Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eclipe em reportagem maliciosa

Rui Gomes, em 05.12.14

 

ngB3323F9E-5EBA-4C59-9C8F-6A54D04887DD.jpg

 

Mais uma reportagem "inclinada", porventura "avermelhada", do Diário de Notícias, através da qual denomina a época de William Carvalho como "o eclipse de uma grande revelação" e, até, "o grande mistério da Liga portuguesa".

 

E para atribuir um tom ainda mais depreciativo à temática, o jornal procurou Wilson Eduardo - actualmente ao serviço do Dínamo de Zagreb - e recorreu às explicações deste para adensar o chamado "eclipse" e "mistério" em torno de William Carvalho:

 

«Há um abaixamento de forma e sem dúvida que não está ao mesmo nível. Mas repare que este ano há mais viagens, mais jogos, na época passada não havia competições europeias e estes são factores que precisam de ser tidos em conta. Ele não está tão confiante como na temporada anterior, mas não deixa de ter qualidade. E depois há Nani, que está em grande forma. O ano passado o Montero marcava muitos golos, mas de quem se falava era do William, agora com Nani, que é um jogador de grande qualidade, e também Carrillo, que está muito bem, as pessoas gostam mais deste espectáculo e os holofotes também estão um pouco menos no William.»

 

Não aceito, minimamente, o contexto geral do raciocínio de Wilson Eduardo. Mais viagens e jogos são de menor consequência e que agora os "holofotes" estejam mais em Nani do que em William, até seria razão para o jovem médio sentir menor pressão.

 

Sem também explicar tudo, Vítor Pereira, ex-treinador do clube do Norte, aproxima-se mais dos factores que poderão estar a influenciar a actual performance de William:

 

«É verdade que a defesa agora joga mais subida, mas a ele continua a ser-lhe pedido que seja o factor de equilíbrio e o elo de ligação na primeira fase de construção. Talvez que nas expectativas e na pressão se veja uma possível justificação para o menor rendimento de William.»

 

Creio que não exagero ao afirmar que o seu rendimento tem vindo em acréscimo com o passar das semanas e dos jogos, embora seja visível que ainda não atingiu os patamares da época passada. Talvez, também, que as nossas expectativas, e as suas próprias, estejam a criar maior pressão e, consequentemente, maior dificuldade em brilhar com regularidade, como nos habituou. Penso, sobretudo, que a ida ao Mundial e a enorme onda de sensacionalismo durante o Verão, em que era praticamente um dado adquirido que iria ser transferido, o tenha deslumbrado e, eventualmente, afectado psicologicamente. Pelo meio, temos a questão salarial, em que o Sporting comprometeu-se em rever e ajustar mediante o rendimento do jogador. Já o terá feito, embora não haja, do meu conhecimento, qualquer confirmação oficial neste sentido, nem referência concreta alguma sobre os valores.

 

De qualquer modo, a forma como o Diário de Notícias "adornou" a reportagem peca por exagero extremo e deliberado, com o inevitável intuito de depreciar o jogador. Com o passar de cada jogo William está a marcar um desempenho maior no rendimento do colectivo e tudo faz crer que este curso continuará, em ascensão, ao longo dos próximos meses.

 

publicado às 14:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Joao a 05.12.2014 às 15:04

Acho que simplesmente esta a acontecer aquilo que os americanos chamam de "sophomore slump".

O segundo ano e' sempre mais dificil, porque, ao contrario do acontecia no ano passado, os adversarios ja o conhecem, sabem as suas tendencias e preparam-se especificamente para as suas forcas e fraquezas.

A maioria das pessoas esquecem-se que do outro lado tambem ha jogadores e tecnicos profissionais de futebol, que preparam os jogos e percebem do jogo. O Sporting nao esta a jogar contra pinos de transito ou contra amadores do campeonato do INATEL. Este ano as equipas que jogam contra o Sporting tambem preparam o jogo especificamente a pensar no William. Isso nao acontecia no ano passado.

O desafio desta epoca e' conseguir fazer as coisas que faz de uma maneira diferente, porque nao lhe vai ser permitido fazer as coisas da mesma forma como fazia no ano passado. Resta saber se consegue.

Isto e' natural e e' apenas desporto.
Imagem de perfil

De sportingsempre a 05.12.2014 às 15:21

Para o grande dérbi Sporting - Comunicação Social não contribuo...

Quanto ao William, depois da falta de pré-época em condições e de uma dinâmica da equipa mais subida do que na época anterior que o desprotege, tem vindo a melhorar com os jogos, e com menos sobrecarga de jogos com certeza iremos ter um William ainda melhor que no ano passado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.12.2014 às 15:25

Outra razão também tem a haver com a mudança táctica da equipa, este ano pressionamos mais em cima, destapando um pouco mais atrás, o que protege menos a defesa; isso combinado com uma pior preparação física no inicio do Campeonato, fez com que o inicio fosse um pouco abaixo das expectativas.

Mas não estou minimamente preocupado, para mim (mesmo na forma actual) William continua a ser de longe o melhor médio defensivo a jogar em Portugal!

SL
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.12.2014 às 16:33

Concordo na generalidade com os comentarios já aqui deixados e acrescento alguma falta de motivação, por não se ter transferido no Verão

Foi só um jogo, mas gostei mais de ver o William contra o Setúbal, onde jogamos numa variavel do 4-4-2
Sem imagem de perfil

De MAOM a 05.12.2014 às 17:43

Só um aparte:

Quem se "eclipsou" também foi um Zé Turbo.

Cada vez mais cedo os miúdos se julgam vedetas, mais um que nunca irá dar em nada...
Sem imagem de perfil

De m1950 a 05.12.2014 às 17:46

O que se passou ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.12.2014 às 17:54

Eu não sei se se passou algo recente, mas ele ainda há dias renovou por cinco épocas, salvo erro. Pelo menos, foi assim noticiado.
Sem imagem de perfil

De MAOM a 05.12.2014 às 18:15

O MaisFutebol noticia que não comparece na academia já á uns dias visto que o Sporting não aceitou a sua contra-proposta por ser demasiado alta.
Diz também que está disposto a aceitar assinar pelo Setúbal já em janeiro, visto que não tem qualquer contracto com o Sporting.
Sem imagem de perfil

De MAOM a 05.12.2014 às 18:16

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/jose-correia/ze-turbo-mais-um-que-desapareceu-do-sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.12.2014 às 18:46

Obrigado pela referência. Ainda há dias escrevi um post sobre ele e na altura tudo indicava que ele renovaria. A ser verdade esta informação do Mais Futebol, ele recusou a proposta do Sporting.

Enfim... mais um que poderá escapar.

Também não percebo o suposto interesse do V. Setúbal. Que condições tem este clube para pagar mais do que o Sporting ?
Sem imagem de perfil

De m1950 a 05.12.2014 às 17:45

Segundo o William , na entrevista para FPF , no verão "teve conhecimento de propostas".

O seu empresário é o mesmo que bateu a claúsula do Jardim para nos tirar e mete-lo no Mónaco , o mesmo que nos vai tirar o melhor jogador da formação , o Matheus Pereira, o mesmo que através das suas lavandarias de dinheiro , liquida os ativos de Porto e Benfica altamente inflacionados , de modo a permitir que estes estejam num bitola financeira muito acima do Sporting, e o novo dado , é a tentativa da criação de um novo clube a lutar pelos lugares da champions , a quem ele mete lá jogadores de borla e de qualidade , apenas com o intuito de tramar o Sporting.

Falo do ...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.12.2014 às 17:57

Jorge Mendes, claro. Mas o William está sob contrato e não sairá sem o Sporting ter a palavra final, em... milhões.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 05.12.2014 às 18:02

Ao ter conhecimento de propostas , ele está a fazer-lhe a cabeça como é óbvio , pois está a dizer diretamente ao jogador que x ou y querem-no e pagam x , parece-me mesmo óbvio que ele estava convencido que iria ser transferido.

Os pilares da época do SCP 2013/2014 - LJ , William , tirou 1 e deu um tiro no outro , que sinto a voltar e será um grande reforço da equipa na segunda volta.

Gostei de o ver neste esquema novo do SCP , pois vai ter de correr muito e crescer para jogar assim , e isso é importante para se fazer um médio de nível mundial como ele pretende ser.
Sem imagem de perfil

De MAOM a 05.12.2014 às 23:10

Em momento algum o setubal lhe poderá dar as condições do Sporting...independentemente da rigidez da nossa direcção, começo achar que estes miúdos cada vez mais são pior aconselhados...enfim...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.12.2014 às 23:35

Não discordo totalmente, mas quando penso que jovens como João Mário ganham 3,500 euros/mês, dá para imaginar os contratos que a SAD está a oferecer a outros, mas todos de 4/5 anos de duração e os usuais 45 milhões de cláusula.
Sem imagem de perfil

De MAOM a 06.12.2014 às 00:48

É verdade que neste momento o j. Mário recebe pouco para aquilo que joga mas também não se pode cair na "maluqueira" de andar a dar bom dinheiro a miúdos que poderam vir a ser bons jogadores mas sem até ao momento terem justificado um melhor ordenado. ..no caso do João Mário já fez por merecer mais alguma coisa .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.12.2014 às 01:10

Esse é um lado do argumento, sem dúvida, mas também há o outro lado, onde o miúdo pensa "Sei que tenho talento, até já o demonstrei, tenho 18 anos, há sinais de interesse de outros clubes, porque razão devo eu agora assinar um contrato por 5 anos, a ganhar 2/3 mil euros/mês e ainda por cima com uma cláusula de rescisão de 45 milhões".

É óbvio que há prós e contras, mas este é o problema eterno do Sporting, e cada vez mais. O Clube não tem os recursos para proteger os seus interesses com aqueles miúdos que já dão fortes sinais de poderem vir a ser craques, perante interesse do exterior.

Desconhecemos os detalhes do caso recente do José Correira, mas será um exemplo. Outro que é, que ainda está em curso (ele não joga) é o de Matheus Pereira.
Sem imagem de perfil

De MAOM a 06.12.2014 às 03:24

Eu compreendo e concordo, mas porque é que uns renovam a receber pouco e demonstram o seu verdadeiro valor e são recompensados (o william já foi aumentado e a continuar assim o João Mário terá de o ser também) e outros não? É pena que as nossas "pérolas" cheguem a estas idades e queiram ir embora.

Esperar para ver...provavelmente valeria a pena fazer um esforço extra por esses 2 miúdos .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.12.2014 às 11:12

Também creio que sim.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo