Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dia "D" da Champions

Rui Gomes, em 10.12.14

 

abola.jpgrecord.jpg

 

O Sporting apresenta-se esta quarta-feira num dos grandes palcos do futebol mundial para definir o seu futuro nas provas europeias. Já com a garantia de apuramento para a Liga Europa, o objectivo primordial não deixa de ser a passagem para os oitavos-de-final da Liga milionária. E, na realidade, além de defender o prestígio do seu histórico nome, sucesso neste dia representa nada menos do que 3,5 milhões de euros - em cima dos 11,1 milhões já garantidos - e ainda o eventual prémio de jogo.

 

Marco Silva afirmou, e muito bem, que o Sporting não vai jogar para o empate, muito embora este resultado sirva perfeitamente, indiferente do que o Schalke 04 fizer pela visita ao Maribor. Ironicamente, até a indesejável derrota satisfará as ambições leoninas, desde que a equipa germânica não vença o seu jogo.

 

Sinto imensa curiosidade em ver que sistema de jogo o treinador vai empregar em Stamford Bridge. Quase toda a comunicação social aponta para o clássico 4x3x3 que tem sido utilizado ao longo da época, à excepção dos dois últimos jogos. Não me vou contrariar a mim próprio, a defender este sistema, quando sinto, e sempre senti, que esta equipa - especialmente sem Nani - responderá melhor no 4x2x3x1, que provavelmente será o modelo do adversário.

 

De qualquer modo, seja qual for o sistema, o embate de hoje vai exigir o melhor do colectivo verde-e-branco, que não se deve deixar influenciar pelo facto do Chelsea não ter nada em disputa. José Mourinho vai entrar em campo para vencer, é assim tão simples. O facto de ter perdido cinco pontos nos últimos dois jogos da "Premier" - permitindo a aproximação do Manchester City, agora a três pontos - será incentivo mais do que suficiente para a equipa inglesa procurar a vitória.

 

Esta equipa do Sporting - pese alguma irregularidade no seu desempenho global - oferece-me confiança suficiente para me permitir sentir um optimismo cauteloso. Uma boa performance de todos é imprescindível, mas a exemplo do que fez em Alvalade diante este mesmo adversário, Rui Patrício terá uma palavra importante a dizer: se não sofrer golos, o Sporting continuará na Champions.

    

publicado às 05:57

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.12.2014 às 10:42

O meu 11 para hoje:

-------------- Patricio
Esgaio Mauricio P.Oliveira J.Silva
-------- William Adrien
Mané ----- Montero ---------- Capel
------------- Slimani

Guardo o Carrillo para a 2ª parte porque vamos precisar de sangue fresco para partir os laterais do Chelsea.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2014 às 12:16

Não é má escolha Mike, creio, no entanto, que Marco Silva irá integrar Carrillo no onze.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.12.2014 às 13:50

Saudações Leoninas,
Já aqui defendi na vertente desportiva que o melhor para o meu SCP era ir para a Liga Europa, a ver se conquistávamos um titulo europeu.
Dou no entanto o meu braço a torcer na vertente económica para a Liga dos Campeões e quem sabe não nos calhe um "mini-tubarão" (Mónaco) e ainda consigamos mais qualquer coisa na LIGA DOS MILHÕES!
Desejo a maior sorte para hoje, mesmo sem NANI e Companhia acredito que vamos sair das terras de nossa majestade com o sorriso na boca. Eu gostaria MESMO que fosse com uma vitória no bolso... Se conseguirmos jogar, como jogámos cá na 2ª parte, prevejo uma vitória.
Forever SCP!
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 10.12.2014 às 15:17

Villareal, Tottenham, Borussia M’gladbach, PSV, Inter, Feyenoord, Sevilha, Napoles, Fiorentina, Liverpool, City, Ajax, Zenit, são alguns dos adversarios que podemos ter pela frente na liga Europa

Nao sera propiamente um passeio
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 10.12.2014 às 14:51

Muita concentraçâo no passe, na melhor recepção e nos momentos do jogo, todos muito generosos no trabalho de equipa em que cada um tem que fazer bem a sua parte,
bem preparados mentalmente para se suplantarem, jogarem sempre o mais juntos possivel em bloco principalmente quando na perda da bola para poderem fechar com as dobras.
Principal atençao para as 2ª bolas , necessária pronta reação para chegar primeiro que o adversário.
William tem que fazer o jogo da sua vida e não se deixar amarelar muito cedo para nao ficar condicionado. O seu apoio aos centrais será fulcral, o Chelsea tem precisão no passe e joga muito as tabelinhas curtas.
Adrian tem que ir sacar um 3º pulmâo neste jogo.
E..... mais uma noite inspirada da culebra Carrillo para manter a defesa do adversário em sobressalto.

Se conseguirmos tudo isto estaremos nos 8ºs da Champion.
Imagem de perfil

De sportingsempre a 10.12.2014 às 15:15

O Maurício e o Montero ? vamos perder concerteza...

PS: 4-2-3-1 e 4-3-3 são a mesma coisa.... estamos basicamente a falar se o 8 se junta mais aos 6... conforme o momento do jogo, assim o Adrien fecha mais junto do William ou avança mais no terreno abrindo para o lado contrário ao do 10 (João Mário ou Montero), e os pontas (Carrillo, Mané ou Capel) defendem mais ou menos conforme a necessidade. O Sporting joga desde o início da temporada nos 2 sistemas...

Imagem de perfil

De sportingsempre a 10.12.2014 às 15:18

Faltou o quase... 4-2-3-1 e 4-3-3 são quase a mesma coisa....
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 10.12.2014 às 15:37

Nao é bem assim, o 4 2 3 1 era o sistema que eu mais utilizava como treinador no Peru com 2 jogadores na posiçao 6 assumidas e só avançava um deles (conforme circunstancia do momento de jogo) quando recuperavamos a bola, é um sistema que permite melhor equilibrio e nao sermos apanhados desprevenidos num contraataque rapido, tudo depende tambem do trabalho dos laterias. 0 4 33 é mais ofensico e com mais risco.
Imagem de perfil

De sportingsempre a 10.12.2014 às 16:28

O Sá Pinto e o Carvalhal tentaram a mesma coisa no Sporting e com maus resultados, o adversário tinha todo o tempo do mundo para se organizar na defesa.

Quer o Jardim quer o Marco Silva jogam num sistema bem mais exigente de um falso 4-3-3, com um nº 6 declarado, um 8 box-to-box e que assume a posição de 2º trinco quando é necessário, e um 10 que defende à frente, próximo do 9, com os pontas a ajudar na luta a meio campo.

Quando o Sporting defende (e vamos ver isso hoje) vemos rapidamente o 4-2-3-1 a desenhar-se no terreno.

Por isso disse que é quase a mesma coisa...
Tudo começa a ser diferente com duplas de ponta de lança, como os 4-4-2 clássico (Erickson) ou em losango (PauloBento/Sporting) ou os 4-1-3-2 do Jesus com 2 p.l. (Lima/Jonas) bem definidos.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 10.12.2014 às 16:11

os putos juniores mais uma vez muito mal, do grande fulgor de á 2/ 3 epocas atrás quando venciam tudo e todos agora a bombos da festa de tudo e de todos.
Que imagem decepcionante do nosso Sporting
Imagem de perfil

De sportingsempre a 10.12.2014 às 17:48

Ainda ganharam 2 jogos e perderam outro a ganhar 2-0 ao que me lembro...
Mas estas cabazadas contra o Chelsea, enquanto o Benfica ganhou o respetivo grupo e aposta forte com presumível reflexo nas próximas épocas na equipa A, levanta mais uma vez a questão sobre o estado da nossa Academia...
Seria um bom debate a fazer, sem acusações estúpidas e gratuitas entre os de antes e os de agora...
O melhor (?) junior não treina nem aparece enquanto não tiver contrato assinado ?
Não há ninguém que se aproveite desta equipa de Juniores ???

Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 10.12.2014 às 19:27

N'dye, Bruno Wilson, Rafael Barbosa, José Postiga, Lisandro Semedo, Pedro Ferreira (Juvenil), Eloi e Ronaldo Tavares (Juvenil). Pelo que tenho visto, são aqueles com mais potencial para na próxima época passarem para a equipa B.

Os resultados com o Chelsea foram péssimos. Talvez tenha sido o necessário para se pensar a Academia.

SL
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 10.12.2014 às 19:32

Estamos dia a dia a perder qualidade nas equipas da Academia, e a perder claramente terreno para adversarios como o Benfica, advinha-se tempos no futuro próximo mais difíceis para nossa Academia e quando o Benfica começar a ter alguns louros da sua Academia a CS irá arrasar branqueando a nossa. Se rápidamente nada se fizer para inverter a situação poderá estar a nascer o verdadeiro calcanhar de aquiles desta Direçao do Sporting
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 10.12.2014 às 19:45

Caro Julius,

Não pense dessa forma, porque não estamos assim tão mal. O facto de termos alguns resultados negativos, não espelha a realidade. Nem nós estamos assim tão mal, nem os rivais estão assim tão bem.

Acredito é que nós Sportinguistas, estejamos mais críticos, porque agora temos a Sporting TV. Já escrevi noutros espaços, que estou a elaborar um trabalho, em que será feita a comparação a começar na época de 2000/2001.

SL.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 10.12.2014 às 22:08

Pedro Miguel antes assim fosse como diz mas analise bem e nao necessita de ir tão longe a epocas tão distantes quando o problema será apartir deste momento quando o Benfica decidiu avançar decididamente para um investimento de prioridade a uma politica mais certeira á sua Academia , numa seleção de talentos apartir das bases, e a verdade é que começamos já a ter dificuldades em competir com eles em todos os escalôes.
Não é má para si quizá ficarmos em 2º é pessimo para mim perdermos a hegemonia e os reflrxos que irá ter no futuro.
E nao são só alguns resultados negativos , começam já a ser demasiados e preocupantes , mais preocupante é a apatia e ausencia de projecto claro dos nossos dirigentes para a Academia entretendo-se a mudar os treinadores como se isso fosse a solução.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.12.2014 às 19:00

Meu caro Sportingsempre ", então o 4x2x3x1 (4x1x3x2 ) é quase a mesma coisa que o 4x3x3 ?... Por favor !

Além do sistema de jogo, muito do resto depende das instruções do treinador e da movimentação dos jogadores.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 10.12.2014 às 21:24

É duro estar a torcer pelo Maribor nestes últimos 10 minutos. Não jogam nada.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo