Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E assim se desperdiça dois pontos !

Rui Gomes, em 04.04.15

 

10331950_rGm9J.jpg

 

Este empate com o Paços de Ferreira resume-se à GRITANTE ineficácia do Sporting no último passe e muito em especial na finalização. Sem ser o único, perdi conta às oportunidades que João Mário desperdiçou, diria até infantilmente. A equipa pacense fez um remate, marcou um golo e o resto é história.

 

Sem dominar completamente, o Sporting controlou praticamente o jogo todo, mesmo com alguns elementos, a exemplo de William Carvalho, com exibições abaixo do seu usual. Os dois centrais estiveram bem - com um pouco mais de sorte, e pontaria, ambos até poderiam ter marcado - assim como Nani e André Carrillo terá sido o melhor "leão" em campo. Os laterais, sem grandes pecados defensivos, deixaram muito a desejar nas manobras ofensivas.

 

SOQ3YMLN.jpg

 

Com William Carvalho a falhar mais do que é o seu normal, André Martins não esteve mal mas não consegue fazer a diferença e João Mário com um desempenho tipo 8 a 80. Muito bem a organizar jogo, até a defender, mas a pecar frequentemente no último terço do terreno. Para agravar as coisas, o lance que deu no golo do Paços de Ferreira nasceu numa perca de bola sua na zona intermediária.

 

Slimani trabalhou muito e teve influência no jogo, mesmo sem ser brilhante. Marcou um golo - o seu 10.º do campeonato - a excelente passe de Nani mas, aos 32 minutos, com João Mário completamente isolado frente à baliza, falhou o passe de forma incrível.

 

Em resumo, um jogo muito frustrante, pelo desperdício das inúmeras oportunidades criadas. Ao intervalo, o marcador devia indicar três golos de vantagem e, depois, repete-se a história de sempre: "quem não marca sofre".

 

48FKWMYL.jpg

  

Com do desperdício destes dois pontos, as hipóteses de chegar ao segundo lugar ficam seriamente comprometidas.

 

P.S. Não concordo com a titularidade de Miguel Lopes em detrimento de Cédric Soares. Reconheço que esteve bem no jogo em que Cédric falhou, por castigo, mas, na minha opinião, o nosso formado devia ter regressado à sua posição. Confesso que não sou e nunca fui fã de Miguel Lopes.

 

Nani falha a visita ao Bonfim, por acumulação de amarelos. Não deixa de dizer muito sobre os critérios da arbitragem, quando um jogador como Nani já regista 9 amarelos, mais do que nunca na sua carreira.

 

publicado às 22:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De HY a 04.04.2015 às 23:25

Perdão "... ajudar a mudar a cartilha das substituições."
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.04.2015 às 23:42

"Não se trata de por o MS em causa"... mas é mesmo. Acho que perante os golos falhados, descaradamente, o treinador será o último a merecer crítica, em função do resultado.
Sem imagem de perfil

De HY a 04.04.2015 às 23:58

Sim, eu disse que ele tem todo o mérito em fazer a equipa jogar o bom futebol que mostrou ...enquanto jogou. Mas as substituições foram claramente tardias e desajustada. Não se perdeu por causa dele, claro, porque não foi ele que falhou 4 ou 5 golos feitos, mas espero que melhore no capítulo mexer na equipa, que é claramente um dos seus pontos fracos por agora. Não me esqueço que é o primeiro ano a treinar uma equipa como o Sporting. Para o ano será mais forte em tudo, espero. Criticar a sua leitura do jogo e das substituições não é pô-lo em causa, é identificar um ponto a melhorar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.04.2015 às 00:07

Eu ainda nem sequer fui ver quem estava no banco mas, de qualquer forma, as opções eram escassas. Quem podia ter entrado mais cedo ?... O único que me vem à ideia é Carlos Mané. Carrillo e Slimani estavam cansados mas ainda foram dos melhores em campo.

Não sei se Tanaka estava no banco. Fazer entrar Montero é o que se viu. Quem mais ?
Sem imagem de perfil

De HY a 05.04.2015 às 01:03

O Adrien não estava no banco? Se estava devia estar em campo uns dez minutos antes do golo do Paços. Era no meio campo, onde o WC estava em dia não é o JM e o AM são limitados em intensidade e capacidade de luta que a coisa estava a quebrar (não é obrigatório jogar sempre em 433 ou é? Um home a mais no meio campo pode fazer milagres). Estava-se a ver a equipa a deixar o jogo ir escapando para o adversário. E o Slimani não podia ter saído, meter o Montero sozinho na frente é o que se sabe, concordo. Se era para não desequilibrar o meio campo, foi o que fez alguns minutos depois, metendo um Capel inexistente, até porque a equipa já estava a jogar de um modo que não dava para ele ser útil. Mas tem de sair sempre o Carrilho e trocar o ponta de lança...

Repito, longe de mim acusá-lo pelo empate, até porque acho que fomos muito bons durante 60m (e não demos uma goela ao ataque do Paços). Mas é preciso saber intervir para matar a reacção do adversário, não apenas para correr atrás do prejuízo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.04.2015 às 02:12

O Adrien estava castigado, por isso não jogou e entrou André Martins no seu lugar.

Neste jogo em particular, Slimani e particularmente Carrillo - que chegou anteontem do serviço da selecção - jogaram até ao limite. Não posso, em boa consciência, da bancada, fazer juízo sobre a sua condição física. Já critiquei o treinador em várias ocasiões pela sua gestão do plantel, mas acabei por reconhecer que salvo uma ou outra excepção pontual, ele tem vindo a fazer o que LJ fez na época passada, mas com muitos mais jogos a disputar, nomeadamente jogar os seus melhores até ao limite. Claro, admito outras opiniões, mas creio que esta é a realidade do Sporting.

E tudo isto até não visa defender Marco Silva, apenas acho injusto que depois dos jogadores falharem meia dúzia de golos se faça dele o bode expiatório.
Sem imagem de perfil

De HY a 05.04.2015 às 09:20

Rui, se eu digo claramente que o mérito do bom futebol jogado é dele, não faço dele bode expiatório, não é? A do Adrien escapou-me... Efeito de chegar de viagem mesmo à hora do jogo. E os golos falhados chegavam para ganhar por 3 ou 4 de diferença. Mas, faltou-lhe dedo a mexer na equipa. Ainda havia o Rossel, podia ter tido mais um médio no bamco(o Wallison serve para 20 m de certeza), o Slimani estava morto, mas sempre atrairia um ou dois marcadores para o Montero poder aparecer. O pobre do Capel...nem um posicionamento na área quando a bola era centrada do outro lado acertou... enfim, vamos é construir com basa nos 60minutos de boa qualidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.04.2015 às 09:26

O Rosell para quê ?... Para defender um remate que deu em golo ? Que outros remates ou jogadas de perigo fez o Paços ?

O Wallyson vai deixar de jogar com regularidade na B para estar no banco da A a jogar uns minutos aqui e acolá ?

Isto tudo é tentar arranjar arranjar explicações para um plantel que não tem o suficiente de tudo e que tem dificuldade em marcar golos.
Sem imagem de perfil

De HY a 05.04.2015 às 10:45

Rui, isto não é uma questão ideológica, não estou a atacar o MS para defender o BdC. Todos nós criticamos algumas opções dos treinadores, o Rui já criticou o MS e o ano passado a certa altura criticou bastante o "acomodismo" do LJ.

Já deixei bem claro que o MS pôs a equipa a jogar um excelente futebol como se viu ontem até aos 60 minutos. Quero que ele fique no Sporting e sei que a manta é curta e a culpa não é dele, excepto, talvez, na medida em que não foi mais ousado a procurar alternativas nos B. Não vale a pena perguntar-me se o Wallison deve deixar de jogar na B pra jogar uns minutos na A, afinal não era a mesma crítica que o Rui fazia ao MS por não "puxar" o Gauld? Em princípio acho bem que fiquem na B, mas se há falta de jogadores nos A...

Para qu êmeter o Rossel (na verdade eu queria era o Adrien, inconsciente de que estava castigado)? Porque era preciso mudar a apatia que se estava a instalar, o PF não criou muito perigo, mas os jogadores começaram a aparecer em número superior perto da nossa área, as bolas rechaçadas pela defesa começaram a ir parar aos adversários e as nossas transições a fazer-se ao pontapé para a frente, pois já não conseguíamos sair tão bem com a bola controlada. Fosse o Rossel, permitia ia JM deixar de ter de correr tanto atrás dos adversários e concentrar-se no que faz melhor, fosse o Mané mais cedo, teria talvez acompanhado e pressionado o defesa direito não o deixando chutar à vontade, coisa que o Nani já não fazia, quando as equipas começam a deixar o jogo correr os treinadores têm de intervir, por vezes não é tanto a troca individual mas a introdução de uma nova dinâmica, de uma ocupação diferente do espaço. Todos estávamos a ver que a coisa se preparava para correr mal, havia que agir antes digo eu.

Repito, isto não é atirar-se ao treinador. Tivesse alguma daquelas bolas entrado antes e todos elogiariam o excelente futebol que ele pôs a equipa a praticar. Mas acho que lhe falta ainda ainda a capacidade para fazer a equipa bloquear o jogo como o LJ fazia. Repare, não deixamos o PF praticamente criar perigo, verdade, mas naquela altura havia que ser mais prático e feio. E depois, tirar o Slimani quando começámos a despejar sistematicamente e meter o Capel... lembro-me de um lance em que ele fugiu sozinho junto à linha e o Jefferson, que conduzia a bola atrás dele, em vez de o lançar centrou logo alguns metros à frente da linha do meio campo. Qual era o sentido.

Outra coisa: se não temos um vendeiro dez e temos mais extremos, porque é que o Nani não pode aparecer mais pelo meio a certa altura? Sabe segurar a bola, joga num lençol, tem uma visão de jogo superior, pode colocar a bola onde quer... Basta que a cobertura nas costas seja eficiente porque não se lhe pode pedir que venha sempre lutar pela bola atrás.... Não será uma opção quando é preciso mudar o rumo das coisas?

Dito isto, pode sempre entrar um grande pontapé de longe. Mas se não se faz nada para inverter o rumo é mais possível que isso aconteça...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.04.2015 às 09:33

P.S. Isto faz-me lembrar de algum modo o Chelsea vs Stoke City também jogado ontem. O Chelsea domina completamente, devia ter marcado meia dúzia de golos mas não marcou e lidera 1-0 quando sofre o golo do empate num remate do meio campo do Stoke City que apanhou o guarda-redes adiantado.

Felizmente para o Mourinho, ainda conseguiram fazer o 2-1, caso contrário haveria pano para mangas de discussão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo