Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E o penálti...

Rui Gomes, em 24.08.14

 

Nani pegou na bola e terá pedido a Adrien para marcar...
 
Adrien

 

«Foi o momento do jogo e Nani sentiu que estava confiante. Durante o jogo quem está mais confiante é quem marca. Nani é um reforço que vem ajudar o Sporting e tenho a certeza que está aqui para nos ajudar.»

 

Marco Silva

 

«Foi um momento do jogo e Nani estava confiante. É verdade que existe uma hierarquia e Adrien é o nosso marcador, mas volto a dizer que é o momento do jogo. Não vamos criar um caso em torno disto, se ele tivesse marcado não estaríamos aqui a falar sobre isso. Nani tem todo o nosso apoio. É um jogador experiente, maduro e um elemento criado aqui. É um jogador que nos vai ajudar, mas volto a dizer que é preciso um colectivo forte.»

 

Luís Pedro Sousa - Record

 

«Nani passou por cima de toda a hierarquia pré-estabelecida e, perante a comprometedora inércia de Marco Silva, mostrou a Alvalade a diferença entre um filho e um enteado da casa. Adrien, cuja fiabilidade da marca dos 11 metros é quase total, ficou impotente. Adrien minimizou o episódio mas não gostou da ultrapassagem; já Marco Silva, mesmo reconhecendo a existência de uma hierarquia, foi lesto a desvalorizar uma questão que nunca existiria num banco liderado por Jorge Jesus ou Julen Lopetegui.

Ao contrário dos homólogos de Benfica e FC Porto, Silva foi contratado para integrar uma estrutura e não para pensá-la ou planificá-la. Já tem pouca voz activa na política de contratações, bem como noutros temas de gestão corrente da equipa de futebol. Se não controlar pelo menos aquilo que se passa em campo, arrisca-se a não passar de um treinador que chegou prematuramente a um grande.» 

 

Adenda: Pelos comentários dos leitores, entendo que devo explicar que este post visa, apenas e tão só, apresentar pontos de vista diferentes sobre a mesma ocorrência e, daí, incentivar o debate. Lamentavelmente, há sempre quem prefira confrontar o mensageiro em vez de debater a mensagem. Escolhi o breve extracto do artigo de opinião de Luís Pedro Sousa - pessoa que não conheço e nem sequer tenho memória de ter lido no passado - por mera casualidade e para esse específico fim.

 

Dito isto, tenho uma opinião própria sobre o que decorreu pela marcação da grande penalidade por Nani, e até concordo com Marco Silva quando ele diz que o lance só vem a debate por não ter sido concretizado. A responsabilidade por tudo o que decorre em campo é sempre do treinador, indiferente das circunstâncias. Duvido que se Nani tivesse sido alertado durante a semana sobre quem é que marca as grandes penalidades na equipa, isto tivesse acontecido e, além disso, há meios durante o decorrer de um jogo para o treinador comunicar os seus desejos para dentro do relvado. Recordo, até, quando José Mourinho recorria ao envio de recados escritos para para fazer sentir a sua voz de comando.

 

Há uma parte do artigo com que eu concordo, nomeadamente onde o autor refere que Marco Silva "tem pouca voz activa na política de contratações". Há muito que penso isto, apenas por fazer sentido, pelo que é possível observar. Se concordarmos que Marco Silva é um treinador competente, ele nunca teria optado por contratar mais em quantidade do que em qualidade, mesmo tendo em conta as restrições financeiras do Clube. Este meu parecer até não é novidade alguma, porque já o deixei expresso em outros textos publicados.

 

Não viso fomentar oposição alguma a Marco Silva, muito embora seja crítico da sua gestão do plantel durante a pré-época e ainda não consiga identificar o que ele pretende desta equipa. Aceito argumentos em contrário, mas não tenho vindo a verificar evolução de jogo alguma por parte do Sporting e temo este estado das coisas, porque os jogos mais difíceis ainda estão para vir, a começar já na próxima semana.   

 

publicado às 15:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 24.08.2014 às 09:33

"(...) já Marco Silva, mesmo reconhecendo a existência de uma hierarquia, foi lesto a desvalorizar uma questão que nunca existiria num banco liderado por Jorge Jesus ou Julen Lopetegui."

Pois, pois. Para atacar o Sporting vale tudo. Nao foi no banco liderado por Jorge Jesus que um avancado tentou agredir o treinador, nem nada.

https://www.youtube.com/watch?v=z09qN27rBMQ

Como ainda se dá tempo de antena a este tipo de "jornalismo" é que me custa a compreender.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 24.08.2014 às 14:31

Porque dá jeito.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 24.08.2014 às 10:05

Quem deve autorizar ou não, é o treinador. Portanto a culpa é dele. Ao não assumir que foi ele que deixou o Nani marcar, fragilizou a sua liderança.
Sem imagem de perfil

De F. Pais a 24.08.2014 às 10:33

Começam cedo, queriam que o treinador se pusesse aos berros (como já fez o Jesus) para ser o Adrien a marcar. Claro, que também acho que devia ser o Adrien, mas pôr já em causa a liderança do treinador, parece-me um exagero. Sobre este assunto o Adrien esteve 5 estrelas.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2014 às 11:15

Ao Luis Pedro Sousa de "Record" deixo-lhe um enxerto do comentário do Jesus após os jogo o ano passado em Barcelos no Gil Vicente - Bengica em que houve 2 penaltis a favor do Benfica, Lima marcou o primeiro e entrou e Cardoso marcou o 2º e falhou. "Temos três jogadores eleitos para as grandes penalidades, o Cardozo, o Lima e o Rodrigo. O Lima já tinha feito o primeiro golo de penálti. Ora, o Cardozo já estava em jogo aquando do segundo penálti. Os dois jogadores falaram entre eles, pois têm autonomia para decidirem. Consideraram que naquela altura era melhor ser o Cardozo a bater o penálti. Foi pena não ter marcado, pois estávamos no último minuto, tínhamos apenas dez jogadores e a vitória era importante”, contou o treinador na conferência.

`Ressalvo a frase : "Os dois jogadores falaram entre eles, pois têm autonomia para decidirem."

Se o Srº Jornalista estivesse mais atento ao que se passa com o Jorge Jesus no seu "balneário" tinha evitado de escrever este artigo.


Sem imagem de perfil

De Leão das Ilhas a 24.08.2014 às 12:30

Todas as opiniões de sportinguistas sobre este caso, sejam críticas ou benevolentes, são legítimas.

Já não é aceitável citar um artigo de opinião pouco sério de um "jornaleiro" para sustentar uma crítica.

No FCP as decisões da "estrutura" quase sempre prevaleceram sobre as opiniões dos treinadores. No SLB já assistimos diversas vezes à desautorização de Jorge Jesus.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 13:48

"Já não é aceitável citar um artigo de opinião pouco sério de um "jornaleiro" para sustentar uma crítica".

Se leu bem, compreendeu mal. Em parte alguma lê crítica da minha autoria, neste ou em outros posts, e se desejasse criticar não hesitaria, sem a necessidade de citar artigo de opinião alguma.

O referido artigo de opinião foi publicado deliberadamente, por citar um ponto de vista completamente em oposição.

Mesmo ssim, só se deve publicar artigos com louvores ?

Por fim, é bem verdade que o treinador é sempre o responsável por tudo relacionado com a equipa, indiferente das circunstâncias.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 24.08.2014 às 13:53

A publicacao de artigos críticos deve ser sempre bem vinda, desde que os mesmos nao contenham desonestidade intelectual óbvia. Basta ler os comentários para perceber que esse é flagrantemente o caso aqui.
Quem publica poderia até ser o primeiro a apontar isso. "Publicar deliberadamente" sem mais comentário algum presta-se a este tipo de interpretacoes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 13:56

Há muitas coisas que me preocupam na vida, uma delas não é, posso-lhe garantir, a autoridade moral de um qualquer "Petinga".
Sem imagem de perfil

De Petinga a 24.08.2014 às 14:08

Já reparou que quase sempre que fica sem argumentos desce para o ataque pessoal?

Ninguém se referiu a autoridade moral, Rui. Nem sequer se pretende que altere o que quer que seja; simplesmente tentei explicar-lhe porque é que posts como este, escritos desta forma, se prestam à interpretacao "o autor do blogue concorda com a opiniao do fulano do Record, apesar de os profissionais e responsáveis do Sporting terem dito o contrário e apesar de a dita opiniao ser alicercada em argumentacoes falsas e desprovidas de sustento".

O Ricardo Leao já nem tenta escrever: limita-se a colocar títulos "sugestivos" e fotos. Resultado: a malta ignora porque fica a sensacao de que "nao dá para mais".

Tendo em conta que vastas vezes se referiu ao pouco tempo que tem disponível para o blogue (e que os seus leitores, eu incluído, prezam - caso contrário nao estaríamos aqui!), faco-lhe uma sugestao: que tal um post semanal ou quinzenal da autoria de um dos seus leitores? Com direito a leitura prévia pré-publicacao, claro.
Entre o iorda9, o Sergio Palhas, eu e outros leitores e comentadores regulares encontrará certamente pessoas interessadas em contribuir pontos de vista e opinioes sobre o clube. A pluralidade é garantida.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 14:21

E eu já lhe disse vezes sem conta que no dia em que eu não tiver argumentos para sustentar o que escrevo e publico, encerro o blogue.

O seu outro comentário não visa debater seja o que for, mas apenas e tão só dar a "chicotada" moral, que eu dispenso.

Vou ponderar essa sua sugestão. Mas, para que saiba, já enderecei convites a diversos leitores do blogue, inclusive de quem assume uma linha completamente contrária à minha, e nenhum aceitou. Porquê ?... Muito simples. Comentar como leitor é uma coisa, assumer uma posição e ser comentado como autor é outra completamente diferente.

Além do mais, tenho a série "Ponte de ligação aos leitores" em que publico comentários.

Sem imagem de perfil

De Petinga a 24.08.2014 às 14:31

Como preferir. Mas até ver nao apresentou quaisquer argumentos face aos que eu e outros leitores expusemos - limitando-se ao ataque pessoal no comentário que escreveu mais acima.

Ficaremos a aguardar novidades, entao. Concordo que ser comentado como autor nao é fácil - mas escrever um título de 3 palavras e fazer copy-paste de uma foto também nao parece ser particularmente complicado (cf. Ricardo Leao).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 14:40

Nesse caso, deve dirigir o comentário ao Ricardo Leão e não a mim.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2014 às 12:47

Nani não tinha de marcar o penalty mas sim o Adrien.

Adrien cedeu o seu direito a Nani, como Nani falhou a corja oportunista da CS tratou logo de tentar arranjar um caso que a meu ver Adrien 1º e MS mais tarde esclareceram de forma transparente sem qq receio, mesmo assim tentam a todo custo atacar o nosso treinador MS pondo em causa a sua liderança (ao contrário do que fazem com outros).

Nós como Sportinguistas temo 2 opções ajudar a festa ou desmascarar os próprositos dessa gente ... eu já fiz a minha escolha cada qual agora que faça a sua!


Sem imagem de perfil

De José Manuel a 24.08.2014 às 13:42

Com 66 anos, sportinguista desde que me conheço, oriundo de uma família toda ela também sportinguista, atleta do clube na minha adolescência em basquetebol e futebol, é com tristeza que já vejo críticas a um jovem treinador a quem auguro um futuro brilhante. Por isso, decidi dar a minha opinião.
Nem vale a pena comentar a opinião do jornalista do Record. A história recente deste jornal, fala por si...
Por acaso deveria Marco Silva impedir Nani de marcar a grande penalidade? Hoje li o jornal A Bola (do mal, o menos...) e concordo inteiramente na crítica a Nani e na coragem que Marco revelou ao substitui-lo (não poderia ser logo após o penalty...) e nas decisões técnicas que tomou. Faltaram-nos 3 jogadores essenciais (Cedric, William e Slimani) e ao dizer isto estou logo a revelar as carências deste plantel...
Dêm tempo a Marco Silva, não tenho dúvidas que foi a aposta certa para substituir Leonardo Jardim. Não foi ele por certo o responsável pela maior fatia das contratações...
Foi um erro Bruno de Carvalho ter assumido a candidatura ao título e só com o assegurar do plantel que temos neste momento (Slimani e William incluidos), poderemos ter esperança numa classificação condigna.
Alguns "comentadeiros" televisivos já criticaram o nosso treinador por ter colocado Nani de início.
Queria ver se ele não o fizesse... como seria reacção dos adeptos... "É-se preso por ter cão..."...
Apoiemos a equipa e Marco! Respeitemos as decisões de quem já provou ser muito bom na sua especialidade.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 14:29

Caro José Manuel,

Desconheço há quanto tempo acompanha o blogue, mas já terá tido ocasião de verificar que sou muito frontal com a minha opinião, muito em especial, quando pretendo criticar.

Este post visa somente incentivar debate, e nem sequer me passou pela mente fazer qualquer tipo de oposição a Marco Silva, não obstante não estar a gostar do seu trabalho até este ponto, especialmente pela forma como conduziu a equipa durante a pré-época.

Ainda no texto de ontem sobre o jogo, eu indico que ainda não verifico evolução de jogo da equipa. Isto é apenas uma observação e não fazer oposição.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2014 às 15:50

O erro do Bruno de Carvalho no assumir a candidatura ao título foi (é) no timing em que o disse , deveria ter esperado até ao dia 31 de agosto quando fecham as inscrições e analisar com mais clareza a equipa que vamos na verdade ter para o campeonato em comparação com as equipas que os rivais organizaram. E aí sim arriscaria falar do que entendesse e teria mais credibilidade . Assim foi uma afirmação populista para adepto que gosta de ouvir.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 25.08.2014 às 00:28

No primeiro episódio da Hora do Presidente, Bruno de Carvalho falou sobre isso, se diz que o Sporting é candidato, os OCS diz que o Sporting não é nada candidato, candidatos são os outros. Se o Sporting diz que não é candidato, então os OCS dizem que o Sporting é candidato...

O Sporting voltou ao "normal", logo é lógico assumir a candidatura, nem que seja pelo historial na prova. Só isso, nada mais.
Sem imagem de perfil

De Miguel Martinho a 24.08.2014 às 15:12

Alguém me diga, em que situação se enquadra no pensamento e planeamento da equipa o treinador levar um murro de um jogador e o mesmo permanecer nesta? Comentar futebol é tão giro, diz se tudo e até o seu contrário. No pasa nada
Sem imagem de perfil

De Petinga a 24.08.2014 às 15:22

Valha-nos que nao é preciso rocket science para se perceber a intencao do "jornalista" do Record. Para atacar o Sporting vale tudo e para criticar a direccao da SAD também...
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2014 às 15:35

Eu tenho uma opinião diferente dos alguns caros sportinguistas que comentaram aqui o facto de estarem contra os artigos que visam "atacar o Sporting" Se os artigos são públicos acho muito bem que o Rui os traga aqui para sabermos como pensam alguns jornalistas e "identificá-los" e a nós caso nao gostamos do que se escreveu ou porque nao é justo ou peca pela verdade pois resta-nos a nós encontrar os argumentos válidos que desmascarem o artigo e que o contrarie é esse o desafio.
Parece-me bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2014 às 17:29

O objectivo é precisamente esse, caro Julius. Até porque é fácil de verificar a monotonia patente em posts em que tudo é ao agrado, e os comentários evidenciam-se pela sua ausência.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 24.08.2014 às 15:52

Agora um off-topic, com pedido de desculpas.

Algum leitor tem sugestões onde se pode ir ver em Lisboa o Benfica Sporting sem o risco de encontrar a bicharada lampíonica? O grande problema é que nenhuma casa ou estabelecimento sportinguista que se preze tem o Benfica TV...
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2014 às 16:14

Eu convidá-lo-ia com muito gosto para vir a minha casa e ainda lhe oferecia o jantar mas vivo em .....Marrocos!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo