De JCR a 07.01.2022 às 20:44
5 golos em 2 jogos, só mostra a perca da eficácia defensiva que esta equipa tem tido, apontando hoje, para mim, a "ovelha negra" da defesa, Esgaio, que fez ZERO, porque é que não entrou no seu lugal Gonçalo Esteves?!
Depois, e não compreendendo, e se vi bem, o SCP só fez 2 substituições, incompreensível, a não ser, que não hajam jogadores disponíveis, e assim sendo, talvez tenhamos em Janeiro que colmatar algumas faltas que são evidentes!
2022 entrámos com pé esquerdo com 1 derrota deveras inesperada...Pote continua "inexistente", Bragança entrou tarde de mais, e depois cometeu aquele erro digno de expulsão, o resto da equipa não se encontrou, Esgaio nem devia ter entrado, e o maldito vírus deixou Amorim em casa, para assistir a 1 autêntico naufrágio, conforme disse e bem a SportTV!
Jogo mau aonde tem que se tirar as devidas ilações, porque a não ser feito, pode ser o caminho para a perca do campeonato, tendo agora que ganharmos no campo do FCP, além da defesa ter que voltar à consistência que tinha antes, e para isso, Porro tem que voltar ao seu lugar, Esgaio é polivalente, mas como hoje se viu, não traz nenhum acréscimo, na minha opinião.
De RCL a 07.01.2022 às 21:02
Exagero! Qual naufrágio, qual carapuças. Se tivessemos aproveitado as oportunidades o resultado seria outro.
Todos sabemos que o plantel é curto, hoje Gonçalo Inácio e Porro fizeram muita falta; Esgaio está em 2 golos mas não há razão para apedrejamentos.
´Também se aprende com as derrotas. Terça- feira há mais.
SL
Evitou que eu desse resposta adequada!

De JCR a 07.01.2022 às 21:38
Eu gosto de mais ver Gonçalo Esteves do lado direito do que Esgaio, e nem sequer estou e quero a apedrejar ninguém, fiz só 1 constatação, e para mim, Esgaio não traz nada de nada à equipa, serve só para preencher algum sector aonde haja falta de jogador, é a minha opinião, vale o que vale, mas no final, cá estaremos para ver quem é que teve razão.
Mas que ele hoje esteve mal, acho que ninguém consegue dizer o contrário.
Quem disse naufrágio, foi a SportTV, não eu, embora eu ache que o jogo foi muito mau, talvez o pior desta época, mas estou de acordo consigo, Inácio e, principalmente, Porro, fazem muita falta, nisso, não é preciso ter doutoramento para se perceber.
Espero e desejo bem que possamos aprender com esta derrota inesperada, tendo trazido sofrimento para nós que gostamos do nosso clube, mas vamos a ver o que o próximo jogo de terça-feira para a Taça de Portugal nos vai trazer, e se a lição foi aprendida.
É por de mais óbvio que o Ricardo Esgaio esteve muito mal hoje, mas já fez bons jogos e é um jogador muito útil à equipa.
Não o vamos crucificar só por causa deste jogo!!!
De JCR a 07.01.2022 às 22:37
Mas entre ele e o Gonçalo Esteves, prefiro o último, e se perguntar aqui isso aos leitores, provavelmente terão também a mesma preferência.
Mas se Porro estivesse bem, é claro que ele não jogava, e nem sequer sou daqueles que gostam de crucificar, mas hoje estamos de acordo que esteve mal, esperemos que no próximo esteja melhor, isso tem que acontecer.
Mas e não querendo ser implicativo, para mim, ele não traz diferença, conforme os outros jogadores fazem, só espero não ter razão doravante.
Que venha o jogo da Taça de Portugal para eliminar a azia com que hoje ficámos...
Se o miúdo tivesse alinhado de início e tivesse um mau jogo, estava-se aqui a criticar Rúben Amorim por Ricardo Esgaio ter ficado no banco.
Em função do resultado...
De JCR a 07.01.2022 às 22:58
Pode ser, mas a mim, nunca iria ver essa crítica escrita...
A chave do jogo foi termos sofrido o 2º golo 1 minuto após termos ficado em vantagem, e isso, no futebol e noutros desportos, costuma dar mau resultado, e o SCP foi campeão a época passada à conta de ter sido a melhor defesa, sector aonde se criam as equipas campeãs.
De Yazalde a 08.01.2022 às 02:18
O esgáio um jogador vulgar não trouxe nada ao plantel, e lutador mas isso não chega, e cada vez que vai a bola faz falta, não era por acaso que era sempre dispensado pelos treinadores , não sei o que o Amorim viu nele, mas não é só ele há mais jogadores que não tem qualidade
Mais profecias da desgraça!
O caro é daqueles que não sabe perder. Enfim...
De José Gonçalves a 07.01.2022 às 21:01
Faltou a entreajuda habitual; não foi o santa clara que jogou muito, o Sporting é que chegou pouco, pois houve jogadores algo cansados, apáticos, e sendo assim não aparecem as mais valias que influenciam os resultados!
A passagem do ano e a falta do Amorim talvez expliquem alguma coisa!
Esperemos que haja uma resposta no próximo jogo!
A equipa não esteve bem hoje, mas, mesmo assim, desperdiçou oportunidades clara para o resultado ser outro.
De Greenhill a 07.01.2022 às 22:32
Concordo. O problema não é o Esgaio foi a equipa toda. Entraram demasiado calmos convencidos que iam ganhar e o pior é que do nada o Palhinha marca aquele golaco que ainda serviu para os jogadores se convencerem mais que isto eram favas contadas. O Santa quis mais, correu mais e complicou menos. A sobranceria do SCP foi fatal. E um bom exemplo é o remate de trivela do Pote. Dali e como estava o jogo era para concretizar, não era para adornar.
Já a perder 3-2 (não me lembro se o Bragança já tinha sido expulso) e ainda vejo o Nuno Santos a fazer um passe em chapéu (claro que o lance se perdeu) em vez de fazer um passe simples. Disse em tempos que Ugarte dava mais dinâmica ao meio campo e mantenho. Hoje vimos os centrais, parados, super lentos a trocar bola sem saber o que fazer. Uma derrota, não justa, mas merecia.
É por de mais evidente que a equipa não esteve bem, mas essa consideração "A sobranceria do SCP foi fatal" é mesmo muito sua, típica de muitos comentários seus neste espaço.
De Profeta a 07.01.2022 às 21:06
Desiludido. Com o Portimonense já não foi aquele jogo seguro a que nos habituamos, mas souberam dar a volta, que diga-se, é também uma imagem de marca deste Sporting de Amorim.
Agora a ganhar por duas vezes conseguem perder o jogo e a aquela imagem de melhor defesa da Europa desfez-se com dois jogos em que sofreram tantos golos como nós 15 anteriores! Mas o futebol também é isto.
Se calhar o que aconteceu hoje foi uma das grandes noites de glória do Santa Clara onde tudo correu bem e acima de tudo todos jogaram bem, coincidindo com um período menos forte ou azarado do Sporting.
Não tenho dúvidas que isto será um abre olhos e que este jogo poderá ser uma exceção até ao final da época. Carácter eles têm.
O que me deixa apreensivo é perder 3 pontos quando se poderia perder somente 2. Com o Porto na frente com mais 3 pontos e para já bem encaminhado para ter vantagem no confronto directo (empatou com golos em Alvalade) as coisas poderão ficar difíceis. Mas de repente o mesmo pode suceder ao Porto. É o futebol.
O Santa Clara esteve bem para a equipa que é, mas hoje foi mais o que o Sporting não fez, ou fez mal, do que um adversário a superiorizar.
De Everton Costa a 07.01.2022 às 21:21
Eu daria algum valor ao Santa Clara, mas já cansei das equipas do 5° lugar à lanterninha vermelha fazerem o melhor da época frente ao Sporting e depois levar 5,6, 7 do Porto e Benfica.
De JOSÉ SOUSA a 07.01.2022 às 21:10
Há muuuuuito tempo que não comento neste espaço.
Hoje sinto o Sportinguismo ainda com mais força, como se isso fosse possível.
No final da época lá estarei de novo a comemorar o título de Campeão Nacional do enorme Sporting Clube de Portugal.
O Sporting vai ser campeão não duvidem.

Sejam felizes e muita saúde para todos.
Esperamos que sim, um jogo não faz uma época.
De Greenhill a 07.01.2022 às 22:46
Sim, mas termos de atitude, de intensidade de jogo o Porto dá-nos de goleada. E existe uma grande diferença do Porto da época passada para esta. A inclusão de Vitinha e Fábio Vieira no meio campo veio dar uma capacidade técnica que não havia. O Porto deste ano não tem nada a ver com o Porto dos "Maregas". Tem a mesma intensidade que as equipas do Cãoceição têm mas com muito mais qualidade técnica. Vai ser muito difícil ganhar este campeonato, principalmente se continuarmos com a falta de intensidade de jogo que temos mostrado.
De Profeta a 07.01.2022 às 23:45
Não acredito que haja falta de atitude. Não é esse o ADN desta equipa.
Quanto muito poderá haver algum cansaço.
O leitor Greenhill raramente tem coisas positivas para dizer. Porquê?... não sei.
De AlexandreP a 07.01.2022 às 23:49
Que exagero!
A nossa equipa tem sido intensa e relembro que o porto so empatou em Alvalade porque o arbitro e o VAR nao viram o pepe a socar o Coates.
É inacreditável como terminamos jogos com jogadores expulsos(com uma equipa sem intensidade). Enquanto o porto (com essa intensidade que tanto elogia),se nao tivesse as "costas" quentes terminava jogo sim jogo não com 9 jogadores e sem treinador no banco.
De Everton Costa a 07.01.2022 às 21:11
O Sporting há muito sofre com bolas entre os laterais e os médios (Palhinha e Matheus Nunes) foi assim o golo do Estoril, primeiro do Portimonense, segundo e terceiro golo do Santa Clara entre outros outros, acho que será necessário fortalecer o meio, voltando a questão anterior todas as equipas têm jogadores que saem 5 metros atrás dos defensores sportinguistas e aparecem 3 metros à frente como o jogador que fez o primeiro golo, uns minutos antes deste golo ele recebeu um passe de calcanhar do Lincoln 5 metros atrás do Coates e apareceu 3 a frente para rematar à baliza, o Sporting só tem o Matheus Nunes com esta capacidade, por isso talvez o Daniel Bragança no 11 possa ser uma boa alternativa visto que o Sarabia não é nosso.
É uma consideração, mas não se pode desperdiçar o talente de Sarabia.
De Everton Costa a 07.01.2022 às 21:19
Claro que não, mas hoje após os 45 minutos iniciais o Paulinho por já ter um amarelo poderia ter dado lugar ao Dani, Tabata é um inútil prefiro o Plata à ele.
Tirar o Paulinho tão cedo não me parece solução.
O Daniel podia ter entrado mais cedo, concordo.
Também não sou fã de Tabata e nada tem a ver com o jogo de hoje.
De Everton Costa a 07.01.2022 às 21:23
Talvez depois dos 2 X 2.
É uma questão de opinião.
A equipa toda não esteve ao seu melhor nível, obviamente, mas o sector defensivo esteve mesmo mal.
De Greenhill a 07.01.2022 às 22:39
E que tal o Daniel em vez do Pote que não anda a fazer nada? O Pote está claramente a necessitar de ir para o banco para se focar no trabalho.
Agora é o Pote que não está "focado no trabalho"?!?
Essa consideração esclarece aqueles que simplesmente pensam que está a atravessar uma fase menos boa, no que a golos diz respeito.
De César das Malas a 07.01.2022 às 21:33
As pessoas não têm a noção do ridículo! Vêm para aqui dizer ao Amorim como é que se faz! E quando há um resultado negativo volta logo a bipolaridade dos sportinguistas! Serenidade, porque as derrotas também acontecem. Até parece que não vínhamos de 11 vitórias seguidas! Já é tudo mau outra vez. Toda a gente tem os seus dias maus. Confiança completa no treinador, nos jogadores e nos dirigentes. É nestas alturas que se forjam os títulos. Não há equipas invencíveis. Muitas vezes, a diferença entre a vitória e a derrota é muito ténue. Não vale a pena, estar a dizer-se que se deveria ter feito ou aquilo, porque já não há nada a fazer e, porque Amorim é quem sabe melhor como corrigir os erros de hoje.
Certíssimo!

P.S.: Há treinadores da bancada que se acham superiores a tudo e a todos.
De Elitista a 07.01.2022 às 22:06
Concordo com a crítica aos treinadores de bancada!
Já quanto ao ridículo...
A mim, fazem-me mais confusão os optimistas da treta do que os derrotistas. Não se vai a lado algum com nenhum dos dois tipos, mas os primeiros são mais perigosos porque instalam no clube a tal mentalidade que proporcionou o 18 + 19!
Se isto lá fosse com optimismo, os campeonatos acabavam todos com empates a zero!
Como diz, todos têm os seus dias maus. Em alta competição, ganha quem tem menos dias maus!
Mas o mais importante é quando afirma que é nesta altura que se forjam campeonatos. Pessoalmente, não poderia estar mais de acordo! Mas já reparou que isso contradiz o resto do seu comentário?
É que, sendo assim, a equipa perdeu num momento crucial!
Nunca há boas alturas para perder (então, para mim, nunca mesmo!), mas esta...
Não é a derrota que pesa mas! É o momento em que acontece e a forma!
Quando encaixamos o 2-2 percebi que não ganharíamos. Isso não é de campeão em título
Quando, num momento decisivo, fomos ganhar a Braga, na época passada, percebi que seríamos campeões!
E por falar em Braga, com quem abrimos o campeonato?
Já vejo futebol há muitos anos e há sinais inequívocos. Veremos como corre o jogo da 18ª jornada.
Aí poderemos aferir da real condição do SCP para revalidar o título.
Certo é que, hoje, mais do que não deprimir (eu estou, como é evidente, mas eu nunca soube, não sei e não quero aprender a perder), é imprescindível não embarcar em falsos optimismos! Hoje é dia para amargurar séria e ponderadamente esta derrota pesadíssima que não deveria ter ocorrido!
Se queremos encetar um ciclo vitorioso, esta tem que ser a última derrota com estas características!
Porque esta é uma derrota típica do SCP dos18 + 19! Está com saudades desse tempos?
SL
Não há nada como dar uma no cravo outra na ferradura!

De Elitista a 07.01.2022 às 22:35
Não é essa a intenção!
Efectivamente, nunca tive pachorra para os treinadores de bancada que metem o totobola à 2ª Feira!
Mas fiquei muito apreensivo com esta derrota. Obviamente, nenhuma equipa entra em campo para perder mas o que me preocupa sempre mais é a forma com os jogadores encaram as partidas. Elas não são todas iguais!
Uma equipa que quer ser hegemónica, percebe o momento de cada uma!
Vamos ver as consequências desta derrota. Todos esperamos que seja como a que sofremos nos Barreiros na época passada.
De Zé Manel a 07.01.2022 às 22:01
O Sporting perde um jogo cujas estatísticas de expected goals são 1,8 para o Sporting e 1,1 para o Sta Clara (segundo o Goalpoint). Ou seja, tendo em conta as oportunidades criadas, o Sporting deveria marcar 2 golos (bateu certo) e o Sta Clara deveria marcar 1 golo. Vale o que vale, mas a verdade é que o Sta Clara excedeu as espectativas, foi mais eficaz do que seria de esperar. Que este mau resultado sirva para cerrar fileiras para voltarmos rapidamente às vitória. SL
Publicarei as estatísticas do jogo amanhã, que, diga-se, não mostram um Santa Clara vencedor. Mas venceu... claro!
De JCR a 07.01.2022 às 22:48
Há 1 vitória bem explícita do Santa Clara...no nº de faltas, 32 contra só 12 do SCP, e à conta também de termos a arbitrar o árbitro de mau nome para nós, e que dificilmente, iria expulsar alguem da equipa dos Açores, não foi por isso que o SCP perdeu, dado termos sido "mansinhos", mas na diferença enorme das faltas, pode-se ver a diferença de atitude de ambas as equipas, havendo por trás 1 árbitro "compreensível" para a equipa da casa, e é claro que ajudou a manterem a atitude faltosa que tiveram durante o jogo todo, o SCP só tinha que combater isso e não conseguiu...
De AlexandreP a 07.01.2022 às 23:59
E mesmo com essa estatística conseguimos acabar o jogo com um vermelho directo...
É preciso arte e um dom especial, para conseguir arbitrar oos jogos da nossa equipa...
Eu refiro este factor num post que preparei para amanhã.
Em 33 faltas eles viram 5 amarelos, mas o primeiro só aos 60'. Nós, em 12 faltas, tivemos 3 amarelos e um vermelho, e dois deles logo aos 14 e 17'.
Com Rui Costa já era de esperar algo do género.
De JCR a 08.01.2022 às 00:26
Toda a gente percebeu que o árbitro foi "meiguinho" para os anfitriões, demorou o mais que pôde em amostrar amarelos, mas também não podemos, muito menos devemos, esperar que os árbitros nos vão dar algum tipo de "ajuda", dado isso ser mais raro de acontecer do que ganhar o Euromilhões...
A saga do Rui Costa em fazer más arbitragens contra nós continua, nada de novo, só temos é que ser maduros o suficiente para jogarmos sempre contra tudo e contra todos, alheios às "injustiças" arbitrais, foi assim que fomos campeões e temos que continuar a fazer o mesmo.
De JCR a 08.01.2022 às 00:11
Em parte tem razão...mas e infelizmente, o Daniel Bragança mereceu ser expulso, pelo lance inadvertido que teve, espero que aprenda e só podia era ter entrado mais cedo, e não perto dos 80 minutos.
Quando à equipa da casa, deu muito pau, os números assim o mostram, mas sinceramente não sei se alguém deveria ter sido ou não expulso, mas 1 coisa é certa: o SCP já tem e terá que continuar a ter muito calo para ultrapassar arbitragens tendenciosas contra, a gente sabe bem que é mais fácil expulsar 1 jogador nosso, do que do SLB/FCP, e por isso é que jogamos sempre contra tudo e contra todos, mas e repetindo-me, o Santa Clara limitou o jogo do nosso clube, através das inúmeras faltas, e só tinhamos que contrariar isso, mas tal, infelizmente não aconteceu...