Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Desperdício

Rui Gomes, em 01.08.19

21105016_F4Vcq.png

O que é que têm em comum jogadores como Bruma, Eric Dier, Merih Demiral e Rafael Leão ?

Todos eles jogam em grandes equipas europeias: Bruma no PSV, Eric Dier no Tottenham, Merih Demiral na Juventus, Rafael Leão no Lille e, ao que tudo indica, a caminho do Milan.

Todos eles passaram pela Academia de Alcochete e, infelizmente, por diversas razões, o Sporting não lucrou com a sua venda aquilo que podia e devia.

Se a estes juntarmos o Félix Correia, transferido para o Manchester City, e o Tiago Djaló, a caminho do Lille, vemos que em todos há um denominador comum, o prejuízo do clube que os formou como jogadores, ou seja, o Sporting.

É absolutamente necessário inverter este ciclo de desperdício, porque, em primeiro lugar, não é justo que quem aposta no jovem jogador, não receba a justa contrapartida e, depois, porque, esta é uma fonte de receita, por excelência, do clube.

Alcochete, recuperando a sua excelência formativa, tem de render mais ao Sporting Clube de Portugal, seja nos jogadores que acabam por ascender à primeira equipa, seja naqueles que escolhem outras paragens.

Ver outros enriquecer à nossa custa, seja desportiva, seja financeiramente, é doloroso.

Artigo da autoria de Carlos Barbosa da Cruz

publicado às 05:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De piedade a 01.08.2019 às 07:12

Direccoes amadoras e despesistas entra lixo e dinheiro para os bolsos dos empresarios e algures,caminhamos para o eterno nao campeoes, o pior disto tudo o futebol portugues esta totalmente toupeirado estatal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 08:57

Qual é o significado de estar "totalmente toupeirado estatal" ?

Parece-me que algo ficou atrás na tradução.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 01.08.2019 às 08:39

É a pressão de ser campeão... JÁ! Não há tempo para apostar nos jovens. Por outro lado, um treinador está dependente do último resultado por isso prefere jogadores experientes e já feitos, mesmo que de nível potencial inferior. Poucos treinadores têm capacidade de lidar com jovens e saber extrair-lhes o talento (Leonardo Jardim, por exemplo).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 08:53

Isso não explica tudo, embora seja verdade que há pressão adicional no Sporting devido ao jejum de títulos.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.08.2019 às 08:43

Rui Gomes-----------Já várias vezes escrevi sobre a impotência dos responsáveis do SCP em segurar os jogadores formados na Academia ou a incompetência nas vendas efetuadas, que por norma são irrisórias. É um problema antigo, que não tem solução à vista. Os nossos rivais azuis e vermelhos glorificam-se pelas receitas recebidas de jovens formados na formação, enquanto nós lamentamos a fuga dos nossos melhores activos. Esta listagem é curta, pois temos muitos mais casos de jogadores que se desvincularam, sem o SCP receber qualquer compensação. O FCP tem um jovem na primeira equipa, que saiu de Alcochete. Os nossos vizinhos, em principio vão apresentar um defesa direito que também fez parte da nossa formação. E o SCP o que tem ? Carradas de jogadores que contratámos e a maioria não apresentou qualidade para jogar no SCP. Tinha esperanças que o Dr. Varandas acabasse com este problema, mas infelizmente as fugas continuam sem descortinámos melhorias nestes casos pontuais. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 08:51

Bem... é verdade que a estrutura que governa a formação tem pecado nestes últimos anos, mas nem tudo é culpa do Sporting.

Há jogadores que são persuadidos a sair através de ofertas menos transparentes e se recusam assinar contratos profissionais, aos 18 anos, não há nada que o Sporting possa fazer.

Esses casos que o caro Fernando Albuquerque cita são generalizações. Cada caso é um caso e tem de ser analisado por seu próprio (de)mérito. A exemplo, um outro leitor já mencionou o caso de Tiago Djaló, que alegou que não assinou porque "sentia que não contavam com ele". Isto, aos 18 anos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.08.2019 às 14:55

Felix Correia queria 1 milhão de euros por ano!
Quando Gelson, Sportinguista assumido desde miúdo ,o fez o que fez, nada a esperar dos outros. Conseguiram-se boas vendas com Nani, João Mário, e Adrien, o resto, quase zero.
Gostaria de saber como conseguem o FCP e Benfica segurar os seus.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:16

A título de curiosidade, e não duvido da sua palavra, gostava de saber quem foi a fonte dessa informação de um milhão de euros por ano.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.08.2019 às 20:51

Não me lembro em que jornal, terá sido um dos 3 desportivos. Claro que achei um exagero mas naquele contexto aceitei como boa. Não sendo isso porque não assinou?

As excelentes prestações das seleções dos subs tem subido à cabeça dos jovens e agora com o João Félix que nem sequer foi figura de relevo nas seleções......
Clubites à parte, João Félix é de outro campeonato os outros vão ficar por Brumas, Djalos ... ou talvez como outros que desapareceram.
Tambem Cristiano Ronaldo aos 17 anos era de outra galaxia e João Félix , sendo diferente tem coisas(força mental) que lembra Cristiano.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 21:23

Bem.., já se sabe que $$$ foi o factor que o levou a sair, indiferente do montante.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 02.08.2019 às 09:25

Rui Gomes---------- Todos sabemos que sempre existiram jogadores, que fugiram do nosso clube,e cujas mudanças nos deixaram magoados, pois o SCP sendo uma grande Instituição deveria ser sempre respeitado. Mas, para isso acontecer é preciso que o SCP saiba respeitar os seus atletas formados em Alcochete. Não sabemos o que se passa lá dentro, pois não temos acesso ás decisões que são efectuadas. É do nosso conhecimento que muitos dos formandos depois de fazerem o trajeto pelas várias equipas, de jovens, (iniciados etc.) quando entram na hipótese de subirem de escalão estão a usufruir salários de miséria em relação a muitos flops, que comprámos. Ora. esta situação faz com que os melhores comecem logo a pensar em abalar para outros rumos, pois o tratamento salarial é muito diferente. Eu vejo nos outros clubes fazerem contratos a jovens , quando o respectivo departamento dá o aviso para segurarem esse atleta e o salário oferecido, é certamente substancialmente aumentado em relação ao que estavam a usufruir. Tudo isto tem de ser ponderado, pois o tempo em que os jogadores jogavam futebol e tinham outro emprego aconteceu no Sec. XX nos anos 50/60. Hoje quem manda em tudo é o dinheiro seja ele euros libras ou dólares e se os clubes não tem capacidade de acompanhar a concorrência, os associados não podem exigir milagres, pois a nossa Senhora de Fátima já há muitos anos que não se mete nos assuntos do futebol, pois as equipas deixaram de frequentar esse Santuário. Fernando Albuquerque (SCP).
Sem imagem de perfil

De V. Oliveira a 01.08.2019 às 08:44

Tiago Djaló é mais um mal agradecido. Depois de 6 anos no Sporting recusou assinar contrato profissional e já antes tinha recusado integrar a convocatória de Marcel Keizer para o jogo da Liga Europa com o Vorskla Poltava.

Por enquanto, ainda anda com os juniores do AC Milan.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 08:55

Pelos vistos, a acreditar na imprensa, poderá seguir para o Lille como parte do negócio que verá Rafael Leão transferir-se para o Milan. Mas ainda não nada oficial,
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 01.08.2019 às 08:56

O problema é sempre o mesmo, dinheiro. E como há pouco...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 08:59

Essa é a questão principal, sem dúvida, mas não justifica tudo o que tem ocorrido nestes últimos anos.

Acho que competência de gestão tem-se evidenciado pela sua ausência.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.08.2019 às 12:33

Nem tudo é dinheiro.

Que se saiba nem Dier, nem Demiral tiveram comportamente menos proprios para o Sporting nem forçaram nada.

Dier tinha uma clausula de compra baixa para jogar no seu pais de origem e Demiral foi praticamente empurrado do clube.

Neste 2 casos, creio que se deve mais há má gestão do clube que propriamente aos jogadores.

Nos outros já a conversa é outra
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:14

Sem dúvida. A cláusula contratual do Eric nunca lhe devia ter sido concedida, mesmo arriscando a sua saída na altura (ainda na formação).

O Demiral foi um caso fruto de quem aconselhou Sousa Cintra, enquanto liderava a SAD durante o período da Comissão de Gestão. Na realidade, adorava saber quem deu o parecer técnico sobre esse jogador.

Com tudo isto, não devemos perder de vista esta fase absolutamente louca do mercado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.08.2019 às 09:27

Algo vai muito mal na nossa formação….. digam o que disserem os jogadores respeitam mais o empresário do que a instituição Sporting.
O processo de rescisões é claro na defesa do que realmente importa….. as comissões!

Alguém que me explique como é possível juntar o Rafael Leão na mesma transferência do Tiago Djaló, e não associar o Mendes nisto tudo?!?!

Ganhámos a ultima Taça sem nenhum da formação….. eu fartei-me dos putos mimados, fartei-me dos símbolos que se transformam em traidores…. dou o exemplo do B. Fernandes que é mais capitão e mais representativo do Sporting, do que os falsos e supostos sportinguistas que andaram anos de braçadeira posta, claro que estou a falar do Patricio, Adrien e companhias….. Gente que pouco ganhou com o Sporting, porque andavam mais interessados em ganhar mais umas coroas do que respeitar a camisola verde e branca!

Os nossos da Academia desde há décadas para cá são os que mais envergonham os sportinguistas!
Sem imagem de perfil

De Jose de Sousa a 01.08.2019 às 09:42

Concordo, quem comanda a academia não consegue passar a mensagem e isso acontece porque, não há mensagem para passar, é tudo muito vago.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 01.08.2019 às 09:49

"Os nossos da Academia desde há décadas para cá são os que mais envergonham os sportinguistas!"; décadas??? até CR7?? Quando se fala assim do seu próprio clube...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.08.2019 às 15:31

Exemplos como o Futre, Simão Sabrosa, entre outros, demonstram que vem de há muito a falta de respeito pelo Sporting….
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:10

Os casos de Futre e Simão Sabrosa são radicalmente diferentes. É preciso recuar nos tempos e analisar cada um por o seu próprio (de)mérito.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.08.2019 às 13:34

Há que saber gerir essas ambições e o Sporting não o soube fazer.

Adrien, Patricio, JM e até Gelson tinham que sair mais cedo do Sporting.
É só olhar para o percurso dos jogadores formados no Benfica - infelizmente não é possivel contar com os melhores da formação muito tempo, por isso a opção é vender bem.

E o Sporting não ganha campeonatos - ainda mais é dificil segurar os melhores
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.08.2019 às 15:37

Cris,

É esse o problema….. eles têm contratos assinados com o Sporting…. se forem bons, temos de gerir as amibições e vendê-los pelo preço e comissão definida pelo empresário….. se o jogador for mau, o Sporting tem de cumprir o contrato até ao fim!
Conclusão….. o corno é sempre o Sporting!

Eu sou contra esta excessiva valorização da nossa formação….. perdi todo o respeito pelos jogadores que referiu, que são traidores ao Sporting….. a começar pelo Adrien e Patricio, que eram capitães mas acharam mais importante a comissão do Mendes e jogar no meio da tabela de Inglaterra. O Sporting está a ser usado há décadas para formar e ser usado….. não é aceitável!

O Sporting para ganhar campeonatos tem de apostar em jogadores de qualidade, e estes não precisam ser da formação….. B.Fernandes, Mathieu, Coates, B. Dost, etc.….
Sem imagem de perfil

De Chakraindigo a 01.08.2019 às 16:30

Eu que sou benfiquista, até me faz confusão ler isso - então não estavam na selecção portuguesa que foi campeã europeia 10 atletas formados no Sporting?

Se isso envergonha os sportinguistas não sei, mas é um sintoma que alguém fez bem o seu trabalho.

Perguntem ao Aurélio Pereira o que ele faria para manter os jogadores.
Se calhar fazem falta mais "aurélios" na formação do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.08.2019 às 17:04

Esse é que é o problema…. o Sporting anda a formar para dar títulos aos rivais e em ultima instância a Portugal….. mas beneficio directo para o Sporting…. zero!!!

Eu não quero manter jogadores que são traidores e só pensam em dinheiro….. não quero o Patrício de volta nem o Adrien, nem essa malta….. prefiro um jogador mais fraco, mas mais humilde e que respeite o nosso clube, e que não utilize o Sporting para dar comissões ao empresário e achar que manda mais que os presidentes.

Sim…. o Adrien fez chantagem ao Godinho que ia para o porto…. e o Patricio como todos sabemos fez a maior chantagem de sempre a um clube de futebol, ou pagavam 4 M ao Mendes ou vou sair a custo zero….. VERGONHA!!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:09

O Schmeichel não tem o mínimo de objectividade, e até credibilidade, em contexto, para comentar os casos de Rui Patrício e Adrien Silva.
Perfil Facebook

De Jose Coelho a 01.08.2019 às 12:14

ser jogador de futebol é uma profissão muito bem remunerada, conseguir lugar numa academia dos grandes é como ir tirar o curso a uma universidade de prestigio. o jogador quer obter retorno financeiro, já não há amor ao clube, portanto vai seguir para onde lhe derem mais
Sem imagem de perfil

De Jorge a 01.08.2019 às 12:27

Para mim, resume-se no seguinte:

1. Maior poder económico. Especulando um bom bocado, estava capaz de dizer que o Félix Correia vai para o City por valores que alguns tipos da nossa primeira equipa não recebem. Para o City, será relativamente irrelevante. Mesma coisa para o Djálo. Sobre isto pouco se pode fazer no imediato.

2. Algum oportunismo de pais, empresário e dos próprios. Podence e Leão serão os exemplos mais claros. Bruma também será um exemplo, embora ache que a forma desbragada e com tiques de arrogância como se geriu o processo tb não ajudou. Sempre existiu e vai continuar a existir, acredito que criando-se expectativas de valorização no Sporting, isto possa ser muito minorado. Muitos desses oportunistas também não parecem ter o habito de olhar para os exemplos do passado e ver como as coisas acabaram, na maior parte dos casos não muito bem.

3. Falta de uma estratégia de ML Prazo que tem a ver com falta de estabilidade. As mudanças constantes de Direcções e até de orientação durante os mandatos (BdC e GL são bons exemplos). O facto de não se ganhar há algum tempo não ajuda.

O que é que os putos da formação vêem por estes dias? Empréstimos sucessivos a clubes de segunda linha até aos 24-25 anos com contractos que não serão brilhantes e os que ficam no plantel principal são, regra geral, segundas opções de tipos de valor duvidoso. No meio disto tudo há sempre um de valor indiscutível que serve de bandeira e disfarça a desorientação que existe. Bolas, eu se fosse o Dier e visse chegar o Naby Sarr e o Paulo Oliveira, depois de ter sido suplente do Mauricio e do Rojo, também pensava “que raio estou eu aqui a fazer?”

Eu sei que muitos pensam que estes jogadores deveriam ter uma devoção cega ao Sporting, mas isto não dura para sempre, nem todos são Ronaldos e os exemplos à volta também não são brilhantes… acresce o barulho criado por pais, empresários, etc.

Acredito que apostando-se em alguns jogadores da formação, se possam mudar as expectativas dos próprios e fazer com que mais jogadores apostem no Sporting para crescer e sair pela porta grande, em vez de ir para um clube com um nome sonante que lhes oferece um melhor contrato mas onde nunca irão “calçar.” Para isso também precisaremos de jogadores da formação com qualidade e parece ser unanime que, neste momento, a geração disponível não terá a qualidade de outras.
Nesta fase, o Maximiano ficar como nr 2 para a baliza já é um bom indicio, o Felix Correia devia ficar no plantel como nr 2 para a direita e, face ao que se tem visto do Ilori, o 4º central tb poderia ser um puto da formação (pior não será).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 12:48

Acho que quer dizer o Thierry Correira, não Félix.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 12:49

Perdão... e depois fui eu: Correia, Thierry Correia.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 01.08.2019 às 14:00

Um gajo anda a levar uma overdose tal de Félix...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:06

Também é verdade!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.08.2019 às 12:29

Todos casos diferentes e nem todos maus negocios.

Bruma foi vendido salvo erro por 12M e entretanto já rendeu mais de direitos de formação e objectivos. Não vale mais que isso, tanto que aos 24 anos ainda não se impos na selecção e a recente transferencia deu-se +/- pelos mesmos valores que o Sporting já recebeu.

Sobre Rafael Leão não é preciso dizer nada, os outros dois são más gestões desportivas, colocando clausulas ridiculas para o valor dos jogadores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 12:52

Já tinha referido a outro leitor que esta questão tem de ser analisada caso a caso.

Isto, embora se reconheça que em termos de estrutura, os últimos anos não têm sido positivos.
Sem imagem de perfil

De Mario Dias a 01.08.2019 às 18:13

São precisamente os grupos de pressão existentes no Sporting que tornam os presidentes à beira da inutilidade.
Não melhora...

Tudo parece uma novela. Não vale a pena indignar porque vai continuar assim por muitos e muitos anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2019 às 20:07

Interessa esclarecer: a que "grupos de pressão" refere, especificamente ?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo