Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Debate livre (195)

Rui Gomes, em 11.08.16

 

18552517_NAUjU.jpg

 

O espaço onde o leitor poderá abordar qualquer temática do seu maior interesse. Muito sossego no universo leonino neste momento - mas circunstâncias não sei se é bom sinal -, contudo, eis algumas sugestões para esta quinta-feira:

 

- Muito indica que negociações relativamente a João Mário estão em curso, com o Inter de Milão. Recorde-se que ontem foi noticiado que o emblema italiano preparava-se para apresentar uma proposta de 45 milhões de euros, mais 5 por objectivos, pelo médio do Sporting.

 

- Segundo o jornal O Jogo, o «capitão» Adrien Silva falou à equipa no balneário a fim de "exigir compromisso máximo" e que o mercado "não serve de desculpa". Sendo verdade, mais uma confirmação do grande líder que ele é, honrando a história de grandes «capitães" do Clube.

 

- O caso de Emmanuel Más não aparenta ser simples boato. De acordo com as últimas, já haverá acordo com o lateral, mas a forma de pagamento - várias tranches, decerto - não agrada ao San Lorenzo.

 

- A primeira proposta do Sporting pelo ponta de lança holandês Luc Castaignos, terá sido recusada pelo Eintracht Frankfurt. Por este andamento, o muito desejado goleador (não necessariamente este) só chegará para 2017.

 

ng7372547.jpg

Veremos o que Alan Ruiz e Petrovic têm para contribuir à equipa, mas creio que é deveras aparente que a conduta do Sporting no mercado - nos dois sentidos - tem sido muito aquém do que era necessário. Isto, para quem tem a aspiração de conquistar o título e fazer uma campanha minimamente digna na Liga dos Campeões. Prova concludente da incompetência de Bruno de Carvalho, caso existissem dúvidas. A época oficial começa dentro de três dias e ainda há entre mãos um bom número de casos para resolver.

 

Na minha opinião, o Sporting necessita de nunca menos de 17/18 jogadores com qualidade para integrar um qualquer onze de Jorge Jesus e permitir competitividade à equipa ao mais alto nível. Não me parece que os tenha neste momento e nada indica que os vai ter num futuro próximo. Se houver alguma saída de um jogador nuclear, este enquadramento piora significativamente.

 

publicado às 05:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 08:11

Rui claramente as coisas podiam ser melhores e alguns dossiers poderiam estar resolvidos.

No entanto se hoje é publico que o SCP tem um plantel competitivo é bem verdade que tal se deve a BdC dai os termos de incompetência que usa parecem-me excessivos.

Fica a noticia:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/sporting_tem_o_plantel_mais_valioso_da_liga.html

Sobre os retoques no plantel:
- Falta 1 PL;
- Falta fechar a aquisição de 1 LE
- Falta vender Ewerthon ou Naldo e Jefferson;
- Falta vender Aquilani;
- Falta arranjar destino ao Labyad (provavelmente ainda com o clube a suportar grande parte do seu salário ... já vai em quanto 2-3 M€ !???) ;

Esta demora na maioria dos processos para mim é uma indicação que se está à procura do melhor negócio possível e serão esgotadas todas as vias até à conclusão destes processos.

SL,


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2016 às 11:51

Sérgio,

Não fiz pesquisa e a minha memória não dá para tanto, mas creio que há mais casos para resolver, a exemplo de Azbe Jug.

Não tenho feito contas, mas segundo consta já vamos em 100 ou mais contratações - para as duas equipas - desde que BdC chegou ao Sporting. Indiferente se são baratas/caras, direitas/tortas, isto pode de modo algum ser classificado de competência ?

E não se esqueça dos empréstimos como solução única devido ao facto que ninguém os quer comprar.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 12:31

Rui acredite que estamos bem longe desses 100 que começou a ser propagado ... contam se juniores de juvenis para chegar a esses 100:

Eu posso se quiser indicar as contratações para a equipa A (atualmente 48 dos quais 7 foram vendidos e 4 saíram por termino do empréstimo ou rescindiram) por que esses números eu tenho e faço questão de manter face à deturpação que se vê constantemente a ser feita não só na CS.

Outro ponto objetivo é o valor do plantel atual corroborado pela noticia que indiquei com base em dados do site transfermarket.pt.

Outro ponto 48 jogadores serão sempre muitas contratações umas falhadas outras acertadas mas que acima de tudo com o decorrer dos anos acabam por dificultar bastante a colocação de excedentários.

SL,
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 12:37

Só uma correção para a equipa A foram 44:

Contei com Enoh, Hugo Sousa, King e um tal de Everton que veio por empréstimo ... todos para a B.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 11.08.2016 às 17:14

Boas,

Não penso que o SCP esteja mal no mercado, não dá é para mais. Vejamos, os dirigentes foram muito criticados por comprarem barato (com risco alto de serem flops) este ano compraram o Alan Ruiz por 5milhões - um jogador que parece ser de facto uma mais valia - e esgotaram praticamente a verba que tinham para contratações. Mais 2milhões por Petrovic e 1,5 por Spalvis. Isto dá quase 10milhões que é a verba normal que o SCP tem gasto em contratações por época.
2013/2014: Compras: 3,91 milhões; Vendas: 31,23milhões;
2014/2015: Compras: 10,99milhões; Vendas: 31,30milhões;
2015/2016: Compras: 9,48milhões; Vendas: 17,72milhões;
2016/2017: Compras: 12,69milhões; Vendas: 1,2milhões.

Ou seja, sem vendas, não sei se vai ser possível ir buscar mais reforços de "qualidade". Pode vir um ou outro jogador de 2milhões, mas mais que isso parece-me muito.
Estamos claramente reféns da saída de qualquer jogador. É a realidade, por isso foi pena que não tivéssemos sido campeões o ano passado, porque ficámos com jogadores cobiçados, que podem sair no último dia do mercado e não termos tempo de comprar substitutos. Por causa disto esta época pode ser mais complicada, apesar de, na minha opinião, não saindo ninguém, o plantel teoricamente estar mais forte que o ano passado.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 11.08.2016 às 17:31

Concordo, que falta vender Aquilani (tendo em conta que Meli e Paulista parece que vão para a equipa A), despachar o Ewerton e ficar apenas com 4 centrais e despachar o Labyad.
Quanto ao Defesa Esquerdo, não concordo. Temos o Marvin o Jefferson e ainda o Bruno César que pode fazer a posição. Chega e sobra para as necessidades do campeonato tuga. Só aceito a aquisição de um novo caso algum deles saia, jefferson ou Marvin. Caso contrário nunca mais os vendemos. Além disso não faz sentido emprestar Jonathan Silva um defesa esquerdo mais que suficiente para o campeonato tuga e agora ir buscar outro. Sou contra o despesismo já me chega as contratações de Téo e Barcos.. sendo que Barcos é só até Janeiro, calculo que accionem a cláusula de renovação.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 08:34

Adrien têm se revelado um verdadeiro leão a capitanear os seus colegas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 09:52

Sendo este um tema livre, vou apenas referir um aspecto que é revelador do que tem sido a mudança estratégica do Sporting desde que BdC foi eleito, e a diferenciação com os nossos rivais.

Eu entendo que um clube como o Sporting tem de tentar conseguir manter o máximo tempo possível os nossos craques da formação.... ao contrário da estratégia por exemplo do benfica, que tem vendido os seus jovens jogadores, muitos deles sem sequer terem feito 10 jogos pela equipa principal. Por exemplo no caso do Renato Sanches, continuo sem perceber a lógica de vender este jogador antes do Euro, e continuo sem perceber aqueles que dizem que foi uma grande venda, quando se trata de um jogador titular da Selecção com apenas 18 anos, o que significa tendo em conta a idade dele, ele nunca iria desvalorizar ao longo dos próximos anos, o mais certo seria ele continuar a valorizar.

No caso do Sporting, por exemplo a manutenção dos nossos capitães como o Patricio e o Adrien, são um exemplo para os nosso putos da formação! O que contraria a imagem que sempre tivemos dos nossos jovens, que acabados de chegar à equipa principal, o grande sonho deles, era sair do Sporting..... esta estratégia mudou com BdC.... hoje temos uma politica muito bem definida na manutenção e valorização dos nossos activos, sendo verdade que essa estratégia tem alguns riscos associados, mas a realidade é que os interesses do Sporting têm de estar acima de tudo, e no interesse do nosso clube, é importante ter capitães e exemplos vindos da formação a jogar na equipa principal do Sporting, e não nos rivais, como acontecia no passado.

Para quem diz e escreve constantemente que BdC não tem estratégia, aqui está uma demonstração inequívoca do que é uma visão estratégica a longo prazo, com inclusão de clausulas elevadas e também de clausulas que protegem o clube em relação aos rivais, que têm efeito na percepção que os jovens formados no nosso clube começam a ter e eles verificam que se manterem na equipa principal do Sporting é a melhor coisa que lhes pode ocorrer na sua carreira, como se verificou com os nossos 4 campeões europeus!
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 11.08.2016 às 10:05

Era tão bom poder contorcer a realidade da forma que nos convém... O problema é quando a realidade nos choca de frente e temos de acordar. Essa teoria/bajulação seria muito válida se não existisse um documento anexado como prova ao caso Doyen, relativo ao início da época passada, onde colocamos o Patrício à venda por 9M. Não saiu apenas e só porque ninguém se chegou à frente (mais uma prova de como BdC é um mestre a movimentar-se no mercado). Assim sendo, essa tal "demonstração inequívoca do que é uma visão estratégica a longo prazo" é nada mais do "um equívoco de quem passa longos prazos com a visão fechada".
Sem imagem de perfil

De rui a 11.08.2016 às 10:29

Também concordo que é bom "poder contorcer a realidade da forma que nos convém". E nota-se. Sente-se. Cheira-se.
E só não vê quem não quer.
Ora vejamos...
Conforme o seu comentário, o presidente do Sporting pondera vender Patrício por 9M na época passada.
Deduzo, pela indignação que coloca nas suas palavras que 9M = 9 mil euros.
À Carvalho!
O mal que andas a fazer ao Sporting...
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 11.08.2016 às 13:49

Para lhe poupar essas deduções que pouco ou nada se relacionam com o assunto debatido, deixo um resumo do conteúdo dos comentários aos quais veio responder sem no entanto ter percebido o âmago da questão:

1 - Comentário de Schmeichel diz: "hoje temos uma politica muito bem definida na manutenção e valorização dos nossos activos, sendo verdade que essa estratégia tem alguns riscos associados, mas a realidade é que os interesses do Sporting têm de estar acima de tudo, e no interesse do nosso clube, é importante ter capitães e exemplos vindos da formação a jogar na equipa principal do Sporting"

2 - Comentário meu responde: "colocámos o Patrício à venda por 9M. Não saiu apenas e só porque ninguém se chegou à frente"

O antagonismo é óbvio.

Ninguém se refere um única vez a valores. Mas posso fazê-lo agora. Parece-me um número abaixo do valor de mercado do Rui, que considero andar à volta dos 15M.
Sem imagem de perfil

De Rui a 11.08.2016 às 14:27

Para mim, o assunto debatido entre Sportinguistas será sempre e tão só um. A defesa dos interesses do meu clube. Por isso não me poupe a deduções sem enquadramento, que eu não preciso.
Apenas gostaria de ver TODOS os Sportinguistas a defender o seu clube.
E não é com esse ódio doentio a quem preside os destinos do Sporting Clube de Portugal, que consegue, alguma vez, defender o que quer que seja.
Relativamente ao Rui Patrício, diz que ele não saiu porque nenhum clube se chegou aos 9M estipulados pelo Bruno de Carvalho.
Raios me partam se vejo algo de mal na politica seguida pelo Clube neste aspecto!
É o ódio, que cega?
A inveja, que turva?
Não sei.
Mas confesso, caro Goncalo, não perceber nem me rever nesse seu sportinguismo declarado.
Neste e em outros seus comentários.

Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 11.08.2016 às 16:45

A diferença está precisamente no que entendemos por defender o clube. Eu entendo que nessa defesa do clube deve sempre estar enquadrada a denúncia à falsidade e o combate à incompetência. Defendo o Sporting e não pessoas; nunca, mas nunca, confundirei o clube com quem temporariamente o preside. Mais uma vez: o meu comentário responde ao de um leitor, na tentativa de contradizer/debater uma teoria com a qual não concordo. E para isso fiz apenas uma coisa: relembrar um facto. Não uma opinião, não uma ideia, nem sequer uma notícia... mas um documento oficial assinado por um administrador do Sporting aceite em tribunal como válido e verdadeiro. A partir daí, a extrapolação que o Rui faz de nível sportinguismo, de ódio, de inveja e por aí fora, define apenas quem desses sentimentos fala, porque estão apenas na sua cabeça, não na minha com certeza. E como não tenho interesse algum em estar a medir sportinguismos, até porque somos ambos desconhecidos um do outro, finalizo aqui a minha intervenção sobre o tema. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 11.08.2016 às 17:36

Está a confundir defender o clube com defender o presidente.
Ás vezes defender o clube pode ser denunciar as incoerências, erros e limitações do presidente.
Desconfio que há uns 3 anos concordaria comigo

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 10:56

O Gonçalo fala em contorcer a realidade?! e depois escreve um comentário sobre uma qualquer coisa que a Doyen diz que disse? tenha calma e fale da realidade.... e a realidade é esta.... 4 jogadores formados no Sporting que ainda jogam no Sporting foram campeões europeus!
Isto é histórico, porque não me lembro de ter 4 titulares na Selecção a jogar no Sporting.... mas o Gonçalo como está sempre dentro da realidade, com toda a certeza conseguirá indicar-me quando é que tivemos 4 titulares na Selecção? aguardo esse seu esclarecimento, porque é importante mantermo-nos na realidade....

Dizer que ninguém se chegou à frente quando é publico a recusa de BdC a várias propostas feitas pelos nossos jogadores, é mais uma vez querer ludibriar a verdade.... e a verdade é esta.... reequilíbrio financeiro e contratos bem elaborados permitiram esta mudança estratégica no Sporting!
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 11.08.2016 às 14:00

Quando um documento aceite como prova pela mais alta instância judicial de desporto internacional, entregue pela parte vencedora do processo, é considerada "diz que disse", estamos conversados relativamente a honestidade intelectual.
Já a recusa de BdC a várias propostas, isso sim, isso é facto! Se apareceu nas capas dos jornais, é verdade com certeza... mesmo que tenha sido nos tais jornais que ainda ontem eram uns vendidos e mentirosos por insinuarem que o Slimani está de birra. Enfim...

Já agora, até acredito que este ano já tenhamos recusado várias ofertas, em particular por Slimani e João Mário. No entanto, o meu primeiro comentário referia-se apenas e só ao caso específico do Rui Patrício que repito, contrariando a sua teoria da "estratégia de manutenção a longo-prazo", foi o ano passado colocado à venda. Não saiu porque não apareceram compradores.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 14:26

Continua sem me indicar, quando é que tivemos ao longo da nossa história, 4 titulares na Selecção a jogar no Sporting?

Quanto à essa sua teoria partilhada pela Doyen, é de que BdC colocou à venda o Patricio por 9M€, mas que ninguém o quis.... desculpe mas isso cheira-me a treta! Mas independentemente disso ser verdade ou não, a necessidade ou não de vender jogadores, reflecte-se nos R&C, e se os for ler, verifica uma coisa.... houve uma reestruturação financeira que hoje permite ao Sporting ter liquidez! É precisamente essa liquidez que permite recusar propostas...
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 11.08.2016 às 16:58

O facto de termos 4 campeões europeus, titulares na final da competição e titulares no Sporting, é um orgulho para todos. Contudo não foi essa a questão inicialmente debatida, como qualquer adulto consegue perceber se ler a conversa desde o princípio. Mostrei-lhe que essa estratégia que idealiza não é verdade; o Schmeichel não acredita porque considera "teoria" e "treta" um documento assinado por um administrador do Sporting e admitido como prova em tribunal. Quanto a isso, nada a fazer, ficamos assim.

Também essa conversa do R&C não tem nada a ver para o caso. Eu sei que agora é in dizer que se leu o R&C - olhe eu não li, percebo zero de finanças e contabilidades, o que provavelmente faz de mim um sportinguista menor. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 17:48

O facto de termos 4 campeões europeus, titulares na final da competição e titulares no Sporting, é um orgulho não só para todos, como o reflexo do bom trabalho desta Direcção! Na realidade se tivéssemos BdC como Presidente há mais anos, com toda a certeza teríamos aproveitado muito melhor muitos dos talentos que formámos nas ultimas décadas...

Quando diz que existe um documento assinado, em que diz que BdC pedia 9M€ pelo Patricio, esse documento tem que data? e foi assinado por quem? eu nunca tinha ouvido falar de tal coisa.... não digo que seja mentira, digo apenas que hoje esse documento não vale de nada.... e já agora, com que intenção foi apresentado esse documento pela Doyen?

Não leu o R&C, mas não faz mal... mas sabe que já não estamos sobre processo do fairplay financeiro da Uefa, ou não? e isso é resultado do quê? milagre da nossa senhora de Fátima ou da reestruturação financeira implantada por esta direcção?
Sem imagem de perfil

De Jorge a 11.08.2016 às 12:18

Coisas que aprendi:

1. vender um puto de 18 anos que, até pela idade, ainda tem riscos de não dar em nada, por 35 M ja + 5 quase certos + 40 se for realmente uma "fera" é mau negócio;
2. Perante a perspectiva de ficar no Sporting com BdC como presidente, os nossos miudos já nem ligam a Barças, Reais, MU's, etc.;
3. Já não temos ex-capitães nossos a jogar nos rivais. O carrillo não pertencia ao lote dos capitães, pois não? check!
4. BdC tem uma visão estratégica a longo prazo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 12:40

É sempre bom aprender umas coisas, vamos evoluindo....

1- quanto é que o Renato não valorizou no Euro?! não reconhecer isso, é não entender o que significa um jogador de 18 anos titular numa final europeia.... dou o exemplo do André Gomes que teve exactamente o mesmo valor de mercado do Renato, logo considero uma má venda por parte do benfica!

2- está ver.... os nossos jovens agora olham para o Barça, Reais, MU's, logo é bem melhor do que antigamente, em que o sonho era jogarem de azul e branco.... e foi há bem pouco tempo!

3- acho que o Carrillo nunca foi um capitão do Sporting!

4- Sem duvida.... poderá comprovar essa visão de futuro quando inaugurarmos o novo pavilhão ou quando p.ex. definimos clausulas elevadas que foram alvo de gozação inicial e hoje todos copiam.... é isto visão! Uns falam, outros fazem...
Sem imagem de perfil

De PSG a 11.08.2016 às 13:21

Vive claramente numa realidade paralela.
Para qualquer clube Português, as clausulas de rescisão são uma mera pró forma, nenhum jogador aufere em Portugal uma remuneração que seja consentânea com a clausula de rescisão, logo quando aparecem clubes interessados no jogador muito dificilmente cobrem as clausulas até porque sabem que o fator vencimentos os favorece na negociação.
Assim os clubes tem por um lado de negociar um valor de venda e conseguir gerir as espetativas do jogador, até porque somente dizer não porque a clausula é X não é solução. Aqui desempenham um papel essencial os empresários e para isso é importante que existam boas relações. Esta é a parte mais obscura do processo no fundo porque temos a intervensão de uma entidade cujo principal objetivo é ganhar dinheiro...mas é assim que o mercado funciona e não adianta esconder a cabeça.

Agora essa politica que considera brilhante de BdC de fazer na prática ouvidos de mercador ao modus operandi instalado só vai prejudicar o clube. É importante perceber que neste processo os clubes acabam por ser os elos mais fracos.
No futuro e perante tanta inabilidade o que vai acontecer é o jogadores deixarem de fazer renovações antecipadas dos contratos e esperarem sempre pelo ultimo ano, nessa altura a capacidade negocial do clube fica praticamente reduzida a 0.

Em relação ao Renato aqui fica uma pergunta, era melhor vender o jogador por 50M€ agora (que é uma utopia) ou vender como foi vendido por 35M€ e + 45M€ por objetivos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2016 às 14:01

A definição de clausulas elevadas hoje são imitadas tanto pelo benfica como pelo porto.... logo é apenas a confirmação de que no interesse do clube, é sempre positivo ter todos os jogadores com clausulas elevadas já que se protegem de eventuais valorizações repentinas!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 14:36

Não acredito nisto mas vou citar o JJ!

Uns criam outros copiam :)

Agora mais a sério as elevadas clausulas servem de proteção ao clube que aposte num jogador em nada têm haver com o salário do jogador.

Se o clube baixar a clausula baixa o salário !? Não pois não :).
Se o clube der uma clausula mais baixa o jogador aceita receber menos no salário !? Não pois não :).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2016 às 14:56

Sérgio,

Tudo em moderação e dentro de um contexto realista.

Entre outras, achei uma autêntica absurdidade a cláusula de 45 milhões no Beto, um jogador com 34 anos, em fim de carreira e que nem sequer tinha clube.

Por estes vincados exageros, entre outras considerações, perdemos Eric Dier. E não venham citar os 5 milhões novamente... já conhecemos essa história.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.08.2016 às 15:02

Rui,

É uma estratégia que será válida para a maioria dos casos (45 M€ para todos expecto para avançados em que é de 60M€ salvo erro), não havendo tratamento diferenciado é mais facilmente aceite por todos.

No que toca a Dier prevendo ele as dificuldades que seria negociarem com BdC aproveitou para sair pela "porta do cavalo" que disponha.

Amigos na mesma decidiu o que seria melhor para ele ... obviamente que temos todos pena que assim tenha sido.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.08.2016 às 10:35

Se de facto a proposta do Inter for de 45+5 eu aceitaria. Destes 45 temos direito a 75%, ou seja, 33,75M. Imaginando que daqui se possa usar para finalizar a contratação do lateral esquerdo e usar entre 5M a 10M para tentar arranjar um ponta de lança de jeito.

Quero falar aqui de outro assunto, que é o caso do Podence, de quem eu apostava muito. Penso que ele poderá render muito não como 2º avançado mas como ala a vir para o centro. Ele é rápido, tem explosão mas não é tão forte no jogo de costas para a baliza, o que é exigido a um 2º avançado.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 11.08.2016 às 10:41

EMMANUEL MAS

Uma posiçao em que apresentamos algumas fragilidades , com a falta de qualidade de Marvin e o inconstante Jefferson.
Emmanuel Mas é um jogador de grande qualidade , muito completo a defender e principalmente a atacar fazendo piscinas no seu corredor esquerdo ,durante todo o jogo , sería interessante termos este jogador algo semelhante (mas mais ousado e de maior capacidade tecnica) a Schelotto .
A equipa a ter 2 laterais super ofensivos a ganharem facilmente a linha de fundo e ao mesmo tempo com tremenda capacidade para fechar sería o quase perfeito.

Mas apesar da equipa ter essa necessidade na lateral esquerda entendo que a prioridade continua a ser a de ponta de lança , necessitamos de mais 2 jogadores para essa posição , e a "cabeça" do Slimani é ainda uma incógnita neste momento

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo