Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E agora, Sporting?

Leão Zargo, em 07.12.24

João Pereira treinador.jpg

O presidente Frederico Varandas está confrontado com a situação mais complexa do seu mandato. Rúben Amorim teve sucesso graças ao seu talento, mas também em virtude das condições que lhe foram proporcionadas. Ninguém se esquece do que era o Sporting antes dele e como conseguiu transformar o Clube. Mas, Amorim quebrou um compromisso e com ele também saíram processos de liderança, organização, planeamento e comunicação, para além de uma equipa técnica inteira.

Nós não conhecemos a realidade no interior do plantel, como é que de um ponto de vista pessoal, desportivo e emocional, os jogadores viveram a saída do seu líder. Todos eles são profissionais, mas sabe-se que estes acontecimentos são complicados e que podem alterar o foco e o compromisso individual e colectivo. Agora, sem conhecermos o que se passa lá “dentro”, sabemos de ciência certa que a saída teve um efeito demolidor na equipa. No fim de contas, podíamos ter previsto isso, Amorim era mais do que um treinador, foi o criador da estrutura, e a sua substituição nunca se faria por uma simples troca por troca.

Ao contrário de alguns sportinguistas, não coloco a principal responsabilidade do que se passa nos jogadores. Se os adeptos sofrem profundamente com as derrotas, os jogadores são prejudicados (e muito) na sua imagem e carreira profissional. Eles querem vencer, se não conseguem é porque lhes faltou engenho para isso, e não vontade. Em primeiro lugar, a responsabilidade tem de estar em quem dirige o Clube, pois deve prevenir as situações futuras, a seguir no técnico e só depois é que responsabilizo os jogadores. Neste momento, no Sporting, coloco a questão nestes termos.

Apesar de não ter gostado do jogo realizado em Moreira de Cónegos, e de determinados erros individuais inconcebíveis, considero que a equipa melhorou significativamente em relação à partida com o Santa Clara. O Sporting perdeu apenas por culpa sua, é um facto, mas também porque lhe faltou a “sorte do jogo”. Pelas próprias circunstâncias temporais, penso que João Pereira ainda tem espaço para dirigir a equipa com o Brugge e o Boavista, tomando-se depois uma decisão de acordo com a avaliação que se fizer. A contratar um novo treinador terá de ser alguém com um estatuto que mobilize os jogadores para as provas que estão em disputa e nas quais o Sporting está na luta pela vitória. A era Amorim terminou, mas a época não está perdida.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


54 comentários

Sem imagem de perfil

De Plinio a 07.12.2024 às 14:36

Nada como sernos crentes. Quanto mais oportunidades dernos ao J. Pereira mais ele vai falhar. Mas é possível que " o burro sou eu." SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 15:09

Plinio

Nenhum de nós é burro, mas estamos condicionados pela realidade. O Sporting joga na 3ª feira na Bélgica e no sábado com o Boavista. O treinador é João Pereira.
Sem imagem de perfil

De Plinio a 07.12.2024 às 16:16

De acordo.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 07.12.2024 às 16:06

Agora mais a frio, pensando com os meus botões, veio- me a mente o seguinte: e se corre bem ? isto é, se o Sporting ganha em Bruges com uma exibição razoável, e de seguida ganha ao Boavista , aposto que toda a nação Sportinguista começa a acreditar novamente, revelando que no futebol as coisas mudam muito depressa, sportinguistas acreditem neste cenário, eu acredito!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 16:26

José Gonçalves

Sim, e se corre bem? Pode acontecer, aliás desejo que aconteça, embora possa parecer pouco provável a muitos sportinguistas. Equipa técnica e jogadores têm o poder de conseguir algo que nos entusiasme e motive.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 07.12.2024 às 16:56

Vamos aguardar com serenidade!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:08

E confiança.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.12.2024 às 17:09

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:26

Pedro Casimiro

Que isto não vai com velinhas é coisa que todos sabemos, nem sequer é conveniente um treinador com chicote que ponha "os meninos a correr". O que é preciso é que se tomem decisões conhecedoras e sábias, de acordo com as circunstâncias.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 17:49

Se corre como o caro diz, João Pereira será demitido em setembro ou outubro do próximo ano e vai deixar um plantel miserável!
Estas coisas são como a adição ao jogo. Acha que algum viciado em apostas ou na raspadinha ficou assim porque perdeu sempre?
Se conhecer algum, pergunte-lhe como ficou "agarrado" ao jogo. Vai ver que lhe vai responder que foi quando ganhou alguma coisa pela primeira vez.
Portanto, se ganharmos na Bélgica e contra o Boavista, Frederico Varandas vai ficar convencido que é mesmo um génio que transforma em treinador de topo todo aquele em quem tocar e JP vai ficar. Mas vai empatar e perder muitos jogos e ser humilhado pelo benfica e na Europa.
Não há como correr bem! O moço não sabe mais!
"Ah e tal Amorim também perdeu muitos jogos no Sporting ao início!" Verdade! Com aquele plantel, até Klopp e Guardiola perderiam. Mas eu pergunto: e os jogos disputados pelo braga? Já não se lembram? E agora, outra pergunta: e João Pereira, brilhou onde? Tem, exactamente, o quê para apresentar que fez o presidente dar este tito de basuca no pé? Foi por palpite? Viu a luz, como o outro?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 18:33

Joël Bettencourt

Neste momento, nos próximos dois jogos, o importante é apoiarmos a equipa, transmitir-lhes confiança dentro das nossas capacidades, ajudar a criar estabilidade. De acordo com o que se passar, nesta ou nas próximas semanas, terá de ser tomada uma decisão adequada aos interesses do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 07.12.2024 às 19:08

Caro Leão Zargo,
Eu nunca deixo de apoiar o Sporting Clube de Portugal! Caso contrário, não estaria aqui e ser-me-ia indiferente que se confirme o desastre que quase toda a gente previa ou o milagre em que (só) Frederico Varandas acredita...
Sem imagem de perfil

De luis Moreira a 07.12.2024 às 16:13

O estado emocional dos jogadores levou a uma queda de eficácia desta amplitude ? Não há como medir mas aí, estamos no ínicio da equação. No principio. É o ovo ou a galinha ?
O que podemos dizer é que falta o Pote. E sem o Pote basta tapar o Trincão . E na esquerda as soluções apresentadas não foram as mais felizes. Juntar na mesma ala Edwards e Geni dois levezinhos, dribladores, flanqueadores no um para um, não é brilhante. Nenhum deles é capaz de desequilibrar na organização da equipa e perde-se eficácia no golo. Talvez aumentar o poderio ofensivo na frente com Harder e Geni na ala a defender e a servir.
No meio campo Hyamund, Morita e Bragança são os mesmos. Morita está longe da melhor forma. Cansado dos jogos na selecão e nas viagens transcontinentais.
Na defesa falta o Israel que está bem acima do Kovas e os nossos defesas falham por falta de concentração. São os 20 anos. Nesta fase Inácio e St Just são importantes
Que fazer ? Ganhar ao Bruges e ao Boavista.Mas isso JP mesmo com a sua falta de carisma também sabe.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 16:31

Luis Moreira

Para João Pereira os jogos na Bélgica e no Bessa serão uma espécie de prova dos nove. A equipa tem limitações, como as que refere, compete ao treinador minimizá-las e otimizar as potencialidades. No fim de contas, o ofício de qualquer técnico de futebol.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.12.2024 às 16:25

Ruben Amorim tomou conta do Sporting.....e o treinador num clube não pode tomar conta do mesmo...
Tenho elogiado Frederico Varandas mas neste aspeto falhou...mesmo que se tivesse perdido alguma coisa....foi um pouco ingénuo, e no futebol paga-se caro por isso.
SL

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 16:32

Anónimo, agradeço que se identifique através do nome ou de um pseudónimo.

SL
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.12.2024 às 20:42

Caro Leão Zargo
Não sei como é que isto aconteceu...
Já comentei novamente sem anonimato.
SL
Sem imagem de perfil

De Augusto a 07.12.2024 às 16:43

Exatamente e depois fez como se faz à pastilha elástica.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.12.2024 às 17:01

Amigo Leão Zargo

Ficamos com a ideia que o lugar de treinador do Sporting passou a ser por cunhas a partir do Amorim muito amigo do Viana e que correu muito bem
O substituto já estava escolhido este muito amigo do Amorim

Aquele lugar parece que ficou destinado a uma hierarquia de amizades não importando as credenciais, qualquer outro fora desse lobby de amizades estava fora sem qualquer possibilidade mesmo que tivesse capacidade para agarrar na equipa

Agora vão ter que refazer os requisitos e a alargar as possibilidades de escolha, quiçá até já tenham iniciado os contactos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:14

Amigo Julius

É lamentável se foi assim que as coisas se passaram. Não temos provas, apenas podemos associar determinados factos, no entanto há coincidências suspeitas.

A próxima semana é crucial. Sendo assim, temos de admitir que estão a ser definidas estratégias de acordo com os resultados.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.12.2024 às 17:15

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:28

Pedro Casimiro

O presidente do Sporting tem consciência da situação. Terá errado no que refere a João Pereira, e se assim for espera-se que tome a decisão certa.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.12.2024 às 17:54


João Pereira terminou a carreira no Sporting tendo feito 3/4 jogos na época de 2020/21; o que se disse na altura foi que iria seguir a carreira de treinador no Sporting. João Pereira e Amorim foram contemporâneos na formação do Benfica ; sempre que perdiam com o Sporting choravam agarrados. As coincidências da vida
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:58

RCL
Ou, como também se costuma dizer, as voltas que a vida dá!
Sem imagem de perfil

De Tiago a 07.12.2024 às 17:22

Concordo com tudo, menos com a parte que os jogadores não teem culpa
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 17:31

Tiago

Considero que na hierarquia de responsabilidades são os menos culpados, mas obviamente que as causas do que se passa também passa por eles.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.12.2024 às 17:45

Amigo Leão Zargo,
Subscrevo o escalonamento de responsabilidades que definiu e destaco que esse escalonamento não exclui os jogadores.
A percentagem de responsabilidade de cada um é mutuamente influenciável e o resultado final pode ser atenuado nessa dinâmica.
É pelas evidentes dificuldades e limitações do João Pereira que chamo à discussão a responsabilidade dos jogadores. Reconheço-lhes competência para outro comportamento, atenuando as consequências da impreparação do treinador.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 18:19

Amigo Leão do Norte

Saindo Ruben Amorim abriu-se outra realidade para os que no Sporting estão diretamente ligados ao futebol: técnicos e jogadores. Como todos os adeptos eu esperava mais de todos eles, numa continuidade mais coerente com o tempo do anterior treinador. No que refere aos jogadores, percebe-se que Amorim conseguiu que eles revelassem o melhor que têm minimizando determinadas limitações.
Admiro Hjulmand, Bragança e Inácio, os capitães de equipa, mas talvez lhes falte o que Coates possuía graças à sua experiência, a liderança e a autoridade dentro do campo. Talvez isso ajude a compreender a menor eficácia do desempenho dos jogadores nestes três jogos.
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 07.12.2024 às 18:04

Como é que JP chega à primeira categoria? Pelos resultados anteriores Sub-23 e B, nada o recomendaria, sem experiência e sem resultados como é que é possível?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 18:20

Carlos Gomes

Uma decisão de risco, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De Diz as verdades a 07.12.2024 às 19:15

Eu no lugar do João Pereira nunca tido aceitado o lugar de treinador da equipa principal do Sporting, não estaria preparado para tal, tinha consciência,de não ter bons resultados nas B, e para mais não ter o curso completo ,dizia que ainda estava na fase de aprendizagem, talvezais uns anos, e via se logo que ia falhar, e quanto tempo ele lá estiver no banco mais o Sporting se vai afundar, na á varinhas milagrosas, o plantel não é uma super equipa longe disso precisa de alguém com experiência e traquejo que saiba lidar com os jogadores, e um treinador que conheça os jogadores do Sporting, funcionava com o Ruben, porque estava trabalhada por ele, a jogadores tem limitações, o pote, o Nuno Santos fazem muita falta aquele lado esquerdo é um passador, na questão do g redes o Israel da mais segurança mas também é preciso qua equipa e defesa esteja bem, no meio campo está mais ou menos, no centro da defesa a saida do Coates foi ,fatal ,comandava ali tudo, o Eduards é bom jogador mas e preciso jogar no lugar dele, extremo do lado direito derivar para o centro porque tem pé esquerdo, bom drible mas também perdeu a forma a muito no ataque, o sueco, e preciso ter espaco, e que lhe sirvam, nao e nenhum Ronaldo, o harder ainda nao me convenceu, apesar da idade, nao tem traquejo , o ex braga, tem tecnica. arranca bem perde se em dribles, funcionava com o Amorim, não funciona em mais lado nenhum, trincao bom jogador não passa disto, o uruguaio ataca bem mas defende mal, faz falta um Coates era um comandante
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 19:40

Diz as verdades

Mas, a verdade é que João Pereira aceitou e agora está confrontado com a tarefa complexa de suceder a Ruben Amorim e orientar uma equipa organizada e preparada pelo seu antecessor. Refere com razão a importância que Coates teria no atual contexto em virtude da sua autoridade sobre todos os jogadores do plantel.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 07.12.2024 às 19:34

E entretanto, a título de curiosidade, mais uma derrota (em casa) para o Manchester United, contra o Nottingham Forest de Nuno Espirito Santo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.12.2024 às 21:47

José Santos

Com o mal dos outros... mas que é uma triste ironia, lá isso é verdade!
Sem imagem de perfil

De JMSantos a 08.12.2024 às 20:46

Caro Leão Zargo
Anda para aí outro José Santos a comentar
A partir de agora serei o JMSantos
SL

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo