A situação de Miguel Lopes já é bem conhecida, pelo empréstimo ao Lyon por uma época, e muito em breve tanto o Sporting como o clube francês terão que considerar o futuro do jogador. A bem dizer, a pergunta mais correcta até não será se o jogador deverá ou não regressar ao Sporting, porque é de admitir que quando chegar a hora de decisão, poderão não haver alternativas, mediante o interesse do Lyon e/ou de outros clubes.
A disposição surgiu-me neste momento, apenas pela "quasi-sondagem" que o jornal A Bola leva a cabo online - a que atribuo muito pouca credibilidade - em que pergunta: «Lateral Miguel Lopes deveria regressar ao Sporting para o ano ?»... 51% respondeu que SIM - 49% que NÃO. Vale o que vale e até não interessa para esta discussão.
Como o seu eventual regresso terá impacte directo no actual ocupante da posição, Cédric Soares, será justo analisar os dados disponíveis em relação aos dois jogadores, antes de comentar os prós e contras da situação:
CÉDRIC SOARES
- Faz 23 anos em Agosto.
- Tem contrato com o Sporting até 2016, que detém 50% dos seus direitos económicos. 25% é do "Sporting Portugal Fund" e 25% da Holdimo. Constou que o Sporting pretendia/pretende renovar, mas mais nenhuma informação está disponível nesse sentido.
- A duas jornadas do termo do campeonato, Cédric é totalista com a equipa principal, salvo pelos dois jogos de castigo por acumulação de amarelos. Participou, como titular, em 26 jogos da I Liga e em 3 jogos da Taça da Liga, acumulando 2735 minutos de jogo (equivalente a 30,3 jogos). Enquanto em campo, o Sporting registou 20 vitórias - 7 empates - 2 derrotas, com 56 golos marcados (média de 1,93 golos por jogo) e 18 sofridos (média de 0,62 golos por jogo), naquela que é neste momento a segunda defesa menos batida da I Liga, apenas com mais 3 golos do que o líder Benfica.
MIGUEL LOPES
- Faz 28 anos em Dezembro.
- Tem contrato com o Sporting até 2018, que detém 50% dos seus direitos económicos, a mesma percentagem do FC Porto. Chegou a constar que o Sporting tinha negociado empréstimos sucessivos com o Lyon, mas a existir esse acordo, não será oficial.
- Até este ponto da época do Lyon, participou em 31 jogos como titular, em todas as competições: Liga Francesa - Taça de França - Taça da Liga - Liga dos Campeões (qualificação) e Liga Europa. Regista 2701 minutos de jogo (30 jogos), mas é de notar que no campeonato falhou 14 dos 33 jogos da equipa, principalmente por lesão.O Lyon situa-se em 5.º lugar na "Ligue 1".
Em termos da minha preferência pessoal - considerações salariais à parte - o regresso de Miguel Lopes a Alvalade não me entusiasma muito, porque vejo esse hipotético regresso como um provável impedimento para a continuada evolução de Cédric que, não sendo um fora-de-série, é um bom jogador e um dos principais elementos utilizados esta época por Leonardo Jardim que permitiram a recuperação da competitividade do futebol leonino. Além do mais, entendo que pela sua juventude e talento base, ainda tem enorme margem de progressão.
É indiscutível que Miguel Lopes é um jogador muito mais experiente e que neste momento da sua carreira oferecerá uma dimensão de jogo algo superior à de Cédric, além de se adaptar às duas laterais. Creio, até, que salvo pela lesão sofrida em Março - que requereu intervenção cirúrgica - seria convocado por Paulo Bento, enquanto que a possibilidade de Cédric vir a ser chamado é muito remota.
Em um mundo ideal - que não é o do Sporting - o treinador ficaria a contar com os dois jogadores para a próxima época e tudo dependeria, então, dos seus critérios quanto à utilização a dar aos dois. Um cenário cuja realização é muito improvável.