Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Defende-se muito, mas não há golos

Rui Gomes, em 08.02.18

 

image.jpg

 

Não sei se será impressão errada minha, mas parece-me que este Sporting está-se a desmantelar aos poucos. A derrota por 1-0 no Dragão não espelha uma muito pobre exibição, praticamente sem dinâmica alguma ofensiva.

 

O Sporting alinhou de início com Rui Patrício; Ristovski, Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Battaglia e Bruno Fernandes; Gelson Martins, Acuña; Doumbia.

 

Suplentes Salin, André Pinto, Rúben Ribeiro, Bruno César, Bryan Ruiz, Fredy Montero, João Palhinha.

 

Duas grandes novidades; a ausência de William (por explicar) e um novo sistema de jogo com cinco defesas, em que Piccini alinhou a central com Coates e Mathieu, Ristovski e Fábio Coentrão nas laterais.

 

Com esta disposição, o Sporting limitou-se a defender e a apostar na ocasional jogada de contra-ataque, obviamente sem sucesso. O FC Porto esteve quase sempre melhor e o golo de Soares no segundo período premiou essa diferença.

 

Em desvantagem no marcador e com os minutos a passar, Jorge Jesus foi ao banco e chamou primeiro a "arma secreta" de Janeiro, Rúben Ribeiro, sem qualquer efeito, como era de esperar. Montero e Bruno César entraram ao cair do pano, mas salvo alguma maior pressão, as oportunidades de golo não surgiram.

 

Talvez a melhor notícia do jogo tenha sido o regresso de Gelson Martins, que não deu indicações de ter problemas com a recém-lesão.

 

Mesmo assim, fica tudo em aberto para o jogo da segunda mão em Alvalade.

 

Ainda relacionado com o jogo de ontem no Dragão, esta análise de Jorge Jesus que me leva a crer que vi um outro jogo ou, então, o grau de convexidade das minhas lentes requer rectificação:

 

"O Sérgio adivinhou o nosso sistema? Não sei, ele é que sabe se adivinhou. O que sei é que foi um bom jogo, mais aberto do que os outros dois. Também fruto de apresentarmos os posicionamentos diferentes para a pressão dos jogadores do FC Porto. Foi a primeira parte de dois jogos, tivemos muitas oportunidades de golo. Quando tens oportunidades assim no Dragão ou na Luz, traz prejuízo em termos de resultado. O Sporting fez um excelente jogo e o FC Porto também. Tivemos chances, com o Doumbia e o Gelson. Faltou-nos ali um finalizador. O FC Porto é uma equipa poderosa no cruzamento, foi assim que fez o golo. Direi que vamos levar para Alvalade a meia-final, está tudo em aberto. FC Porto e Sporting fizeram um excelente jogo".

 

publicado às 04:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.02.2018 às 22:33

Continuamos sem saída de bola, é evidente e assim não há jogo que resista
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 07.02.2018 às 22:38

Para ganhar jogos é preciso fazer golos. E nós continuamos a ter muitas dificuldades em fazê-los. Mais uma vez, segundo JJ, fizemos um grande jogo !!! Coisa que eu não vejo há algum tempo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 23:28

Acho que o melhor para a nossa sanidade é ignorar completamente as análises de Jorge Jesus.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 08.02.2018 às 00:06

O JJ com o passar do tempo (e uns quantos sapos engolidos) tem perdido aquela arrogância do jogo, a confiança e agora jga para não perder em vez de jogar para ganhar. Quando assim é estamos muito mais próximos de perder do que de ganhar.
A verdade é JJ meteu a equipa num buraco. Hoje olhamos para o banco e mágico quem temos? Ninguém. Para dar intensidade quem temos? Ninguém..
Uns dirão que o Iuri não cumpriu quando teve oportunidades. Alan Ruiz que não joga há imenso tempo tinya mais do dobro dos minutos do Iuri. O iuri daria mais intensidade que um Ruiz, Rúben ou Montero.
Ristovski hoje é um jogador em que todos confiamos, mas teve a sorte de fazer 5 ou 6 jogos seguidos a titular quando o Piccini se lesionou. Apesar de jogar com juventos ele não tinha pressão, pois não estava a ter uma oportunidade de jogar uns minutos, era ele ou ele pois piscini estava lesionado. Ja o iuri entrava uns minutos, ou em jogos com um onze 'B', onde todos esperavam que fintasse 3 e marcasse golo! Que golo fora da área que ele marcou em Alvalade. Faltam jogadores que façam golos de longe.
E será que um meio campo com Bataglia, Bruno Fernandes e Geraldes não era suficiente para a liga?
Montero parece-me tão absurdo que só vem à cabeça a palavra OFFSHORE...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.02.2018 às 00:26

Tire o Bataglia do nosso meio campo, por favor, o nosso meio campo era hoje Palhinha e Misic, isso sim
Sem imagem de perfil

De SMCM a 08.02.2018 às 01:27

Não posso dizer que tirava o Bataglia para colocar o palhinha porque infelizmente o Palhinha não teve a sorte de fazer uns 5 jogos seguidos para avaliar. Eu não acho que o Bataglia é um problema, não é jogador para sair com bola, mas dá intensidade. Se à frente dele tivessem 2 médios criativos ele serve perfeitamente, aliás, jogamos assim até janeiro e a coisa não correu mal. Um jogo mau (com o slb) não faz uma época e o jj tb colocou a equipa toda a defender e a atrapalhar-se. Agora, num 4.4.2 com bataglia e Bruno, nota-se mais as limitações dele. Cabe ao treinador saber usar cada jogador em função das características. Bataglia tem força e intensidade e um meio campo tb necessita disso.
Sem imagem de perfil

De Nelson a 07.02.2018 às 22:40

Vamos passar a eliminatória e estar na final. Fé se sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 08.02.2018 às 07:36

Para isso é preciso marcar golos, coisa muito complicada para esta equipa. Além disso não acredito que o Porto fique em branco, em Alvalade. O que torna tudo ainda mais difícil.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 07.02.2018 às 22:43

O empate era óptimo, empate com golos era exclente.
Derrota pela margem mínima deixa a decisão para Alvalade, sendo que em Abril não sabemos como estarão ambas as equipas...só mesmo em Portugal para se esperar dois meses para se jogar o segundo jogo da eliminatória.
William não jogou por lesão, espero que não seja nada de grave com o meu vizinho, pois já temos Podence parado 1 mês e com quem me cruzei hoje e tirei da foto da praxe.
Volta depressa Bas Dost, porque Doumbia não segura a bola, não ganha um duelo físico e está muito perto de ser uma nulidade, porque nulidade é mesmo Montero.
Acredito que em casa do Leão vamos dar a volta e garantir o Jamor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 23:29

Teremos de jogar muito melhor!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 07.02.2018 às 22:48

Jogo fraco do Sporting, onde Gelson e B.Fernandes os unicos a escapar.... sinceramente não estava a espera de muito mais.... temos um treinador que tacticamente obrigou a equipa a jogar atrás, basicamente só começamos a jogar nos últimos 10 minutos. O resultado acaba por servir, tendo em conta a exibição... nota ainda para a arbitragem tendenciosa ao não punir com amarelos algumas faltas do porto.

JJ com as suas invenções consegue sempre meter o pé na poça.... gastamos 15M neste inverno e vemos estes craques da treta?!? Ruben Ribeiro não acertou uma.... Montero não está preparado e não é o jogador que precisávamos.... os outros nem vê-los....
Temos o mestre da tactica mas a realidade é que vivemos da criatividade individual e não vejo de envolvimentos colectivos. Temos de jogar muito mais.... a desculpa de termos muitos jogos nas pernas não pega, já que o porto também os tem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2018 às 22:54

Teria sido tão fácil....buscar o Geraldes e o Matheus, manter o Iuri. Há alguma diferença entre estes e o B.Ruiz, R.Ribeiro, B.César por exemplo?
Com o maestro da tática, é sempre para ir buscar invarialmente fora.
Em vez de investir os milhões que gastamos em jogadores para treinar apenas, poderiamos ter ido buscar um avançado em condições. Doumbia é fraquissimo e Montero está em pré-temporada.
Muito triste com isto tudo!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 22:58

Não compreendo porque continuamos a ter leitores que recusam identificar-se!

É uma exigência aqui, caso contrário o comentário será eliminado.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.02.2018 às 00:27

Pois, lá está é que os emprestados e da nossa academia não dão comissões.....
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 07.02.2018 às 22:51

E já vão dois jogos e a coisa não parece ir melhorar. Jogámos nos últimos 15 minutos, nos restantes, não houve Sporting. Não sei o que pretende JJ fazer, visto que as invenções naquela cabeça são muitas. Acho que ele queria ser um inventor, quando era pequenininho, mas, infelizmente, a coisa rodou para o futebol. Infelizmente, tenho que destacar algo. Nota extremamente negativa para R. Ribeiro. Pensei, sinceramente, que seria uma muito boa contratação, nos momentos em que precisássemos de desmantelar ou desbloquear defesa, mas não fez e não tem feito rigorosamente nada de jeito ou de notável, como se esperava dele. Ou não está a conseguir encaixar com o esquema de jogo do Sporting, ou não está a conseguir concretizar as indicações do JJ, mas a coisa não está mesmo a resultar. Seria a nossa mais forte aposta do mercado de inverno e, no entanto, foi como se não tivéssemos ido buscar rigorosamente ninguém.
Finalmente, Gelson entrou e, a bola nos seus pés é diferente. É pena que o menino mágico tenha que carregar a ofensiva às costas, praticamente sozinho. Ninguém aguenta isso. Falta melhor ponderação ao Doumbia, mas não me parece que vá agora aprender a ler melhor o jogo e a decidir melhor, na sua idade. B. Fernandes, faz bons toques ofensivos, mas também não pode puxar para a ofensiva se não tiver mais ninguém com ele.
No geral, é um Sporting que, até pode defender bem, e defende (tirando o jogo de hoje). Mas não tem ataque rigorosamente nenhum. E por melhor que seja a defesa, os jogos ganham-se nos golos, não nas defesas feitas. Bons últimos 15 minutos. Foi pena JJ ter acordado tão tarde. Se as mudanças tivessem sido feitas 30 minutos mais cedo, o resultado poderia ter sido outro.
Enfim, não vale a pena debruçar mais sobre este resultado. Venha o próximo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 23:31

Sempre duvidei da contratação de Rúben Ribeiro e logo a partir do primeiro fiquei mesmo convencido que não é jogador para o Sporting. Pelo menos, por tudo aquilo que mostrou até agora.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 08.02.2018 às 09:18

Infelizmente, veio a comprovar-se a visão do caro, ao contrário da minha crença. No entanto, uma equipa não é feita de apenas um homem, e por mais nulo tenha sido a contratação do R. Ribeiro, que nem foi dos mais caros, não temos uma única contratação de Inverno a justificar, em resultado e trabalho de campo, os Milhões que se "investiram" em Janeiro. UMA ÚNICA!!!!!! Não consigo perceber, a sério que não... Tenho muita pena, e estou a rezar para estar enganado (até porque me farto, e estou fartinho, de ouvir isto), mas "para o ano é que é". Espero mesmo que o JJ me faça engolir estas palavras!
Sem imagem de perfil

De Augusto Matos a 07.02.2018 às 22:58

Sérgio Conceição disse na flash interview, conhecer o modus operandi de JJ.
Já o fez no passado com mestria e volta a demonstrar que o que o SCP tinha para ganhar esta época, já ganhou.
A partir de agora será só desespero com o presidente Gaspar de Carvalho amarrado às peleias internas.

Quer lá ele saber do Sporting neste momento! Fragilizou a serenidade do clube e fragilizou-se pessoalmente, precisa de lançar novos factos nem que sejam os da sua vida privada.

Como ele próprio afirmou preocupa-o mais o "forró em que o telefone da sua mulher" está metido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 23:33

Na realidade, embora ainda hajam muitos jogos para disputar, não ha razões para grande optimismo.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 08.02.2018 às 09:45

Na realidade, JJ vê um jogo só dele, por isso é que coloca em jogo as substituições que coloca e no tempo de jogo que coloca. Enquanto todo o país vê um jogo, JJ vê um outro completamente diferente. Não sei se é uma vontade intensa em não olhar para a realidade ou se é um mecanismo de defesa em querer ignorar a própria incapacidade de fazer melhor, ou pelo menos tentar. A verdade é que alguém, no dia a seguir, devia mostrar-lhe aquilo que nós vemos na televisão, para ver se muda a perspectiva de treinador que tem.

5 defesas num jogo que imperava ir de igual para igual contra o adversário, não nos deixarmos encurralar na nossa área, impedir o poderio ofensivo (enganem-se quem pensa que o Porto não o tem) adversário, combater a meio campo, não na defesa, lançar homens em número necessário para o ataque... Enfim, jogar na dimensão que é o Sporting, não como se se tratasse de um Tondela ou Feirense, que foi como jogámos, apenas para impedir a derrota.

Não concordo, se me permitem, com a opinião que, "como é a duas voltas, JJ negociou o resultado para deixar em aberto para Alvalade..." Temos que matar estas competições o mais depressa e o mais cedo possível. Com 3 estouros (não digo que o conseguissem) lá, o Porto teria que marcar 4 cá! É esta mentalidade que temos que começar a adoptar e não andarmos a cavar as nossas próprias sepulturas! Acham mesmo que o Porto vai a secos de cá, em Abril????? Temos que jogar para o ataque, com apoio e capacidade sempre, mas para o ataque. O Sporting tem a "obrigação" perante os adeptos de fazer muito mais e melhor. Ontem foi muito mau, como tem sido nos jogos antecedentes em que empata ou ganha por 1 no fechar da cortina! Raios parta isto e estas contratações sem nexo!!!
Perfil Facebook

De Tomás Fontes a 08.02.2018 às 16:28

O Sérgio Conceição, num ano em que o FCP está sob a intervenção da UEFA e por isso não pôde investir nos mercados, está a dar uma lição ao JJ em como motivar um plantel pelo qual ninguém dava nada anteriormente, essa é que é a verdade...
Sem imagem de perfil

De Frederico Silva a 07.02.2018 às 23:12

Como já era de esperar o JJ inventou...o que já é normal neste tipo de jogos. Ao jogar com 3 centrais, não só não surpreendeu o adversário, porque estas invenções do Jesus já não surpreendem ninguém, como confundiu os jogadores do sporting, que não costumam jogar neste sistema nem têm as rotinas necessárias. Jogou com dois médios de início!!! Só visto! Quando a equipa voltou sistema normal, melhorou logo...E os novos reforços?!! Continuamos a jogar sempre com os mesmos, pelos vistos, os novos jogadores também não servem para o JJ.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.02.2018 às 23:35

Estava convencido que o Misic já teria sido lançado, uma vez que vem com muitos jogos realizados. Mas com Jorge Jesus, tudo é imprevisível, salvo a casmurrice dele, claro.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 07.02.2018 às 23:44

Boa noite
Perdemos e so por isso foi negativo.

O jogo foi o que deu mas confesso que esperava pior.
Saimos com um resultado em que é possivel dar a volta na 2mao.
O Porto fez a sua obrigação de arriscar mais e o resultado.é justo.
Mesmo assim tivemos chance de fazer 1 golo faltou milimetros no ultimo passe.
O golo d'o Porto é precedido de falta flagrante ao Bruno Fernandes.
Rubem entrou mal no jogo mas esteve no lance em que podiamos ter empatado apos uma excelente antecipação sua.
Fomos demasiado penalisados pelo arbitro nas saidas com faltas do adversario em que fez vista grossa,Herrera só faltou implorar o amarelo.
Falta peso ainda a este arbitro deixa--se casalar facilmente.
Num jogo a 2 maos aceita-se a estrategia de JJ no Dragao sempre na tentativa do contra ataque.
Bas Dost é a referencia do nosso jogo de ataque sem ele é um vazio naquela zona.

Fico contente com o retorno do Gelson e aguentou-se bem, nao parece ter-se ressentido da lesao.

Agora é esperar pelo jogo de Alvalade com a curiusidade de ser na semana do Benfica-Porto.
Ainda à muito a ganhar e nada está perdido.
Podia de facto ter sido pior.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2018 às 23:26

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 07.02.2018 às 23:45

Deve ser tal presidente que não admite críticas..
Sem imagem de perfil

De Frederico Silva a 08.02.2018 às 00:20

Nos jogos que o JJ resolveu jogar com três centrais perdeu: Dortmund fora, Barcelona fora, Legia fora e Porto fora. Provavelmente perdia à mesma...mas só dificultou a vida a própria equipa!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo