Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E se correr bem?

Naçao Valente, em 23.04.22

"Posso arriscar o meu trabalho, a eliminatória (…) será assim até deixar de ser treinador" (Rúben Amorim)

Palavras leva-os o vento... é hábito dizer-se na sabedoria popular. Nesse sentido, o que aqui escrevemos tem apenas a duração do momento. Sabemos que mais ou menos lidas ou comentadas, as palavras são efémeras na sua volatilidade. O tema que hoje abordamos já tem sido objecto de análise e discussão. Mas voltamos ao assunto porque, normalmente, a memória é curta.

Rúben Amorim foi contratado pelo SCP há cerca de dois anos. Era então um treinador ainda sem curso adequado, e com uma breve experiência na primeira Liga. Foi uma aposta de risco assumida pelo presidente Varandas. As críticas e a contestações foram gerais. Na altura, Rúben Amorim comentou: dizem que pode correr mal… e se correr bem?

E5y7xsPWQAINd2C.jpg

Dois anos passados, os resultados globais são muito positivos. Cinco títulos conquistados, incluindo um campeonato nacional, quase vinte anos depois. Uma entrada directa na liga europeia milionária, a constituição de uma equipa aguerrida e competitiva com a “prata da casa” e algumas aquisições cirúrgicas de sucesso. A valorização do plantel  já pagou  o investimento inicial feito no treinador, e tão criticado na opinião pública.

A consolidação da equipa está a ser feita com passos bem seguros. O caminho traçado a ser percorrido com destacada segurança. No entanto, não há nenhum processo que não sofra contrariedades, com mais acuidade no mundo bem pantanoso do futebol, sujeito a muitas interferências internas e externas. Todas as equipas têm altos e baixos, e as do Sporting CP não fogem a regra. Uma época longa em todas as frentes está a deixar marcas num plantel, que não é o melhor do mundo, e nem sequer de Portugal.

O adepto de uma forma geral descarrega no futebol as frustrações do seu dia a dia. Passa rapidamente da euforia à depressão. Em momentos menos bons da sua equipa, arvora-se no técnico do que não é e arrasa tudo como um terramoto incontrolável, esquecendo-se que destruir é fácil e que construir é muito mais difícil.

Após dois desaires com equipas superiores em termos de plantel, é curioso verificar que tudo se põe em causa, como se antes desta equipa técnica o Clube tivesse um rasto regular de sucessos. E chega-se ao ponto de pôr em causa a própria equipa técnica, o que significa a de um projecto abundante de potencialidades. Os nossos adversários directos ganharam avanço durante largos anos. Precisamos de encurtar distâncias, sem descurar o imediato, mas com a consciência que não se pode passar de oito para oitenta.

Amorim comentou “garanto que não voltará o ambiente que encontrei quando cheguei”. Aqueles que ao primeiro desaire põem todo o trabalho de dois anos em causa, ou estão de má-fé, ou como aqui no blogue escreveu um leitor (omito a sua expressão para não ferir susceptibilidades) não aprendem nada.Amorim não é infalível, comete erros pontuais, (quem não os comete na sua vida que atire a primeira pedra), mas o seu projecto merece continuar a ser apoiado. Mostra que está de alma e coração com ele e que quer concretizá-lo. Os que põem em causa o projecto e o seu mentor, não percebem que o Sporting precisa mais de Amorim, que este precisa do Sporting.

P.S.: Slimani respondeu a Amorim nas redes sociais. Parece-me um assunto a precisar de resolução imediata, para não minar a unidade do grupo.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 23.04.2022 às 08:57

Nação Valente
Subscrevo .
Acrescento: "Onde Vai Um Vão Todos".
Deu o último campeonato, depois de 19 anos. Quem não quiser "estar", está fora.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 15:14

RCL,

Acredito que a maioria dos sportinguistas estão com o projecto e com o treinador, mas há uma minoria, sempre ruidosa, que só lhe interessa desestabilizar. Precisamos de estar todos unidos no momento, e no que vem a seguir.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 23.04.2022 às 09:29

Infelizmente existem Sportinguistas que ainda não perceberam a importância que teve a chegada de RA ao Sporting. Além do já conquistado, trouxe uma ideia de equipa, de união entre os jogadores, ambição de vitória, além de um discurso mobilizador, coerente, inteligente. Como é referido, erra como qualquer outro, mas errará muito menos do que a maioria dos outros. Quando recentemente votámos em FV e na sua equipa, de certa forma também votámos em Amorim. Sobre Slimani, já ontem o escrevi, afastado do grupo e já.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 15:23

Luís Carvalho,

Qualquer treinador é responsável pela táctica, pela motivação, e por preparar os jogadores para cada jogo. Mas a sua responsabilidade não é extensível aspectos que o ultrapassam: lesões, momentos de má forma, erros por vezes "infantis". Sendo o responsável máximo, cabe-lhe perceber o que está mal, e corrigir, sobretudo manter a força anímica.

SL
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 23.04.2022 às 15:55

Mais ou menos, o treinador acaba por ser o líder de uma equipa multidisciplinar, que inclui preparador físico, etc, etc, até pela “ forma psicológica” dos jogadores.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.04.2022 às 11:12

Infelizmente o Slimani não está mentalmente ao nível do resto do grupo. Não poderá ficar. A filosofia do grupo tem que ser mantida porque foi o que nos levou ao título.

A diferença da época passada para esta foram apenas as lesões nos jogadores chave, a baixa de forma, o covid em certas alturas e a falta de alternativas de qualidade em certas posições. Esta última parte está no nosso controlo e espero que seja resolvida na próxima pré-época.

Com o dinheiro do Nuno Mendes (€40M) que vamos receber e muito provavelmente a venda de Palhinha ou Matheus Nunes, temos de contratar 1 avançado e 1 central de qualidade para entrar a títular de imediato. Depois em 2º plano temos que pensar na substituição de Sarabia.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 15:29

Mike,

Concordo que há aspectos pontuais durante a época, que são difíceis de prever e evitar, e que acabam por ter reflexos, na prestação colectiva. E também concordo que é necessário melhorar a equipa em certos lugares.

Mal vai o treinador que cede a caprichos de jogadores, sejam quais forem.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 23.04.2022 às 15:49

Volto ao tema, Slimani. Trabalhei muitos anos numa empresa Portuguesa, mas que teve acionistas Ingleses, Espanhóis, Mexicanos e Franceses. Conheci meio mundo, muitas pessoas, culturas distintas, sociedades muito diferentes, conheci-os em ambiente de trabalho, não como turista. Fazemos sempre uma avaliação das pessoas, do país, das regras( ou falta delas), da sua forma como também se integram nas equipas( a equipa era composta por Portugueses, Espanhóis, Franceses, Marroquinos, Turcos, Gregos, Italianos, Sul-africanos, Egípcios, naturais da Ilha da Reunião e Maurícia, um pequeno mundo). Não tenho nada de racista, nem de xenófobo, mas trabalhar com Argelinos é muito complicado, não confiam em ninguém e não partilham, ao contrário dos seus vizinhos Marroquinos, onde ainda hoje guardo amigos. Tenho amigos Portugueses e Espanhóis que trabalharam e trabalham na Argélia, só não saem de lá se não puderem, nós os Portugueses ainda somos toleramos , os outros incluindo Canadianos, Norte-americanos são muito pouco aceites. A minha experiência pessoal, profissional é esta, só isso!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 16:06

Luís Carvalho,

Como as pessoas os povos também terão a sua idiossincrasia. Nesse sentido, admito a descrição que faz dos argelinos, com base na sua experiência. Para além disso, haverá entre os argelinos quem não se integre nessa norma. Não sei se será o caso de Slimani, mas o que sabemos é que é nos últimos tempos, é o jogador do plantel que parece estar a criar problemas, talvez fruto, também, de algum vedetismo. E parece que na sua primeira passagem pelo Clube, também causou alguns transtornos.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 23.04.2022 às 16:14

Totalmente de acordo, como se costuma dizer, cada um é como é, mas em relações de trabalho, de empresa, há regras, princípios, que por muito sejamos assim ou assado, há que respeitar as hierarquias, mas sobretudo fazer parte da equipa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.04.2022 às 11:14

Caro amigo Nação Valente

Todos sabemos que ser adepto do Sporting nem sempre é sinal de receber boas notícias e que, normalmente, até é sinal de sofrer muito. Não vale a pena recordar as duas décadas que ficámos sem conquistar o título de campeão nacional.
Mas, na verdade, por vezes parece que nós, os sportinguistas, pensamos que sabemos tudo, que temos resposta para todas as dúvidas, o que se passa no relvado durante o jogo ou na Academia de Alcochete durante a semana. Percebe-se a razão, o futebol tem uma dimensão de utopia, mas, uma coisa é certa, atenção aos factos e bom senso nunca são demais.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 15:39

Subscrevo o que diz sobre a natureza do adepto, caro amigo Leão Zargo. Para quem não tem que executar, resolve tudo facilmente com conversa. É uma situação com a qual temos que lidar. Mas o que me espanta é não ser capaz de aprender com as lições do passado.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 23.04.2022 às 11:58

Os resultados ditam sempre, e por isso alguns aparecem a distanciar-se ou a criticar Ruben Amorim. Por mim, dou 100% de apoio ao treinador, pois só assim o clube pode crescer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 15:46

Rui Câmara Pina,

Considero que criticar, mesmo com falta de critério, é uma opção aceitável. O que não é correcto é arrasar, o trabalho sério e competente, e não perceber que a construção de uma equipa competitiva, passa por fases melhores e piores.

SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.04.2022 às 16:44

Caro amigo Nação Valente,

Rúben Amorim mudou, estrutural e mentalmente, o Sporting de forma tão significativa que a realidade actual é incomparável com a existente há 2 anos atrás.
Só a irracionalidade associada à emotividade do momento ou a má-fé podem negar esta evidência.
Rúben Amorim é um treinador altamente diferenciado a diversos níveis mas, como referiu, não é infalível e comete erros pontuais. Neste contexto estou certo que aprendeu mais na presente época do que na anterior e por este facto acredito que, na próxima época, será ainda melhor treinador e a equipa do Sporting terá melhores prestações. A experiência, associada à inteligência, permite diferenciar as convicções da teimosia.
Slimani, pelo comportamento reincidente, é, na minha opinião, uma "carta fora do baralho" para Rúben Amorim. Sabendo-se os princípios "sagrados" do treinador do Sporting e a forma como se expressou publicamente, não podemos ter outra leitura.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 18:40

Todos os sportinguistas que estejam de boa-fé, reconhecem a revolução que Amorim, como diz caro amigo Leão do Norte, está a fazer no futebol do Sporting.

Nas críticas que se leem nas redes sociais nota-se que algumas poem em causa decisões do técnico, sem questionar a sua continuidade,. No entanto, há as que já pedem a sua cabeça. Penso que será um número reduzido de ditos sportinguistas que desejam que tudo corra mal. De entre eles distingue-se o ex-deputado e comentador televisivo Hélder Amaral, assumido brunista.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.04.2022 às 18:44

Os brunistas até o Paulinho roupeiro sacrificavam para que tudo corresse mal!
Sem imagem de perfil

De Plinio a 23.04.2022 às 19:29

Se não me engano foram 4 títulos. 1 campeonato 2 taças da liga 1 Supertaça
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.04.2022 às 19:38

De Plinio,
Foram 5 títulos. Não se esqueça da taça de Portugal de 2019.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.04.2022 às 19:41

Peço desculpa.
Associei aos títulos do Varandas e não aos de Rúben Amorim. A taça de 2019 foi conquistada pelo Marcel Keizer.
Sem imagem de perfil

De Plinio a 23.04.2022 às 19:50

Exacto
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.04.2022 às 19:53

Plínio.

Tem razão, são 4 títulos. A confusão deve estar relacionada com os 5 de Varandas. Obrigado pela correcção.
Sem imagem de perfil

De Plinio a 23.04.2022 às 20:09

Sem imagem de perfil

De matos a 24.04.2022 às 12:07

RA é mais importante que Slimani. No entanto, RA nunca foi muito com a cara do jogador. para ter tido a reacção que teve, deve ter sido algo grave ou apenas aproveitou a situação para o "expulsar" do grupo de trabalho. Não creio que o Slimani seja esse jogador conflituoso e tipo vedeta e que dê mau ambiente no seio do grupo. Era bom que se soubesse o que aconteceu entre treinador e jogador. A verdade, é que a equipa não marca há dois jogos e tem jogado mal. Ninguém desaprende de jogar de um dia para o outro. Vejamos amanhã se não aproveita o empate do rival e se garante o 2º lugar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.04.2022 às 13:00

Matos,

Vamos ser claros. Rúben Amorim nunca quis Slimani no plantel.Foi uma opção da estrutura que ele acabou por aceitar. Integrou-o e colocou-o a jogar, umas vezes como titular outras como suplente, oportunidade que outros que estavam no plantel ainda não tiveram. O que se sabe é que há semanas "amuou" quando soube que não ia ser titular. Foi afastado e depois reintroduzido. Pelos vistos reincidiu, e voltou a ser afastado, porque acima de qualquer individualidade está a unidade do grupo. factor fundamental na prestação da equipa. Lembro-me de Plata, um caso semelhante.

Quanto aos últimos jogos é preciso considerar que jogámos com as duas melhores equipas da Liga. O jogo com o Boavista vai ser um jogo muito difícil. É uma equipa muito bem organizada e forte a defender. Espero que estejamos inspirados.

Sem imagem de perfil

De matos a 24.04.2022 às 16:42

Também eu e nós, suponho. SL
Sem imagem de perfil

De Cacunha a 24.04.2022 às 16:48

Já tudo foi dito e feito, quero apenas concordar que mais importante que qualquer individualidade/jogador é o clube e Amorim está a fazer um excelente trabalho de valorização do clube e jogadores. O Sporting não pode nunca mais voltar ao que era em tempos bem recentes, por isso estou 100% com Ruben Amorim. Força Ruben. Força SPORTING. Onde vai um vão todos, que assim seja para sempre.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 24.04.2022 às 22:18

Relativamente ao seu PS,
O assunto Slimani ficou encerrado hoje por RA, para quem ouviu a CI do treinador do Sporting de antevisão ao jogo com o Boavista. Slimani já não volta a vestir a camisola de jogo do Sporting. SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 25.04.2022 às 00:23

João Gil,

Também tive a percepção que a solução tinha de ser radical. Manter a unidade do grupo é fundamental.
SL
Sem imagem de perfil

De João Gil a 25.04.2022 às 01:35

Caro NV, uma coisa já sabíamos e agora fica mais impressivamente vincado.
É que RA não finge que exerce autoridade ou que há confusões de papéis no Sporting. Em todo o caso, ver um ídolo incontestado dos Sportinguistas como Slimani a ter este fim em Alvalade não deixa ninguém feliz. Uma pena. SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo