Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Debate livre (8)

Rui Gomes, em 02.03.15

 

media_p18nb6eri38jcf7ifqb1mb814bd3.jpg

 

Este é o espaço ideal para o leitor abordar as questões do seu maior interesse que, porventura, não são comentadas pelos redactores do Camarote Leonino. Eis algumas sugestões para incentivar debate:

 

- Obviamente, o rescaldo do desaire de ontem no Dragão. O estado emocional e físico da equipa, as opções do treinador e outros factores.

 

- Na minha opinião, outro exemplo de alguma ingenuidade e/ou inexperiência por parte da SAD: porque é que não exigiram que o "clássico" fosse realizado segunda-feira, dado que passaram menos de 72 horas do jogo com o Wolfsburg ?... Recorde-se que a FPF não teve problema algum em agendar o jogo da segunda mão da Taça de Portugal, entre o SC Braga e o Rio Ave, para o dia 7 de Abril, depois de o da primeira mão ser disputado a 5 de Março, precisamente para aliviar a carga de jogos da equipa minhota.

 

- Até que ponto a ausência de Jefferson afectou a equipa neste jogo, muito embora, a verdade se diga, também não alinhou na quinta-feira, e assistimos a uma exibição de grande nível. 

 

- Será que ainda há quem não acredita que esta equipa do Sporting, além de maturidade, necessita de nunca menos de três jogadores com a capacidade para fazer a diferença, para não só elevar o seu nível de performance, mas, de igual modo, para o fazer com regularidade ?

 

wdiag.jpg4139_a69eb467753943c309358c28847f869b.png

 

publicado às 03:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 02.03.2015 às 05:39

Esta derrota certamente vai mexer com os jogadores. Foi uma semana muito dificil. Eliminados da liga europa e depois esta derrota pesada contra um rival. Os jogadores vieram para este jogo com um desgaste notorio tanto a nivel fisico como possivalmente fragilizados mentalmente. Contra uma equipa de menor qualidade ainda podes desfarcar mas nao contra um porto forte e ainda por cima em casa com o seu publico a puxar por eles. O porto teve alguma sorte do calendario cair assim. Tiveram 6dias para preparar fisicamente e tambem tacticamente(analisar videos ect ect.)

Sporting por outro lado entre segunda e quinta preparou para wolfsburgo e depois sexta fez o seu primeiro treino na preparacao ao porto. Mais que claro que a nossa preparacao nao foi melhor que o porto!

Nao sei se a S.A.D tentou adiar o jogo para segunda mas nos sabemos que muitas vezes a SPORTTV tem o poder de escolher os jogos e as datas. Se calhar o classico no domingo era mais conviniente para eles alem de ser conveniente para o fc porto por saber que iam jogar contra um sporting fatigado.

Sobre o jefferson, acho que nao foi por ai que perdemos. Acho super injusto tentarmos pegar a derrota por ai. Sempre bom lembrar que ganhamos o porto 3-1 na taca com o jonathan silva em campo.

Importante agora o sporting continuar a evoluir como equipa e lutar pela vitoria em todos os jogos ate final da epoca. O sporting agora vai comecar a se apresentar mais frescos para os jogos. Ja nao estamos em competicoes europeias e os jogos durante o meio da semana vai ser bem poucos. Alias tive o cuidado de olhar para o calendario e so vamos ter mais 2 jogos no meio da semana e ambos para a taca de portugal contra nacional! Vamos ter um final de epoca onde practicamente so temos que nos preocupar com jogos do fim de semana. Isso vai ser um factor importante para podermos ganhar muitos jogos. Agora nao vai aver desculpas por deslizes!

So queria destacar tambem que na epoca passada o sporting teve 35jogos com leonardo jardim. Tenho ouvido muitos criticos do trabalho do marco silva mas resta lembrar que ja vamos em 39jogos. Fazer uma gestao com o plantel que temos nao é facil.

Eu acredito no plantel do sporting, pois temos muitos jogadores com margem de progressao e este lote de jogadores vao continuar a evoluir. A preparacao/planiamento da proxima epoca ja deve estar a decorrer. Eu pessoalmente achava boa ideia se o sporting comecava a dar mais minutos ao ryan gauld para ele ganhar algum ritimo na primeira liga. Mais que obvio que na proxima epoca ele vai ser o nosso numero "10".

Forca sportinguistas, vamos apoiar a nossa equipa ;-)
Sem imagem de perfil

De F. Pais a 02.03.2015 às 22:10

Luís Franco, assino por baixo. Viva o Sporting.
Sem imagem de perfil

De CarlinhaMR a 02.03.2015 às 07:01

Subscrevo o que disse o Luis Franco.

Amigo Rui Gomes, gostaria de focar um bocado na parte psicológica da equipa e do staff técnico, segundo o meu 'feeling' que pode estar certo ou não.
O presidente é aparentemente um bom gestor financeiro, ama o Sporting sem ponta de dúvida. Mas sinto que as relações entre ele e o treinador e também jogadores, não é a melhor.
Desde de que começou a haver problemas internos, com desavenças entre o BdC e o treinador Marco Silva, raspanetes via Fabebook, acusações de um tal José Eduardo sem adequada reação por parte de quem de direito, problemas de comunicação vários, notou-se perfeitamente que todo o conjunto passou a estar desequilibrado, tenso, instável.
Não tenho dúvidas de que o Marco Silva tem talento para formar boas equipas, mas trabalhar sob a alçada de alguém que o hostilizou, deve ser barra pesada. Tudo reflecte na equipa a meu ver.
Sabe quem me impeliu a pensar assim?? O próprio BdC, com o seu comportamento egocêntrico, narcisista, intimidativo, déspota.
Bem sei que um bom profissional tem de ser forte, de saber contornar contratempos, abstraindo-se de futilidades. Mas são seres humanos que estarão desorientados. Estarei longe da verdade??

O Marco Silva tem sido crucificado desde ontem pelos próprios sportinguistas, que já o tomam por lampião, legitimando as acusações de JE. Mas até onde vai a estupidez?
Desconfio que não deve ser nada fácil, trabalhar no Sporting, onde até membros da direção são abafados. Mal oiço ou vejo o Inácio por exemplo.
Os rapazes têm de trabalhar, fazer valer o que ganham e honrar o clube.
Mas alguém me pode assegurar que haja união e harmonia entre todos? Duvido...!
Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 02.03.2015 às 10:22

Não me parece tempo de procurar culpados

È sim tempo de olhar para o que falta da epoca e unir forças para fazer o melhor possivel

Muito importante ir para o jogo da taça de cabeça limpa, é um objectivo muito importante - um titulo de um competição com historia e pelo menos psicologicamente seria também muito importante para encararmos a proxima epoca com confiança

Sobre o campeonato, é fundamental ganhar com o PEnafiel em na Madeira - o braga joga com porto e benfica e temos possibilidade para aumentar já para 6 ou 7 pontos a diferença para eles

E se o Porto eventualmente perder com o Braga - voltamos a estar a 5 pontos e com o porto e deslocar-se ao Nacional, Rio Ave e benfica nos proximos jogos fora

Portanto eu acredito que é muito importante agora fazer um reset ás cabeças dos jogadores e tirando o titulo, tudo é possivel ainda

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.03.2015 às 10:29

Como eu já tinha dito há algum tempo, J.Silva ainda não tem qualidade para ser titular no SCP. Simplesmente sabe pouco do que é o processo defensivo e o seu posicionamento. Acredito que possa aprender, mas não podemos ter 2 jogadores na defesa a aprender. Já chega Tobias e este eu tolero que esteja a aprender, mas Jonathan ao mesmo tempo nem pensar.

Em relação ao treinador, tenho que lhe apontar as más escolhas, mais uma vez. Não se compreende a escolha por:

- J.Silva, pelo que disse em cima, quando tinhamos um jogador mais experiente que era M.Lopes;
- Adrien, porque está completamente fora de forma e não é superior A.Martins;
- Montero, sozinho na frente.....a sério? Ainda a insistir nisto?
- Capel???

Em relação à equipa, penso que agora é lutar pelo 3º lugar e ganhar a Taça de Portugal. Isto é o objetivo mínimo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.03.2015 às 10:33

Relativamente ao 1º ponto (desgaste emocional e fisico), era claro antes do jogo que a equipa iria sofrer bastante a seguir do minuto 60 devido ao jogo com Wolfsburgo, por isso estranhei a ausência de mudanças no 11 titular. Nesta questão, se existe algum responsável é o MS, não vamos culpar o facto de o jogo ter sido no domingo, o treinador já o sabia antecipadamente, deveria ter tomado decisões nesse sentido... coisa que não o fez.

Sem dúvida que o Sporting precisa de mais jogadores que façam a diferença, mas não foi só por ai que perdemos... a realidade é que o MS não preparou bem o jogo... jogámos sem intensidade, e sem profundidade, aliás arrisco-me a dizer que sempre que jogamos com Montero, jogamos assim...!! (dou o exemplo do JJ no Dragão e em Alvalade, jogou mais defensivo porque sabia que não podia jogar de igual para igual... se o Benfica faz isto, porque não o Sporting?! em particular neste jogo, que poderíamos ter aproveitado o nervosismo inicial do Porto) Jogamos com Montero, Nani e Carrilho que não defendem... não é só jogadores a fazerem a diferença na frente, precisamos de jogadores que façam também a diferença no processo defensivo.

Nota: Eu sei que é um menino bonito de alguns sportinguistas, mas para mim, Adrien tem sido miserável naquele meio campo... (o seu papel deveria ser o de ligar o jogo, jogando simples e servindo de apoio defensivo ao William) alguém o viu a jogar à bola?!? para mim perde constantemente bolas a fazer as reviengas e cuecas no meio campo, falha passes simples, faz faltas desnecessárias, quando o que lhe pedimos é precisamente o oposto... Já o aqui tinha dito, precisamos de um meio campo alternativo para surpreender os adeversários, é que MS tem jogado sempre com o mesmo 11...

SL
Sem imagem de perfil

De L a 02.03.2015 às 10:40

Ao ler aqui muitas reacções, da mesma forma que a direcção nunca deu provas de compreender a conjuntura da época passada, muitos sportinguistas não compreenderam o que realmente aconteceu no Dragão para a Taça. Com um Porto ainda em construção e que não estava de certeza a caminho dos quartos da Champions. E farto de ler sobre o alegado desgaste, que nunca se fazia sentir ainda na 1ª parte. Onde desta vez o Porto começou logo por ser a equipa mais feliz ao pressionar a nossa única saída de bola – o William. E se no jogo para a Taça foi o Porto a oferecer dois golos, desta vez só houve ofertas do Sporting com as saídas de bola alternativas. Na 2ª parte e já emocionalmente de rastos, nem com doping. Na verdade, o mínimo que se pode dizer é que o resultado final acaba por ser muito lisonjeador para nós. E como já disse aqui, valha-nos que na Liga Portuguesa só há três ou quatro jogos neste patamar. Ou quantas vezes já tínhamos visto esta defesa verdadeiramente pressionada? E o mesmo para o ataque e ontem nem vê-lo.

E nem vou voltar ao Miguel Lopes porque se com o Wolfsburg sempre muito devagar e sempre que o Vieirinha acelerava comia as costas ao puto argentino, ontem foi pela frente. E também nem vou voltar à defesa porque há muitos mais jogadores com rendimentos muito estranhos no plantel. Não me lembro de ter saído do Dragão tão triste. Quanto ao só estavam 3 pts em disputa ainda é o que vamos ver mas resta esperar o melhor. E já para a Taça.

No sábado deixei de comentar porque é que o jogo no Dragão - pelo acesso à Champions e antes da meia final da Taça - era mais importante que o jogo com Wolfsburg, nunca desprestigiando a Europa. Até porque este fim-de-semana havia uma boa oportunidade para ver o verdadeiro 2º da Bundesliga de volta. O Wolfsburg é uma equipa muito forte fisicamente que chega a ser demolidora quando acelera nas transições e onde por ironia também é mais vulnerável. Com o Sporting não se viu uma coisa nem outra. E deixei de comentar para não estragar tanta felicidade com a “recuperação” dos passes e o “resultado” do 1º semestre. Sobretudo pelas tão inevitáveis como cansativas comparações com o “projecto Roquette”, que vi num blogroll assim que entrei na blogosfera. A “recuperação dos passes” na reestruturação da dívida ainda faz lembrar aquela anedota do tempo dos VHS, de vender a televisão para comprar o vídeo. Ou também já alguém viu mudanças sem chave na mão?

Enquanto o Sporting não desconstruir de todo o mito Roquette, que até abandonou logo a seguir a ser campeão, não vamos a lado nenhum. Nunca mais paramos de alienar desde a saída de Dias da Cunha - último campeão e finalista europeu - e a culpa ainda é de Roquette?! Nunca mais paramos de recuperar, estamos é cada vez mais longe dos principais rivais. E a maior sorte do Bruno foi entrar só em 2013, com uma geração fantástica da Academia! O Bruno que era só auditorias às alienações e acaba a alienar a fatia maior.

P.S. Veja-se como o Benfica salva literalmente a época com a contratação de um avançado como Jonas. E não há nada mais perigoso para o Sporting que um Benfica bi-campeão.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 02.03.2015 às 11:09

O SCP não tem estaleca anímica, falta cultura de vitória. Ganha-se com o tempo. É o que o Mourinho anda a tentar reconstruir no Chelsea (calma que não estou a comparar nada), à custa de futebol feio. O SCP deixou de ser há muito uma equipa grande e ainda não recuperou essa condição. Estupidez das estupidezes, para mim, é fazer afirmações como a que o Início fez no inácio da época (valha-nos o humor), dizendo que o SCP partia na pole position. Absurdo. Face a isto, as escolhas do treinador para o jogo de ontem são pormenores. Mas pode referir-se que pôr Montero em campo foi uma barbaridade. Montero (desculpe, Julius, já não consigo dar-lhe o benefício da dúvida) parece ter sido atacado pela mosca tsé-tsé. Tanaka cansado dá muito mais trabalho do que ele.
Sem imagem de perfil

De vanurome a 02.03.2015 às 12:10

O jogo de ontem foi algo que deve ficar na nossa memória por muitos anos. Já não me lembrava de ver o Sporting praticar um futebol miserável como aquele.
A culpa principal nunca será do tempo entre jogos.
A CULPA principal dá pelo nome de gestão, ou melhor, ausência de gestão. No jogo europeu vi (e mais quem quis ver),jogadores a quebrar física e mentalmente. Reação do banco? Nenhuma! Jogadores quebrados (Carrillo, Tanaka, etc.) que durante muito tempo permaneceram no campo, o que levou a que os colegas necessitassem de correr mais quebrando assim estes também. No fundo foi um género de “crash da bolsa”.
Mais uma vez, foi o treinador adversário (resultado a favor) a mexer primeiro, dando a ideia que o nosso não tem grande confiança nas suas possíveis capacidades de análise.
Resultado final?! Eliminados e jogadores “rebentados”!
Jogo de ontem. Primeiros minutos razoáveis, talvez não por nosso mérito mas por demérito dos outros.
O Porto começa a carburar e os nossos mostram-se cansados?!Talvez mas não só…
Temos um GR que não é nada de especial com as mãos mas que dizer do seu jogo de pés?!Curiosamente, nos últimos tempos a bola passa demasiadas vezes por aqueles pés mais semelhantes a cascos. Os nossos centrais adoram ter a bola nos pés e trocar a mesma a seu belo prazer. Enterram duas a três vezes por jogo! Reação do banco, nenhuma! No passado, tudo passava por W.Carvalho, agora é ver as vezes que os centrais deixam a bola com ele (quem sabe) e não tentam eles mesmo brilhar. Será estratégia de treinador?
É caricato ver quando Tobias tenta correr em velocidade. O corpo dele balança totalmente desengonçado, não sendo os adversários obrigados a fintar pois ele desequilibra-se sozinho. Não seria boa ideia por o rapaz nos treinos a fazer corridas de velocidade?
No meio de uma equipa a perder o controlo do jogo a reação do Marco foi ZERO. Não corrigiu a desfaçatez dos centrais, não corrigiu posicionamento, não incentivou e mais uma vez foi o outro (a ganhar e controlar) a mexer primeiro.
Começa por cometer novamente o erro (Wolf) de perder meio campo com a saída de Adrien e tentar por mais gente no ataque, acabando para meu espanto a colocar o André (Tanaka no banco e Mané ninguém sabe…)
Resumindo. O problema está no banco e não são os jogadores. L.Jardim começou com uma equipa e terminou com outra(mesmo jogadores mas com outra qualidade). Quantos não evoluíram nas suas mãos? O Marco que tem feito? Desafio os seus defensores a darem um nome de um jogador que tenha evoluído nas suas mãos? ESTAGNARAM. Os jovens não precisam de um colega como treinador, precisam de um líder e Marco não o sabe ser. Chega ao fim dos jogos e faz sempre uma boa análise (segundo comentadores) mas isso de nada serve se durante o jogo não utiliza esse poder de análise. Paulo Fonseca reencontrou-se no Paços, quem sabe se ele não seria útil ao Estoril…
Como nota gostaria de relembrar que tanto na Alemanha como ontem o Presidente não esteve no banco. Cai assim por terra aquela teoria…
Sem imagem de perfil

De Santos a 02.03.2015 às 12:24

Quantas cópias tens desse disco "defender o Bruno com unhas e dentes" ? Tira as palas !!!
Sem imagem de perfil

De vanurome a 02.03.2015 às 12:52

Defender o Bruno?!Oh!Santos!Estou afinal a defender o Bruno de que acusação?Mas querem cá ver que ele foi o responsável pelo jogo miserável de ontem?!Diz-me tu Grande,Iluminado e Clarividente Santos ou vai ficar à espera dos outros para assinar por baixo.Deve ter uma colecção discográfica brilhante(pensamentos) pena é ser tudo pirateado de outras fontes(cabeças).
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.03.2015 às 12:14

Calma!!..... Tenham calma!!! Reagir emocionalmente é imitar o Bruno...
Esta equipa do Sporting, este treinador, mesmo esta Direccao, estao bem.....Claro, se continuarem aprendendo..............Todos erram(Se alguém se sente super-homem que atire a primeira pedra)

Em dois anos, 2 treinadores, muitas guerrinhas (internas e externas) 2 estilos de jogo diferente, 2 equipas diferentes...2 anos positivos (nao ideais!!!este ano ainda nao acabou)
Nao há milhoes, nao há vícios!!!!
Eu pessoalmente, gosto que haja menos vícios e mais inteligencia....
"""- Será que ainda há quem não acredita que esta equipa do Sporting, além de maturidade, necessita de nunca menos de três jogadores com a capacidade para fazer a diferença, para não só elevar o seu nível de performance, mas, de igual modo, para o fazer com regularidade ?"""" Corretíssimo...... Sao os pequenos vícios necessários se, se mantiver o esqueleto da equipa !!!! J.Mário, W.Carvalho, P.Oliveira, Nani....

A maioria dos adeptos sportinguistas reagem, como o adepto Bruno/Barroso(emocionalmente incontrolados)
Eu sei, que nao ganhamos nada há muito tempo e a sede de vitória é grande!!!

NOTA: Eu pessoalmente, escrevi aqui no Blog, em Junho/Julho, o meu parecer para os objetivos mínimos para esta época....Crescimento dos miúdos, ganhar alguma coisa(campeonato ou lugar para a LCampeoes e uma Taca)
Quer dizer, nao mudei o meu "chip" ..Nao embandeirei em arco... Calma, minha gente!!!!!!!!!!
Roma e Pavia nao se fizeram num dia..
P.S. Bruno, o meu comentário/jornal também serve para ti... Calma, meu !!!!





Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo