Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

12794537_622098621281448_6042411853999916639_n.jpg

 

Norte-americanos sempre foram muito inovadores; na vida, no desporto e, neste caso concreto, no futebol. Para aqueles que ainda se lembram da antiga North American Soccer League (NASL), onde Pelé, Franz Beckenbauer, Johan Cruyff, Carlos Alberto e Johan Neeskens, entre outros, terminaram as suas brilhantes carreiras, devem igualmente recordar as regras inovadoras que foram então implementadas, ao ponto da FIFA se sentir ultrapassada e ameaçar classificar a Liga como clandestina, caso não aderisse às regras do futebol Mundial. O litígio perdurou algum tempo, mas a Liga acabou por abdicar.

 

Uma dessas regras, que ainda hoje considero válida, sem ser uma solução perfeita, tinha a ver com o fora de jogo. Todos os relvados da NASL tinham uma linha azul, sensivelmente a dois terços de cada metade do campo, e o fora de jogo só era aplicável a partir desse ponto. O resultado foi que simplificou as tomadas de decisão dos árbitros auxiliares e "abriu" o jogo, tornando-o mais ofensivo.

 

De qualquer modo, não é este o ponto principal deste meu artigo. A época oficial da Major Soccer League (MLS) teve o seu início este fim de semana e no jogo entre New York Red Bulls e Toronto FC - que terminou com uma vitória da equipa canadiana, por 2-0 - houve uma jogada que vai implicar a intervenção do Conselho de Disciplina, intervenção esta em que o objectivo é teoricamente semelhante ao processo que em Portugal é denominado "sumaríssimo", mas assente em regras muito diferentes.

 

 O Conselho de Disciplina da MLS consta de três ex-jogadores, um ex-treinador e um ex-árbitro. Este organismo revê automaticamente todos os lances de cada jornada em que houve decisões controversas de arbitragem, em contexto, lances em que houve excesso de agressividade física por parte de um jogador, lances em que um jogador saiu do terreno lesionado e ainda lances em que faltas foram assinaladas e que levaram os árbitros a mostrar o cartão amarelo.

 

Temos aqui a parte mais importante da função deste Conselho de Disciplina: tem a autoridade, e o dever, de aplicar punição adicional se, no seu entendimento, um qualquer lance que apenas resultou num cartão amarelo, for merecedor do cartão vermelho, onde o jogador agressor ameaçou a integridade física de um adversário, indiferente se o lance em questão provocou ou não lesão. Por outras palavras, o processo "sumaríssimo" português, num enquadramento mais alargado.

 

É por de mais óbvio que esta questão surgiu-me e motivou este post, pela entrada com os pitões em riste de Renato Sanches sobre Bryan Ruiz. O lance foi ajuizado pelo árbitro in loco e de acordo com as regras do futebol português mais nada há para fazer. Na MLS, no entanto, o jogador "encarnado" estaria sujeito a punição adicional pela iniciativa do Conselho de Disciplina da Liga, sem necessitar de queixa por parte do clube do jogador agredido.

 

A MLS ainda tem uma outra regra interessante e merecedora de consideração. Envia um comunicado aos clubes a fim de alertar que um jogador vai estar sob observação, por reincidência de entradas excessivamente agressivas, em que considera que a integridade física de um qualquer atleta foi severamente ameaçada. Não dá para imaginar esta regra em Portugal, mas nem por isso deixa de ser válida.

 

Nota: O título do post, em inglês, pode ser interpretado de diversas maneiras em português. Uma dessas interpretações é "cada louco com a sua mania", ou ainda, "cada um ao seu".

 

publicado às 17:43

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


50 comentários

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 18:29

Não é uma jogada violenta é uma agressão , o Renato nao pretendeu disputar a bola mas sim ir á perna do adversário conforme se percebe bem nas imagens.

Sería uma regra bem vinda tambem para o nosso futebol , que grande salganhada ía dar , são muitos os lances mal ajuizados pela arbitragem no nosso campeonato.

E sou de clara opinião que um conselho de disciplina seja composto por gente entendida pela experiencia em campo com especial preferencia para ex jogadores porque os proprios arbitros nao entendem da muita manha com que são feitas as faltas .
3 jogadores ,1 arbitro e 1 treinador excelente e correcto!!!
Muitos anos á .....frente!!!
Sem imagem de perfil

De Aldrabão a 08.03.2016 às 19:06

Não é verdade. Renato tentou jogar a bola! A fotografia nunca pode mostrar a intenção de um jogador a não ser quando este agride de propósito, quando agride sem bola. Que não foi aqui o caso! Mas foi o caso da agressão do Slimani!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 19:15

Nao falo pela fotografia mas pela imagem , Renato nao procurou acertar na bola , ela esteve sempre ao seu alcance , ele foi directo á perna do jogador, agora se calculou mal o carrinho e a extensão da perna isso é outra coisa agora da forma como o fez só podería atingir a perna nunca a bola .

E se quer chamar para aqui o Slimani então por arrasto tem que chamar o Fejsa quando agrediu o Adrian tambem sem bola.
Sem imagem de perfil

De Pedro Guerra a 08.03.2016 às 22:18

João Mário
Sem imagem de perfil

De HY a 08.03.2016 às 19:20

Vê-se muito bem no vídeo que ele ainda deu um impulsozinho suplementar à perna quando já ia no ar mesmo antes de atingir o Ruiz. Se ele tentou jogar a bola então é melhor levarem-no já a uma consulta de oftalmologia. Por favor, não tentem deitar areia nos olhos do pessoal, ok?
Sem imagem de perfil

De ALM a 08.03.2016 às 21:53

Não pude ver o jogo e vi o lance mais tarde na televisão e o comentário que fizeram, foi que talvez o árbitro não tivesse mostrado o vermelho, porque se percebeu que o Renato encolher um pouco a perna tentando evitar o choque. Já sei que não concordam com esta análise, mas também disse que a expulsão talvez fosse um pouco injusta tendo em conta a atitude que o árbitro teve na 1ª parte no que respeitava à amostragem dos cartões, pois perdoou alguns amarelos principalmente a jogadores do sporting que tiveram mais de uma falta que justificava o cartão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 22:06

Ah.., sim, é por de mais evidente que o Renato "encolheu um pouco a perna" !!!

Tanto a encolheu, que acabou por ir parar no joelho de Bryan Ruiz.

Recorreu a areia ou a serradura para escrever este seu comentário ???
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 19:32

Aldrabão,

O pseudónimo até lhe fica bem, mas a próxima vez que aparecer aqui com um pseudónimo do género será editado. E isto não está aberto a debate, "aldrabado" ou não !!!
Sem imagem de perfil

De Carlos Pentes a 08.03.2016 às 19:39

Credo. Mas que direito tem de escolher pseudónimos?

No máximo tem direito a editar ou não o comentário. Falam dos tiques do BdC mas ainda fazem pior.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 21:28

Não sei se manda em sua casa, mas na minha mando eu. Siga...
Sem imagem de perfil

De Salgado a 08.03.2016 às 19:51

O menino tentou jogar a bola, mas o Slimani agrediu?

Está certo.

Justificas bem o nick que tens.....
Imagem de perfil

De Corvo a 08.03.2016 às 19:15

Ui, Julius . Tão santinhos que eles são.
João Mário, Slimani , João Pereira, William , todos uns Querubins tão inocentes.
Criminoso só o Renato, o agressor, o facínora que já devia estar em cadeia.
Mas, por acaso, o caro julius acha-se a omnisciência universal e todo o Portugal é asinino?
Sem imagem de perfil

De HY a 08.03.2016 às 19:22

Desculpe ser agressivo mas não há pachorra: todo o Portugal asinino? Não, só a percentagem de benfiquistas com palas nos olhos! Que percentagem do pais é que isso faz, em sua opinião?
Imagem de perfil

De Corvo a 08.03.2016 às 19:36

Ja lhe mostrei.
Pena foi que o Rui Gomes usando o seu direito de escolha tivesse apagado o meu link, em que lhe mostrava isso e muito mais.
O que, obviamente, lhe permitará dizer tudo quanto quiser e lhe der na real gana sem ser contrariado.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 19:30

A coroa de santinhos que está a usar para jogadores do Sporting encaixam que nem luva nas cabeças do Samaris , Eliseu , Fejsa , Renato , André Almeida

O unico que nao faz mal a ninguem e que de facto pode ser apelidado de santo é o vosso Taarabt , esse só agride o cofre e as finanças do vosso clube!!
Sem imagem de perfil

De Salgado a 08.03.2016 às 19:53

Todo o Portugal não será, mas as aves da família Corvidae são, indiscutivelmente.
Sem imagem de perfil

De Benfiquista a 09.03.2016 às 12:19

Só queria referir que, se Renato Sanches quisesse Brian Ruiz nao jogaria mais esta época.
É visivel nas imagens o encolher da perna de Renato quando se apercebe que já nao chega à bola.
Repito se Renato fosse maldoso e imbecil como os sportinguistas o pintam Brian Ruiz nao jogaria mais esta época.
Basta lerem as declarações de Brian Ruiz que disse "Foi diretamente ao joelho e por isso assustei-me um pouco, mas depois de uns segundos senti que não foi grave e fiquei tranquilo. Queria levantar-me e voltar ao jogo. Era cartão vermelho. Mas nós estamos aqui para jogar e o árbitro para fazer o seu trabalho. Mas eles também se podem enganar"

É entrada para vermelho, como é obvio.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 09.03.2016 às 12:37

Ai sim? Agora depende do querer do Renato arrumar ou nao os seus colegas de profissão que bonito!! Fica-lhe bem!!

A perna encolhe ligeiramente por 2 motivos pelo embate no joelho do Bryan e por ação de mola , exactamente antes do embate Renato impulsiona o pé em riste ao joelho do jogador do Sporting.

Se tem rompido a perna com rotura de ligamentos estavam os caros aqui a tentar explicar que podia ter sido uma só fractura em vez de 2 ou um só tendão em vez de 2 , santa paciência!!!

Mas á que dar uma medalha de louvor pelo presidente da Republica ao Renato porque nao quis partir a perna ao Bryan.! O que acha da ideia??
Sem imagem de perfil

De Benfiquista a 09.03.2016 às 15:11

Aprenda a ler sff.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 08.03.2016 às 18:44

SL
Infelizmente, aqui no nosso pequenino Portugal, "iríamos" ter uma equipa de "analistas" de lances com muita "fruta".

Eu por mim adoro a ideia e adoro ainda mais a linha do fora de jogo (apesar de não ser o tema). A juntar a isso o video árbitro para lances de golo, não golo, fora de jogo, não fora de jogo, se a bola saí ou não... e tínhamos, penso eu, um futebol acima de tudo um pouco mais credível. Sendo mais credível chamaria mais pessoas aos estádios e a partir daí era a bola de neve para outras coisas evoluírem, como por exemplos ter mais sócios ou mais receitas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2016 às 19:11

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 08.03.2016 às 19:19

SL
Eu fico espantado é de virem defender uma entrada como a de Renato, comparando-a com este lance!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 19:20

Inocentes é uma palavra que é o caro que a escreveu , nao vejo mais ninguem a tê-la escrito , agora esta de comparar pisôes (conforme a imagem que apresenta) no pé com agressões é desonestidade.
Pisões nos pés á dezenas em todos os jogos!!!
Sem imagem de perfil

De Zé Vitor a 08.03.2016 às 19:12

Acho a ideia boa. Embora aqui em Portugal fosse fácilmente manipulada.

Imaginem que o jogador escolhido era o Inácio, ou o José Eduardo. O Slimani seria ilibado, já o Renato levaria 10 jogos.

Dito isto. A ideia é boa. A que temos tb é boa. Precisamos é que quem julga dispa a camisola.

Neste caso seria assim: 1)Dois jogos para o Renato, por a jogada ter sido com bola e sem intenção de agredir. É no entanto uma jogada muito perigosa num momento em que o jogador não avaliou bem, mas ainda assim no calor de uma jogada disputada. 2) Quatro jogos para o Slimani. Por ter agredido sem bola e com intenção de causar dano, acção motivada não pela disputa no calor do jogo, mas sim por premeditação.

cumprimentos
Zé Vitor

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 19:21

Porque não dizer o João Alves e o Diamantino o Renato era ilibado e o Slimani irradiado!!!!
Sem imagem de perfil

De Zé Vitor a 08.03.2016 às 20:55

É verdade, tem toda a razão haveria tb quem decidisse igualmente, mas em sentido contrário.

Embora os dois que referi exagerem.

zé vitor
Sem imagem de perfil

De Salgado a 08.03.2016 às 19:59

Adoro quando vejo adeptos do outro clube da 2ª circular a falarem em manipulação. É que lhes fica bem....

Manipulação???? Comunicação social???? Diga????



Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 20:19

O Post de facto é excelente!!
Sem imagem de perfil

De Luis Magalhães a 08.03.2016 às 19:52

Gostei muito deste post acerca das regras norte americanas que a meu ver temos muito a aprender com elas e que seriam bem aplicadas em Portugal.
Rui, dás-me permissão para publicar este teu texto na integra no meu mural do face? Teria o cuidado de colocar entre aspas e com a identificação da fonte.
Achei muito interessante.
Agradeço desde já
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 20:17

Não há problema algum, mas tome nota que referi as regras de uma forma generalizada, ou seja, não as transcrevi directamente. O significado não difere, salvo a exactidão do texto das regras. Nesse sentido, teria que fazer um trabalho de tradução muito mais em detalhe.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 19:57

A todas as aves de rapina que aqui vêm (tentar) defender o "menino" a pergunta é?

E SE FOSSE AO CONTRÁRIO???

O que iría passar toda esta semana e meses seguintes??

Se é o Bryan a fazer aquela entrada de agressão á perna do "menino" que podia pôr-lhe em risco a carreira , o que ía acontecer??? Não havería indígenas Pedros Guerras suficientes no planeta com fotos e mais fotos e recortes dos jornais!!!!
Sem imagem de perfil

De Salgado a 08.03.2016 às 20:02

Caro julius, não se esqueça do antigo ministro Gomes da Silva (seria melhor da Selva....), da senhora (???) Pinhão, do sr. Farinha, do sr. Guerra (Fernando), do sr. Delgado,há muitos, o mamute Guerra é um menino de coro ao pé doutros.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 20:24

Eles que façam este exercicío ,

pensem no lance de agressão do Renato ao Bryan

e depois que fechem os olhos ,bem fechados e em silencio

e .....IMAGINEM QUE É AO CONTRÁRIO QUE É BRYAN DÁ TAMANHA AGRESSÃO NO JOELHO DO MENINO!!

Acredite que abrem de imediato os olhos ao mesmo tempo que sentem um arrepio na espinha!!!!

Experimentem o exercício.
Imagem de perfil

De Corvo a 08.03.2016 às 20:52

OK, Julius coelho.
Fiz esse exercício, aliás fi-lo imediatamente ao ver o jogo, e não gostei.
Mas não considerei nem considero agressão. Para mim foi impetuosidade a mais de um miúdo que tem de aprender a controlar-se mais. Nem penso que o tenha feito no intuito de partir a perna ao colega de profissão.
Mas em que isso difere daquilo que lhe mostrei no meu blog, que fez o favor de ir ver e cuja apreciação, conforme me respondeu no post abaixo, não acha minimamente censurável?
tenho a sensação, que algures dentro de si, existe um tremendo despeito por o Benfica ter ido ganhar ao vosso reduto e o consequente desalojamento do primeiro lugar do Leão.
Sensação, aliás, extensiva a toda a Nação Verde.
Que queriam? Por que se ofendem? Sinceramente, meus amigos; que culpa temos nós, os tais lampiões, que dentro da vossa vaidade de senhores do futebol nacional não equacionassem essa probabilidade de, pelo menos, uma vez iriam sair perdedores frente ao vosso rival?
Perderam, só têm que engolir a vossa vaidade, assim como nós tragámos os três cálices da amargura com que anteriormente nos brindaram.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 21:17

Isso é comentário de bajulador tentar advinhar o que outros possam sentir ou até o que gostariam que outros sentissem , pois está enganado a meu respeito

1º Eu nao disse que o lance de João Mario não seja sensurável o que disse é que nao pode ser comparado com o lance do Renato , simplesmente são diferentes , o grau de violencia é diferente , o impacto é diferente, o conceito da jogada é diferente!!
A falta de contrôle e impetuosidade que descreve no Renato podería ter custado a carreira a um seu colega de profissão.

2º Não tenho qualquer despeito por nenhum clube , gosto tanto do Benfica como do Porto ou do real Madrid , simplesmente nao gosto , não são os meus clubes!!

3º Vaidade fale da sua ou de quem a tenha , nao me considero dos senhores do futebol nacional , mas um simples adepto do futebol em geral , com as minhas ideias , com as minhas convicções.

4º Logo na 1ª vitória do Sporting na supertaça o Sporting ficou mais perto de perder com o rival no jogo seguinte , quando ganhou a 2ª na Luz ainda mais perto ficou e quando ganhou a 3ª para a taça era de advinhar que estaría pertíssimo , porquê? Porque tem sido assim a história entre estes 2 rivais em que nao conseguem muitas vitorias entre eles seguidas.

Eu nao tenho que engolir nada porque se leu o meu comentário aqui que antecedeu o jogo perceberá que de vaidade não tenho nada e expecté que o Benfica até poderia ganhar este jogo pelas circunstâncias que expliquei e que infelizmente acertei na mouche!!!

Segue enganado a meu respeito meu caro!!!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 21:32

E mais já agora faça outro exercício , entre na pagina online no Record ou faça uma viagem a Lisboa ao Marquês de Pombal e analise quem são afinal os convencidos e vaidosos!!!

Faça o mesmo exercício chegue ao Marquês feche os olhos e depois olhe para a estátua !!!

E diga o que vê!!!
Sem imagem de perfil

De Bolada a 08.03.2016 às 22:41

Mas Julius, vc não defendeu a tese de que o futebol é um "desporto de contacto"?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 22:49

Será assente nessa tese irrisória que foi permitido ao Maxi Pereira andar 8 anos a "contactar" adversários do clube de Carnide, praticamente sem punição.

Compreendemos...
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 22:58

Claro que sim mas nao de FULL CONTACT
Sem imagem de perfil

De José Malaquias a 08.03.2016 às 21:50

Passaram 72 horas. O Benfica está concentrado no jogo das Champions. As lagartixas continuam a lamber as feridas.
E eu rio-me. Porque no Estoril vão voltar a perder pontos.
Mas já nada interessa. Agora é arranjar todas as desculpas par justificar o fiasco do sr 5 milhões.
Mas digo-vos isto. Vão ser 35 contra 18. E para o ano é para dobrar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 22:03

Mas esse "fiasco de 5 milhões" não esteve no clube de Carnide durante 6 anos ?
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 22:03

O Sr 5 M tem que trabalhar todos os dias bem ao mal , tem que vergar a mola , agora o vosso Sr. milhoes Taarabt esse só se verga para .....receber o cheque ,para receber massagens e atirar-se para a piscina de água aquecida

Sim o campeonato já acabou basta passar pelo Marquês para perceber porquê e já agora basta olhar para a nomeação do árbitro do vosso jogo da próxima jornada da Liga .
Deixem-nos pousar!!!!
O filme dramático ainda pode acabar em tragédia!!!
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 08.03.2016 às 22:31

Isto será para prolongar até quando?
Toda a gente com um mínimo de honestidade admite que é jogada para vermelho. Ponto final.
Agora estarem a fazer do Renato um assassino à solta nos relvados Portugueses, já parece doentio.
São coisas que acontecem dentro do campo, no calor do jogo. Alguém terá de dizer ao miúdo que terá de ter mais cuidado na forma como aborda os lances. Senão corre o risco de não chegar a ser aquilo que promete ser. Mas que ainda não é...
E para provar que são coisas que acontecem dentro do campo, no calor do jogo, aconselho a irem ver as imagens do último Sporting-Sporting de Braga e verem as entradas de João Pereira e João Mário sobre Rafa e a mão na cara do Slimani ao defesa que o perseguia nuja jogada de ataque. Principalmente as duas primeiras. João Pereira e João Mário também fizeram de propósito?
Eu acho que não.
Será que vocês são capazes de dizer o mesmo sobre o Renato?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 22:37

Acho piada porque começa o comentário com o que aparenta ser um tom de indignação sobre a incidência que envolve Renato Sanches, e depois escreve um relatório relativamente extenso, no mesmo sentido, a respeito de jogadores do Sporting.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 08.03.2016 às 22:41

E eu acho piada a esta perseguição.
E gostava de o ver admitir e condenar dois jogadores do seu clube em jogadas semelhantes a esta.
Ou custa muito?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2016 às 22:47

Meu caro,

Se tem vindo a ler os meus escritos, reconhecerá que eu sou honesto e frontal nas minhas opiniões. Admitirei qualquer incidente factual com jogadores do Sporting, se estiver envolvido num debate sobre esse assunto.

A exemplo, nunca me leu aqui a clamar que Slimani não devia ser punido, mas sim que a haver punição, devia ser aplicada com o próprio timing e não meses depois, à conveniência seja de quem for.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.03.2016 às 23:12

Meu caro quando eses e outros lances aconteceram e já lá vai algum tempo foram dissecados e criticados em todas as partes por esse mundo fora, incluindo aqui no camarote , agora o que se trata é do lance bárbaro do Renato que tem que ser da mesma forma comentado , dissecado e criticado.
Tem mais alguma duvida???
Sem imagem de perfil

De PG a 09.03.2016 às 13:53

Só para tirar duvidas, os lances do João Mário e do João Pereira sobre o Rafa no jogo com o Braga também são bárbaros?
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 09.03.2016 às 14:17

terei sempre paciencia para explicar com detalhe o que tiver que ser explicado ,

- O lance do João Pereira é normalissímo , das faltas duras nos pés dos adersários que vemos em todos os jogos sem excepção , que normalmente são amarelados.

- O lance do João Mario é sensurável mas não bárbaro , porque roda sobre si para na tentativa de tirar a bola ao Rafa metendo o pé quando o Rafa tinha a bola protegida e controlada e acaba por lhe pisar a perna nos gémeos , de facto sensurável , amarelo e até no limite podería ser expulso.

- Nenhum destes lances pode ser comparado com o de Renato Sanches , que de carrinho e com os pitons em riste atinge o joelho do adversário , BÀRBARO e vermelho imediato

Uma das 3faltas de agressividade máxima que encontro mais graves deste campeonato junto com as agressões do Slimani ao Grego e a do Fejsa ao Adrian.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 09.03.2016 às 19:43

Só pude vir aqui agora. Estive ocupado todo o dia e nas últimas duas horas estive a ver o meu clube passar aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Realmente não vale a pena discutir este tipo de coisas. Cada um vê o que lhe dá mais jeito.

Enquanto uns se vão lamentando e chorando, nós vamos ganhando.
Mesmo sem treinador...
Sem imagem de perfil

De JDC a 09.03.2016 às 23:15

Ha realmente alguma falta do sentdo de ridículo: do Renato não se pode dizer que foi uma entrada bárbara, mas do slimani já se pode dizer que podia ter posto o samaris de cadeira de rodas, que foi premeditado no intervalo, que foi lá a morder a lingua de raiva, quiçá num ataque de fúria. Quem disse estas coisas? Pedro Guerra, director de conteudos da BTV. Isso já não é doentio...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo