Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Debate livre (5)

Rui Gomes, em 20.02.15

 

media_p18nb6eri38jcf7ifqb1mb814bd3.jpg

 

Adiei para hoje o já consuetudinário debate livre, devido ao jogo com o Wolfsburg. O leitor tem assim mais uma oportunidade para abordar qualquer temática do seu maior interesse, de momento. Eis três sugestões da minha parte, sem obrigatoriedade alguma de serem comentadas:

 

1. Face ao que ocorreu na Alemanha, quais são as possibilidades realistas de dar a volta ao resultado em Alvalade e passar esta eliminatória ? Deverá Marco Silva adaptar outro sistema de jogo e/ou mexer no onze inicial ? Fredy Montero justifica a titularidade ? Ryan Gauld e/ou Wallyson deverão ser integrados na equipa inicial e em detrimento de quem ?

 

abola.jpgrecord.jpg

 

2. Os Prémios Laureus, considerados os Óscares do desporto, serão entregues no dia 15 de Abril, em Shanghai. Cristiano Ronaldo é novamente candidato a desportista do ano. Curiosamente, o galardão nunca foi entregue a um atleta de uma modalidade colectiva. O piloto da Fórmula 1, Sebastian Vettel, venceu no ano passado e Lewis Hamilton é também candidato este ano, assim como o golfista Rory McLlory. a) Será justo que um atleta individual seja preferido sobre um atleta de uma modalidade colectiva ? b) Um piloto da Fórmula 1 é verdadeiramente um "atleta", ou até um golfista ? 

 

3. É expectável ou até inevitável - benéfico / prejudicial - que o Sporting venha a perder a maioria da SAD ?

 

publicado às 05:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 20.02.2015 às 08:48

Bom dia,

Há uns anos atrás, foi Maio, este ano, parece que é Fevereiro. Sobre as nossas possibilidades para dia 26, penso que vai depender muito se temos ou não Slimani, e se, MS deixar de ser tão conservador na convocatória. O Sporting sofre quase sempre golos e poucas ou nenhumas oportunidades de golo cria, em lances de bola parada, pelo que urge, dotar o banco de mais criatividade (Gauld e Wally) além de outra opção ofensiva (Rubio ou Sacko) afim de no dia 26 jogar para um único resultado, vitória por 3 golos de diferença.

Penso que o prémio Laureus, deva ser entregue a um desportista que tenha estado em destaque, tanto desportivamente, como nas atividades extra desportivas, pelo que, não tendo conhecimentos de todos os nomeados, não tenho opinião formada.

O perder ou não a maioria da SAD, penso que em parte, vá depender dos acordos de patrocínios futuros. A visão romântica, é que poucos benefícios trará e podemos ter o risco de um aumento considerável dos preços dos bilhetes e restante merchandising devido aos investidores pretenderem retorno imediato ( Os casos do Chelsea e Paris St Germain, são disso exemplo). Sendo mais pragmático, na eventualidade de acontecer, poderá existir um crescimento no investimento da equipa principal aumento dessa forma a nossa capacidade competitiva.

Sl
Sem imagem de perfil

De Zargo a 20.02.2015 às 16:41

Pelo que vou lendo por aqui e por ali creio que se consolida entre os sportinguistas a inevitabilidade da perda pelo Sporting Clube de Portugal da maioria como accionista da Sporting SAD. E não deveria ser assim, porque o nosso Clube, irreversivelmente, deixará de ser o que sempre foi. Irreversivelmente, acrescento.

Esta minha ideia consolida-se quando, não bastando os que sempre defenderam esse caminho, surgem novos adeptos leoninos com a conversa de ser uma ideia romântica e ultrapassada, vão buscar o exemplo dos clubes estrangeiros x, y ou z ou, pior ainda, vêm com a conversa do reforço da equipa profissional.

Bruno de Carvalho é o presidente e, por isso, ponho os olhos nele. No entanto, verifico que a sua opinião mudou sobre esta matéria em pouco tempo.
Na campanha eleitoral afiançou ao Correio da Manhã, que “o meu interesse é que o Sporting mantenha a maioria, que são 51%. Até lá, claro que sim, há essa possibilidade de alienação.” http://www.supersporting.net/o-meu-interesse-e-manter-a-maioria-da-sad-bruno-de-carvalho/ em 20.3.2013.
No entanto, em entrevista ao Jornal de Negócios, em 25 Setembro 2013, já apresentava a questão de outra forma, quando questionado da seguinte maneira: Mas não será surpresa se a Holdimo ficar com a maioria da parte do capital da SAD que não é do Sporting?
BdC respondeu que “Sinceramente, não estou nada preocupado, desde que o Sporting mantenha a maioria do capital. E digo-lhe: eu não veria [esse reforço angolano] nada com maus olhos.”
A um leitor minimamente atento isto faz toda a diferença!
À cautela, para sensibilizar os sportinguistas BdC afiançou: “A Holdimo está disponível - teve uma excelente visão empresarial, também porque o seu líder, Álvaro Sobrinho, também vibra muito com o Sporting, é um sportinguista fanático -, para ser nosso parceiro num projecto que é colocar o Sporting no lugar de topo do futebol nacional.” https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/category/bruno-carvalho/page/2/

A reestruturação financeira do Sporting, tal como foi feita por BdC, implicou a conversão de uma dívida à banca, com prazo de 12 anos, no valor de 80 milhões de euros em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em Acções da Sporting SAD (VMOC) a um preço de um euro cada e com uma taxa de juro anual bruta condicionada de 4%. Esta operação consiste na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD pelo Banco Espírito Santo (24M) e Banco Comercial Português (56M). Criou-se, assim, uma dívida para amanhã ser paga. Uma nova dívida, portanto, que será impagável.

Receio que esteja escrito nas estrelas: em 2025, o mais tardar, o Sporting Clube de Portugal perderá a maioria como accionista da Sporting SAD!
Então, quem sabe, o presidente do Sporting será Álvaro Sobrinho e Bruno de Carvalho ficará a dirigir o Departamento de Futebol. Isto, se o Sobrinho tiver paciência para aturar o Carvalho, é claro!
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.02.2015 às 08:58

Marco Silva mais uma vez demorou demasiado tempo a ler o jogo e a fazer substituições que se impunham. Sofreu um golo logo aos 46m, ok não estava nos planos. A equipa já aos 55m pedia uma substituição (Rosell estava em campo a fazer o quê? E já com 1 amarelo) e só aos 68m fez a 1ª, não sem antes ter sofrido outro golo. Mas o mais "hilariante" foi quando fez a 2ª substituição.....aos 80m. Absolutamente patético. Ridículo.

Eu culpo a perda deste jogo em 90% no treinador. Mete sempre os mesmos jogadores, não dá hipótese a Gauld e Wallyson que são claramente jogadores talentosos, insiste sempre na mesma tática, sempre no mesmo tipo de jogo independentemente do adversário, não se adapta a ninguém e demora muito a ler o jogo.

A partir do minuto 55 era claro e obvio o que havia a fazer: tirar Rosell (que mais uma vez não faz nada no jogo desde o 1º minuto) e colocar Tanaka, descendo Montero um pouco para aproveitar a sua construção de jogo.

Para mim, pior que a oportunidade de golo flagrante do J.Mário é a FALTA de oportunidades de golo que a equipa não consegue criar. E, claro, mais uma vez, terminamos um jogo com mais faltas feitas que os adversários.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 10:28

Eu gosto de MS, mas ainda é muito verdinho, tal como a equipa!
Tem demorado a fazer as substituições que a equipa precisa; confia pouco nos substitutos com pouco renome(exemplos demora na aposta em P.Oliveira e Tobias, não esquecer que preferiu Mauricio e Saar; demora na aposta em Gauld; demora na aposta em Tanaka; Nani que não tem jogado nada, nunca é substituido, etc). Foi precisa a famosa guerra com a Direcção para apostar em determinados jogadores... guerra à qual ele próprio não foi totalmente alheio!

Mas vai aprender com estes erros, espero eu, porque tem boas características como treinador, mas exige-se mais profissionalismo; empates em casa com Moreirense, Paços, Belenenses, não se podem aceitar, tem de haver mais entrega e exigência; e era isso que BdC tentava transmitir nessa altura da época (comunicado a seguir ao Guimarães). Esta equipa tem qualidade, mas falta-lhe intensidade, que se paga caro em jogos contra equipas como Wolfsburgo...

Não esquecer que MS é o 2º treinador mais jovem das competições europeias... o mais novo é o AVB, mas esse tem a escola toda do Porto e do Mourinho...
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.02.2015 às 11:12

"Mas vai aprender com estes erros, espero eu..."

Também eu. Por mim deve fazer a próxima época (2015/2016) toda e se em Maio de 2016 não mostrar que evoluiu, é manda-lo embora. Mas considero que merece fazer 2 épocas no clube, pelo menos, para mostrar que pode evoluir e melhorar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 10:03

Proponho o debate sobre a necessidade de entrada na equipa principal de Gauld ou de Wallyson. O Rui questiona para o lugar de quem, para mim é óbvio, para o lugar de Adrien que não tem jogado nada...

Na minha opinião Adrien tem sido um dos responsáveis pela instabilidade defensiva da equipa, dado que perde a bola constantemente em rodriguinhos no meio campo, permitindo contra ataques quando estamos desposicionados; outra coisa que me tira do sério, é a falta de intensidade defensiva dele, como exemplo, o 1º golo do Wolfsburgo, em que o Naldo que é um defesa central de 1.96m consegue sair a jogar no meio campo, e o Adrien não cai em cima dele, deixando-o jogar. Uns jogos no banco faziam-lhe bem!

Eu apostava no próximo jogo para o meio campo em: William, J.Mário (no lugar do Adrien) e Gauld.
Sem imagem de perfil

De OCR a 20.02.2015 às 10:48



Agora o Gauld! Pois!

Parece que a pressão para que o Rosell fosse incluído na equipa acabou, como se ele alguma vez tivesse provado alguma coisa em campo, durante as vezes que tem jogado.Então com a exibição de ontem...Agora parece estar na calha o Gauld.Que seja lançado, mas se tiver o azar de jogar mal, lá se vai mais uma aquisição do BdC (esta custou 3,5M€) por água abaixo.

Os brunistas têm sofrido da mesma impaciência que o seu Deus, com a exigência constante ao Marco Silva, para fazer jogar as suas aquisições, logo que um jogador titular passa por um mau momento.
Espera-se agora que o Gauld jogue e que seja capaz de provar já ter capacidade suficiente para fazer parte da equipa principal. O pior é se lhe acontece o mesmo que ao lançador inexperiente de foguetes, que depois de acender o rastilho, não conhece o "tempo" necessário para os largar, acabando por lhes rebentarem nas mãos ou caírem perto.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 11:20

OCR,

vamos por partes:
- você no inicio do ano, diria que a nossa melhor dupla de centrais seria o P.Oliveira e o Tobias? muito provavelmente teria a mesma opinião de MS, e tinha apostado em Mauricio e Saar... se como você diz, os brunistas exigem que joguem as aquisições, dou-lhe outro exemplo, vitória em Braga, com o golo do tanaka (porquê tanta espera na aposta no japonês?)

- Rossel, na minha opinião ontem jogou melhor que Adrien...

- quanto ao Gauld, não digo que deveria ser um titular indiscutível, mas um jogador que deveria entrar de vez em quando (coisa que não acontece...). Repare que Gauld actualmente fez agora 19 anos, mas já possui no currículo com mais de 40 jogos na 1ª Liga Escocesa, portanto trata-se de um talento, que deveria ser mais explorado, só isso... Acho que pôr-lhe já a pressão da titularidade, iria ser contraproducente, mas deveria ser aposta mais vezes (só jogou 1 jogo, fazendo cerca de 20 minutos na 1ª Liga, é muito pouco...).

Sem imagem de perfil

De OCR a 20.02.2015 às 12:02



Desde sempre pensei que o Tobias tinha um potencial que outros que alinhavam na equipa principal nunca tiveram.E quanto à dupla Oliveira/Tobias, só um cego é que não via que cedo seria a dupla titular, depois de analisar bem os centrais que fazem parte do lote de jogadores. Evidentemente, que se lá tivessem ficado o Dier e o Rojo, eles estariam a seguir.

Só porque o Gauld tem mais de 40 jogos na liga escocesa dá-lhe categoria suficiente para ser titular do Sporting?! Mas a Liga Escocesa é o quê no futebol europeu?

Mas meu caro! Eu conheço jogadores que têm mais de 100 jogos na 2ª. Liga e que nunca evidenciaram categoria para sequer jogar na equipa B do Sporting.

Deixe-se de tretas.Se o Gauld fosse um jogador acima da média já se saberia e, possivelmente, nunca teria chegado ao Sporting. Ou pensa que os "olheiros" do país de sua majestade andam a dormir? E depois, peço para que designe um grande jogador estrangeiro com 18 anos contratado pelo Sporting.Eu não me recordo.
Devia-se era dar oportunidades ao Iuri Medeiros, Podence e outros, que saíram da nossa formação e sem custarem fortunas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 13:22

"Só porque o Gauld tem mais de 40 jogos na liga escocesa dá-lhe categoria suficiente para ser titular do Sporting?! Mas a Liga Escocesa é o quê no futebol europeu?"

Não se esqueça que ele estreou-se com 16 anos; tendo o ano passado, feito 39 jogos/8 golos, numa época que quando iniciou tinha apenas 17 anos... parecem-me bons dados estatísticos!
A Liga Escocesa não de top, mas é uma liga bastante física e competitiva, não sendo fácil para um jogador com o físico de Gauld ser titular, logo tem de ser um jogador acima da média!

Eu não referi que ele tem de ser titular, mas sim que deveria ser aposta mais vezes, já que só jogou 20 minutos no campeonato...
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.02.2015 às 11:47

Depois de ter visto os comentários ao jogo nem sei que diga. Vi a pedirem a cabeça do treinador a dizerem mal do Adrien, para mim o único jogador de classe que esteve em campo. O único jogador sem medo de ter a bola e a driblar adversários para causar desequilíbrios, lembro-me de uma jogada em que rodeado por 3 alemães pisou a bola com um pé, rodopiou e saiu a jogar com o outro. Foi isto que fez falta. Jogadores sem medo de ter bola e a conseguir arranjar espaços.
João Mário muito esforçado mas acaba sempre a ser inconsequente. Montero é o que se sabe. Mas há mais. Nani fez um jogo miserável... recebia a bola, parava, fazia várias simulações (parado) acabava a tocar a bola para o lado ou para trás. Carrilho esteve também muito mal. Também ele borrou-se todo quando se viu sozinho frente ao GR. E ele só tinha de fazer o mesmo que o Bart Gost fez no 1º golo. Era naquele poste para onde ele tinha de atirar. Mas pronto, é por isso que os jogadores do Wolfs custam o que custam e os nossos custam amendoins.
A culpa é do treinador? Que Carrilho faça aquilo? Que João Mário sozinho na área cabeceie daquela maneira? Que jefferson tenha mais uma paragem cerebral e esteja a colocar o Gost 2m em jogo??
Não me parece. Acho que a equipa teve bem na primeira parte e continuaria na 2ª se não tivesse sofrido logo aquele golo no 1º minuto... Foi azelhice, foi falta de classe, mas o que há a fazer?? É o que temos... quem dá aquilo que tem a mais não é obrigado. A verdade é que o Wolfs tem jogadores com mais classe e isso é claro como a água. Aquele segundo golo para mim não é azelhice da defesa do Sporting, é futebol de classe do Wolfs. Aquele cruzamento é meio golo, tenso impossível de o GR chegar e muito difícil para um DC cortar. Aliás na 1ª parte já tínhamos visto um semelhante que o Paulo Oliveira quase metia dentro da baliza.

É classe. É futebol. Por isso na minha opinião o Wolfsburg é superior, mereceu ganhar e não tenho a menor dúvida que vai passar a eliminatória. Mesmo que perca em Alvalade, vai sempre espetar um golinho...



Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 12:00

SMCM,

Sobre Adrien "...O único jogador sem medo de ter a bola e a driblar adversários para causar desequilíbrios, lembro-me de uma jogada em que rodeado por 3 alemães pisou a bola com um pé, rodopiou e saiu a jogar com o outro..."
Sabe em que posição é que o Adrien joga?!? não é a extremo nem avançado... é apenas a médio de cobertura, deveria é jogar simples... é o oposto!

Eu lembro-me mais é do 1º golo do Wolfsburgo, em que ele não pressiona o Naldo, um defesa central, que entra pelo meio campo do Sporting... isto sim, é responsabilidade dele... não andar sempre a fintar e a fazer rodopios... mas sim fazer as compensações defensivas necessárias!

SL
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.02.2015 às 12:30

E lembra-se de um passe para o Tanaka tipo cabrito que passou por cima da defesa, pena foi que o Tanaka correu na direcção contrária? Isto é classe. É o que faz falta. Agora é óbvio que se só ele é que arrisca, também vai perder bolas. Além disso ele é médio, não é trinco. Se o nosso médio não pode ser criativo quem é que vai ser???? O avançado?? E depois dizem que falta jogo interior!! Mas quando um médio se agarra à bola e a tenta transportar, afinal ele está lá é para defender!!. Por favor. Faltam é mais jogadores que não tenham medo de transportar a bola. No meio preferencialmente!..

O Deco também perdia muitas bolas. Estava lá o Costinha para recuperar...


O primeiro golo a culpa é do Adrien? Não será do jefferson? Vamos lá ver um coisa, eu nunca fui jogador profissional, mas fui treinador (não profissional) amador de escalões jovens. É absurdo achar-se ou exigir que os jogadores estejam permanentemente em cima dos adversários. Quem acha que é assim que se joga não percebe nada de futebol. Se assim fosse os jogadores estavam sempre desposicionados e rebentariam fisicamente ao final de meia hora. Há um tempo em que se deixa o adversário vir com a bola e há um tempo em que se ataca. No primeiro faz-se marcação à zona, no segundo é ao homem. No primeiro estamos preocupados em fechar linhas de passe, no segundo já vamos tentar anular um jogador.
Sempre fiz e sempre disse aos meus jogadores: não saiam das suas posições só porque um tipo vem com a bola. Alguém vai ter de ir, mas não vão todos. E por vezes tem de se esperar na sua posição pelo adversário. Há outra regra muito usada, em caso de desequilíbrio, é melhor deixar um DC adversário com a bola, que em principio é mais cepo com ela, do que deixá-lo passar a bola a um avançado ou criativo. Isto é básico.
Há um lance de contra ataque do wolfs na 2ª parte, em que vão 4 jogadores para 3 jogadores do SCP pela esquerda (acho que era o Paulo Oliveira) que inicialmente começa a correr para o ala esquerdo do wolfs depois olha e vê que está a abrir a defesa no meio, deixa o ala e espera por ele no centro do terreno, acompanhando-o à distância. Graças a isso o ala do Wolfs não soube muito bem o que fazer, foi andando até à área, acabando por cruzar sem perigo. Isto foi inteligência. Foi muito bem jogado pelo Defesa. Esperar e fechar o espaço. Podia não ter resultado e iam dizer que houve falta de atitude, que o jogador não tinha classe, que era jovem etc, mas a verdade é que é quase uma questão de probabilidade. Abrindo o espaço tenho 80% de possibilidade de isto correr mal. Fechando tenho 20%. Qual é que escolho?

No meio campo é também assim que funciona. A posição de médio é a mais desgastante num jogo. Se vão a todas não aguentam nem a 1ª parte. Aliás porque é que o Rinaudo não dava no SCP?? Por causa disso mesmo. Como 6 saía demasiadas vezes da sua posição. Abria autoestradas no nosso meio campo. E estávamos sempre a levar golos a torto e a direito. Na altura o que me pareceu é que o Rinaudo era mais 8 do que 6. Mas colocavam-no a 6... era uma desgraça.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.02.2015 às 13:30

SMCM lamento discordar na sua opinião na lance do primeiro golo, a culpa reparte-se entre Adrian e Jefersson , Adrian por 2 vezes podia ter resolvido o problema e á 2ª deveria ter feito falta arriscou o corte numa zona que já não podia falhar e falhou e o alemão ficou liberto frente aos centrais que muito bem esperaram sem irem á queima , só que o avançado alemão que Jeferson marcava foi esperto e advinhou e arriscou arrancar e ganhou imediatamente o avanço e deixou Jeferson no "ya te fuiste" este percebeu imediatamente que já não o agarrava e tentou o fora de jogo que não estava.
A bola depois foi-lhe bem metida e de frente ao Patrício só teve que escolher o lado.
Concluíndo dou 75% de maiores responsabilidades ao Adrian que devia ter percebido que caso falhasse o corte teria que fazer falta.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 13:42

"...Além disso ele é médio, não é trinco. Se o nosso médio não pode ser criativo quem é que vai ser???? O avançado?? E depois dizem que falta jogo interior!! "

Existem tácticas diferentes para cada tipo de jogo... não digo que ele não pode ser criativo, digo apenas que não pode arriscar perder a bola no meio campo a fintar, ainda para mais, ontem jogámos sem o William, logo o Adrien tinha maiores responsabilidades defensivas do que o normal (não cumpriu a sua parte...), não esquecer ainda, que jogámos contra uma equipa que fez 4 golos ao Bayern... não estamos a jogar com o Baixa da banheira!


"...É absurdo achar-se ou exigir que os jogadores estejam permanentemente em cima dos adversários." Como é óbvio...

Veja como é que o William defende... não tem nada a ver com o Adrien, ou tem? é que nós podemos cortar a linha de passe apenas com o nosso posicionamento, coisa que o Adrien não sabe fazer.
A maior falha no 1º golo prende-se com o posicionamento defensivo da equipa após a perda de bola (tanto na falta de agressividade do Adrien, como no posicionamento do Jefferson que creio que é ele que coloca o jogador do Wolfsburgo em jogo). E aqui a responsabilidade também é um pouco do treinador, porque tínhamos acabado de iniciar a 2ª parte, e não havia a concentração necessária.


Nota: não é por acaso que o Adrien só tem 1 internacionalização... os vários seleccionadores sempre entenderam que ele não tem a intensidade necessária para jogar naquela posição (André Gomes e Joao Mário já lhe passaram à frente).
Sem imagem de perfil

De m1950 a 20.02.2015 às 13:29

SMCM , se me permite a intromissão , o lance em que ele rodopia nos 3 jogadores acaba de que forma ?? Não é o lance aos 80 e tal minutos... no meio campo defensivo , e para trás que acaba o seu rodopio à Zidane ?? Meter um passe por cima é criatividade , quando não ve para que lado vai o Tanaka mas passa sim para onde ele está ??

Meu amigo o Adrien não joga nada.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.02.2015 às 16:10

O Tanaka começa a correr quando o passe é feito. O passe é bem feito. Cai no sítio certo (entre o GR e a defesa), não vai para a bancada nem vai com força. É mal compreendido pelo avançado. Os passes a rasgar nunca vão para o pé do jogador que recebe e não é por isso que são mal feitos. Demonstram leitura de jogo e boa execução. O outro jogador tem que ir lá busca-la. Quem fez passes desses? Só o Nani fez aquele para o Carrilho.
O lance do Cédric para o João Mário também muito bom. Mas foi isto... É pouco.

Sim o lance é aos 80min, mas demonstra a confiança que o jogador tem. Aos 80min entrou o André Martins e o que se lembra dele??
Sem imagem de perfil

De m1950 a 20.02.2015 às 13:40

"Há outra regra muito usada, em caso de desequilíbrio, é melhor deixar um DC adversário com a bola, que em principio é mais cepo com ela, do que deixá-lo passar a bola a um avançado ou criativo. Isto é básico."

O Adrien saiu ao Naldo à queima e para mostrar que não sabe jogar futebol , no segundo dribble que leva dá o meio para levarmos aquele passe de um central.Isto matou o jogo do Jefferson que está em baixo desde o passe que fez para o Jardel , foi apanhado ele em contrapé e não conseguiu mais voltar ao jogo , tanto que há mais outro lance onde mete o Bas Dost em jogo.

Deco ? Quer comparar um tecnicista puro com o Adrien , um mágico com um jogador lento , lento a pensar , lento a soltar , agarra-se a bola inutilmente , fraca capacidade de progressão com a bola, nem sabe que tem de baixar o corpo para rematar , quando remata ou é em cheio e da golo ou é bola para as couves , depois mete aquele cara "ai que azar" e passa mãozinha pelo cabelço. Que jogador mediocre.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.02.2015 às 16:00

Eu não estou a comparar o Deco com o Adrien. Quanto muito a semelhança é mais com o Maniche ou Alenitchev. O que estou a dizer é esses jogadores transportavam a bola. Não tinham receio de a ter. E como acontece sempre, quem tem bola arrisca-se mais vezes a perdê-la do que quem a passa logo assim que a recebe.

O jefferson (que eu acho que para o campeonato português é mais do que suficiente e com um rácio benefício/custo muito bom) é que esteve mal. Os laterais que são o último jogador de um lado têm a obrigação de estar sempre a olhar para o posicionamentos dos centrais e a alinharem-se. Não são os centrais que se alinham com os laterais. O jefferson não só não acompanha o adversário como nem se alinha com a defesa. Bastava ele ter parado que o Bas Dost tinha ficado fora de jogo. E o lance era inconsequente.

Acho o erro do Jefferson muito mais palerma do que o "imperdoável" "hipotético" erro do Adrien.

Desculpem não concordar, mas para mim Adrien é daqueles jogadores que é rendimento mínimo garantido. Não vou dizer que é um Pirlo. Claro que não. Mas é de longe o melhor médio que o Sporting tem neste momento. É dos que corre mais, que está mais vezes em jogo, chuta (mal como todos os jogadores do Sporting, mas chuta) e não tem medo de transportar a bola (medianamente, como todos os jogadores do Sporting) e passa. Basta ver o aproveitamento que tem nos penalties. É um jogador que não treme. Joga sempre bem? Claro que não. Tem falhas? Claro, caso contrário não estaria no Sporting. Temos melhor? Não me parece.

Adrien - 1200minutos 3golos
João Mário - 1000minutos 3 golos. É muito pouco para um médio ofensivo. Eu gosto do João Mário, mas para criativo falta mais finta, mais drible, não basta correr e fazer passes que os colegas não conseguem dominar em condições.. é melhor que o André Martins mas não chega.

Mais depressa substituía o João Mário pelo Gauld ou Podence, do que o Adrien pelo João Mário.


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.02.2015 às 16:41

SMCM,

Não quero ser chato, nem quero atacar em excesso o Adrien, mas os dados estatísticos que referiu não estão 100% correctos.

dados todas as competições:
- Adrien: 2350 minutos / 5 golos (2 de penalty) - 13 amarelos e 1 expulsão
- J.Mário: 2012 minutos / 6 golos - 4 amarelos

dados só do campeonato:
- Adrien: 1594 minutos / 3 golos (1 de penalty) - 11 amarelos e 1 expulsão
- J.Mário: 1185 minutos / 4 golos - 1 amarelo

É normal alguma desta estatística beneficiar o J.Mário, porque joga mais adiantado no terreno (tem hipótese de marcar mais golos e ter menos amarelos), mas é indicadora de alguma coisa...

SL
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 20.02.2015 às 11:51

A mim o que me custa mais é ver que o MS tem medo de tirar o Nani, mesmo estando ele num momento deplorável, em que só prende jogo, como se fosse o cerne da equipa. E para o Montero não sei quanto é mais possível esticar a paciência. Já aqui tive esta discussão com o Julius, que defende o seu estilo de jogo, mas eu acho lamentável a falta de garra, compromisso e responsabilidade que ele hoje demonstra. Parece um gatinho. A verdade é que não temos ovos para a omolete que nos propusemos fazer. Ontem foi um dia mau até para os centrais, embora eu ache que por aí podemos estar descansados. Faltam Wallyson e Gauld no meio-capo, sem dúvida, pelo menos como alternativas. E Falta um matador. Mas, mais do que isso, falta espírito de campeão, mentalidade de grande, ir às bolas divididas e ganhá-las, deixar tudo em campo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.02.2015 às 12:47

Leio aqui alguma confusão de pensamentos no que o Marco Silva deveria fazer , meter este e aquele tirar este e aquele mas esquecem o essencial a base recomendada para fazer frente a uma equipa como este Wolfsburgo de futebol moderno de tremenda pressão e saídas supersónicas com passes precisos.
Vamos pensar com cabeça, nao se pode mudar demasiado a nossa equipa com risco de perder a unica arma que temos para os conseguir parar que é a rotina de jogo, o conhecimento profundo entre jogadores para a possibilidade dos passes sairem com menos erros, para que as movimentações sejam melhor sincronizadas principalmente no fechar quando perdemos a bola, mexer mais é arriscar mais.
Estes alemães fazem sangue ao mínimo erro e gostam quando o adversário tenta novas experiencias para o aniquilarem.
Só temos uma possibilidade de os contrariar é jogarmos o que sabemos nos passes curtos e rápidos sem perder o controle da bola , fazer correr a bola e não correr com ela e só com os jogadores mais rotinados temos mais hipóteses de o conseguir.
Temos o problema da baixa de forma de alguns jogadores chave como Nani e Adrian as limitações de Cedric e a inconstancia de Jeferson , mas em todo o momento a forma pode chegar , e vamos acreditar que vai chegar no jogo em alvalade aí já teremos tambem o William. mas na verdade contra esta equipa alemã não á espaço para outros tipos de risco. Temos que ir como o que de melhor temos.
Sem imagem de perfil

De David anónimo a 20.02.2015 às 15:43

Caro Julius coelho
Tenho lido os seus comentários e análises que são notáveis e interessantes. E partilho da sua forma de pensar o futebol. Sou treinador de uma equipa da nossa 2 liga. Gostaria de partilhar consigo opiniões.
Somos sofredores do mesmo clube :)
Pedia - lhe a amabilidade do seu contacto para o poder contactar. Li também q foi ou ainda é treinador. Pergunto qual o seu nível.
Se vive em Portugal ou fora do país se tem interesse e disponibilidade de eventualidade de trabalhar comigo na minha equipa técnica.

Os meus agradecimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.02.2015 às 16:06

Caro David,

Desculpe a minha intervenção, mas caso o Julius não deseje expor-se abertamente aqui no blogue, pode enviar o seu contacto para o endereço electrónico do blogue e eu responsabilizo-me de o passar a ele. A partir desse ponto, poderão comunicar completamente em particular.

Cumprimentos

camaroteleonino@outlook.com
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.02.2015 às 22:25

Caro David agradeço as suas palavras , fui sim treinador , treinei faz já 6 anos , 2 equipas no Peru na divisão equivalente á 2ª liga portuguesa , fui campeao de Distrito e departamental, regiao de Ucayali.
Agora vivo em Marrocos como agente de negocios internacionais.
Tenho muito gosto em conversarmos e trocarmos opiniões, tem o meu endereço electronico jucajuca01@hotmail.com.
Quanto a voltar a Portugal nao está nos meus planos tão próximo penso inclusive voltar á America do Sul tambem para os negócios internacionais quizá volte a treinar por lá, recebo muitas vezes pedidos dos presidentes de algumas equipas que gostariam que eu volte para treinar.
Espero o seu contacto e mais uma vez os meus agradecimentos.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 20.02.2015 às 13:15

1ª opção: Não faz sentido uma equipa grande levar 2 médios defensivos puros a jogo , Sarr e Rosell por Rabia que apesar dos erros tem potencial para ser um excelente número 6 , e faz a posição de defesa central melhor que Sarr. Nesta opção ganharia 1 espaço que poderia servir para ter 3 pontas - Slimani , Montero , Tanaka.

2ª opção: Sendo Gauld um jogador com características distintas dos outros médios a sua inclusão torna-se obrigatória , +Rabia - Sarr e Rosell dava também espaço a que Gauld entrasse.
Depois o dilema , temos um jogador com ordenado incrível pois Jorge Mendes ameaçou que ia para o Porto , mas é um jogador tecnicamente banal e os treinadores estão viciados na sua única qualidade que é agressividade sobre o portador e a ocupação de espaços quando não tem bola , o problema é quando tem bola é muito fraco para ser titular do SCP.

Aqui Martins teria de ser desconsiderado tendo em conta o estatuto de Adrien , para Mallmann poder ser opção. Devo dar a nota que Mallmann faz com qualidade as 3 posições do meio campo , sendo que tem mais profundidade que os nossos 3 médios e desequilibra se necessário e também tem rotação para ser agressivo sobre o portador.

A opção de jogo imediata é dar profundidade e verticalidade ao meio campo do SCP , sendo que esta opção ajudaria tanto Tanaka como Montero e estarem menos sós na frente , 2 jogadores que já por si dão pouca profundidade.

William João Mário e Gauld em jogos que temos de ganhar é mais eficaz que 2 pontas , a questão aqui seria a transição defensiva , visto que João Mário não tem nem de perto a agressividade de Adrien , mas o Sporting tem de trabalhar esta vertente com jogadores com criatividade suficiente para jogar no SCP.

Na minha opinião estes jogadores logo depois da taça da liga deviam ter começado a ganhar minutos e hoje já poderiam ser verdadeiras alternativas.


Perder a maioria da SAD nunca , já demos todo o patrimonio em detrimento da SAD e agora iamos perde-la ?
Sem imagem de perfil

De L a 20.02.2015 às 13:24

Esperar o quê na blogosfera depois de mais um mau resultado? Depois de Patrício, desta vez rua com o Adrien e o treinador. E como peças mais fundamentais era difícil, era de certeza o caminho mais rápido para voltarmos à pior classificação de sempre. E lá voltamos nós ao estamos muito melhor. Porque depois do colapso financeiro em 12/13 fizemos umas coisas boas ou uma boa época em 13/14? O Sporting já fez muitas coisas boas em muitas épocas. Um exemplo, foi a brincadeira de ontem com a Liga Europa em 11/12. Que só muito dificilmente volta a estar ao alcance com uma equipa tão nova, não obstante todo o valor. E que não sai minimamente beliscado de alguns maus resultados, muito por falta de opções.

Mas afinal o que é que o Bruno trouxe para o clube para estarmos melhor? Nada! E por incrível que possa parecer para alguns, tudo de positivo que ainda podemos falar no actual mandato, como alguns dos melhores jovens que já formámos também já estavam no clube. Que o Bruno passou dois anos a criticar de uma forma absolutamente desprezível. Estamos mais ricos ou temos mais receitas, além da conjuntura dos resultados? Não! Parece que a parte mais cómica da estratégia passa pelo empobrecimento dos outros!? Nunca tivemos tão dependentes da formação e como Alcochete só dá provas de melhorias temos o futuro mais que assegurado? Não! E no fim até deve ser feita uma auditoria de gestão na Academia. Mas fazemos muitas “guerras”?! E qual é o resultado líquido de tanto barulho? Estamos completamente isolados. Em Janeiro chegou um central lesionado e um PL coxo! Em Fevereiro o Sportem.

Depois de não termos feito quase mais nada que mudar constantemente de direcção na última década é possível ser campeão já? É, com o Euromilhões!

Sem Euromilhões o tempo no Sporting é de construir, como dizem aliás os 4 anos do contrato do treinador e nunca de festejar.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 20.02.2015 às 14:14

Acho incrivel que quando se critica o treinador, se diga logo que se está pedir a sua cabeça !!

Pelo menos eu não acho nada disso - acho que MS é um bom treinador e gostava que eles continuasse pelo menos mais 1 ano (não creio que aconteça, mas isso é outra conversa)

No entanto acho que temos todos o direito de questionar as suas opções nomeadamente o medo que tem em introduzir mudanças na equipa

Podem dizer que os jovens não estão num nivel igual aos que já jogam, mas se ninguem apostar neles, nunca lá chegarão

Para alem disso, há jogadores em claro sub-rendimento, que precisam urgentemente de descanso (fisico e mental) como Adrien, Nani, Montero etc

Ha muito que Wallysson dá nas vistas na equipa B e as recentes exibições na taça da liga só confirmaram a sua qualidade - quanto a Guald sou um pouco mais cauteloso, mas acho que naqueles jogos mais fechados pode ser uma arma até mais eficaz que por exemplo Mané

Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 20.02.2015 às 15:05

Marco Silva é um bom treinador, mas, no meu entender, no jogo de ontem, talvez devesse 1) substituir um dos médios (Adrien ou João Mário) por Tanaka para jogar ao lado do Montero; 2) desfazer a estrutura do 4-3-3 e montar um 4-1-3-2, com Rosell na posição de trinco puro e o médio que não fosse substituído em apoio aos pontas de lança. As restantes 2 substituições seriam para equilibrar a equipa nas alas, tanto a atacar como a defender. Para isso o Mané seria um deles, por exemplo, no lugar do Nani, que não tem jogado aquilo que certamente sabe e pode. Como quem sabe, não esquece, se não pode, que dê lugar a outro..
É claro que isto é opinião de um treinador de bancada/sofá e, ainda por cima, Benfiquista. Mas eu gosto de futebol enquanto desporto e por isso não me escuso a fazer um comentário sobre o futebol jogado, seja por que equipa for.
Saudações

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo