Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vou sair da minha zona de conforto, para abordar um assunto, que desde o início desta época desportiva, tem sido recorrente, aqui no Camarote e nas redes sociais. Sabendo que estou a ser politicamente correcto, considero que se trata de “perseguição” a Paulinho, que se tem vindo a tornar numa espécie de bode expiatório, que tem que pagar por ter sido, nessas abordagens, muito caro. Fosse ou não, foi comprado, e é um activo do Clube.

Que fique claro. Paulinho foi um desejo de Rúben Amorim, desde que foi para o Sporting. Quando a equipa estava na senda das vitórias, muito graças ao trabalho de Amorim, a Direcção fez um esforço significativo, para lhe fazer a vontade. O jogador chegou durante a época anterior e exceptuando um período em que esteve aleijado, foi titular da equipa, colaborando para a conquista do campeonato. Convém lembrar, que foi o autor do golo que confirmou a celebração do mesmo.

Screenshot (274).png

Paulinho não é um Messi, nem um Ronaldo, que curiosamente marcam muitos golos, e nem são pontas de lança, de acordo com as novas dinâmicas de futebol. Mas é, um bom jogador, e com algum historial de marcação de golos. Por outro lado, tem demonstrado que sua a camisola e que lhe é exigida uma missão que vai para além de um mero ponta de lança, transportando jogo e tabelando. Tem falhado golos? E para além dos que falha, a razão porque não marca mais, merece de per si, uma análise. Por outro lado, quem não os  tem falhado? Pedro Gonçalves? Jovane? Nuno Santos? 

Vamos excluir Paulinho? Quem joga naquela posição... Tiago Tomás? Sporar que teve as suas chances e não convenceu, nem sequer em Braga, e não é aposta do treinador. Pedro Marques, está a fazer o seu crescimento e foi emprestado. Quem resta... Luiz Phillipe? Onde está outro ponta de lança? No mercado? Ouço falar de Slimani, como o salvador da pátria. O facto é que depois de sair do Sporting, não tem historial de relevo. E para além de custar muito em salários, não interessa ao Rúben Amorim. Será que os treinadores de bancada, sabem mais que os especialistas?

Com toda a sinceridade, não consigo ver nestes ataques continuados a Paulinho, qualquer racionalidade.Vejo reacções deveras emotivas, muitas pautadas por análises distorcidas, e ideológicas. Paulinho nunca foi bem aceite por certos adeptos. O facto de não ter marcado muitos golos, deu motivação aos contestatários. Paulinho deve marcar mais golos? Não há dúvida. Então, em vez de contestação, precisa de apoio. Parafraseando uma frase aplicada a um outro jogador, “deixem jogar o Paulinho”.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


53 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.08.2021 às 07:16

Paulinho é bom jogador. Paulinho não é um goleador, como era Bas Dost, por exemplo. Paulinho é um jogador que se encaixaria muito melhor num sistema de 2 avançados, acredito que seria ainda mais útil à equipa se conseguissemos encontrar um sistema oned pudesse jogar COM o Tiago Tomás.
Imagem de perfil

De Greenlight a 30.08.2021 às 08:37

"Deixem jogar o Paulinho..." mas, Paulinho joga sempre e a titular, desde que não esteja lesionado. De falta de oportunidades, Paulinho não se pode queixar. Ruben Amorim não desiste facilmente das suas opiniões. Se tiver razão em relação a Paulinho e espero que, neste particular, RA também tenha razão, será dito que é coerente mas se, desta vez RA estiver enganado, será apelidado de teimoso. Só o tempo dirá se o forte investimento do Sporting em Paulinho se justificou. Até ver, está por demonstrar. Ruben Amorim tentou explicar, há dias, que Paulinho não marca muitos golos porque vem atrás para ligar jogo e depois não está na grande e pequena áreas para marcar golo. Ruben Amorim é um excelente treinador e sabe de futebol muito mais que eu alguma vez possa imaginar mas, eu também tenho olhos e Paulinho quando está perto da baliza falha mais vezes do que acerta, como se viu, por exemplo, no último jogo. Pode gostar-se mais ou menos de Paulinho, mas, é completamente descabido trazer, a um post sobre Paulinho, os nomes de Messi e Ronaldo. Nem o treinador de bancada (para usar um expressão cara a Nação Valente) mais cego ousaria esperar que a qualidade de jogo de Paulinho se aproximasse da de Messi e a sua eficácia concretizadora da de Ronaldo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:01

Grenlight

Obrigado pela opinião. Ronaldo e Messi, são de outra galáxia. E são referidos por serem sobejamente conhecidos, e como exemplo de marcadores de golos que marcam mais que os pontas de lança, dos seus clubes. Mas há outros exemplos. menos mediáticos.

Diz, com alguma razão, que Paulinho fala muito frente à baliza, mas, como tudo, é relativo. Era preciso contabilizar as oportunidades que tem por jogo. Que tipos de oportunidades, isto é, se são de baliza aberta, se são de fora da área, se os remates , se de difícil execução, com perigo, se foram bem defendidos? Um mundo de interrogações. Creio que posso dizer, sem errar, que houve jogos em Paulinho, não teve uma oportunidade.

Depois há a vertente psicológica, relacionada com a falta de confiança, a pressa de fazer. Como dizia Ronaldo, num período da falta de golos, "estes são como o ketchup, como começarem vêm uns atrás dos outros.
Sem imagem de perfil

De Rui a 30.08.2021 às 08:43

Comnpletamente de acordo: como já referi antes, o Sporting teve bons goleadores nos últimos anos (Liedson, Bas Dost, Slimani) e nunca foi campeão. E não estavam sozinhos, tinham bons médios e atacantes a apoiar. Mas faltava a equipa, a estrutura, etc.
Paulinho foi a mais cara contratação do Sporting, daí a exigência. Seria possível encontrar um avançado tão bom ou melhor por um valor mais baixo, talvez noutros campeonatos? Não sabemos. Mas o sistema de RA não depende da inspiração de um atacante: se o Sporting empata ou perde, é porque toda a equipa joga menos bem; se o Sporting ganha, é porque toda a equipa joga bem, e alguém marca.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:07

Rui

De acordo. O mais importante é jogar bem e ganhar. Quem marca os golos é o menos importante. Se Paulinho não marcar, mas contribuir para isso, faz o seu trabalho.
Podia ter-se optado por um ponta de lança estrangeiro. Para ser bom seria caro. Parece-me que Rúben Amorim privilegia, jogadores portugueses, e não é por acaso, que na equipa, são a maioria.
Sem imagem de perfil

De FF a 30.08.2021 às 08:56

Bom-dia,
Estou de acordo com o caro Nação Valente, e como não sou treinador de bancada e pouco ou nada percebo de futebol, não teço qualquer comentário sobre o assunto.
Que me seja permitido lembrar uma efeméride: foi no dia 30 de Agosto de 1875 que se disputou em Portugal o primeiro jogo de foot ball (assim se designava na altura), na freguesia da Camacha ma Madeira.
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:10

FF,

Obrigado pela opinião, e pela informação, que desconhecia. Não deixa de ser interessante para leitores, que gostam de saber.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.08.2021 às 09:02

Bom dia caro amigo Nação Valente,
No contexto actual da equipa do Sporting tenho a convicção que o Paulinho é mais vítima do que culpado.
Paulinho não é um goleador de excelência mas, como já demonstrou na sua carreira, tem muitas qualidades que o tornam num bom avançado.
Todos sabemos que o esquema do Rúben Amorim potencia o rendimento colectivo em detrimento das individualidades e há posições que, individualmente, saiem mais prejudicadas. A de ponta de lança é uma delas.
Neste sistema é pedido ao Paulinho não só que marque golos, mas também que efectue combinações com os colegas, que caia nas alas abrindo espaços para remates e entradas na área dos companheiros, que segure a bola no início da transição ofensiva para "esticar" a equipa...
Podemos criticar, mas temos de perceber que no sistema de Rúben Amorim o ponta de lança é muito mais do que um marcador de golos, com prejuízo directo desta estatística. E o Paulinho tem sabido desempenhar, em prol do colectivo, o que lhe tem sido pedido, com nítido prejuízo individual. E não são muitos que o fazem como Rúben Amorim quer ou que estão dispostos a fazê-lo.
Convicto como é em relação às suas ideias estou plenamente convencido que Rúben Amorim mesmo na remota hipótese de ter o mais promissor ponta de lança da actualidade, Haaland, o sacrificaria individualmente em detrimento do colectivo. E veriamos que certamente não marcaria tantos golos!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:20

Bom dia, caro amigo, e obrigado com a análise que subscrevo. Apenas acrescento que naquilo que chamo de "perseguição a Paulinho, há motivações diferentes. Algumas que encaixam no desconhecimento , ou "ingenuidade" do adepto, e outras que são determinadas por má-fé. No nosso Sporting, apesar do sucesso recente, continua a haver adeptos, que aproveitam todas as oportunidades, para fazerem campanha "política".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.08.2021 às 09:22

Caro Nação Valente

O Sporting é um clube que vive numa instabilidade sistemática. É que os sportinguistas vivem o seu clube numa inquietação permanente. E a inquietação é má conselheira, ora traz a impaciência, ora suscita entusiasmos precoces. Quando há dificuldades, decepções, desaires, falta-nos resiliência, sentido de observação efectiva e de espírito crítico, em suma, de paciência.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:25

Diz de uma forma sintética, caro Leão Zargo, o que penso. Mas, para além de tudo isso, há ainda gente , muito mal intencionada.
Sem imagem de perfil

De MAV a 30.08.2021 às 09:55

O Nação Valente fez um bom post sobre a situação do Paulinho mas esta contestação tem a ver com o valor da contratação.
Eu não vou na onda, Paulinho tem os seus méritos e defeitos ,neste sistema duvido que o nr 9 marque mais de 20 golos temporada.
Para mim o que me deixa mais desconforto
É só haver TT e Paulinho.
Porque TT não é goleador
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:32

MAV

Obrigado pela opinião. Concordo que a contestação a Paulinho, não tem apenas a ver com o seu custo. Tem também a ver, na minha opinião com adeptos, que trabalham para a desestabilização.

Tem razão quando diz que TT não é goleador. Na minha modesta opinião de analista, vejo, como já tenho dito, que no Sporting se privilegia o colectivo, ou seja a equipa não joga para um ponta de lança. E é certo, que até agora, tem funcionado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.08.2021 às 10:12

O post não deveria ser deixem jogar o Paulinho, porque jogar ele joga, o que não acontece é marcar golos.....

Tem de ser dito que o Paulinho é a contratação mais cara da História do Sporting, foi um pedido expresso do treinador, portanto existe uma pressão associada que é inerente ao valor da transferência e ao facto de jogar no campeão nacional. Quem joga para títulos joga sempre sobre pressão e portanto tem de se habituar à pressão e às criticas se quiser ter sucesso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:45

Schmeichel,

Paulinho joga porque é essa a vontade do treinador, mas não me lembro, pelo menos nos tempos mais recentes, de haver tão grande contestação, alguma orquestrada, a um jogador. Daí o título do post.

Rúben Amorim já disse que insistiu na sua contratação, não apenas como marcador de golos, mas porque desempenha outras tarefas. Por outro lado, todos os profissionais estão sujeitos à pressão, desde que dentro dos limites razoáveis. Não é o que acontece. Por outro lado, não sou porta-voz do jogador, nem sei como encara as críticas, mas tenho a convicção que as aceita naturalmente. Agora, não há nenhum ser humano, por mais forte que seja, que não se deixe afectar pela pressão, especialmente se injusta e desproporcionada.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.08.2021 às 14:12

Nação Valente,

Se quer responsabilizar os adeptos pela pressão mediática, comece por criticar o Amorim, porque foi ele quem iniciou a pressão com a conversa do Paulinho e mais 10....

Outro argumento em que dizem que ele joga muito bem com a equipa, eu não vejo essa ligação, vejo sim um jogador que tem qualidade mas não é um fora de série, e pagámos muito caro por ele...... como é evidente quem custou 16M por 70% tem de corresponder com golos, foi precisamente para isso que o contratámos.

Quem joga no Sporting tem de aguentar a pressão..... a pressão não vai diminuir, ela vai aumentar ao longo da época com os jogos Champions, portanto tem de ser o Paulinho a responder com golos e não virem pedir menos pressão, porque a pressão não irá desaparecer bem pelo contrário.
Sem imagem de perfil

De MAV a 30.08.2021 às 14:55

Penso que está equivocado Paulinho não veio para fazer 30 golos veio para fazer a equipa ganhar. Aliás Paulinho não é um "Pinheiro " neste sistema nem Bas Slimani,Liedson marcava mais de 20 golos a jogar a 9. PAULINHO no Sporting é um facilitador de jogo não um AV que espera cruzamentos das alas. E mesmo que Paulinho fosse um equivoco RA têm muitos créditos para gastar
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 16:00

Schmeichel,
se leu o que escrevi de forma global, devia ver que não critico os adeptos pela pressão mediática, mas por concentrarem as críticas num jogador. Os outros dez, também falham, também fazem más jogos, e não vejo esse tipo de crítica sistemática.

Quando se tem como estratégia o colectivo, e não a mera soma do indvidual, tem de se concentrar a crítica no colectivo, porque se onde vai um vão todos, quando perde (ganha) um perdem, (ou ganham) todos.

Em relação à questão do custo, foi o que se conseguiu após longas negociações, por ser um pedido persistente do treinador. Como já afirmei muitas vezes, mais que os golos serem marcados por A ou B, interessa que sejam marcados. E que no jogo colectivo, todos colaborem.




Sem imagem de perfil

De Fernando a 30.08.2021 às 10:32

Só podemos contribuir. Pagarmos as quotas, irmos ao estádio apoiar a equipe. Quando temos opinião diferente estamos a desestabilizar. Não sendo treinador, tenho direito à minha opinião. Acho que a equipe precisa mais de 1 ponta de lança, seja ele Slimani ou o Manel dos Anzóis, até para o Paulinho sentir-se pressionado. Espero que no próximo jogo o Paulinho seja 100% eficaz, porque contra o Porto não vai ter tantas oportunidades que teve contra o Belenenses. Lá estarei a apoiar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 13:53

Fernando

Devo ter-me expressado mal. Na minha bordagem não pretendi pôr em causa qualquer direito de opinião. No entanto distingo esse direito, do que parece uma campanha orquestrada.

Quanto à necessidade de mais um ponta de lança, respeito a opinião do treinador, que percebe mais de futebol e por isso é técnico. Já o ouvi dizer, mais que uma vez, que não quer mais nenhum ponta de lança. Para além disso, como a opinião é livre, cada qual pode achar o que entender.
Sem imagem de perfil

De João F. a 30.08.2021 às 16:36

Quando o treinador diz que não quer mais nenhum jogador para determinado lugar, tem que se pensar, que talvez ele tenha algum "coelho na cartola" e que no momento oportuno o tire, como o fez na época passada. Quero eu dizer, que talvez já tenha visto nas equipas -23 e B algum jogador que ele queira lançar na equipa principal.
Ainda não me esqueci do que foi dito há um ano, quando começou a época com um lote de jogadores de quem os chamados "especialistas do futebol" se riram, chegando ao desplante de afirmarem, para que os adeptos do Sporting tirassem o " cavalinho da chuva" porque a equipa só se iria bater para o 3º. ou 4º. lugar com o Braga! Depois para surpresa e desgosto deles, foram os seus clubes preferidos que nesses lugares, tiveram que fazer pela vida!
Sem imagem de perfil

De João F. a 30.08.2021 às 10:36

O Paulinho é criticado por alguns daqueles que atacaram a contratação do RA e que depois dos seus êxitos, ficaram despeitados. Agora, têm procurado a todo o custo, motivos para provarem que afinal o RA não é assim tão bom com o têm pintado! E o campeonato ainda vai no inicio...Se ele não marcar uns golitos nas próximos jogos, pode-se imaginar o festival que irá ser!
O jogador tem servido como pedra de arremesso contra o treinador e também contra a direcção! Custou-lhes muito o êxito do RA! Estou certo, que preferiam agora opinar sobre a perda do campeonato,(para eles seria apenas mais um) justificando assim o falhanço na contratação do treinador e tudo o que disseram anteriormente sobre a gestão do Varandas.
Como a vitória foi inesperada e é inatacável globalmente, procuram sempre pequenos detalhes na gestão e no rendimento da equipa para babarem, mesmo não sabendo absolutamente NADA dos porquês da vida quotidiana dentro do balneário! No final comportam-se como os cartilheiros, que vivem da má língua e dos rumores. Mas o mais surpreendente, é que depois quando os denunciam, defendem-se com a chamada liberdade de expressão, como se a dita fosse uma prostituta que pudesse ser abusada à conveniência...
A vitória no campeonato, acompanhada duma gestão assertiva do Varandas, foi como uma machadada que receberam no lombo. A azia que têm acumulada no bucho é imensa!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.08.2021 às 15:04

João F.

Obrigado pela opinião. Aborda uma vertente que eu apenas afloro, .mas que faz todo o sentido. De facto grande parte dos contestatários, são alienados que ainda não desistiram de levar a água ao seu moinho. Como diz, esperavam pelo falhanço de Amorim. Não aconteceu e meteram a vila no saco. Agora, vira o disco e toca ao mesmo, viraram a agulha para Paulinho. O objectivo final é chegar a Varandas.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo