que contam são os resultados e esses infelizmente não são brilhantes. Não invejo a herança recebida por Rui Borges.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 13:00

Caro Luís Carvalho

Rui Borges viu na oportunidade de vir para o Sporting um grande salto na sua carreira, mas a verdade é os "deuses" estão a pô-lo à prova. Se sair vivo desta tempestade, que assolou o plantel, vai ter um futuro brilhante.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 26.02.2025 às 16:40

Rui Borges está para o Sporting tal como Ruben Amorim para o MU: viram a oportunidade e nem pensaram 2x antes de aceitar, sem considerar a 100% toda a conjuntura que iriam apanhar pela frente.

Um grande desafio para ambos, que espero RB consiga superar e dar-nos o bi.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.02.2025 às 12:05

Bom dia caro Nação Valente,
Algumas coisas concordo, mas noutras discordo.
O caro tem ainda uma visão romântica do futebol, não perca esse lado bom do futebol, mas que não se compadece com a realidade actual da sociedade e do desporto.
O resultado é a avaliação possível e obrigatória, não há outra forma porque não sabemos e não temos como avaliar o resto, porque não vemos.
Abraço
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 13:11

Caro José Sousa

A visão romântica sempre existiu e existirá, mas não faz parte, com algumas excepções, do mundo actual.

Discordo, mas considero-me antes um realista, e compreendo o que diz. Os resultados associados a conquistas, são a face visível da realidade, mas não podemos descartar o que se passa nos bastidores.

De facto, a esse nível, não sabemos muito do que se passa, mas não se pode dizer que não sabemos nada. Sobre o que se passa no Sporting, há vários aconrtecimentos, que explicam os resultados. Só não vê quem não quer.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 26.02.2025 às 12:31

Já nem digo nada..... apenas que ainda acho mais provável que sejamos nós os campeões em Maio.

45% para nós;
40% para o Benfica;
15% para o Porto;
ZERO para o Braga.

Ora vejamos, isto não está famoso como diz, e bem, o caro Nação Valente, maaaaaaas....

..... agora jogamos só uma vez por semana. Espero que isso resolva o problema da exaustão.
..... agora poderemos ficar isolados na frente, visto que o Benfica não joga. Espero que isso moralize a equipa.
..... o Benfica vai ao Dragão. Espero que o Porto ganhe e que isso nos isole.

Aguardemos..... com moderado otimismo.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.02.2025 às 12:48

Não jogue no Euromilhões nesta semana!
15% para o Porto? -15% será o certo.
A luta é entre nós e o Benfas como se advinhava no início da temporada.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 26.02.2025 às 13:28

O Porto nunca desiste, José Sousa.

Ali não há clichês banais e irritantes como "temos que levantar a cabeça" ou "matematicamente possível". Ali há apenas lutar até ao fim.

Por isso não subestimes o Porto, por o Porto nunca, mas mesmo nunca, desiste.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.02.2025 às 15:22

Só se acontecer um milagre brevemente. O Porto nem vai cheirar o título nos próximos anos. Não há dinheiro, não há palhaços.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 13:14

Juskowiak

Subscrevo a sua reflexão. O que escreveu faz sentido, e faço votos para que seja assim, com as devidas reservas. Especialmente no futebol, o que parece, nem sempre é, mas continuo a acreditar. Nem podia ser de outro modo.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.02.2025 às 13:20

E vamos ser Bicampeões acredito!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 26.02.2025 às 13:28

Confesso que já "acreditei" mais .


Raios parta o Ruben Amorim....
Sem imagem de perfil

De RCL a 26.02.2025 às 14:04

Rui Borges disse na conferência de imprensa :” os 11 lesionados foram campeões “. Não há volta a dar, mesmo com Amorim, nesta altura , não apostava no título; Amorim teve sempre os jogadores nucleares aptos. Pedro Gonçalves lesionou-se contra o Braga o seu último jogo.
É fundamental não perder mais de 3 pontos até aos jogos das seleções.
Se isso acontecer , e com o regresso dos lesionados, teremos grandes possibilidades de alcançar a dobradinha.
Se…Se…Se…
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 17:19

RCL

Depois das expectativas criadas, com um avanço considerável, caímos numa realidade bem diferente. A equipa mudou por força das circunstâncias, Se recuperarmos a breve prazo a equipa inicial, como diz, com jogos de semana a semana, temos condições para acabar na frente.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.02.2025 às 15:46

Não estava previsto para hoje, dar ao dedinho neste teclado pequenino...mas de repente, fiquei com tempo livre e aproveito para meter palheta.😅😅😅

O futebol, como na vida, é perder ou ganhar. Siiiimmm!. Verde ou encarnado e por o meio, o improdutivo meio, todas as outras cores.
Produzir ou destruir. Fertilizar ou esterilizar. Soluções ou lamentações. Culpas ou desculpas. Esquerda ou direita. Evoluir ou estagnar.Trabalhador ou mandrião. Comer ou passar fome.
O meio termo desta vida, é apenas transitivo, muito curto e fugaz. Na realidade o meio termo, o empate, o deixa andar, desculpar é muito aborrecido, stressante, tedioso, desmotivante.
Está escrito no ADN humano!.

P.S. Ruizão Borges começaste bem, entusiasmente, mas...
O peso e a responsabilidade dum clube grande é enorme. Imaginavas, mas não sabias. Agora sabes e sentes. È difícil e inexplicável.
Ruizão, nunca esqueças o teu lema..
-"Quando faltar a inspiração, que não falte a atitude"-..
As derrotas passam faturas, as desculpas não.
Bora lá!..💪
Viva as alheiras de Mirandela.☺️
E viva o Sporting 💚🤍
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 17:36

Carlos N.T.

A questão não é desculpar ou deixar de desculpar. A questão é analisar a realidade nas suas diferentes cambiantes. A planificação faz-se no início da época, tendo em vista determinados objectivos. No caso optou-se por um plantel curto em qualidade. Se por circunstâncias imprevistas o plantel for atingido por lesões dos seus melhores elementos ,simultaneamente, não há planificação que resista.

Pode considerar .se o Presidente por não ter feito aquisições, no mercado de janeiro, mas também é verdade que depois de investir 60 milhões, não há muita margem para investir mais. E também é verdade que o treinador Rui Borges, é o que tem menos culpa. Uma questão a rever para a planificação da próxima época.
Perfil Facebook

De Maria Isabel Rodrigues a 26.02.2025 às 19:12

Tudo verdade. Sporting Sempre!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 26.02.2025 às 18:18

Amigo Nação Valente

Sendo realista, reconheço que há uma grande pressão sobre a nossa equipa, técnicos e jogadores. Habituámo-nos ao futebol vencedor de Ruben Amorim e, naturalmente, temos dificuldade de assumir e aceitar a nova realidade. Nós, os adeptos, vivemos o Clube como o entendemos que deve ser e não aquilo que na realidade é. Jorge Valdano escreveu que “um adepto de uma equipa reduz o seu campo mental”, talvez por isso por vezes ajudamos muito, outras vezes complicamos. Chegados aqui, estou consciente de todas as dificuldades e limitações que se verificam, mas continuo a acreditar que no final seremos felizes.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.02.2025 às 20:54

Amigo Leão Zargo

O espírito vencedor dos adeptos que ainda se verifica, apesar de todos os acontecimentos negativos, é um sinal que pode ajudar a manter a equipa galvanizada.

Também continuo a acreditar na conquista do título, até porque confio na vontade e capacidade dos nossos jogadores, mas não concordo com julgamentos deste ou daquele protagonista, sem justificação objectiva.
Perfil Facebook

De Maria Isabel Rodrigues a 26.02.2025 às 19:13

Acreditar, sempre!!!
Perfil Facebook

De Maria Isabel Rodrigues a 26.02.2025 às 19:15

Visão perfeita!!!
Sem imagem de perfil

De Seve a 08.03.2025 às 12:47

Os jogadores estão cansados...bolas mas estes gajos não fazem mais nada...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo