Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dúvidas para a época (4)

Chegou a hora de Fresneda?

Leão do Norte, em 04.10.23

No esquema de jogo de Rúben Amorim os laterais são fundamentais ao nível da estratégia ofensiva. Funcionando como verdadeiros alas, têm especial intervenção no desmontar da estratégia defensiva dos adversários, especialmente através de cruzamentos, combinações ou desmarcações.

Se na lateral esquerda Nuno Santos corresponde às exigências da posição, na lateral direita Ricardo Esgaio e Geny Catamo ficam muito aquém dessas exigências. O primeiro apresenta notórias limitações ofensivas, especialmente nos cruzamentos e combinações em tabela, e o segundo, para além de uma génese com "formação" ofensiva, pela utilização predominante do pé esquerdo tem um raio de acção mais limitado.

Screenshot (620).png

Neste sentido é licito questionar se Iván Fresneda já é uma solução alternativa.

Ao jogador espanhol é reconhecido enorme potencial e prognosticado brilhante futuro. Não terá a explosão ofensiva de Pedro Porro mas é, inegavelmente, um lateral completo, com as qualidades necessárias para corresponder plenamente às exigências da posição de lateral direito no Sporting.

Em contra pode-se argumentar a idade (19 anos recentemente) e o necessário período de adaptação, inclusive Rúben Amorim referiu recentemente essa exacta necessidade, mas trata-se de um jogador que se estreou na equipa sénior aos 17 anos e que na época passada assumiu a titularidade numa equipa da Liga Espanhola. E que idade tinha o Nuno Mendes quando assumiu a titularidade no Sporting?

O treinador do Sporting também justificou a escassa utilização de Iván Fresneda dando o exemplo do que ocorreu com Manuel Ugarte. Compreendendo este raciocínio, mas creio que neste momento a equipa necessita muito mais de uma melhoria na posição do lateral espanhol do que no passado necessitava na posição do jogador uruguaio. As necessidades da equipa parecem-me colocar estas duas apostas em patamares diferentes.

Agora que se avizinham jogos propícios a uma rotação de jogadores (Liga Europa, Taça de Portugal, Taça da Liga) talvez seja a altura ideal para apostar, de um forma constante, na titularidade de Iván Fresneda. Pode ser a solução para a equipa, ofensivamente, não ficar tão limitada e inconstante no corredor lateral direito.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 04.10.2023 às 09:39

Penso que Ruben Amorim dará os 90 minutos ao miúdo contra o Olivais de Moscavide, que pelo menos fisicamente será um jogo exigente.

Depois decidirá em função da qualidade e do compromisso que ele demonstrar em campo. No limite creio que será uma questão de tempo até o miúdo se afirmar como titular.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 10:01

Juskowiak,
A utilização contra o Olivais e Moscavide parece pacífica.
No entanto julgo ser escasso para ele demonstrar estar apto ao lugar. Há que dar um pouco mais de continuidade.
Restam poucas dúvidas que será uma questão de tempo até ele se afirmar como titular. O problema está no tempo que a equipa dispõe. Não podemos continuar tão limitados na lateral direita.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 04.10.2023 às 15:39

Tem 19 anos, Leão do Norte. O jogo com os Olivais é escasso, mas é oportuno.

Esgaio é um jogador sofrível, mas temos de concordar num aspeto: dá garantias a defender. A desgraça confrangedora é quando se aproxima da linha do meio campo, especialmente naqueles cruzamentos "maravilhosos". Madre mia..... Mas no aspeto defensivo podemos de facto estar descansados com Esgaio a fechar a direita.

Por isso RA com certeza só lançará Fresneda quando tiver certezas de que o miúdo dá pelo menos as mesmas garantias defensivas de Esgaio. E temos tempo... um jogo da taça aqui, outro do campeonato ali, por exemplo numa ressaca europeia...

Vai acontecer. E vai acontecer oportunamente, porque o miúdo é bom e Esgaio nem por isso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 15:52

Juskowiak, concordando com tudo o que escreveu, preocupa-me o Esgaio só dar garantias a defender.
Em 90% dos jogos que disputamos o lateral direito também tem de se afirmar no aspecto ofensivo. Caso contrário, como se viu em Faro, é um "descanso" para o adversário.
Daí esperar uma aceleração, via competição, no processo de maturação do Fresneda.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 04.10.2023 às 16:10

O Esgaio dar garantias a defender é uma opinião muito otimista. Ainda na época passada me recordo de vários jogos onde comprometeu.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 04.10.2023 às 10:00

Realmente a posição de lateral/ala direito é o ponto mais fraco da equipa, testar Fresneda é urgente. Na minha opinião também Franco Israel devia ter agora uma oportunidade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 10:17

Luís Carvalho,
O jogo com o Farense confirmou as debilidades do corredor direito e deixou-me apreensivo. Alguns dos problemas ofensivos que a equipa revelou tiveram origem na limitação que esse corredor demonstrou.
Num jogo onde o adversário, com menos um elemento, se fechou no centro, era necessário produzir jogadas ofensivas pelas alas. O próprio Rúben Amorim revelou que pediu isso à equipa, justificando os inúmeros cruzamentos.
Neste contexto, quantos cruzamentos desperdiçou o Esgaio (quase todos!) e quão ineficaz foi o Genny, pela necessidade de puxar para o pé esquerdo, no acto de cruzar?

A equipa precisa de alguém que, ao invés de desperdiçar jogadas, seja uma ameaça à estrutura defensiva dos adversários.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 04.10.2023 às 10:49

O Esgaio é aquilo mesmo, esforçado, conhecedor das movimentações, mas sem o dom de saber dar a bola ou rematar, não vai melhorar. Eu suponho que Amorim também espera pela recuperação de St. Juste e adaptá-lo aquela posição de lateral/ala, já que com a afirmação de Diomande, St. Juste dificilmente entrará como primeira opção nos 3 da defesa. Certo que Diomande irá à CAN e isso será um outro problema. Catamo jogar naquela posição, parece-me um erro.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 12:15

O St. Juste no Mainz jogou variadíssimas vezes a lateral direito. É um lugar que ele também desempenha com qualidade. Esteja ele em boas condições físicas e ficamos bem servidos.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 04.10.2023 às 16:08

👍
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 04.10.2023 às 10:56

Penso que a inclusão de Fresneda na equipa é uma questão de dias. Estou mais preocupado com a falta de alternativa a médio defensivo, e também no facto de, se St Juste não melhorar fisicamente, as opções a central também começarem a ficar estreitas. E uma última preocupação: Trincão....um problema só mental?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 12:24

Rui Câmara Pina,
Para bem da equipa esperemos que seja uma questão de dias e que ele corresponda.
Trincão tem uma qualidade técnica fantástica. Falta-lhe aliar essa qualidade a uma maior atitude competitiva. Parece ter uma fragilidade emocional que afecta a sua motivação. Às vezes é uma questão do treinador conseguir encontrar o modo certo de o estimular.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 04.10.2023 às 11:47

É um facto que a equipa tem que subir de rendimento e os pontos fracos serem tapados. Falta-nos alternativa ao guarda redes, pois penso que se Israel desse garantias jogava mais vezes, quanto ao Fresneda não sabemos o que vale, pois não calça e a posição com o Esgaio não dá o jogo que a equipa necessita. Esgaio saiu aos 61 minutos em Faro e segundo as estatisticas não ganhou um duelo é um jogador fraco para a profundidade que Amorim quer dar nos flancos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 12:29

De Perry,
Não ter um lateral que consiga dar profundidade é grande limitação ofensiva para as equipas do Rúben Amorim.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 04.10.2023 às 15:04

Uma ala direita com Catano e Edwards não funciona, falta capacidade fisica e cruzamentos de qualidade. Com Esgaio e Edwards funciona um pouco melhor, mas infelizmente Esgaio não é ameaça para os defesas contrários.

Posto isto, será que Fresneda fará pior? Aposta no miúdo Ruben.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 15:21

Paulo SCP,
Pela amostra tenho a convicção que o Fresneda será sempre um "upgrade" na posição.
Para além do Rúben Amorim ser um treinador que valoriza hierarquias, percebo o cuidado que ele tem para não "queimar" o miúdo. Mas do que fui observar nos seus jogos na época passada, parece ter fibra para aguentar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2023 às 15:09

Amigo Leão do Norte

De facto, o lugar de lateral direito constitui neste momento o ponto mais fraco da equipa que precisa como do pão para a boca de um futebolista capaz de projectar-se no ataque, enquanto na defesa se destaque pela facilidade em levar a melhor nos duelos com os adversários. Fresneda foi contratado para dar qualidade na saída de jogo e no ataque e tarda a sua afirmação.
Sabe-se que é assim que as coisas se passam com determinados futebolistas que necessitam de mais tempo para se integrarem. Mas, concordo que está na altura de Fresneda “aparecer”, caso contrário ficarei preocupado e receoso com a capacidade dele assumir um papel importante na equipa leonina.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 15:27

Amigo Leão Zargo,

Após a sua contratação pelo Sporting tive a curiosidade de ver alguns jogos que ele disputou pela equipa principal do Valladolid na época passada.
Para além da qualidade, fiquei com a impressão que se trata de um jovem com maturidade competitiva muito acima da sua idade.
A mudança de realidade, nomeadamente de país, pode atrasar a sua adaptação, mas penso que neste momento ele precisa de oportunidades consistentes. Aí certamente veremos a sua qualidade e a sua fibra.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.10.2023 às 21:49

Aguardemos com confiança, então.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 22:09

Confiança é o que os sportinguistas devem ter, pois estamos bem orientados.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.10.2023 às 18:04

Até eu vou dar opinião.
Bora lá, analisar o lado direito da equipa.
- O Geny Catamo não é lateral.. sim, substituto natural do Edwards(apesar de ser parecidos, são diferentes).
- O Diomande é super-craque e melhor ainda na posição central da defesa(o lugar de Coates).
- o St.Juste é um tremendo central, especialmente na defesa a três(a posição do Diomande) e não tão bom jogando a lateral. Numa defesa a quatro talvez..
- O Esgaio é do Sporting e é um bom rapaz, só isso.
- O Fresneda(nome que parece uma marca de vinho) vamos ver o que ele madura. Até lá.. espucolaçôes!.😊

Essa é a minha interpretação....👆
A do R.Amorim é certamente outra!.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.10.2023 às 18:10

Tentando descifrar. ...o R.Amorim
Acho que ele tenta inventar algumas sorpresas. Coisas de treinador!.
Primeiro, por o ímpeto creador que tem qualquer treinador jovem.
Segundo, por tentar iludir adversários pois, tudo mundo, conhece todo o mundo.
Eu desaconselho as duas!. As caraterísticas individuais de cada jogador, são as melhores sorpresas
Também desaconselho a famosa e conhecida rotavidade, por a simples rotavidade.
Há formas mais efectivas!. E talvez também facilita ao jogador um bem estar emocional e um bom espirito de grupo.. o que tanto os treinadores procuram.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.10.2023 às 18:35

*rotatividade, em português de Portugal.
Rotavidade só existe no meu telemóvel
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 20:16

Carlos,
Cada treinador gosta de mostrar a sua "ciência".
No final os resultados é que mostram a sua (efi)ciência!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.10.2023 às 22:43

Leão do Norte,
Nem mais!..
Sem imagem de perfil

De altaia a 04.10.2023 às 22:47

Tanta vontade de criar mais um Vinagre, Amorim vos diria, gato escaldado de água fria tem mêdo, vejam bem as criativas psiquiátrices que inventam para o Trincão e afinal a história parece ser bem diferente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.10.2023 às 23:04

Mais um Vinagre?
Acha o Fresneda da mesma estirpe que o Vinagre?
O Nuno Mendes foi um Vinagre?
Quando se tem qualidade não há "Vinagres"!
Mal estaria o Rúben Amorim se pensasse no Vinagre antes de apostar num jogador.

"Psiquiatrices"?
O problema de afirmação do Trincão vem muito antes desta lesão.
O Rúben Amorim sabe-o muito bem e protege o jogador, numa atitude de enaltecer.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 05.10.2023 às 01:28

É realmente singular que sendo as laterais uma das posições chave na forma de jogar do Sporting estejamos aqui a reconhecer que não estamos bem servidos.Será que o que exigimos aos nossos laterais é exagerado ?
Perfil Facebook

De Fito Mrtnz a 05.10.2023 às 13:31

O Sporting para estar ao nível em que foi campeão, necessita na minha opinião, de 2 laterais de alta rotação como tinha em Mendes e Porro...neste momento apenas tem 1...Santos...não custa perceber a formula...custa é encontrar um jogador de perfil semelhante a um preço acessível. No entanto é esperar que Fresneda seja de facto um upgrade

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo