Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Foto Filipe Amorim.jpg

 

Assim que terminou o jogo com o Belenenses em Alvalade, Bruno de Carvalho apressou-se para o seu bilionésimo post no Facebook. Escrito a quente, procurando aliviar as costas de responsabilidades, colocou-se na pele do adepto desiludido e atirou-se ao treinador e aos jogadores. Nem o futsal escapou. Como se não fosse ele o presidente do Clube, pediu desculpa aos sportinguistas, ao mesmo tempo que sacudiu a água do capote. Os erros são dos outros.

 

Depois de quatro anos de “cultura de exigência”, de muitas voltas olímpicas aos estádios e de variadas entrevistas aos jornais, ocorreu a Bruno de Carvalho que pode ficar com a carne, enquanto os outros roem os ossos. Não pode, porque, no regime que instituiu no Sporting, é ele o primeiro responsável. Isto consta nos seus programas eleitorais e em inúmeras dissertações suas sobre o funcionamento do Clube. É ele que tem de dar a cara se a época foi mal preparada, se houve fracasso na generalidade das contratações e se as promessas de vitórias ficaram todas pelo caminho.

 

No Sporting não existe alguém com autonomia de funções e pensamento próprio que faça a ligação entre o presidente e o treinador. Que tenha autoridade e conhecimento, simultaneamente. Por exemplo, não há um director desportivo de facto, com competência funcional, que apoie a Direcção na análise e na responsabilização de decisões. Não é necessariamente mau, muitos clubes funcionam assim, mas isso coloca Bruno de Carvalho no topo da cadeia de responsabilidades pois é a figura omnipresente e omnipotente.

 

Tudo se complica quando se sabe que ele é absolutamente desconhecedor da realidade e dos meandros do futebol. Que esse desconhecimento é agravado pelo deslumbramento e pelo convencimento pessoal. Mas, ainda fica pior, quando nele há um invulgar sentido de irresponsabilidade e de ausência de capacidade de autocrítica. Ao fim deste tempo todo, o presidente ainda não percebeu que tem de organizar o futebol do Sporting. Nem percebeu aquilo que correu mal e que tem de ser corrigido. Ninguém consegue tapar o sol com uma peneira.

 

Mais uma vez, Bruno de Carvalho vem para a rua gritar que “tudo tem de ser diferente na próxima época”. Na verdade, nada adianta gritar muito alto, se não preparar o Clube para vencer. Ainda vai ser pior do que aquilo a que estamos a assistir este ano. No Sporting, percebe-se que é volátil tudo o que foi feito nestes quatro anos, que nada resiste a um abanão. Não há estrutura, não há resiliência. Não há estratégia, não há projecto. Tudo é efémero, tudo muda à velocidade da luz, apenas permanece a “luta contra tudo e contra todos”.

 

Em casos assim, quando as coisas correm mal, cada um procura salvar a pele e fugir para longe dos problemas. Continuando desta forma, como tem acontecido até agora, no próximo ano, por esta altura, os sportinguistas estarão confrontados com o espectro de eleições antecipadas. Ou porque já foram marcadas. Ou porque terão de ser marcadas. É que esta rotina de gabarolice e de prosápia, seguida de fracasso e de pedido de desculpas, conduz sempre inevitavelmente ao desastre.

 

publicado às 12:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 14:24

Excelente texto caro Leão Zargo. Subscrevo tudo, salvo um ponto que considero crucial no que à estrutura de futebol diz respeito.

Mesmo na actualidade da modalidade, não concordo, nunca concordei, com o presidente do clube assumir por inerência a liderança do futebol como presidente da SAD. É óbvio que é a figura máxima e que decisões de cariz superior, nomeadamente do foro financeiro, têm de passar por ele, mas como a vasta maioria destas pessoas - a exemplo de Bruno de Carvalho - carecem de experiência e identificação com a gestão de dia-a-dia de futebol, é imperativo que haja um "manager" OU "director desportivo", como queira, por cima do treinador e como elo de ligação à administração. Será sobre esta pessoa, neste cargo, que recairá a responsabilidade do planeamento da época e do plantel, num trabalho conjunto com a equipa técnica e outros colaboradores. E aqui, na minha opinião, reside o grande problema do Sporting, que se arrasta ano após ano.

Nunca o fiz, enquanto activo, e não aprovo de modo algum dar autoridade a um treinador como Jorge Jesus goza neste momento. É excessivo e contraproducente no curto e no longo prazo. Até no futebol inglês, onde o treinador assume poderes extras, existe um superior, muito antes de se chegar ao conselho administrativo.

Isto é uma realidade inegável para quem sabe o que é a chamada estrutura de futebol, aquela que não existe no Sporting, especialmente com Bruno de Carvalho ao leme.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 15:32

Caro Rui Gomes

Pretendi referir-me à situação do presidente e do director desportivo em termos teóricos. Aceito que seja possível que o director desportivo tenha um perfil baixo, mas isso tem um preço. E o preço é o presidente surgir como o primeiro responsável.

No caso de Bruno de Carvalho temos um caso único: presidente do clube e da SAD, mas que faz as vezes de director desportivo, delegado aos jogos e director de comunicação. É obra!

Percebe-se a importância de um director desportivo com um perfil adequado se olharmos à nossa volta, para outros clubes em Portugal e no estrangeiro. Identificam-se imediatamente vários casos.

Um grande abraço


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 22:20

Muito por esta nossa conversa, apoiei José Couceiro nas eleições de 2013. Sentia algumas dúvidas quanto à gestão geral do Clube mas nunca duvidei na estrutura de futebol que seria por si criada e muito provavelmente liderada. Claro, se tivesse acontecido, teria sido um presidente com vastos conhecimentos de futebol, o que poderia ter feito toda a diferença.
Sem imagem de perfil

De Maria a 09.05.2017 às 15:02

Olha o estádio super lotado em que até a bancada presidencial está meio vazia.



Continua a gerir o Sporting como se o café de um clube recreativo de Portugal profundo se tratasse. É que nem o Clube recreativo é governado assim. O café pode. Quando as pessoas não estão a consumir café começa-se a oferecer o pastel de nata com a bica... se não há chiclas diz-se que temos aqui uma coisa bem melhor e que ninguém tem. Até pode nem ser melhor mas enquanto comprarem e não reclamarem o tasqueiro acha-se um grande gestor.



O homem que declarou - antes do Natal! - já estar a preparar a próxima época! Até pensei que ele ia deixar de ir aos jogos para preparar o bodorrio e poder-se dedicar a mensagens deprimentes à família onde mistura alhos, bogalhos e aquele ego doentio e completamente ridículo. Pelos vistos 5 meses depois volta a declarar estar a trabalhar com o treinador e a preparar a próxima época. E o resto do Clube? E o resto das modalidades?



Pois bem meus caros, Roma Arde. Nero lá vai dizendo que não pode ser, não vai permitir mas já NINGUÉM liga ao que ele diz. Até entre os apoiantes mais fervorosos há o desejo que acabe rapidamente o Campeonato para que termine ou pelo menos abrande todo o gozo e desprezo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 15:37

Maria

Tem carradas de razão. Mas, percebe-se que Bruno de Carvalho tem uma super imagem de si próprio, por vezes, até parece impaciente com as contrariedades que se verificam!

Mas, lá no fundo, ele sabe que a corda está toda esticada. E que corre sérios riscos.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 09.05.2017 às 15:05

E pensar que nesta altura, mesmo c/ os contratempos que lhe foram criados pela própria direcção do Sporting (!!), Marco Silva estaria no 3º ano de contrato, e c/ + estabilidade e humildade que é reconhecida ao jovem treinador, podíamos estar c/ resultados + agradáveis... por muito - dinheiro...

Curioso que nesta época, Jorge Jesus já não conseguirá atingir a pontuação que Marco Silva fez em 2014/2015, e além disso estamos arrumados de todas as competições desde Janeiro. C/ Marco Silva nesta altura estávamos na final da Taça de Portugal e chegámos aos 1/16 de final da Liga Europa. Foi pouco? Pois foi, mas como seria nesta altura já c/ um treinador + maduro e melhor conhecedor do plantel, ao invés do que estamos a viver agora?

Sem imagem de perfil

De von a 09.05.2017 às 15:11

O MS é tão bom que já vai a caminho da segunda liga inglesa só rir porque ganhou uma taça é o maior então o forever PB é o maior de sempre ganhou 2.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.05.2017 às 15:18

P. Bento..
A sua resposta está correctissíma. Contra factos, não há argumentos.
Ganhou, as taças estão na vitrina mais linda do mundo..
E nós adeptos gozamos, disfrutamos e felizes.
O resto são "piners".....
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 09.05.2017 às 15:32

Pois e o Jesus é tão bom que em 2 anos ganhou uma Supertaça, que curiosamente não foi ele que ganhou, do lado do Sporting, o direito de a disputar. Quem foi então? Ora deixe-me lá ver... Ah, foi o Marco Silva, então!

Não fosse isso e em 2 anos ele não tinha vencido rigorosamente nada, apesar de para mim, a Supertaça ser quase um troféu de pré-época. E já tendo ganho muitos milhões (não sei quantos, é melhor nem fazer + contas) à custa do Sporting c/ os resultados que toda a gente vê.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:44

Ouve lá imbecil "von"... este teu comentário fica para não arrastar os outros para a moderação, mas não altera o facto de seres um imbecil de primeira, um nojento que nem vergonha tem de se olhar ao espelho, perante o indecoro à vista.

Devia procurar um buraco ao teu nível e não mais sair de lá !!!
Sem imagem de perfil

De Rui Martins a 09.05.2017 às 20:59

O "de von ignorante" devia saber o que fez o Marco Silva até agora.
Quando chegou ao Hull, 3 vitórias em 20 jogos na premier league. 15% de vitórias. Nos 16 jogos seguintes, conseguiram 6 vitórias... é 37,5% de vitórias.
Percebes ou queres que te faça um desenho?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 21:03

Não merece resposta esse grande imbecil. Aparece aqui há muitos meses a "defender" a sua causa "BdC", com ofensas e impropérios. Apago-o sempre. Hoje não o fiz em consideração aos outros leitores que já tinham respondido quando eu dei por ela.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 15:39

Aracaçu,

seria interessante conhecer o resultado do trabalho de Marco Silva com um contexto diferente daquele que teve. No que refere à autonomia, à escolha de jogadores, ao apoio do presidente...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.05.2017 às 15:11

Pois, nem mais..
LZ R. Gomes

P. S... O moço está louco!!
Aposto..Não acaba o mandato. Os 86% vão desbancar-lo.
Também não será novidade. As massas são mesmo assim..
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 15:41

Carlos,

daqui a um anos (Maio de 2018) falamos sobre a conclusão do mandato do actual presidente!
Sem imagem de perfil

De Balajic a 09.05.2017 às 16:48

Leão Zargo,

Que não se subestime o "staying power" de Azevedo de Carvalho!

Ele é como a pele do bacalhau - não vai desgrudar assim tão facilmente...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 17:50

Balagic,
acredite que não subestimo. Até porque o Sporting é importante para ele, para o modo de vida que entretanto obteve!
Sem imagem de perfil

De Pedro a 09.05.2017 às 15:35

A equacionar a saída do Jorge Jesus do Sporting, Bruno Carvalho está entre a espada e parede, por um lado, todos sabemos da intransigência do treinador em trabalhar em equipa e da pouca receptividade em aceitar outro formato de estrutura que não o que tem utilizado até aqui, com péssimos resultados, por outro lado, o valor a pagar de rescisão e a possibilidade de Jorge Jesus ir treinar o Porto, que este ano até ficou à frente do Sporting, tira por completo a margem negocial do presidente em reformular o papel do treinador na presente estrutura ou de rescindir com o treinador para encontrar alguém com o perfil mais indicado.
Acresce o facto que vai ter que tomar decisões, quer a nível da reformulação da estrutura, quer a nível do treinador quer a nível de composição do plantel muito antes dos restantes rivais por ter de jogar a pré eliminatória da Champions e todos sabemos como ter menos tempo é um handicap em termos negociais.
Acho que Bruno de Carvalho meteu a fichas todas no JJ e não teve os resultados que estava à espera e agora encontra-se numa situação onde tem muito pouco espaço de manobra.
Aguardemos pelos próximos capítulos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 15:48

Pedro,
de facto Bruno de Carvalho está num dilema:
- despedir Jorge Jesus será a melhor solução? E quem o poderá substituir?

Mas, continuando com Jesus mais uma época, não voltando a vencer o campeonato, como é que ficará a posição do actual presidente?
Por outro lado, se Jorge Jesus ficar para a próxima época e se o Sporting não conquistar o campeonato, terá de se convocar eleições antecipadas?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 09.05.2017 às 16:02

Eu penso que havendo uma real convergência de atitudes e discursos, um presidente que ganhou com esmagadora maioria e um treinador tão titulado podem facilmente sobreviver a outro ano de ausência de titulo de campeão nacional, desde que de uma maneira geral, a prestação seja melhor que a de este ano.
Penso que a grande questão é a divergência que não poucas vezes se constata entre um e outro, um afirmando que não tem os recursos necessários para fazer melhor responsabilizando outros, jogadores, árbitros, circunstâncias e até a falta de estrutura pelos menores resultados e outro dizendo que menos que a vitória não é aceitável, ganhar ou ganhar.
Penso que é esta a divergência que ameaça um próximo ano de trabalho sustentável e com melhores resultados que este ano.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 16:24

Pedro,
o resultado de uma eleição esfuma-se rapidamente. A nova realidade é que se torna determinante.
Jesus é muito caro e tem demasiada autonomia para pouco ou nada conquistar no que refere a títulos. E Bruno de Carvalho vê o seu modo de vida posto em risco. Veremos…
Sem imagem de perfil

De João Silva a 09.05.2017 às 15:57

Boa tarde,
Tenham calma com o homem é muita gestão de emoções para fazer, é o amor à funcionária do clube ao clube ao ordenado o casamento os passeios oficiais... é muita coisa!
Será de estranhar ver a tribuna presidencial tão despovoada?! Saíram mais cedo ou não chegaram a entrar?! Fica a questão.
Obrigado
Sem imagem de perfil

De João Silva a 09.05.2017 às 16:03

Vi agora num blog vizinho que aparentemente o casamento do nosso querido líder será realizado no dia do aniversário do nosso clube, dia esse em que realiza a gala do SCP.... vocês querem ver que o copo de água vai ser na gala do Sporting????
Ai Sporting ao que tu estás entregue! 😑
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 16:26

João Silva,
na realidade Bruno de Carvalho está a permitir que a sua vida privada se misture com a de presidente do Sporting. É um risco muito grande que ele corre, como se viu a propósito da entrevista que ele concedeu na semana passada a uma revista cor-de-rosa.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 09.05.2017 às 16:47

Se calhar ainda altera a data da festa do aniversário do clube por causa do seu casamento...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 18:09

Sei por fonte fiel que os núcleos já estão a receber convites (polémicos) para a Gala Honoris Sporting no dia 30 e não como compete no dia 1.

Vamos ouvir muito mais sobre isto.
Sem imagem de perfil

De Casamenteiro a 09.05.2017 às 16:27

João,
Na gala ou à pala?
É só mais umas facturitas lá no meio e o Sporting paga tudo.
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 09.05.2017 às 16:56

Quem é a jovem que se senta na 1ª.fila da Tribuna ao lado do Presidente?
Isto é normal?
Deve ser único a nível Mundial,ou será que a dita jovem obriga a que assim seja?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 16:58

Esse é um factor menos consequente e que não diz respeito a um benfiquista. Procure comentar noutras áreas mais pertinentes ao seu clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 17:03

Peço desculpa pela intervenção, caro Leão Zargo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 17:52

E fez muito bem, caro Rui Gomes...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 17:08

Para os mais esquecidos, se fizessemos 86 pontos nesta época, eramos campeões. Por outro lado, 70 pontos é uma das pontuações mais baixas de sempre de JJ. O que pode significar que na próxima época teremos o tira-teimas em relação ao que ele pode fazer. Ou seja, ele não é tão mau para estar a fazer 70 pontos, nem se calhar é tão bom para voltar a fazer 86. Mas eu acredito que SE (e é um grande "se") as contratações forem boas, seremos campeões.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 17:57

Mike,
é nesse SE que a porca torce o rabo.

Isto é, vai ser necessário contratar como nunca se fez na era de Bruno de Carvalho. Depois, há a necessidade de garantir que o ambiente na equipa não fica inquinado pelos humores de Bruno de Carvalho. Finalmente, há que garantir que Benfica e o Porto não se organizam melhor do que nós!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.05.2017 às 19:21

Ufff!!..

P. S.. Ai Miguel, Miguel..
Sem imagem de perfil

De Rui Silva a 09.05.2017 às 19:15

Quem vai despedir o bdc é o Jesus.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.05.2017 às 19:45

Não sei, mas pode acontecer que o Jesus "provoque" a queda de BdC. Isso é verdade!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo