Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

image.jpg

 

O membro da Comissão de Fiscalização (CF) do Sporting, António Paulo Santos, em declarações aos jornalistas esta quarta-feira, alertou que a futura Direcção do Clube vai encontrar um défice de tesouraria de 122 milhões de euros até ao final do ano e que o "milagre financeiro" previamente anunciado não passa de um mito:

 

"Está a decorrer uma auditoria e ela é que vai dar com exactidão o que se passa. Com base nos relatórios publicados, o grupo Sporting terá um défice de tesouraria até ao fim do ano de 122 ME. O futuro presidente tem de ser alguém com capacidade para negociar com a banca ou outro parceiro, uma vez que é de antever um exercício de gestão muito rigoroso.

 

Estes 122 ME subdividem-se em 60 ME de défice do grupo Sporting, 32 de pagamentos aos bancos por venda de jogadores e outros 30 referentes ao empréstimo obrigacionista. Em termos de receitas futuras já foram adiantados 60 dos 68 ME que havia a receber de direitos televisivos.

Não há salvadores no Sporting. O clube tem de ter gestores para poder negociar com a banca. Pode-se ir buscar novos financiamentos, como no 'naming' do estádio. O desafio enorme que se põe aos candidatos é a conciliação da gestão financeira com o projecto desportivo. Não se pode entrar em aventuras. Os actuais responsáveis - José Sousa Cintra e Artur Torres Pereira - já conseguiram uma diminuição de salários de cerca de 10 ME.

Já sobre os processos disciplinares e as consequentes suspensões aplicadas a Bruno de Carvalho e outros membros do Conselho Directivo, regressou-se à normalidade na vida institucional e de democraticidade interna no Sporting.


Em virtude dos processos que ainda correm contra o ex-presidente, este pode mesmo vir a incorrer numa eventual expulsão. A CF já não vai tomar essa decisão, mas vai deixar um relatório de apreciação dos factos. Se for demonstrada a gravidade dos factos e a violação grosseira dos estatutos pode levar, efectivamente, a uma expulsão de sócio com um prazo de oito anos.

 

Sobre a anunciada impugnação do acto eleitoral, tenho muitas dúvidas que o pedido tenha provimento. A não ser por uma qualquer questão formal que desconheço.


Relativamente aos processos em torno da Academia do Clube, a decisão do Tribunal da Relação veio dizer que o crime é de terrorismo. Isto joga a favor do Sporting, por não ser um acto previsível, mas sim um acto fortuito e vem acrescer à falta de fundamentação para a rescisão. Acredito que o Sporting vai vencer esses processos. Os jogadores não tinham justa causa. Admite-se um prazo de um ou dois anos para a conclusão desses litígios".

 

sporting_lisbon_logo_88270.jpg

 

A Sporting SAD considerou "profundamente impróprias e irresponsáveis" as declarações de António Paulo Santos, membro da Comissão de Fiscalização, garantindo que as mesmas contêm dados financeiros "falsos" relativamente à Sociedade.

 

Eis o comunicado do Conselho de Administração da Sporting SAD:

 

Face às despropositadas declarações hoje proferidas a título individual pelo membro da Comissão de Fiscalização Paulo Santos, vem por este meio o Conselho de Administração da Sporting SAD esclarecer que:

 

1 – Considera profundamente impróprias e irresponsáveis tais declarações, não só porque não cabem nas atribuições de um membro da Comissão de Fiscalização, mas também porque aludem a dados financeiros, ainda por cima falsos, referentes à Sporting SAD, empresa do Grupo Sporting cotada em bolsa, sendo que os dados verdadeiros, do Grupo e da SAD, se encontram ainda em fase de apreciação pelos respectivos órgãos de auditoria e fiscalização, e por isso, no caso da SAD, ainda nem sequer foram remetidos à CMVM;

 

2 – Desmente categoricamente as irresponsáveis informações prestadas pelo sr. Paulo Santos sobre as necessidades de tesouraria do Grupo Sporting, e especificamente as da Sporting SAD, e deplora as meias verdades e imprecisões dos dados financeiros por ele anunciados;

 

3 – Lamenta profundamente a desestabilização e o alarme gerado lamentavelmente e de forma infundada entre os sportinguistas por estas declarações, as quais apenas se poderão entender, parcialmente, pelo período de campanha eleitoral actualmente vivido pelo Clube com vista às eleições do próximo dia 8.

 

05 de Setembro de 2018

 

O Conselho de Administração da Sporting SAD

 

Eis o comunicado da Comissão de Fiscalização:

 

As declarações vindas hoje a público proferidas por Paulo Santos, membro da Comissão de Fiscalização (CF) resultam de uma iniciativa individual, que não compromete a CF e que não tendo sido previamente discutida ou comunicada se torna surpreendente. A CF não tem, por ora, contas fechadas do Sporting Clube de Portugal nem se pronuncia sobre o que cada candidatura entende serem as necessidades do Clube. A Comissão de Fiscalização mantém a sua independência e fidelidade aos Estatutos e regras do Sporting Clube de Portugal, de acordo com os objectivos com que foi nomeada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Comendador Jaime Marta Soares.

 

Oportunamente, a CF entregará o relatório de actividades ao Presidente cessante da MAG assim como entregará todos os dossiês com que lidou à Comissão Fiscal e Disciplinar que for eleita no próximo dia 8.

 

Ainda antes das eleições espera esta Comissão revelar a conclusão ou andamento de alguns processos importantes para o Sporting Clube de Portugal.

 

A Comissão de Fiscalização

 

***Parece-me, e isto é apenas a minha opinião uma vez que não tenho conhecimento de causa, que, pelo menos parcialmente, o discurso de António Paulo Santos pode muito bem ter sido motivado no sentido de enfatizar uma das candidaturas. Porventura aquela que mais tem soado o alarme sobre a situação financeira do Sporting.

 

Dito isto, também acho que os dois comunicados donatam maior preocupação com o que é referente à SAD, do que com as restantes empresas do Grupo Sporting que não são cotadas em bolsa, por motivos óbvios.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2018 às 08:17

Revelar publicamente números confidênciais do SCP e ainda por cima falsos? Isto não é motivo para um processo disciplinar ou mesmo a sua remoção do CF?
Sem imagem de perfil

De Luís a 06.09.2018 às 09:16

É por este tipo de comportamentos e egos que o Sporting está hoje, como está.
Porque a maioria dos que para lá vão é somente para se servirem do clube e para terem protagonismo e os seus 5 minutos de fama.
Uma vergonha o que este membro do CF e tal como diz o Mike, será que este tipo de comportamentos por parte de um sócio do SCP não terá de ter consequências, sobretudo se forem mentira, como alegadamente, os seus colegas do CF vieram dizer em comunicado.
Mas a coisa ainda soa pior, porque temos de perceber porque motivo isto aconteceu e nesta determinada altura.
E aqui temos de recuar e verificar o que a CG prometeu quando entrou em funções (que nenhum membro faria parte de alguma das listas concorrentes e que nenhum deles iria interferir nas eleições) e que não se cumpriu. E aqui digo que deveria ter ficado lavrado em ata e assinado por todos, que em momento algum e mesmo abdicando de fazer parte dessa CG, nunca poderiam fazer parte direta ou indireta nas eleições e até poderiam ser alvo de alguma sanção como sócios do SCP, porque como diz o Povo " à mulher de César, não basta parecer séria, tem de ser séria".
E aqui chegados temos de perguntar a quem aproveitou tudo isto?
E como todos podemos constatar só aproveitou a um candidato e à sua lista - JMR. Porque houveram dois membros da CG, que abdicaram de ser membros desta CG e foram diretamente para a lista de JMR e levaram com eles informações internas e confidenciais que favoreciam esse candidato em detrimentos dos outros. E por isso se compreende agora que JMR diga à boca cheia que sabe a situação do Sporting atual, poderá, com "Inside information".
Isto configura concorrência desleal para com todos os outros concorrentes.
E agora a cereja no topo do bolo, a muito poucos dias do ato eleitoral. E sempre em consonância com os argumentos de JMR. Parece que esta observações encaixam que nem uma luva na estratégia de JMR.
E se JMR ganhar a presidência do SCP?
Será que foi de forma legitima?
Todos sabemos que na politica vale tudo, mas nas eleições do SCP, não deviam valer golpes baixos. Para mim isto configura uma gravidade extrema e nem se compara com ataques pessoais entre candidatos.
Isto configura tudo o que abominamos em BdC e temos um candidato que diz que JB e FV são uma 2ª versão de BdC, mas é ele que usa métodos pouco ortodoxos e que eram apanágio de BdC.
Infelizmente as eleições do Sporting estão a chegar a patamares em que vale tudo para se ser Presidente do SCP.
Cada vez mais tenho a certeza que entreguei os meus votos ao candidato que me parecia mais honesto e com valores de Sporting e não optei por dar votos a um candidato que se quer compara e utiliza métodos iguais aos Presidentes dos nossos rivais.
Bem sei que alguns dirão "infelizmente" que precisamos de um candidato que saiba as manhas, os truques e que consiga fazer o jogo sujo dos rivais.
Não me revejo nesse tipo de candidatos e não quero que daqui a 5 ou 10 anos tenhamos processos "E-toupeira", "Mails" e coisas do género.
Eu quero um Sporting ganhador, mas por meios lícitos e dentro do campo.
Sem imagem de perfil

De hugo boss a 06.09.2018 às 09:20

jose maria ricciardi disse exactamente a mesma coisa no debate a 7, na Sporting TV, e pedro madeira rodrigues, também referiu isso... ninguém desmentiu!
Sem imagem de perfil

De Luís a 06.09.2018 às 11:45

Correção:

Os restantes colegas do CF lançaram um comunicado a dizer que essas informações eram falsas.
E já ouvi, mas não li que a Direção da SAD também disse que esses números eram falsos.

Mas nem se trata de serem verdadeiros ou falsos.
Trata-se da forma, do conteúdo e do timing.
E já agora porque não convocou os seus colegas de órgão?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2018 às 12:03

Um membro do CF não pode agir em nome pessoal. Claramente não foi autorizado pelo CF a fazer esta comunicação, portanto tem que ser castigado pela mesma.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2018 às 09:37

Momento, totalmente inoportuno!
Muito medo para nada!
A nova Direcção não deve entrar em situações incertas.. Para além de serem duradouros. Por isso,
William 20 mil.
Patrício 12 mil.
Gelson 25 mil.
TOTAL 57 mil...

R. Leão.. O unico caso em que eu aconselharia ir à luta ou receber pelo menos 10/12 milhões
R. Ribeiro oferecemos grátis LOOOOLL!

E por ultimo, tá claro.. Mandar os pernetas embora(ou receber algum) e pelo menos poupar nos salários


P. S.. Adoraria saber como foi feito o contrato desse calmeirão do Douglas, mandado contratar por o JJ?!
Não pode ser que vá cobrando esses milhões e nem jogue, acho que nem treina.. Ou seja, nem sabemos por inde anda.
O Alan Ruiz, o Iuri Medeiros e mais os outros 50..😁
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2018 às 10:05

E sem vergonha nenhuma..
Fazemos a nossa própria Champions League.
Na Sporting TV fazer uma recaudação trimestral por os 3 milhões de sportinguistas..
3.000.000 X 2€ minimo= 6.000.000€
Total (minnimo)18.000.000€, mais a eventual publicidade.

Ou seja, com contas de merceiro e ao bom estilo da aldeia, chegamos lá! 😁

P. S.. Agora, Srs. Doutores, isto deve ser uma situação de excepção e não a normalidade.
Sem imagem de perfil

De Bhodi a 06.09.2018 às 17:06

O espanholismo "recaudar" é para não se notar que está a sugerir uma "operação coração"? Cruzes abrenuncio!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.09.2018 às 21:10

Não!.. O Google fez-me a tradução incorreta. Bhodi, uns inglesismos, outros espanholismos!.. 😁

Não se envergonhe!...
Não deixariamos de ser Viscondes, nem betinhos.
A sinceridade, a lisura, a bondade, são sempre sinónimos de altruismo, bem melhor que os famosos inoperantes gestores de primeira água.
Andar nesta vergonha de restruturação em restruturação e cada vez mais altos empréstimos obrigacionistas endividando o clube.. Sim, cruzes, abrenuncio!!.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 06.09.2018 às 09:50

Não me admirava nada que amanhã este viesse a integrar a lista do Ricciardi. É que é exactamente a mesma lenga-lenga que o candidato tem feito ao longo de toda a banca. Mas, a cereja no topo do bolo, é o António Santos vir dizer que o próximo presidente ter que ser alguém que consiga negociar com a banca e os investidores. Ora, de todos os candidatos, quem foi dos primeiros a anunciar investidores dos USA e que iria fazer de tudo para ajudar na banca com os seus conhecimentos e contactos??????

Grande timing para lançar esta carta, visto que já é quase impossível haver contraditório directo entre os candidatos até às eleições. Este é um mandado do JMR, não tenham dúvidas!!!! É só para manter a aparência de desastre, visto que o Sporting, mesmo nas condições em que se encontra e de onde veio, tem estado a ganhar jogos e, até certo ponto, a contratar. Mesmo não duvidando das dificuldades financeiras em que se encontra, temos feito por continuar a caminhar... caminhando. E não com o bicho-papão atrás, como tem sido a grande campanha de JMR.
Sem imagem de perfil

De Júlio a 06.09.2018 às 10:40

Admito que o timing não tenha sido o melhor, mas parece-me que não disse mentira nenhuma.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.09.2018 às 11:04

Mesmo que a informação não seja falsa, um membro duma CG transitória não pode divulgar informações do clube em nome pessoal, fazendo ele parte duma comissão de fiscalização, onde claramente, não foi autorizado para o fazer.
Sem imagem de perfil

De ALPER a 06.09.2018 às 10:40

Ums aituação lamentável, felizmente que a actual CG e a CF só terá mais 2 ou 3 dias de vida...penso eu!
Sem imagem de perfil

De ALPER a 06.09.2018 às 10:41

* Uma
Sem imagem de perfil

De Luís a 06.09.2018 às 11:58

Outra coisa deveras interessante que ouvi no debate de ontem na TVI 24 (debate com todos os candidatos - e com as mesmas perguntas de sempre, salvou-se pelas perguntas do José Pina e do Rodrigo Roquette) foi o tema da transparência; pergunta do RR e muito bem.

Seria muito interessante que se soubesse de antemão quem financia a campanha de cada um dos candidatos. Tal como na politica não podem ficar dúvidas no ar quanto a futuros lobbies.
E foi ainda mais interessante perceber que quando o candidato Tavares Pereira disse que a sua campanha era paga por ele, somente outro candidato disse o mesmo, sendo que todos os outros não responderam.
Não estamos numa de caça ás bruxas, mas infelizmente e no Sporting já todos sabemos o que a casa gasta. Assim sendo, seria de bom tom que todos os candidatos fossem o mais honestos possíveis para que num futuro mais ou menos próximo não se viesse a verificar os celebres conflitos de interesses que existem na contratação pública.
E até vou mais longe, concordando com Rui Jorge Rego, em que cada candidato e a sua respetiva equipa preenchessem uma declaração de conflito de interesses. E se ainda quiserem ir mais longe, ao estilo politico, disponibilizem os seus rendimentos e património à entrada e á saída de funções.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.09.2018 às 12:23

É absolutamente lamentável que se fale de assuntos sérios com esta leviandade. Não parece por acaso mas sim por má-fé, ou se se preferir para enganar ou confundir os incautos ou leigos. Misturam-se conceitos contabilísticos e financeiros fazendo uma grande confusão ou salada russa. O que é isso de défice de tesouraria? Diferença (negativa) entre recebimentos e pagamentos. Por definição não existe pois os pagamentos não podem ser superiores aos recebimentos. Claro que quando os proveitos (vendas ou prestação de serviços) são inferiores ao custo (das vendas) conduzem a receitas inferiores às despesas. Assim há que aumentar as receitas por via de proveitos extraordinários (no caso de uma SAD por ex: venda de passes de jogadores) ou por via de financiamento (por ex.bancário ou obrigacionista). Como se pode ler acima já se está a falar de receitas que são proveitos contabilísticos e outras que não são. No caso da venda de passes os recebimentos correspondentes ocorrem, normalmente, em vários momentos após a contratualização da venda.
Quando agora se fala em défice de tesouraria do que é que se fala exactamente? Bem o exaxtamente é algo com o qual este tipo de gente convive com dificuldade (para ser simpático).
Não resisto em comentar que o candidato JMR gosta de se apresentar como muito competente em matéria financeira. Tenho dúvidas se ele domina verdadeiramente os conceitos do alto da sua liderança "hands off" (quer isto dizer que o team (equipa) é que tem que trabalhar, o líder só coordena, ou seja na maior parte das vezes não sabe ou não sabe do negócio) ou se ele mistura e baralha os conceitos de propósito.
Todas as SAD têm, quase sempre, apresentado prejuizo operacional, isto é, proveitos correntes inferiores aos custos correntes. Isso origina receitas inferiores às despesas. Esse "défice" tem sido colmatado por antecipação de receitas (direitos TV), receitas extraordinárias (venda de passes) ou financiamento bancário e obrigacionista. Aqui o JMR tem grande experiência e "escola" pois o Grupo Espirito Santo lubdribiou milhares de clientes (leia-se depositantes) BES quando usou o banco para comercializar "junk bonds" (lixo) das várias empresas GES. Essas várias empresas tinham prejuizos operacionais porque, entre outras coisas, eram geridas por pessoas cuja capacidade de liderança e de conhecimento dos negócios se resumia a terem ES no seu nome pessoal! Chega de
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.09.2018 às 14:51

Não sabe o que é défice de tesouraria? Já ouviu falar em "liquidity budget"? Se não ouviu aconselho-o a informar-se. Encontra-se informação facilmente na net.

JMR tem toda a razão. Existe há muito tempo um défice de tesouraria no Sporting o qual foi agravado nos últimos tempos com a antecipação de receitas, precisamente para fazer face a essas faltas de tesouraria de curto prazo.

Eu já aqui tinha informado que, de acordo com os R&C, que são informação pública e não secreta, nos últimos 7-8 anos o SCP tem mostrado um constante défice de tesouraria. Assim como constantes prejuízos operacionais quando os proveitos operacionais são inferiores aos custos operacionais. E é este défice que constitui a principal causa da crónica falta de liquidez.

Quanto às outras SAD, posso informá-lo que o Benfica nos últimos 8 anos tem mostrado sempre resultados operacionais positivos, isto é, mostrado proveitos operacionais superiores aos custos operacionais e por isso não tem tido grandes problemas de liquidez.

Sempre tão ciosos de copiar o Benfica em quase tudo, sigam os bons exemplos também aqui e não terão problemas.
Sem imagem de perfil

De Luís a 06.09.2018 às 15:09

Até parece que por lá não existe um deficit de tesouraria.
Consegue desmentir isto?
Deve ser por isso que têm milhões em empréstimos obrigacionistas.
Deve ser por falsear a verdade desportiva que ganhão milhões, mas mesmo assim têm o 2ºmaior passivo da europa.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.09.2018 às 16:27

Pois em português diz-se Orçamento de Tesouraria no qual se prevêm os fluxos de tesouraria, ou seja recebimentos e pagamentos e Mapa de Tesouraria onde se reporta o que aconteceu em relação a esses mesmos fluxos. Não é por se usarem termos em inglês que os ignorantes deixam de ser desconhecedores e os aldrabões passam a pessoas sérias!
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.09.2018 às 16:37

Então se sabe o que é um Orçamento de Tesouraria, porque carga de água escreve tanto disparate?
"Por definição não existe" e outras barbaridades.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.09.2018 às 16:44

Já se percebeu que o cavalheiro só percebe das contas da Slb Sad e pouco mais. Volte à escola e desta vez tire aproveitamento não fique em défice!
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 06.09.2018 às 14:47

Há várias formas de encarar estas declarações e a resposta!

Quanto às declarações de António Paulo Santos
1. Pode tratar-se de uma mera acção de campanha no sentido de tentar beneficiar a campanha do Riciardi, o que é lamentável;
2. Sendo verdade o que diz, parece-me algo que os sócios devem saber antes de tomarem uma decisão;

Quanto às postura da SAD
1. Se é uma acção de campanha e os números são falsos, deve de imediato remover António Paulo Santos;
2. Se os números são verdadeiros, está a prestar um mau serviço ao Sporting.
Refira-se no entanto que é importante não criar alarmes infundados, se não há certezas, não se devem fazer este tipo de afirmações.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo