Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dormir com o inimigo

Naçao Valente, em 14.12.18

 

BRM_BMAG_1934P262.jpg

 

Escrevi aqui, recentemente, um texto sobre este assunto, mas face aos desenvolvimentos subsequentes e à enorme importâcia que tem para a vida do Sporting, parece-me oportuno abordar de novo o  tema.

 

Realiza-se amanhã a reunião magna com o intuito de decidir se se dever manter ou não a suspensão aplicada ao destituído ex-presidente e elementos da anterior Direcção. A Mesa da Assembleia Geral decidiu, ao arrepio dos Estatutos, e numa operação que foi delineada em política de bastidores, pouco transparente, levantar a suspensão transitoriamente aos suspensos, para poderem participar na referida reunião.

 

Parece-me uma decisão aberrante e perigosa. Aberrante pela forma antidemocrática como foi decidida, ironicamente em nome da democracia. Perigosa porque abre uma porta que estava fechada, a quem demonstrou claramente à sociedade, que lhe interessa mais o seu poder pessoal, que os interesses do Sporting. 

 

Nunca é de mais lembrar que a democracia tem regras, que nenhum verdadeiro democrata deve ultrapassar e é sempre conveniente acentuar, que o presidente destituído, apenas tem um único objectivo: restabelecer o seu poder ditatorial no Sporting. Basta ver o seu último post de Facebook.

 

Transigir com quem tentou tomar de assalto o Clube, criando órgãos paralelos e ilegais, é um acto de falta de coragem em assumir funções sem tibiezas. Querer deitar na cama com o inimigo é correr sério risco de vida. O ex-presidente já mostrou para quem tem olhos de ver, que se está borrifando para a democracia, e que depois de levar cartão vermelho de uma percentagem muito elevada de associados, continuou a querer manter-se em jogo a qualquer preço.

 

A esta mais que  incompreensível benesse que a Mesa da Assembleia Geral deu, creio que com o beneplácito do Conselho Directivo, os sócios devem responder com firmeza. Devem comparecer em força, como na Assembleia Destitutiva, porque o que está em jogo não é uma questão menor. É um processo que deve caminhar no sentido de encerrar de vez uma página negra do Sporting. O anterior presidente não pode ter a oportunidade de voltar. A unidade não se faz com quem continua a assombrar o Sporting.

 

publicado às 16:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 14.12.2018 às 16:49

Caro Nação Valente,

Não posso aceitar que refira esta questão de permitir o contraditório a BdC como uma questão antidemocrática…. em primeiro lugar, o Varandas foi eleito com um determinado pressuposto que era o de Unir o Sporting, perante este facto, o Varandas ao longo da campanha deu sempre a ideia de que iria respeitar o mandato do ex-presidente BdC. Perante estes dados, em que é que se baseia para poder criticar esta direcção do Sporting, por simplesmente ser fiel ao pressuposto eleitoral pelo qual foi eleito?!
Parece-me que estão a buscar todo e qualquer argumento para criar uma divisão no Sporting…. acho isto inaceitável tendo em conta o barulho que anda à volta do Sporting desde há muito tempo, exigia-se mais consideração por quem tenta que os extremos não definam o rumo do Sporting, quando refiro os extremos refiro-me aos brunistas e aos anti-brunistas.

Na minha forma de ver, só poderia seria um acto antidemocrático se esta direcção não respeitasse o que foi apresentado aos sócios como seu programa eleitoral…. Acho de bom tom o direito ao contraditório, independentemente do que dizem os estatutos, estamos a falar de permitir durante 15 minutos que um ex-presidente possa falar numa AG…. não acho nada do outro mundo, e se por acaso estes 15 minutos derem origem a algo conflituoso, os grandes responsáveis são os que têm estado nos últimos dias sempre a mandar gasolina com o intuito de isto ser decidido com base no amor/ódio que cada um nutre pelo personagem. A democracia estará sempre garantida no voto da AG, é isto que é essencial em democracia, a representação da vontade dos sócios.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 17:20

Caro Schmeichel,

A minha posição sobre o assunto está bem clara: nenhum sócio suspenso poderá participar e intervir em AG, chame-se BdC ou Zé dos anzóis. Essa participação é anti estatutária.
A convocação de AG para votar este assunto foi decidida e aceite com base num pedido onde estão os pressupostos dos recorrentes que levaram à sua aceitação. Estes garantem o direito ao contraditório e segundo julgo saber podem ser consultados, por que quiser fazer a defesa.
A magnânima concessão de palavra aos suspensos é além do que já referi, uma redundância.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 14.12.2018 às 18:42

Esta direcção o que pretende é que não seja possível ao BdC vir alegar que lhe foi aplicada qualquer sanção sem o aval dos sócios... existem duas formas de combater os extremos... uma é colocá-los de parte... outra é permitir o contraditório e nesta fase em que o BdC está em baixo não seria inteligente criar a ideia de que isto é um esquema contra ele.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 18:59

Esta AG existe porque os sócios suspensos a pediram. Poderiam cumprir os seus castigos até ao fim. BdC pode ter algum grau de loucura, mas não é burro. Sabe que os sócios deram o aval para a sua destituição, no entanto recorreu aos tribunais para reverter a situação.
Para a BdC a posição dos sócios é instrumental. Se estes o beneficiarem tudo bem, se for ao contrário, recorrerá a outros meios. Não joga jogo limpo. E por mais que os dirigentes actuais queiram ser politicamente correctos, no sentido da boa vontade, caem num jogo perigoso. É a minha leitura que vale o que vale.
Perfil Facebook

De Victor Peres a 15.12.2018 às 11:00

Cara Schmeichel, se está suspenso, nunca poderia participar numa AG pois as AG’s deverão ser sempre participadas pelos sócios de pleno direito. Se eu não tiver pago as minhas 2 últimas quotas não posso participar, porque pode um sócio suspenso - situação muito mais grave - ter mais direitos que eu?
Aliás, tal situação não estando contemplada nos Estatutos, não pode ser nunca validado. Ou estaremos a incorrer na mesma ilegalidade de que acusámos o anterior CD que foi fazer tábua rasa dos estatutos.
A esta AG deveria competir ratificar as decisões tomadas pelos órgãos do anterior CG. Só.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 16.12.2018 às 05:01

E lá continua a confundir oposição com praticantes de ilegalidades.
Oposição “combate” ideias, quem comete ilegalidades não tem tem nada de oposição!

A união é para quem comunga do mesmo interesse (Sporting) mesmo que tenham ideias ou ideais diferentes. Não é para unir com quem comete ilegalidades (e quem sabe para quem continua a apoiar os sujeitos das demandas).

É sempre útil (dependendo) escamotear o que realmente está em causa, e quando ainda “parece” que tem umas certas paixões ou saudades!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 14.12.2018 às 18:54

Completamente de acordo. Esta é aliás a 2.ª benesse já que conforme disse Rita Garcia Pereira havia matéria suficiente para expulsão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 19:02

A questão da expulsão ainda não está concluída. Foi recomendada pelo anterior Conselho Fiscal ao eleito com esta Direcção. Mas pelo andar da carruagem duvido que se concretize.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 14.12.2018 às 19:12

Por isso eu digo que é uma 2.ª benesse. Sancioná-lo com suspensão em vez de expulsão, admitindo que havia razão para tal e agora dar-lhe, amanhã, uma 2.ª oportunidade cozinhada em segredo por Rogério Alves, sem ter de o fazer !!! E depois é perseguido... Coitado !
Sem imagem de perfil

De Nando a 14.12.2018 às 18:56

A democracia é uma fachada. É uma ideologia criada pelo homem (logo tem falhas) para dar a ideia que a comunidade (população ou povo) detém o poder e pode ditar quem o deve exercer.
No fundo, essa democracia não é mais do que uma das primas das outra cracias quem, tal qual como as religiões (ciência humana que manipula a fé das pessoas), demarca-se das outras mas acabam por ter o mesmo objectivo: o controlo do povo.
Quem alcança o Olimpo (poder) quer preserva-lo usando algumas das cracias ao seu dispor e com a qual consiga iludir o povo a pensar que esta a fazer o bem, um bem comum para toda a comunidade.

Os sócios do SCP são uma comunidade dentro da comunidade (pais) onde residem.
Como toda comunidade, elegem, baseando-se em pressupostos, aquele que representará melhor os seus anseios. E isso leva a falha da democracia ou de qualquer outra cracia.
Quando o novo poder, permite que um condenado em AG destitutiva, possa passear-se livremente onde outrora o povo não o desejou mais, só demonstra que o povo não tem poder. Para o condenado, esse "perdão" só dá aço a que retorne com a lição aprendida (leia-se: novas artimanhas)

Muitos irão sofrer no futuro e não serão aqueles que o "perdoaram".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 19:23

A democracia é uma forma de poder político com defeitos, à semelhança da natureza humana. Como disse Churchill é pior regime, mas ainda não inventámos outro melhor.
Como diz o povo delega poder mas não o domina. Por outra lado, nem sempre escolhe os "melhores" para o exercer.
Neste caso concreto subscrevo o que diz. E se se concretizar o perdão retornará com certeza, porque é mestre na manipulação das "massas populares". Conclusão: os mais prejudicados não serão os que o perdoaram.

Sem imagem de perfil

De RCL a 14.12.2018 às 19:41

O mais prejudicado sera sempre o Sporting, se os sócios permitirem.
Imagem de perfil

De Greenlight a 14.12.2018 às 20:05

E os obrigacionistas a quem o Destituido não pagaria se, por obra do infortúnio e de uns patetas, voltasse a ser presidente do Sporting. Usei o futuro condicional pois, apesar das tibiezas do actual PMAG, não acredito que essa catástrofe possa acontecer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 23:31

Concordo, essa "catástrofe" está longe de poder acontecer. Mas é sempre melhor prevenir.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 14.12.2018 às 20:03

Dormir com inimigo , as histórias são ferteis .

No mesmo buraco do Manraz dorme junto a víbora durante o dia, e ambos saiem á noite para caçar há mesma hora. É aconselhável que ambos voltem ao buraco todos os dias de barriga cheia .
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 21:02

IJ,
É aconselhável é...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 14.12.2018 às 20:17

A minha opinião pessoal (que qualquer um de nos terá) é que se deve manter as suspenções. Não estou perto para votar, mas se votasse seria nesse sentido.

Creio que os castigos são justos e pelo estado em que as coisas estavam em 2013, tambem não acho que se deva partir para as expulsões, a não ser que se prove implicações directas no ataque a alcochete e no cashball.
Tambem não concordei por exemplo com a expulsão de GL.

Para mim não faz qualquer diferença haver ou não 15 m de palavreado - não mudo ou meu voto por isso, como não mudei o que pensava sobre a destituição quando BC fazia aquelas conferencias de imprensa quase diarias.

Manter-se as suspenções dando a palavra aos visados, dá ainda mais legitimidade ao resultado (que será por larga margem favoravel a manutenção dos castigos) e creio que pode trazer mais paz ao clube.

O clube tem de fazer o seu caminho e focar-se em si proprio e não em BC - o maior garante para que BC nunca volte é FV ter a capacidade de trazer gloria ao clube - até porque mesmo que se BC fosse expulso, podia eventualmente voltar como presidente da SAD.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.12.2018 às 21:04

BC é que não se deixa de focar no Sporting. Mas tem razão, é necessário que a presidência de Varandas corra bem.
Sem imagem de perfil

De Rui santos a 14.12.2018 às 22:58

Lá estarei amanhã a ajudar a limpar o nosso clube..👍

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo