De Petinga a 29.04.2015 às 11:19
Parece-me óbvio que o Sporting "nao espera a realizacao de um jogo para definir o futuro". É claro que Marco Silva está já a preparar a próxima temporada e, tendo contrato por mais 3 anos, estranho seria se nao o fizesse.
Agora, e o próprio Marco Silva será o primeiro a reconhece-lo, nao vencendo a final da Taca a sua posicao fica excessivamente fragilizada. Nao é uma questao de BdC manter o treinador; é uma questao de "o que é que acontece se perdemos a Taca e somos eliminados na pré-eliminatória da Champions?". E qual o capital de confianca no balneário com que Marco Silva fica perdendo uma final com o Braga?
O futebol sao momentos. Depois de perder o campeonato para o porto-Kelvin, a Liga Europa para o Chelsea e a Taca para o Guimaraes, a posicao de JJ ficou deveras fragilizada. Felizmente para o próprio, entrou directamente na Champions e o Sporting de Jardim nao lhe conseguiu desferir o que teria sido a machadada final (e como o equilíbrio de forcas no futebol portugues poderia ter mudado!) no encontro a 31 de Agosto de 2013. E estamos a falar de um treinador que já tinha sido campeao nacional e com créditos firmados no clube em questao.
Não me parece nada óbvio que ele já anda a preparar a época. O silêncio de BdC , nesse sentido, é ruidoso. Sem emitir um comunicado, o presidente já devia ter passado a mensagem que o treinador continuará indiferente do resultado do Jamor. Isto, pelas circunstâncias bem conhecidas.
E o Petinga já vem a falar de resultados na próxima época ?... Por essa óptica, mudamos de treinador após cada competição. O sucesso ou insucesso numa não oferece garantias algumas para a outra. Compreendo onde pretende chegar, apenas não concordo. Ele é ou não é um bom treinador para o Sporting. Este deve ser o fundamento de qualquer ponderação.
O contrato ainda com mais três anos tem a mesma validade que tinha em Outubro/Novembro quando BdC decidiu despedi-lo.
De Petinga a 29.04.2015 às 15:11
"Não me parece nada óbvio que ele já anda a preparar a época. O silêncio de BdC , nesse sentido, é ruidoso. Sem emitir um comunicado, o presidente já devia ter passado a mensagem que o treinador continuará indiferente do resultado do Jamor. Isto, pelas circunstâncias bem conhecidas."
Corrija-me se estiver errado, mas BdC nao disse recentemente que ia sentar-se com MS para preparar a próxima época?? De que silencio fala?
"E o Petinga já vem a falar de resultados na próxima época ?... Por essa óptica, mudamos de treinador após cada competição. O sucesso ou insucesso numa não oferece garantias algumas para a outra. Compreendo onde pretende chegar, apenas não concordo. Ele é ou não é um bom treinador para o Sporting. Este deve ser o fundamento de qualquer ponderação."
E diz-se o Rui um homem com experiencia no futebol?... nenhum presidente consegue manter um treinador quando a situacao se torna insustentável. E isso poderia suceder no cenário aventado.
"O contrato ainda com mais três anos tem a mesma validade que tinha em Outubro/Novembro quando BdC decidiu despedi-lo."
Voltamos ao mesmo. Se decidiu despedi-lo porque é que ele ainda é hoje o treinador?
Compreendo que tudo depende da interpretacao, mas para mim, vir afirmar publicamente "Marco Silva fica independentemente do resultado na Taca" seria um regresso aos tempos do nacional-porreirismo e das vitórias morais. Quem tanto pede uma cultura de exigencia nao pode depois vir pedir que se facam afirmacoes desligando a instituicao de qualquer obrigatoriedade de vencer competicoes quando os adversários lhe sao inferiores. Ponto.
Aceito que fosse isso que o Rui pretende (será??); eu simplesmente nao estaria de acordo.
Petinga,
Em primeiro lugar, deixe-se de reiterar, à letra, o que eu escrevi. Alguns leitores têm este hábito, que me irrita bastante. Eu sei bem o que escrevi, basta referir.
Eu não me "digo" um homem com experiência no futebol eu sou um homem que, só como dirigente, andei duas décadas no futebol, e tenho palmarés oficial para o comprovar, além de mais. Hoje, salvo por questões de saúde, mais do que a idade, não teria receio algum de liderar o futebol do Sporting. Há pessoas que falam, outros que praticam. Nunca me dei a "falar", faço-o hoje pela participação neste blogue e em outros espaços de publicação pública.
A referida "situação insustentável" é a sua interpretação, não é a lei da terra. Nem todos têm o mesmo raciocínio.
A única referência, que eu me lembre, sobre a preparação da época, surgiu por parte de uma "fonte" e não do BdC . E mesmo que fosse da autoria do presidente, não implica, necessariamente, a continuidade de Marco Silva.
Tenha respeito pelos outros para depois não se queixar de levar respostas agressivas. Mas há, porventura, pelas informações disponíveis, alguma dúvida que BdC decidiu que queria despedir o treinador e que depois recuou na sua INTENÇÃO ???
Não sei como melhor explicar para satisfazer mentes como a do Petinga. Temos o 3.º lugar praticamente assegurado. Estamos na final da Taça. Já disputámos 30 jogos da Liga, 6 da Champions , 2 da Liga Europa e mais uns quantos da Taça da Liga. Isto não é o suficiente para avaliar o trabalho de um treinador ? Ou será que tudo isto é simplesmente descartado para a decisão recair apenas e tão só num único jogo: a final da Taça ?
Compreendo perfeitamente o impacte da conquista da Taça, mais emocional que real. O bom/menos bom/mau trabalho do treinador não se altera por causa de um jogo. Agora, se vamos fazer decisões mais assentes em emoção e talvez até populismo - para satisfazer o desagrado por uma eventual derrota, então, nesse caso, se perdermos, BdC "deve" despedir o treinador. No inverso da moeda, ele é melhor treinador se ganharmos esse jogo ? Não, mas a carga emocional é outra, claro.
De Petinga a 29.04.2015 às 16:55
Rui,
Nao sabia que a transcricao o irritava - fi-lo apenas para se perceber a que parte do texto estava a responder. Nao voltarei a fazer...
Aqui
http://www.record.xl.pt/Entrevistas/interior.aspx?content_id=939084
encontra um excerto em discurso directo em que BdC diz que vai reunir-se com Marco Silva logo que possível para preparar a próxima época. Nao me parece um discurso de quem nao quer manter o treinador... as palavras sao claras.
No resto, até acho que estamos mais de acordo do que em desacordo. Eu nunca disse que se devia despedir o treinador se nao ganharmos a Taca. Digo é que a posicao dele fica muito fragilizada. E nao sou o único.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=945424
O que acrescentei é que eventuais declaracoes de BdC afirmando algo como "MS fica independentemente do que acontecer no Jamor", para mim, nao seriam aceitáveis.
Falo DAS DECLARACOES EM SI. Isto nao invalida que BdC até possa pensar dessa forma. Mas simplesmente NAO o pode dizer. Seria um verdadeiro tiro no pé.
E acho que dificilmente algum Sportinguista poderá discordar desta posicao.
Há muita maneira de fazer e dizer as coisas. BdC pode dar a entender a questão sem a referir directamente, mas o planeamento da época não implica, necessariamente, a continuidade do treinador. Ao fim e ao cabo, nem sabemos ao certo se se reuniram ou não. Questionado sobre este exacto tema, MS limitou-se a afirmar, e bem, que nunca se pronunciaria, haja ou não reunião.
A preocupação premente de quem assume a liderança de um clube, e muito em especial o seu futebol, não pode ser "agradar" aos sportinguistas. Não o vai conseguir sempre. Deve é decidir e agir de acordo com a sua consciência do que é melhor para o clube. Há sempre riscos, mas estes fazem parte natural da função.
Entre muitas outras coisas que aprendi ao longo dos anos, é que não se ganha concursos de popularidade a liderar o futebol. Uma das razões que BdC , ou até qualquer outro presidente, mas especialmente BdC , devia estar mais afastado do protagonismo do futebol, pelo menos na praça pública. Mas ele não resiste, e de uma forma ou outra, sofrerá as consequências. É inevitável !
Não um fã devoto de Marco Silva mas acho que fez o suficiente para merecer um segundo ano. É jovem, este ano terá sido também para ele de aprendizagem e agora vai necessitar de um acréscimo qualitativo no plantel para elevar os níveis de realizações competitivas. A ver vamos se lhe dão os "ovos" proverbiais e o que ele fará com eles. Quando se fala nestas questões, Alex Ferguson vem sempre à mente, por ter ficado em 11.º lugar na EPL nos seus primeiro e terceiro anos. No Sporting teria sido corrido à paulitada !!!
De Petinga a 29.04.2015 às 18:54
Como já referi, estamos mais de acordo que em desacordo. Nao faz sentido trazer para a conversa o seu desprezo por BdC... nao adianta muito nem é novidade :)
Quanto a Alex Ferguson, nao atiremos areia para os olhos: veja lá quanto tempo resistiu David Moyes com um 7. lugar no mesmo Manchester United, em 2014. Os tempos de Ferguson eram outros: nao só o Man United estava longe, muito longe de ser a potencia que é hoje como foi, talvez, a melhor fase do futebol em Inglaterra. Com a excepcao do de algum domínio do Liverpool (que caiu a pique com a saída de Dalglish) qualquer clube podia ser campeao em qualquer ano. É de certa forma triste (sobretudo para os puristas) que se tenha evoluído para uma Premier League em que uma certa hegemonia de 2-3 clubes é lei.
Nem sequer tinha em mente o meu "desprezo" pelo presidente, mas sim a sua total inexperiência no futebol e, claro, a sua constante procura pelo protagonismo.
Sim, também é verdade que os tempos são outros, não necessariamente para melhor.
O erro do Man U chama-se José Mourinho. Havia no clube quem o queria e o Man U, para ele, era o sonho, não o Chelsea. Tiveram receio da sua personalidade polémica. A real causa.
De Petinga a 29.04.2015 às 19:50
Sobre BdC:
A procura pelo protagonismo é o seu grande defeito. Nao há dúvidas disso.
Já a inexperiencia no futebol nao é defeito (até porque já por lá passou gente com muito mais experiencia e com os resultados que sabemos) e, até agora, nao tem dado propriamente maus resultados. Sejamos honestos.
Em 2001 também um grande clube em Portugal teve receio de contratar Mourinho... a história poderia ter sido muito diferente.