De nico a 30.04.2015 às 12:57
{as minhas desculpas pela repetição do comentário, mas volto a coloca-lo aqui, dada a pouc visibilidade no tópico "emprestado" onde inicialmente comentei}
provavelmente surgiu-me pelo recordar de algumas equipas de juniores nestes últimos tempos, aqui no blog...
pois bem: dei-me conta que não me conseguia recordar de quem era o guarda-redes da equipa de juniores que venceu o campeonato em 2009/10 (cedric... william... renato santos... amido baldé...). lá fui investigar e, que parece, foi o ruben luís. em seguida, fui espreitar o seu percurso senior: marinhense... montijo... fabril... sernache... loures... fabril (novamente)
fica-me a questão: um jogador que saiu dos juniores do scp como titular de uma equipa campeão nessa época, não tem valor para uma carreira melhor que isto?? (com o devido respeito pelos clubes referidos acima)
isto é uma questão que sempre me intrigou: a forma como muitos jogadores se "eclipsam" na passagem da formação para senior.
De J. a 30.04.2015 às 13:14
Acho que o passo entre júnior e sénior é extremamente complicado.
Algo que as equipas B vieram ajudar, mas ainda assim continua a ser quase sempre um passo para o abismo, principalmente em certas posições como é de guarda redes.
Duas perguntas interessantes acerca disto também:
1) Quantos gr portugueses são titulares em equipas da primeira divisã0?
Sporting, Belenenses, talvez o Paços, Moreirense, Boavista e Académica.
6 de 18! apenas um terço.
2) Que futuro terá por exemplo Luis Ribeiro, actual titular indiscutivel da equipa B do SPorting?
De nico a 30.04.2015 às 15:12
o luis ribeiro que, curiosamente, tb estava nessa equipa de juniores, de 2009/10, mas o suplente ainda era outro: joão figueiredo (com o seguinte percurso, depois de ter saído do scp: académica; tourizense; alba; Águeda)
nico
Colocas uma questão muito pertinente, ainda mais num clube como o nosso onde a Formação há muito tempo contribui significativamente para fornecer a equipa profissional. Por exemplo, no post com a fotografia da equipa junior de 1964-65 pelo menos quatro jogadores chegaram à equipa principal, um excepcional, o Damas, e outros dois que podem ser considerados bons, o Caló e o Barão. O Barnabé acabaria por sair na 3ª época com fraco índice de aproveitamento. Recorda a equipa nacional de juniores que foi campeã mundial em Riade e os que fizeram carreira profissional de alto nível.
O J em parte explica e tem razão no que afirma. Concordo com ele. Mas, sublinho essencialmente o facto desses jovens, como o Rúben, serem muito talentosos como futebolistas, mas faltar-lhes algo que, quando colocados em patamares exigentes de competição não conseguem responder.
Frequentemente decorre de aspectos emocionais e da chamada inteligência emocional, pode ser a cultura táctica que nunca se adquiriu, a intensidade de jogo que não se consegue aplicar, em suma, os chamados “skills” indispensáveis a outro grau de exigência competitiva.
Nestes casos não é uma questão de sorte ou de falta de uma equipa B: nunca chegarão a determinado nível competitivo.
De Marcos Cruz a 30.04.2015 às 14:51
A propósito da convocatória do Alexandre Gallo para o Mundial de Sub-20, gostaria de sugerir ao SCP dois jogadores: Caju, do Santos, caso o Jefferson saia, e Matheus Biteco, do Grémio, caso William saia. O primeiro é um lateral-esquerdo possante, de 1.85, daqueles que devidamente entrosados passam a ser donos e senhores do seu flanco; o segundo é uma perdição minha, um médio-defensivo que me enche as medidas, um portento físico (embora tenha só 1,73 m), técnico e táctico, um jogador completo como não haverá muitos por aí e, sobretudo, aos 19 anos, uma promessa imensa. Não sei a quanto montaria o investimento em ambos, mas que era dinheiro bem aplicado, lá isso era.
De Petinga a 30.04.2015 às 15:41
Mas olhe que esse Matheus Biteco, com 19 anos, nao serviria aqui no CL. Com apenas 19 anos nao pode ser "contratacao cirúrgica" :)
É nada menos do que espectacular que o Petinga recusa compreender o que está à vista, pelo menos dos que analisam o contexto futebolista de forma objectiva.
Este ou qualquer outro jovem poderão ser, eventualmente, mais-valias, mas o que o Sporting necessita para trepar mais um degrau (ou dois) competitivo é o tipo de jogador com a capacidade para integrar a equipa de imediato, de preferência o onze, e fazer a diferença. Isto, em termos puramente técnicos, questões financeiras são uma consideração lateral, ou seja, se este tipo de jogador não está ao nosso alcance, teremos de competir com o que temos, mas não venham falar em ser campeão, etc..
Se não compreende isto, não vale a pena perder tempo com explicações.
De Marcos Cruz a 30.04.2015 às 16:28
Eu gostava muito de ter connosco o André André, que considero já hoje à altura do João Moutinho. Se esquecermos os estatutos e o virmos a jogar, mesmo sabendo que o Vitória não é o Mónaco, facilmente concordaremos que se trata de um jogador omnipresente pelo qual passa todo o jogo da equipa e que além de ser um tampão irrepreensível às jogadas do adversário, fruto de uma notável maturidade táctica que alia a um imenso espírito de sacrifício e a um pulmão desmesurado a fazer lembrar o do seu pai, é um pensador e construtor de jogo que executa rápido e bem, rarissimamente falhando um passe e dando uma fluidez à circulação de bola que só não tem efeitos devastadores porque não há no seu entorno quem o acompanhe a preceito. Para mim é a revelação deste campeonato e tenho mesmo muita pena de que, a confirmarem-se os nada surpreendentes indícios, esteja destinado ao FC Porto. Da Liga portuguesa, ele e o Danilo, do Marítimo, eram os meus principais desejos para este ano. Entretanto, também do Marítimo, há um central que quero seguir com atenção, porque me caiu no goto: é o Raul Silva. Chegou em Janeiro mas já deu para ver que é forte, ganha tudo no corpo-a-corpo e no jogo aéreo e manda na sua zona. Um patrão para analisar melhor.
De Petinga a 01.05.2015 às 08:28
Caro Rui
Um bocadinho de sentido de humor às vezes nao lhe ficaria nada mal :)
Consigo, aqui no Camarote, é missão caricata !
De Petinga a 01.05.2015 às 09:24
Nao precisa de ser complicado. Basta atentar à colocacao de smileys :)
Para lhe dar uma resposta mais ponderada: apesar de compreender (e em grande medida concordar) com a sua apreciacao, nao deixa de ser interessante que o Sporting 2014-15, mesmo sem ter um número considerável de "reforcos cirúrgicos", se bateu muito bem de igual para igual com os seus rivais melhor apetrechados. Só nao venceu o provável campeao nacional em Alvalade por causa da falta de atitude competitiva que nos tem assombrado durante toda a época e caiu no Dragao em grande parte pelo desgaste físico e emocional da partida anterior com o Wolfsburgo.
Um outro reparo prende-se com o seguinte: os adeptos que pedem contratacoes cirúrgicas sao por vezes depois os mesmos que se queixam quando sao contratados jogadores que "tapam" a possível entrada de jovens da formacao (nao digo que seja o seu caso, mas o de outros por essa blogosfera)...
Cumprimentos
Não obstante o 3.º lugar e alguns bons jogos, bastar ver os golos marcados, e especialmente os sofridos, para compreender que esta equipa necessita de mais talento comprovado.
O ponta de lança sueco de 23 anos que surge hoje na capa do A Bola é um jogador interessante, embora com um historial algo complexo.
Boa tarde a todos,
sendo um debate libre, salta-me um tema sendo na minha opinião o mais importante de tudo o que podemos comentar internamente do nosso clube. Incomoda-me mesmo mais ninguem vir contraatacar o principal virus que flagela todo o nosso futebol.
Que importa tanta preocupação com quem devemos ou não comprar para a equipa para torná-la mais forte porque até podem comprar o Messi e tudo seguirá igual.
Quizá o problema seja mesmo eu , do meu espírito rebelde mas nao vou tragar (engolir) nunca o asco que o futebol português viveu durante 4 decadas e pelos vistos continua a viver. A base mudou de norte para o sul.
Joao Capelacho foi nomeado para o Gil Vicente Benfica , é isto o nosso futebol, com que critério vem uma amostra de árbitro dirigir um jogo fulclar para os lampiôes e para a definiçao do proximo campeão nacional? O histórico deste árbitro com esse clube é demasiado assustador juntando ás deficientes arbitragens que tem feito ultimamente por onde tem pastado e vem a atacar de novo e agora COM QUE FIM? Quem o nomeou? Quem pediu para que seja nomeado? Sentem-se orgulhosos desta nomeação? Os benfiquistas que tanto atacaram o laboratório do norte de onde era fabricado o vírus do asco que enojou o futebol construiram agora o seu próprio laboratório para o fabrico do meu vírus.
É aqui e sempre neste ponto que a Direçao do nosso clube nao pode dar treguas e vir á luta , é a ver o que fazem nas costas dos outros o que farão nas nossas quando fôr necessário.
Todos aqui do camarote deveriam tambem juntar a sua indignação , porque só assim se formos muitos se conseguirá a força necessária para acabar com toda essa mer......!
Só depois podemos então preocupar-nos com quem devemos contratar para a nossa equipa poder competir.