Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

equipa-titular.png

 

Muito embora o eterno rival tenha marcado mais golos na época de 2015/16 da I Liga (88/79), o Sporting acabou por ser a equipa com menos golos sofridos (21/22), uma excelente média de 0,61 por jogo.

 

Em todas as competições oficiais - 51 jogos - o Sporting marcou 111 golos e sofreu 48.

 

Esta estatística de golos sofridos reflecte inevitavelmente o bom trabalho de Jorge Jesus e, neste contexto, recordo as palavras de Sebastián Coates:

 

«Jorge Jesus preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e coloca toda a equipa a defender. Isso nem todos os treinadores o fazem. É isso que faz a diferença».

 

Tendo em consideração que o enquadramento defensivo de uma equipa não consta apenas dos defesas, vejamos, contudo, os jogadores que estiveram esta época à disposição de Jorge Jesus neste sector:

 

João Pereira, Ezequiel Schelotto, Ricardo Esgaio, Ewerton, Naldo, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Sebastián Coates, Rúben Semedo, Jefferson, Marvin Zeegelaar e ainda Bruno César, que, com a sua polivalência, alinhou diversos jogos a lateral esquerdo.

 

Não resisto revisitar a época passada ("tenho uma amêndoa atravessada na garganta"), reflectindo no que poderia ter sido caso as circunstâncias internas tivessem sido diferentes, para melhor. Não pretendo, no entanto, dissecar a época:

 

Na I Liga o Sporting marcou 67 golos (-12) e sofreu 29 (+8), média de 0,85 golos sofridos por jogo.

 

Na época, em todas as provas oficiais - 55 jogos (+4) - marcou 108 golos (-3) e sofreu 55 (+7).

 

Reitero: O que poderia ter sido, mesmo com um treinador muito mais jovem e menos experiente ?... Justifica-se os 5+ milhões de euros de salário ?... Subjectivo, eu sei, mas nem por isso deixa de ser justo questionar.

 

publicado às 12:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


47 comentários

Sem imagem de perfil

De Implacável a 16.05.2016 às 12:21

A verdade é que o SCP foi a melhor equipa!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 12:24

E conquistou-se o quê ?... E não me venha falar da Supertaça !
Sem imagem de perfil

De Implacável a 16.05.2016 às 15:52

O mesmo que se conquistou no jogo frente ao benfica ou, também aí, o benfica foi "melhor"?
Sem imagem de perfil

De J. a 16.05.2016 às 12:31

E esqueceu-se de um dado muito importante, mas que é de extrema relevância.
O Sporting deste ano teve mais 10 pontos que o do ano passado, o que daria para ter conquistado o titulo.....do ano passado!!!
Os números valem o que valem e esta época vai ficar para a história como uma das melhores equipas do SPorting que pouco ou nada ganhou.

Só para relembrar em 6 jogos contras os três primeiros, ganhamos 5 com um goal average de 15 -3 (!???) perdendo apenas aquele jogo de má memória com o Benfica em casa (0-1) quando até o empate teria servido.

Há coisas destas....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 12:36

Não me esqueci de coisa alguma. Vale o que vale, mas em análise final ganhou-se o quê ?... Um jogo, a Supertaça, nada mais.
Sem imagem de perfil

De J. a 16.05.2016 às 13:31

Eu sei que não é esquecimento! :-)

Foi só uma supertaça e um segundo lugar (que para as finanças do clube é um "titulo bem" valioso). Mas obviamente face ao nivel desta equipa, sabe a pouco....
Sem imagem de perfil

De Implacável a 16.05.2016 às 16:07

J. já em 2010 o braga fez pontos que lhe dariam a conquista do campeonato em muitas das suas edições. Em 2011 uma dinâmica imbatível de AVB não pôde ser contrariada e nos dois campeonatos seguintes um Vítor Pereira matreiro e uma "desafinação" na máquina, permitiram ao fcp o tricampeonato.
Em 2014 o benfica fez uma época fantástica, há que reconhece-lo - não tem culpa que o SCP estivesse a iniciar o processo de recuperação e o fcp a afundar-se.
Na época passada, ficou a ideia de um benfica a fraquejar - que os peritos apelidaram de pragmatismo de JJ que soube gerir os jogos e os confrontos directos, ao contrário deste ano em que parece que a lógica e estratégia para ser campeão é ganhar aos pequenos - e que, com as tais "abébias" cirúrgicas surgidas, como que por milagre, dos adversários, permitiu manter a distância pontual necessária para ganhar o campeonato.
Tirando 2014, nunca assistimos a uma superioridade - tão propalada pêlos lampiões - que lhe permitisse sagrar-se campeão a 3, ou mais, jornadas do fim como assistimos nas equipas avassaladoras do fcp.
Quanto á teoria do pragmatismo de JJ, que o levara ao sucesso na época passada, ela foi contrariada pela campanha deste ano do SCP e, no tocante a "abébias cirúrgicas dos adversários do benfica... foi o que se viu!
Sem imagem de perfil

De LC a 16.05.2016 às 12:40

Estamos no bom caminho, só espero que esta época sirva de lição aos mercenários do grande SCP , e que olhem mais para dentro, e menos com o que se passa no vizinho, trabalhem mais e falem menos.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 16.05.2016 às 16:09

E, olhando para dentro, como se consegue melhorar depois de um campeonato em que se somou 86 pontos e se demonstrou uma superioridade inequívoca, solidificada pela maneira como vencemos 5 em6 confrontos contra os primeiros 4 classificados?
Sem imagem de perfil

De Zé Implacável a 16.05.2016 às 16:46

Experimente não sofrer um golo em contra-ataque nos últimos 5min do último classificado em casa depois de virar o jogo. Experimente não empatar com o Paços de Ferreira em casa com um penalti infantil do João Pereira. Experimente fazer um golo ao Rio Ave em casa. Tem 90 min para isso, não são só 45 min. Experimente não falhar três golos de baliza aberta em Guimarães. Tente ganhar no Bessa, nem que seja aos 92'. Experimente não #bailar à 6ª jornada. E olhe que até ganhou em Moreira com linhas e sem linhas mas completamente desalinhado. Até ganhou em Arouca aos trambulhões. Até ganhou em casa ao Belém quando já não se via nem o lusco fusco ao fundo do Tonel. Até ganhou em casa ao Braga de sola(s). Talvez consiga...
Sem imagem de perfil

De Implacável a 17.05.2016 às 01:03

sniiif, sniiij... Que cheiro é este?! Essa boca exala um hálito putrefacto...
Sem imagem de perfil

De Zé Implacável a 17.05.2016 às 10:23

Excelente resposta!
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 16.05.2016 às 13:17

É verdade que o Sporting arriscou ou seja investiu mais este ano do que no ano passado

Um investimento financeiro deve ser analisado antes de tudo com os resultados financeiros obtidos.

E nesse aspecto e apesar das contas não estarem fechadas creio que podemos dizer que o investimento compensou porque asseguramos o acesso directo à fase de grupos da champions, com uma receita assegurada de varios milhões de euros. Isso sem contar com um aumento de receitas de blheteira, cotização e possiveis vendas

Em termos desportivos - sinceramente naõ sei se prefiro uma taça de portugal, a um ano a lutar até ao fim + uma STaça

No entanto o facto de para o ano saber que vamos disputar a champions faz.me preferir este ano ao passado.

PS: com mais 10 pontos tinhamos sido campeões o ano passado e este ano com menos 10 teriamos fica em 3º
Sem imagem de perfil

De Vozes a 17.05.2016 às 06:13

Exactamente.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 16.05.2016 às 13:22

SL

Sim, somos a defesa menos batida e isso é um ponto de honra... para esta equipa!
O que nos tem acontecido, até na época do Paulo Bento, é que alguém "fez melhor".
Eu, a meu ver, dificilmente teremos um campeonato com estes pontos....
Ganhamos alguma coisa? Não! Mas se fizermos nos próximos 10 anos 86 pontos, arriscamos a ser campeões umas 8...
Só espero que a lição desta época, sirva para as futuras! "Falar menos, fazer mais!"
Sem imagem de perfil

De Sofia a 16.05.2016 às 13:57

Sabe quem não falou demais e se limitou a trabalhar? A equipa. E esses mereciam mais em títulos, mas não esquecerão tão cedo o apoio e amor que receberam. E foi emocionante de ver.

Quanto ao resto... este final de campeonato foi muito cansativo emocionalmente, e comecei a sentir um certo afastamento de muitas visões e opiniões. Digo apenas que quem desvaloriza o impacto das picadas e provocações constantes, indo desde o treinador até à direcção e departamento de comunicação, não percebe de todo o que são "factores humanos". Algo tão importante que inúmeras empresas começam a ter SOPs dedicados a este assunto.

Se Mourinho ou alguém parecido fosse treinador do Benfica, criava um placard no balneário para colar mensagens motivacionais made in Sporting ao longo da época. A inenarrável entrevista de JJ à GQ em que ao querer desvalorizar a estrutura do Benfica, desvaloriza os jogadores, retirando-lhes o mérito como sempre para o puxar para si - placard. A promoção de um jogo europeu que utilizava uma águia a quem já se tinha dito 3 vezes que quem manda é o leão? - directo para o placard. Referências constantes às derrotas no confronto directo? - placard. Insinuações sobre idades de jogadores, protecção pelos árbitros, etc. em clara insinuação de falta de valor da equipa? - placard. Podia continuar até amanhã. Tudo feito com o objectivo de irritar e picar a estrutura, mas no fim do dia, os jogos só se ganham quando a bola entra mais vezes na baliza adversária do que na nossa, e depois de uma fase de desnorte com o balneário claramente dividido entre Vitória e Jesus, criou-se uma união e solidariedade difícil de atingir numa equipa de futebol. Factores humanos.

A conferência de imprensa de JJ ontem e facebook de BdC hoje não auguram mudanças imediatas, mas espero que reflictam, sejam bem aconselhados e aprendam. Cada ano é um restart, e o Benfica continua em restruturação e com um treinador inferior ao nosso (embora admita que mexe bem no jogo no decorrer deste e que compreende como se lidera um grupo de homens). Com lições aprendidas, para o ano podemos ganhar muito. E se os outros estiverem em baixo, deixá-los estar a cavar o seu buraco em vez de os puxar para cima. Factores humanos. Não há pior inimigo que a desagregação interna, seja numa equipa, numa estrutura ou entre adeptos.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 16.05.2016 às 14:25

Cara Sofia,
Não lhe deixo de dar razão, só espero que a lição tenha sido compreendida!
Logo se vê!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 14:14

Caro PSousa,

Temos de ter cuidado com o "pró ano" !!!

Dificilmente teremos novamente um FC Porto à deriva e um Benfica com um treinador que levou meia época a encontrar-se. Tivemos a oportunidade de lhe cavar o fosso, mas foi desperdiçada, pelo contrário, proporcionámos incentivos para ele se levantar e com ele a equipa.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 16.05.2016 às 14:24

Caro Rui Gomes,

A questão do "pró ano" e sem ser levantada por mim é a eterna questão de querermos sempre ser melhores do que o ano passado. Neste caso o que eu refiro é que com 86 pontos feitos nestes campeonato, se fizermos igual, arriscamos a ser campeões as tais 8 vezes. É verdade que para este ano, não "serviu" mas dificilmente veremos um rival com tantos pontos... é bem verdade que se prevê um Porto mais "dentro" do que este ano, é bem verdade que veremos um Benfica a querer dar continuidade, para o "tetra" e para o 36.. mas nós também queremos.
E o que eu quero que sirva de lição, é o falar antes de ter o pássaro na mão, é o "gozar" para depois não ter o proveito! Se gostei de vencer os rivais 5 vezes, gostei! Mas a única vez, que gostaria até só do empate, o mesmo lixou-nos... e com F!
Devemos sim "gozar" o momento da vitória, mas depois devemos ser "controláveis" ao ponto de não prolongar esse "gozo" de uma forma jocosa....
Enfim, como referi... espero que sirva de lição.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 13:59

"Justifica-se os 5+ milhões de euros de salário?"

Estas análises são muito relativas.... mas se considerar a entrada directa na Champions, os 5M já estão mais que pagos.... mas na minha forma de ver, a grande vantagem de JJ, é um factor que não é quantificável, que é o de termos assumido claramente como candidatos ao titulo, e isso Marco Silva nunca conseguiu transmitir aos associados e mesmo aos sponsors do clube. Quanto vale hoje a imagem do Sporting? uma prova do valor, foi o contrato assinado com a NOS...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 14:16

Não seja tão vulgar , mesmo com a sua eterna demagogia. O contrato com a NOS fica-se a dever a Jorge Jesus ??? E o patrocínio dos sponsors ???
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 15:34

Tente respeitar mais as opiniões dos outros.... vulgar?!?!?

Dizer que competir pelo titulo é benéfico na renegociação de contratos, parece-me uma evidência.... dizer que competir pelo titulo é mais provável com JJ, parece-me uma evidência.... se somar estes dois argumentos, conclui-se que foi benéfico para o valor de negociação com a NOS, o facto de estarmos a lutar pelo titulo e termos contratado o JJ!

Não disse que o contrato fica-se a dever a JJ, mas sim que foi potenciado.... alguma mentira?! mas o Rui Gomes virá com a sua habitual superioridade intelectual a todos os restantes mortais, e virá dizer que todos os que não pensam como ele são umas bestas quadradas! Porque ele sim, é o autor da verdade... todos os outros são demagogos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 15:46

O Schmeichel não tem uma opinião. Tem uma "bíblia" demagógica à mão que segue cegamente e que para tudo serve !!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 16:00

Eu sou sportinguista, com BdC e sem BdC.... se me acusar de ser um faccioso do Sporting eu aceito! Não me chame é de parolo....

O que eu digo é que o contrato com a NOS foi potenciado por termos um treinador que tem títulos no curriculum, e que trouxe mais sportinguistas a Alvalade, e que por causa disso potenciou o nosso contrato com a NOS. E esta não é a minha opinião?!? então havia de ser de quem?! fico perplexo perante a agressividade demonstrada por sportinguistas, que quando se evidencia os méritos de JJ, parece que somos todos umas bestas.....

O facto de você não gostar de JJ, não lhe dá o direito de acusar os outros que gostam dele, como se não tivessem opinião própria.... eu aprecio o JJ desde os tempos do Belenenses, e não é por não termos ganho o campeonato que vou mudar a minha opinião, quando eu entendo que houve melhorias evidentes na competitividade da nossa equipa....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 16:13

Eu não lhe chamei "parolo" e é irrisória clamar que o contrato com a NOS está de algum modo relacionado com Jorge Jesus. A empresa queria o Sporting, com este ou qualquer outro treinador.
Sem imagem de perfil

De Alexandre F a 16.05.2016 às 15:09

Essa história dos 5 milhões estarem pagos com a Champions... Então mas foi ele sozinho ou foi toda a equipa que conseguiu a qualificação? E já agora quanto é que o Sporting perdeu por não ter sido apurado em Agosto? E quanto custou este segundo lugar?
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 16.05.2016 às 15:33

E se pensarmos que no inicio da época não nos conseguiu fazer passar a eliminatória que nos dava acesso à liga dos campeões....como é os 5 milhões continuam a estar pagos, ou será que nos fica a dever dinheiro?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 15:48

Desculpe lá, mas foi o JJ que nos deixou no 3º lugar?!?!

O que é que pretende dizer com isso? que o Marco Silva nos tinha qualificado no playoff com aquela roubalheira contra o CSKA?! aquele que começou a Champions a empatar com o Maribor? e que perdeu também a ser roubado com o Schalke?

Na minha forma de ver só existe uma garantia de entrar na Champions, que é ou ficas no 1º ou no 2º lugar, tudo o resto são apenas suposições.... para além das vantagens de poderes preparar muito melhor a pré-época, já que não tens de estar bem fisicamente em Agosto e consegues atrair melhores jogadores por já estar garantida a Champions.

Agora isto não quer dizer que o 2º lugar não possa ser feito com outro treinador.... como é óbvio! Mas quando se fala do ordenado do treinador JJ em relação ao MS, temos de comparar a componente dos resultados desportivos com a componente financeira.... ou não?!
Sem imagem de perfil

De Alexandre F a 16.05.2016 às 16:07

o sporting de MS empatou com o Maribor e foi uma vergonha, o Sporting de JJ perdeu com o Skenderbeu e já foi normal? O sporting na Europa este ano foi vergonhoso, desde a eliminação na champions à fraca fase de grupos e ás duas derrotas com o Bayer, foi vergonhoso na Taça da Liga, na Taça de Portugal foi eliminado mas podia ter passado e no campeonato teve as condições que MS não teve e mesmo assim não ganhou... Isto são factos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 17:29

"o sporting de MS empatou com o Maribor e foi uma vergonha, o Sporting de JJ perdeu com o Skenderbeu e já foi normal?"

1º eu nunca disse, e não me lembro de ninguém na Direcção do Sporting, ter dito que o resultado com o Skenderbeu foi normal.... bem pelo contrário, foi uma vergonha!

2º não me lembro de os anti-BdC terem feito referência à igual vergonha que foi aquele empate no Maribor.... essa sim a grande razão pela nossa não qualificação na Champions.

3º aqueles que acusam JJ de não ter feito bons resultados europeus, também não podem ir buscar o exemplo do Marco Silva.... já que ele nunca passou uma fase de grupos, tanto no Estoril, Sporting ou Olympiacos. E no caso do Sporting, também não passou nenhum eliminatória europeia.
Vamos ser sérios, tanto JJ como Marco Silva fizeram campanhas europeias, fraquinhas....

4º Acho interessante a força e criatividade com que empregam para criticar JJ.... Hoje dizem que JJ teve melhor plantel? mas o Marco Silva não tinha o Cédric, o Nani e o Carrilho?!? e o plantel do JJ é muito melhor ao ponto de fazer mais 10 pontos no campeonato? não concordo nada....
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2016 às 16:39

"""Desculpe lá, mas foi o JJ que nos deixou no 3º lugar?!?!""...........Schmeichel, nao esquecer...
... e uma bela Taca de Portugal

Factos...
Euros em caixa com Europa
Taca de Portugal (Titulo finalmente) Festa, alegria uniao, regozijo...
Experimentos(Formacao/equipa B) na Taca da Liga
Terceiro lugar na Liga (mau sim, mas....)
Nota: Ganhamos a admiracao....do universo, futebol (Já se esqueceram??)

Factos...
Euros ?? Poucos..por desistencia !!
Taca de Portugal e Liga?? Nada...
Liga... é pá !!! Demos guerra até ao fim, fomos os melhores mas, perdemos. Etc, etc, etc...
Maravilhoso, fantástico...e apurados directamente para a Liga dos Campeoes (Só falta o JJ dizer que o importante é o campeonato LOOOLL !!)
Nota: Ganhamos o desdenho ... do universo, futebol.

Schmeichel e todos os outros leitores ... Qual escolhem?? Vitórias morais ou alguma coisinha mais??

Abrazzzo !!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 15:48

Essa não passagem à fase de grupos da Champions, pelos vistos não é importante, desportiva e financeiramente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 16:06

Claro que é importante.... e não ter passado, foi um falhanço! Mas é exactamente por ser tão importante, que talvez fosse benéfico o Marco Silva ter feito pelo menos o 2º lugar, ou o Rui Gomes está a pretender defender que ficar em 2º e ter acesso directo, é pior que ficar em 3º?!?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 16:10

O que eu digo é que tudo deve ser analisado em contexto real, não demagógico, e com racionalidade.

Quanto nos custou o afastamento da Champions em Agosto ?... Quanto nos custou o menosprezo da Liga Europa ?

Mas, pelos vistos, isto não conta para alguns.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2016 às 16:48

""....o Marco Silva ter feito pelo menos o 2º lugar ....""

Os árbitros nao deixaram....Ah!! O ano passado isso nao foi necessário, nem se punha a questao.
Este ano até é o primeiro factor para explicar o segundo lugar..o segundo factor é o azar LOOOOLL !!

Estranho, muito estranho!!!!!!!!!!!


Sem imagem de perfil

De Sofia a 16.05.2016 às 17:19

A questão da desvalorização da liga Europa (que junto com a taça da liga são as únicas em que considero ter havido real desvalorização) é um tema complexo com prós e contras. Num lado da balança há o facto de que, a jogar como estamos, podíamos ter ido muito longe, e isso trás prestígio e valorização, tanto dos jogadores como da "marca". Mas o contra-recíproco é que não estaríamos fisicamente como acabámos a temporada. Numa solução de compromisso, acho que devíamos ter atacado pelo menos a fase de grupos a sério. Uma vitória na LE valia em pontos o mesmo que uma na Champions, e podia fazer a diferença no pote em que vamos estar. Se entrarmos no 4º vai ser muito complicado.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2016 às 17:32

Sofia,

""...Mas o contra-recíproco é que não estaríamos fisicamente como acabámos a temporada. ""

E o que trouxe esse fisico todo ??...
Foi talvez para ganhar os ultimos jogos por 4/ 5 golos de diferenca e proclamar; sermos o melhores praticadores de futebol em cima da relva !! Muito poucochinho........:)))
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 17:34

Carlos,

Não sou eu que o digo, são os pontos.... JJ fez mais 10 pontos que o Marco Silva!

O Sporting não foi campeão, porque existiu uma equipa que fez o melhor campeonato de sempre!!! Isto sim são factos...

Se poderia ser melhor?! talvez.... o que eu sei, é que eu gostei do jogo jogado da equipa. O carlos não gostou? preferia o nosso sistema de jogo do Marco Silva?! é que vejo só a falarem da personalidade do JJ, e não do sistema de jogo...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2016 às 17:45

Eu prefiro uma viagem ao Jamor e sair de lá com uma bela Copa que os 10 pontinhos a mais !!

Melhor exemplo: com qual se gozou, alegrou, regozijou mais ?? Com os dez pontinhos ou com a famosíssima Super-Taca???

Do futebol jogado...nao dá para analisar num Blog(escrito).. Fechavamos o Blog LOOOOOLL !!!

P.S. A personalidade de um treinador, director faz parte do talento que cada um tem.. É um todo !!!..Nao dá para dividir..
Sem imagem de perfil

De Sofia a 16.05.2016 às 17:50

Schmeichel

Isso não é verdade, está a generalizar. O que não falta é gente, aqui inclusive, a ressaltar a qualidade do jogo da equipa... embora eu prefira dividir os méritos com os jogadores - sim, JJ é um grande treinador que também valoriza financeiramente vários activos, mas não esquecer que teve reforços essenciais que trouxeram maturidade em falta à equipa, uma defesa reforçada, mais a evolução natural dos nossos jogadores da formação, portanto as comparações com anos anteriores não se podem fazer apenas em termos de pontos, existem muitas variáveis a considerar. Mal estaríamos se jogadores com este potencial não evoluíssem em 1-2 anos!! Mas como treinador gosto muito de JJ, posso achar que o seu valor é inferior ao ego que tem e ao valor que recebe, mas é sem duvida o melhor em Portugal, embora com algumas lacunas especialmente ao nível de análise e reacção durante cada jogo, e na gestão da equipa como líder de pessoas. Só que ao mesmo tempo estamos aqui a discutir as outras facetas dele, e algumas, a meu ver, foram prejudiciais para o nosso campeonato.

Em resposta ao Carlos, foi poucochinho, o que se ganhou por poupar a equipa fisicamente? Em retrospectiva. Mas JJ repetiu a receita do ano passado, em que a prestação do Benfica na Europa foi miserável, mas como trouxe um campeonato no fim, festejaram e esqueceram esse lado, tal como nós o teríamos feito se o cansaço óbvio da equipa do Benfica os tivesse feito perder pontos numa das várias ocasiões em que esteve por muito, mas muito pouco. Não estou a dizer que concordo, mas percebo o fundamento.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2016 às 17:59

Sofia,

"".. mas como trouxe um campeonato no fim, festejaram e esqueceram esse lado... "
Pronto, voce mesmo deu a resposta...

Vitórias, troféus... isso é o que interessa!!! O resto sao "piners" (filosofias)..:)))
Assim, mais ou menos fez o Rui Ex-Derrotas LOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.05.2016 às 18:12

Sofia,

Na minha opinião, e falando de táctica, o sistema do Marco Silva era um 4-3-3 e quando jogava em 4-4-2 eu não gostava da maneira como a equipa jogava. Isto podia acontecer pelos jogadores serem diferentes, já que o Marco Silva tinha extremos mais definidos, o que privilegiava o 4-3-3. Mas essencialmente o 4-4-2 do JJ é um sistema que melhor se adapta à realidade portuguesa, porque como jogamos quase sempre contra equipas fracas, temos de ter mais presença na área, coisa que com o Marco Silva por vezes falhava.... e no caso do JJ, é evidente a força deste sistema táctico, onde os médios vêm para dentro, permitindo aos laterais subirem, e com 2 avançados na área.
Quando fiz o meu desabafo não estava a falar de si.... foi mesmo um desabafo.... pois hoje está a ser um dia difícil.... é ouvir os lampiões a cantar e alguns lagartos a bater.... já me devia ter habituado, nestes últimos 3 anos?! talvez...


Carlos,

Claro que ganhar uma Taça depois de 7 anos sem ganhar nada.... é muito bom! Mas também não transforme uma vitória nos penaltys contra o Braga, num domínio que não aconteceu no jogo jogado.
Admito que gostei do Marco Silva e gostei do Leonardo Jardim.... mas prefiro o jogo táctico do JJ... apenas isso!!
Sem imagem de perfil

De Sofia a 16.05.2016 às 18:36

Eu sei que não estava a falar de mim, só queria dizer que tenho ouvido tanto Benquistas como Sportinguistas a realçar a bela forma de jogar do Sporting (concluo portanto que estou a ter um dia menos penoso... )

Percebo o que diz sobre Marco Silva, e concordo. É a diferença entre um treinador jovem no primeiro ano em equipa grande, e um experiente com 6 anos numa equipa a lutar/conquistar o título. Mas também não se pode ignorar, como bem diz, a composição da equipa, tanto na frente como na defesa (que especificamente este ano melhorou bastante com os reforços).

Se pudesse ver duas realidades paralelas, com a mesma equipa e condições, uma liderada por MS e a outra por JJ, e fosse obrigada a apostar numa, pela experiência e currículo provavelmente apostaria na de JJ. Mas a verdade é que nunca saberemos, e falar só nos 10 pontos é redutor. Também não me esqueço que JJ levou um baile do mesmo MS o ano passado em Alvalade, e que embora se tenha esquecido isto com a mudança de clube no Verão, se há equipa que se pode queixar de roubo, é o Porto no ano passado (apesar da incompetência de Lopetegui), precisamente num ano em que JJ teve menos matéria prima para trabalhar...

Veremos como corre o ano que vem. Tenho um bom pressentimento, mas também vai depender muito de se acertar com os reforços que irão substituir certas peças fundamentais que não acredito que não saiam. Mas manter a defesa vai ser um passo importante. Este campeonato acabou, e já fiz o meu resumo sobre a sub-valorização que a estrutura do Sporting fez dos factores humanos e a *estupidez* que foi não os deixar sozinhos no processo de auto-destruição em curso (como aliás se deixou o Porto). Já sei que há quem não concorde, mas... cada um lê as coisas à sua maneira, com mais ou menos racionalidade e dados.

Agora venha o europeu e que os nossos meninos empurrem a selecção para a frente!
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 16.05.2016 às 14:51

Falta colocar uma estatística muito importante, que não tenho aqui os dados de cor mas já os vi analisados: o SCP este ano concede menos oportunidades de golo claras ao adversário. JJ só não fez melhor porque só estabilizamos os centrais em Janeiro com 2 entradas de qualidade, pois até lá só tinhamos P.Oliveira e Ewerton (lesionado).
Se mantivermos os centrais e o treinador acredito que a equipa possa sofrer menos ainda na liga para a próxima época.
Sem imagem de perfil

De Alexandre F a 16.05.2016 às 15:11

eu acho que mais importante que os centrais vai ser evitar a razia das saídas, mas parece-me que slimani, adrien e william vão embora, e não vai ser nada fácil substitui-los...
Sem imagem de perfil

De Bruno do Ruido a 16.05.2016 às 15:46

Meu caro Rui Gomes,como tinha dito no fim da Liga...estou aqui para escrever aquilo que sempre pensei que depois de tanta turbulencia protagonizada pelo staf do scp,e olhando as dezenas de anos que levo a ver futebol,cheguei ha conclusao que depois disto tudo muito dificilmente o meu slb nao seria campeao da Liga Portuguesa justamente porque absorveu tudo no silencio da sua estrutura,ainda houve uns srs.que mandaram umas bocas ao staf do scp,mas nao os principais da estrutura daqui veio a vitoria..o scp fez uma grande Liga tambem,nao tenho vergonha de o dizer que o scp foi a partir da metade da Liga a equipe que melhor futebol praticou,mas como ja tinha escrito ultimamente,nem sempre as equipes que melhor futebol jogam sao as que sao campeas pelo mundo fora.os benfiquistas devem agradecer esta Liga a todo o staf do scp protagonizado pelo seu presidente,e todo o pau mandado comandado por esse sr.foram eles que juntaram a familia benfiquista com a equipe e com o seu treinador para o exito final.faco votos que esse staf se mantenha ha frente do scp para a proxima epoca.
para a proxima epoca vamos ter uma Liga mais competitiva do que esta que acabou,de certeza que o fcp se ira apresentar-se melhor para fazer frente aos grandes rivais de Lisboa.mas vou-te ser sincero espero ainda estar por ca neste mundo a ver o meu slb a conquistar o 36.
Um abraco
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2016 às 15:50

Não me interessa minimamente a perspectiva encarnada, sobre seja o que for do Sporting.

Estou a ser sincero e não sarcástico.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo