Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E o burro sou eu !

Rui Gomes, em 08.12.16

 

3fd7beb0e76cf6f6303aa5d9215b7e2d.jpg

Pela minha petulância em escrever isto !

 

 

FC Porto 5  Leicester City 0

 

 

Não vou argumentar o caso nesta ocasião, mas passo a citar o Artigo 6, alínea a) dos Regulamentos da Liga dos Campeões. É tão simples, que nem é necessário traduzir o texto para português:

 

On entering the competition, participating clubs agree:


a. to play in the competition until their elimination and to field their strongest team throughout the competition.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Imagem de perfil

De PF a 08.12.2016 às 06:09

Muitas equipas utilizam o mesmo esquema quando estão apuradas, a diferença está na qualidade do plantel do Leicester, possivelmente nunca uma equipa tão fraca, na fase de grupos da champions, assegurou o primeiro lugar antes da última jornada daí o descalabro que deu a rotatividade. Isso porém não branqueia a falta de "fair play" nesta situação, imagino o sentimento de revolta do Copenhague ao assistir tamanha desconsideração que Claudio Ranieri revelou pela verdade desportiva, é a diferença de uma equipa pequena de uma grande equipa, quem pensa como o treinado do Leicester nunca pode a aspirara a nada de grande.
É no entanto irónico este tipo de comentário neste espaço quando todos nós sabemos que um "grande" treinador da nossa praça procederia exactamente exactamente da mesma forma se estivesse nas mesmas condições, porque o "fair play", para essa personagem, é uma treta.
Sem imagem de perfil

De Manuel Pedro Pinto Teixeira a 08.12.2016 às 09:15

Deviam era dizer isso aos jogadores do Bruges e ao seu treinador.. e já agora ao Jay Jay Masca Chiclas que até pensava que estava a a jogar com o Liége mas já a pensar no jogo de domingo.

Por falar em jogo de domingo, às 20,00 horas de domingo já estais em 3º lugar. É que o empate serve-nos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 09:28

É a última vez que o aviso. Comente a temática abordada nos posts e não outras questões, para não ver todos os seus comentários apagados. Todos !!!
Sem imagem de perfil

De Joao a 08.12.2016 às 10:27

Rui,

diga entao como e' que OBJECTIVAMENTE faria cumprir essa frase. Nada de consideracoes genericas, mas diga de forma concreta como o faria? Obrigaria o clube a criar duas categorias de jogadores, ter de usar uma fraccao dos 10 mais utilizados? O que?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 10:49

Meu caro,

Já tinha dito que não queria abordar o assunto extensivamente nesta altura. Exige um post bem elaborado com maior disponibilidade.

Mas digo-lhe só isto: basta punir quem o faz de forma escandalosa como o Leicester fez e ainda por cima com o treinador a declarar que se tivesse sido necessário os jogadores (5/6) tinham jogado.
Sem imagem de perfil

De Joao a 08.12.2016 às 12:36

Entao o Rui esta a promover a desonestidade: bastava dizer que tinha havido uma gripe e que 10 jogadores tinham ficado indisponiveis.

Acontece o mesmo, por exemplo, na NBA, em que o Gregg Popovich fazia descancar no mesmo jogo o Tim Duncan, o Manu Ginobili e o Tony Parker e no boletim clinic dizia como razao: "velhice".

Ha quem concorde e quem discorde, mas no fim o emprego dele depende se e' campeao, chega aos playoffs ou nao.

Ou o Rui acha que os donos do Leicester, se o clube nao recuperar na tabela classificativa lhe vao dizer:"em condicoes normais iamos te despedir, mas como fizeste bem em desgastar os jogadores mais importantes num jogo que nao interessava, e com isso continuamos na zona de descida, vamos manter-te como treinador." Acha?
Sem imagem de perfil

De Joao a 08.12.2016 às 12:38

E em relacao ao Copenhaga, tenho muita pena, mas isso resolvia-se se eles tivessem ganho os jogos contra o Leicester.
Sem imagem de perfil

De Joao a 08.12.2016 às 13:48

OK... Peco desculpa por julgar que o Rui estava interessado numa discussao seria. Nao o torno a incomodar com a minha ignorancia e argumentacao infantil.

Boa sorte.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 13:59

Em que língua é que deseja que eu me explique ?

Avisei logo de início que não era minha intenção debater esta questão a fundo. Comentar e preparar e escrever um post é matéria distinta.

Se não compreende, o problema é inteiramente seu.

Na devida altura publicarei um post sobre esta temática e, então, haverá oportunidade para debate.

P.S. Essa adjectivação gratuita é sua, não minha !
Sem imagem de perfil

De Joao a 08.12.2016 às 15:02

Duas coisas:

1) Em primeiro lugar, se nao estava disposto a debater algum assunto, nao escreve acerca dele, ou fecha o post a comentarios.

2) Em Segundo lugar, em nao vou a blogues para offender nem para ser ofendido. O seu serrate foi ofensivo e eu nao tenho disposicao para aturar esses comportamentos. Eu desde ha muito que sigo e comento o seu blogue (desde o tempo em que vivia nos estados unidos e na ocasiao tive a oportunidade de lhe expresser a minha solidariedade pela forma como tinha sido afastado do blogue em que estava, nao sei se recorda), mas parece-me que por estas atitudes que tem vindo a ter nos ultimos tempos, que o sucesso do blogue lhe esta a subir a cabeca.

Um bocadinho de humildade e, ja agora, de boa educacao, ficava-lhe muito bem.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 16:19

Uma coisa que nunca me acusaram foi de má educação. Lá que o caro seja muito sensível, é uma questão pessoal.

Para sua informação, o "sarrote" apenas significa "mais do mesmo" ou "insistência no mesmo", uma vez que eu lhe expliquei que não pretendia debater o assunto a fundo.

Se eu não tivesse alertado no post, ainda admitiria a sua frustração, mas eu referi isso mesmo. Isto é um assunto que para ser debatido exige ponderação e disponibilidade.

Nada mais tenho a explicar de momento.
Sem imagem de perfil

De Alcibíades a 08.12.2016 às 11:00

Há uns anos o SLB foi jogar a Barcelona contra um Barça a meio-gás em jogo da CL e o segundo lugar do grupo ainda estava em aberto. Passou o Celtic porque ganhou o seu jogo e o Benfica (de JJ...) não soube aproveitar a "oferta" da poupança de jogadores semelhante à que o Leicester fez...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 11:07

Uma equipa não saber e/ou poder aproveitar, não anula a ocorrência à raiz.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.12.2016 às 11:35

Sim, mas a "strongest team" é subjetiva. Não podes pôr sempre os melhores em campo, porque há que ter em conta a recuperação física.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 13:29

Estás a falar para quem ?... Todos nós compreendemos a intenção. Quando um Leicester (podia ter sido outro) descansa 6 dos seus jogadores de topo e o treinador vem a afirmar que poderiam ter jogado se fosse necessário vencer, a UEFA devia intervir e punir. Ponto.

Isto é outro meio de trair a verdade desportiva.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 08.12.2016 às 16:03

Rui, confesso que ainda não percebi qual o seu problema com esta questão.
Mas é suposto haver regras para regular a constituição das equipas a entrar em campo?
E mesmo que isso não passasse de uma das mais profundas utopias, quem nos garante que os jogadores não se iriam poupar num jogo, para eles, a feijões?!
Isto é como é! É a lei da vida!
Se queriam evitar isso, era fazer o que sempre defendi e que foi adulterado para ceder aos interesses dos poderosos e que prejudica seriamente o futebol:
Voltar aos 3 formatos anteriores de competições europeias que deveriam ser disputadas em eliminatórias do principio ao fim, com sorteio puro e sem cabeças de sérios nem potes nem outras artimanhas do género.
Se o sorteio ditasse um Real Madrid contra Bayern logo na 1ª eliminatória, paciência...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 16:24

É minha intenção escrever um post sobre a vertente mais técnica desta questão, mas o meu problema é apenas a verdade desportiva, ou será que esta foi preservada com as reservas do Leicester a ir passear ao Porto e, ainda por cima, com o seu treinador a declarar que todos os seus jogadores estavam disponíveis ?

Creio que não !
Sem imagem de perfil

De Implacável a 08.12.2016 às 16:44

Por muito que a nós, amantes da competição, nos desagrade, a verdade desportiva de hoje é tristemente ambígua.
É claro que á luz dos princípios que norteiam a realização de uma partida de futebol, todas as equipas deveriam entrar em campo com o único objectivo de ganhar - independentemente dos intérpretes escolhidos para nela participarem.
Mas isso não acontece quando o âmbito da realização dessa partida de futebol é o desenrolar de uma competição com um formato específico.
E se envolvermos essa partida de futebol e essa competição numa temporada onde a mesma equipa disputa outras competições, então não só a verdade desportiva foi preservada como os responsáveis dos clubes cujas equipas alinharam nesta jornada europeia para cumprir calendário, e pouparam jogadores, serão elogiados.
Como refiro no meu comentário, não me parece que fosse humanamente possível dotar os jogadores do Leicester (por exemplo) de motivação suficiente para vencer a partida de ontem. Ironicamente, a melhor maneira de o conseguir era, precisamente, fazer alinhar atletas de segunda linha que lutassem para mostrar serviço ao treinador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 16:57

E o resultado está à vista !!!
Sem imagem de perfil

De Implacável a 08.12.2016 às 17:10

É uma consequência do estado do futebol actual. E note que esse tipo de situações acontece nos vários campeonatos. Como isso acossou o clube da populaça, na época passada foram várias as suspeitas lançadas porque uma equipa defrontou o SCP tendo poupado alguns jogadores para a jornada seguinte na qual defrontava uma equipa do "seu campeonato". Também é normal haver poupanças nas últimas jornadas do campeonato nas equipas que estão envolvidas em finais de outras competições. Tudo isso se tornou normal tendo em conta a quantidade de jogos disputados na actualidade e em função do interesse de cada equipa nas diversas competições - entenda-se possibilidade de lutar pela sua conquista.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2016 às 18:36

A reincidência de acções deste género não faz com que não haja nada de incorrecto. Na realidade, a culpa é da UEFA porque tem o poder para agir e não age.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 08.12.2016 às 20:00

Digamos que, como em tudo na vida, o capital não deixa...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo