Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E se ganharmos a Liga Europa?

Naçao Valente, em 21.03.23

No plano nacional e internacional é muito vulgar sobrevalorizar-se a Liga dos Campeões, desvalorizando-se a Liga Europa. E se é verdade que na primeira estão as melhores equipas de cada país, também é verdade que há países onde o nível futebolístico é muito baixo, sendo os seus melhores clubes, reflexo dessa situação.

Por outro lado, em função das quotas, países de futebol mais evoluído vêem ficar fora da prova rainha, equipas muito superiores, que rumam à competição dita secundária. Assim, vemos nesta equipas de grande potencial, em função dos clubes que ainda a disputam.

Em conclusão, há clubes ditos “tubarões” nas duas provas. Por isso, não consigo entender a menorização de uma delas e muito menos ainda a diferença nos valores financeiros que as separam. Razões que a razão desconhece.

desktop-wallpaper-uefa-europa-league-liga-europa-m

Neste momento até há, pelo menos no plano teórico, algumas formações na Liga Europa idênticas às da “Champions”. Deste modo, ganhar esta prova não é fácil e não deixa de ser um feito glorioso. O Sporting, de um país de grandes futebolistas, mas que numa maioria considerável jogam em clubes estrangeiros mais poderosos, tem que se bater com as suas armas, que com uma ou outra excepção, não se enquadram na categoria de atletas de topo. Mas contrariando essa dita supremacia, a nossa equipa, pôs fora da competição um dos maiores favoritos a vencê-la, com inteligência, com rigor, com entrega, e sejamos justos, com a dita “estrelinha”.

Depois da primeira “fava” o sorteio trouxe-nos uma segunda. Mais uma vez não partimos como favoritos, mas, quem sabe, se não faremos nova surpresa, com a garantia de que, se assim for, apanharemos uma terceira “fava”. Se passarmos estes obstáculos, acredito que temos via aberta para ganharmos o troféu.

Sei que cada jogo tem a sua história, mas num plano meramente “sentimental” começo a crer que há sinais que nos colocam na rota do sucesso. Seja como for, para chegar a bom porto, para além dos caminhos tecidos pelo “destino” temos de suar muito, correr muito mais que o adversário(s), acreditar e exponenciar, as nossas melhores qualidades.

Ultrapassado o primeiro grande obstáculo, contra muitas previsões, ganhámos confiança e motivação para o segundo, sem esquecer que o adversário para além da sua grande valia, joga tudo nesta prova, por razões conhecidas, enquanto a nossa equipa ainda tem que lutar pela melhor classificação no campeonato nacional, com plena consciência que temos um plantel curto, como se viu no jogo de Londres.

Com optimismo mas sem deixar de ser realista, tudo está em aberto, incluindo a vitória final, para a qual não falta vontade. E quem sabe se isso está escrito nas estrelas. Aconteça o que acontecer, já mostrámos que mau grado a participação, abaixo das expectativas, nas provas internas, temos competência para nos batermos, com os grandes da Europa.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 21.03.2023 às 09:45

Os tubarões da Champions q "caíram" para a UEFA estão normalmente em duas situações: ou estão em ano mau e necessitam desta prova para salvar a época ou estão em ano de lutarem pelo campeonato e a UEFA é um entrave não declarado. Este último era o caso do Arsenal. O primeiro é o caso da Juventus. Com a particularidade de terem menos pontos por via da sanção disciplinar.
Temos um osso duro de roer pela frente.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 11:26

Manuel

Obrigado pela participação. Sintetiza o que de forma clara o que está em jogo. Concordo que será um osso duro de roer para nós e para eles. Estamos num bom momento e esperamos poder manter o onze principal, depois desta paragem. Se a equipa não se deslumbrar e continuar humilde, tudo é possível.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 21.03.2023 às 10:09

Amigo Nação Valente

Podemos (e devemos) imaginar que temos equipa para ir ainda mais longe na Liga Europa. Até onde é possível será respondido pelos nossos jogadores. Há uma tarefa colectiva, de todos, que é manter de forma consistente uma unidade indestrutível, que consiga manter a equipa a funcionar a um ritmo que permita superar as adversidades. E, por outro lado, que sejam coerentes tacticamente e capazes de manter o controlo emocional nas circunstâncias mais difíceis. Se for assim…
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 11:35

Amigo Leão Zargo

Costuma dizer-se que querer é poder. Pelo que temos visto. ultimamente, esta equipa quer fazer história nesta prova..Precisamos de estar no máximo, no empenho, na vontade, no rigor, na criatividade, na dinâmica, e como diz no controle emocional. Suponho que vão ser, pelo menos noventa minutos muito intensos, e desejo que também os astros, se alinhem em nosso favor.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 21.03.2023 às 12:11

Sim, sim, de acordo, e que a estrelinha da sorte nos acompanhe!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.03.2023 às 11:30

Yes, we can!

Mas um passo de cada vez.... por agora passar a equipa mais corrupta de toda a história do futebol - a Juventus -, e cujo futebol vive apenas da inspiração de algumas individualidades.

Sim, podemos. E não, não temos medo.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 11:43

Juskowiak

Obrigado pela sintética e sensata participação. Tem razão, temos de focar-nos no próximo jogo, com uma equipa que, como diz, vive de algumas individualidades, mas com capacidade de resolver. Espero que os nossos jogadores as saibam travar, e que não deixem vir ao de cima a sua inspiração.

Querer é poder, a nossa equipa quer, e acredito que não vai ter medo.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.03.2023 às 12:19

Se o Nação Valente vir o histórico de escândalos de corrupção e lobbying da Juventus..... o Rui não quer links aqui, por isso não os meterei. E o que se soube será com certeza a ponta do iceberg.

Desde tempos centenários a Juventus tem sido um clube cujo "currículo" criminal lhe é orgânico. Subornar, manipular, corromper, são atributos naturais deste clube. Depois, claro, ganhou inúmeros títulos à conta dos seus tentáculos e com isso tornou-se o clube italiano com mais adeptos.

Trata-se do clube estrangeiro com o qual mais antipatizo, e por isso quero duplamente que o Sporting os vença.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 12:48

Juskowiak

Percebo o seu ponto de vista. Não ponho em causa os casos de corrupção ligados à Juventus, e também sei que nesse aspecto não está sozinho. Tudo isso é condenável, e tem tido reflexos no seu percurso.

No entanto, o que me interessa são os jogos que vamos disputar dentro do campo. E nesse aspecto desejo que sejamos melhores.

Quanto ao resto à justiça o que é da justiça.

Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.03.2023 às 16:48

Apesar da corrupção na Juventus, sempre teve grandes equipas, por acaso sempre simpatizei pela Juventus, mas temos cá se calhar pior que a Juventus nada lhes acontece, que já nos custou dois longos jejuns de campeão nacional ,mesmo assim gosto mais da Juventus que os de cá, quero que o Sporting ganhe e passe ,que se lixe a Juventus
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 02.04.2023 às 14:15

O Benfica para mim são os mais corruptos ,por isso estão em Portugal não são castigados,devem ser os primeiros em todo o mundo eles tem razão somos os maiores até o alemão também o diz isso é uma verdade , aceito, mas esqueceram se dizer somos os maiores em corrupção, nada lhes vai acontecer,mas ficam marcados pelas toupeiras, conseguiram ultrapassar o apito dourado
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.03.2023 às 14:12

"Estouro" uma Moet ET Chandon
A sério, depois da eliminação do Arsenal, em que poucos acreditavam, eu incluído, tudo é possível.
Mais uma vez o sorteio não foi favorável ao Sporting, colocando no caminho uma das mais fortes equipas que joga tudo nesta competição. São dois jogos, o Sporting também subiu, e muito, de rendimento no último mês. Diria que as hipóteses serão de 50%.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 16:42

RCL

Teoricamente as hipóteses serão de 50%. Na realidade não diria tanto. A Juventus tem uma boa equipa, está num bom momento, aposta as fichas todas nesta prova. e não fora a penalização estaria a disputar o campeonato italiano.

Compete à nossa equipa dar o seu melhor, e talvez possamos seguir em frente. Não é impossível, mas é muito difícil.


Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.03.2023 às 14:19

Amigo Nação Valente,

A equipa tem agora que unicamente preocupar-se é em ganhar ao Santa Clara e depois ao Gil Vicente, estamos à vista dos retrovisores do Braga e do Porto e podemos fazer ultrapassagens o que representaría muito dinheiro para os cofres de Alvalade.

Depois desses 2 jogos podemos então sim pensar no jogo seguinte, na Juventus e só na Juventus, sem imaginar cenários do que possa vir a acontecer depois, o foco tem que ser unicamente esse, depois logo se verá. Na Liga Europa todos os que lá ainda estão podem ganhá-la e todos podem perdê-la menos um, jogo a jogo ganhará forma de quem serão os finalistas, devo recordar que a final nada trás de extras, só o vencedor ganha o acesso à Liga milionária.

Se nos desviarmos do foco por pensar demasiado o futuro acabamos por não conseguirmos o objectivo principal que é pelo menos ultrapassar o Braga, o que vier depois por acréscimo, será sempre bem vindo.

Temos inclusive adversários da Liga Europa, que já podem ir preparando o jogo europeu, como o caso da Juventus que com a sua posição arrumada na Liga italiana, resta-lhe a Liga Europa e com ela a possibilidade de passaporte para a liga milionária, eles já gerem o plantel nos jogos da sua Liga para poderem estar bem preparados para enfrentar o Sporting. O mesmo se pode dizer do Manchester United, do Sevilha, da Roma, Bayer Leverkusen. Creio que só mesmo o Sporting ainda tem que se dividir com o forte objectivo dos jogos da Liga portuguesa pela possibilidade clara de poder passar um Braga forte que já não tem mais entraves de outros jogos pelo meio.

Agora o que importa mesmo, é ganhar ao Santa Clara dê por onde der e é nisso que todos nós temos que nos concentrar.

Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 21.03.2023 às 16:22

Roma e MU ainda tem muito que andar nas suas ligas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.03.2023 às 16:36

Os ingleses metem 4 equipas na Liga dos Campeões e este novo Manchester com maior ou menor dificuldade irá acabar nesse grupo dos 4 primeiros, quanto à Roma, os italianos também metem 4 equipas na liga milionária e aí creio que a Roma tem tarefa quase impossível, disputará a Liga Europa com a Atalanta e também com maior ou menor dificuldade levará a melhor.

Mas de facto são as 2 equipas da Europa que ainda terão que dividir-se por pouco que seja em 2 frentes.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 16:50

Amigo Július

Compreendo a sua perspectiva que subscrevo. A concentração tem de estar prioritariamente no próximo jogo, para começar a fazer ultrapassagens.

Na Liga Europa pensaremos na devida altura, e creio que será essa a estratégia da estrutura técnica. Não se pode deixar fugir um pássaro, para os apanhar todos. Mas creio que a equipa sonha em seguir em frente. E com os pés assentes na terra, o sonho comanda a vida.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.03.2023 às 17:03

Bom, nas entrelinhas sabemos que a estrutura do futebol do Sporting têm legitimamente esse sonho, não se ganhou ao Arsenal por acaso, não se adiou o jogo com o Gil Vicente por acaso, o treinador preparou tudo muito bem detalhado com os jogadores e staff, sabemos que eles vão tentar tudo para conseguirem atingir esta final, creio que o sorteio sobre tudo das meias finais em que podem ter que defrontar o United não ajudou, mas toda aquela abnegação de todos que vimos em Londres foi um sinal claro do que pensam e pretendem tentar, mas também acredito que nesse compromisso ficou bem clara a prioridade de ultrapassar o Braga.

Sejamos honestos, o que será menos complicado de alcançar? Ganhar a Liga Europa ou ultrapassar o Braga?

Se chegarem ambos os objetivos seria uma loucura, até a festa de campeão nacional 2022/23 seria ofuscada, passaria para segundo plano.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 20:07

As duas coisas não são impossíveis, embora muito difíceis. Pergunta qual delas é mais complicada. Não sei responder. Se ganharmos os jogos que faltam no campeonato é muito provável, mas não está garantido. Suponhamos que o Braga faz o mesmo. Na Liga Europa dependemos de nós, no campeonato não é assim.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.03.2023 às 20:10

"Sejamos honestos, o que será menos complicado de alcançar? Ganhar a Liga Europa ou ultrapassar o Braga?"

Honestamente respondo que tenho dúvidas.
Ultrapassar o Braga vai ser bem mais difícil do que possa parecer.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.03.2023 às 14:26

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.03.2023 às 15:50

O rico contra o pobre seria um bom match, veremos se a justiça nessa altura irá deixar, não vamos a prisões fazer jogos
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.03.2023 às 14:30

Seria excelente, embora extremamente dificil. Não somos favoritos, não temos jogadores tão reputados como outras euquipas, mas se forem solidários e jogarem em equipa podemos bater-nos com qualquer um.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.03.2023 às 14:44

Nação V.,
Isto é .... Embandeirar em arco!.. [<)]
Adán,
Inácio, Coates, Matheus Reis,
Esgaio, Ugarte, Morita, Nuno Santos,
Pedro Pote, Paulinho, M.Edwards.
F.Israel, St.Juste, Arthur e o Porro que se foi por um bom dinheiro.
São os mesmos que há 4 meses, mais ou menos de quando se pedia para atirar-los ao rio e a cabeça do treinador aos porcos.
Agora com novos recrutas: Chermiti(18 anos), Diomande(19), Tanlongo(19) e o Bellerin.
E estes também participaram no jogo em Alvalade versus o Mijateland.
O tal jogo que já viamos Europa por un periscópio.

Passados todas estas peripécias vemos uma andorinha e pedimos a primavera!.✌️
O que fez o nosso treinador com esses jogadores é de louvar, louvar e louvar... mas, não comecem a pedir mundos e fundos ao treinador!. Nem aos jogadores, nem à Direcção do clube.
Calma!. Calma!. Como diz o tipo que dá o nome a melhor academia do mundo, C.Ronaldo.

Eu até podia acreditar se tivessemos mais poder de fogo mas, a nossa artilharia é débil.
Há milagres terrenais diziam eu há bem pouco tempo, mas não disse que os milagres caem das àrvores como as patacas(dinheiro).

Um abraço!.

P.S. Queremos o terceiro lugar ou até mesmo o segundo e uma agradável sorpresa vs. La vecchia signora JJ 👊
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 17:04

Caro Carlos NT

Percebo a sua perspectiva, faz todo o sentido. Ao colocar a questão para debate tinha como objectivo, saber o que pensam os sportinguistas sobre o assunto. Na parte que me toca sei das prioridades e das dificuldades, mas isso não impede que tenha uma esperançazinha. Não tem a ver com "embandeirar em arco". E suponho que tem a tarefa pela frente pense da mesma maneira. Nem pode ser de outra forma.

Abraço
Sem imagem de perfil

De N A a 21.03.2023 às 16:57

Começar a pensar que podemos ganhar a final sem passar os quartos é 1/2 caminho para a derrota final.
S L 214-0
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.03.2023 às 17:06

Alinho 100% nessa preocupação, sem dúvida.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 17:10

N A

Discordo. Pôr a hipótese de ganhar uma prova, seja qual for, não me parece ser o caminho para a derrota. O SCP, com os pés assentes na terra, tem que ter esse objectivo, senão parte logo derrotado, e sabe que numa prova a eliminar tem um caminho para percorrer. Perspectivas.
Sem imagem de perfil

De NA a 21.03.2023 às 18:46

Discordo
O que eu disse foi que devemos pensar ganhar a próxima eliminatória sem pensar na final
Expectativas exageradas são puro desastre
SL 214-0
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.03.2023 às 17:31

Caro amigo Nação Valente,
A vitória na eliminatória com o Arsenal não nos torna favoritos à conquista da Liga Europa, mas torna-nos conscientes, e confiantes, das nossas capacidades para eliminar qualquer adversário. É com este espírito que devemos encarar esta competição.
A imprevisibilidade e a dificuldade nesta competição são elevadas, mas não só para o nosso Clube. Neste contexto há espaço para a ambição e é legítimo aspirarmos a ter sucesso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.03.2023 às 17:39

Tal e qual, caro amigo Leão do Norte. Confiança e ambição na possibilidade de vencer. São onze contra onze. (esperemos)

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo