Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

Ryan Gauld tornou-se esta terça-feira no 6.º reforço do Sporting para a época 2014/15. Apesar dos seus 18 anos, tudo indica que integrará a equipa principal, salvo se na pré-temporada Marco Silva decidir algo em contrário. O jovem escocês que jogava no Dundee United assinou contracto até 2020, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Pela natureza da contratação, estava à espera de valores ainda mais elevados. O custo para o Sporting ainda não foi oficialmente revelado, mas terá sido em excesso de 3 milhões de euros.

 

Admito que Ryan Gauld me entusiasma, muito embora nunca o tenha visto jogar, excepto em vídeo. Além da vertente desportiva, creio que vai despertar o interesse de muitos adeptos, entusiasmados com a ideia de o ver "in loco". Pelos vistos, finalmente que vamos ter a posição 10 preenchida, há longo uma lacuna na equipa leonina. Será interessante observar a adaptação do jovem a um novo país, a uma cultura diferente e, decerto, a um nível de futebol mais exigente do que estava habituado na Escócia - especialmente com a Champions em vista - apesar de já ter realizado uma época completa como titular nos seniores do Dundee United, que disputam a principal divisão escocesa.

 

Para quem desejar rever a informação sobre este novo "leão", já o referenciámos aqui e aqui.

 

publicado às 03:40

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 02.07.2014 às 05:53

Não é o sexto, mas sim o sétimo reforço, se incluirmos o "Gazela" para a equipa B.


O Daily Record diz que o responsável por esta contratação foi um tal de Aurélio Pereira.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 11:37

Jogadores para a B não entram nestas contas.

Também já vi que no outro post, continua a insistir na fantasia de o Sporting ter recusado 42 milhões pelo William. Incrível, é dizer pouco !
Sem imagem de perfil

De L a 02.07.2014 às 15:04


Não fica bem a nenhum adepto do Sporting invocar ou tentar usar o nome de um símbolo vivo da formação da mesma forma que um tablóide britânico na tentativa de colar um miúdo escocês ao melhor que a formação do Sporting já deu ao futebol mundial. Só mesmo um disparate deste tamanho me obriga, antes de mais a voltar aos comentários na blogosfera durante o Mundial e a confidenciar aqui que ainda recentemente estive com o Aurélio Pereira no adeus de Portugal ao Mundial do Brasil e nada da notícia confere com a realidade. As responsabilidades das contratações são sempre das direcções. A ser assim aliás como é que se explicam os esforços todos de vários clubes ingleses para contratar Ronaldo com 17 anos e agora deixavam escapar este?

E já nem crítico contratações ou o caminho seguido, para além de caber à direcção, primeiro tinha que conseguir perceber qualquer estratégia para além da tentativa de querer iludir um quadro de falência técnica com cláusulas de rescisão absurdas.Mais ou menos como a grande promessa da grande aposta na formação bem expressa na saída de qualquer um que renda alguns cobres e na entrada de um camião de craques estrangeiros. A par claro com o outro camião de contratações cirúrgicas mas claro que nunca se pode pôr em causa o chefe da claque - o que retira qualquer pingo de credibilidade também a muita gente.

Para além do Aurélio Pereira nunca ter sido nenhum caçador de talentos – espécie mais televisiva – como também reportam, ainda recentemente lhe pareceu bem algo muito mais estrutural para o clube que a contratação de qualquer jovem, como o professor Jesualdo Ferreira na organização do futebol, precisamente com o intuito do melhor aproveitamento possível da formação. O que requeria sempre como é óbvio várias épocas e que esta direcção também tratou logo de subscrever.

Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe como é que foi possível deixarem entrar o odioso Ilori, que cuspiu no prato que lhe deu de comer, outra vez em Alcochete?
Sem imagem de perfil

De António Santos a 02.07.2014 às 16:20

Ahahahaha, deves ter estado tanto ao lado do Aurélio como eu da Irina.
"Nunca ter sido caçador de talentos", claro que não, os Ronaldos e os Figos caiaram das árvores, hahahaha.
Isso, isso, o Prof Juju, esse grandessíssimo treinador de futebol que conta no maravilhoso curriculum a obra de ter posto os 2 maiores clubes portugueses fora das competições europeias, mas com tudo muito bem "organizado".
O Ilori foi a Alcochete servir de motorista ao Mica, parece que o rapaz andou um ano em Inglaterra a espalhar a sua arte de conduzir bem tanto à esquerda como à direita :D
Sem imagem de perfil

De L a 02.07.2014 às 16:39


Para alguém tão vulgar o que devia sobressair desta e doutras contratações era a mais que óbvia colagem do Bruno, que ia devolver o Sporting aos sócios, a tudo o que mais criticou.
Sem imagem de perfil

De HY a 02.07.2014 às 06:32

Calma com as expectativas. Um jovem de 18 anos... Não me pronuncio sobre a bondade do negócio, confio nos "avaliadores" do Sporting, mas parece-me extemporâneo estar já a sonhar que aqui está o número 10 que nos faltava. Ainda terá muito caminho para fazer...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 11:41

É que ele é, agora, se vai ou não ter sucesso só o passar do tempo dirá.

A única coisa que me incomoda com este jovem é a dificuldade em compreender como é que o tatento passou despercebido mesmo à porta de tantos "tubarões", para os quais 3 milhões é inconsequente.
Sem imagem de perfil

De HY a 02.07.2014 às 11:46

Pois, eu não entraria em euforias...é o que digo com os jovens de potencial que saiem porque pedem demaisado, direi o mesmo para os que entram...a passagem de um jovem com elevado potencial a um profissional de sólido sucesso, em futebol, depende de tanta coisa...

Mas com certeza que os responsáveis do Sporting (e a referência a Aurélio Pereira não pode deixar de aumentar a minha confiança) estão convictos de que vale a pena investir nele...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 12:15

Também já tinha lido essa referência do Daily Record e, para mim, confirmando-se, é muito positivo, já que é a pessoa que me merece toda a confiança.

www.dailyrecord.co.uk/sport/football/football-transfer-news/dundee-utd-ace-ryan-gauld-379400

Sem imagem de perfil

De Balajic a 02.07.2014 às 14:03

A outra dúvida que eu tenho é mesmo essa da referência por parte do Aurélio Pereira. É que, tanto quanto sei, já há muito que ele não referencia ninguém e muito menos estrangeiro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 15:12

Dou o benefício da dúvida, mas não deixa de ser verdade.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 02.07.2014 às 14:01

Pois, Rui, o que me leva a ter muitas reservas é mesmo isso que diz no segundo parágrafo.

Como é que ele, a jogar no Dundee, passa despercebido aos clubes mais importantes da Velha Albion?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.07.2014 às 08:45

Esta aposta não deixa de ser curiosa não pela idade do jovem jogador mas pelo mercado em si desconhecido da maioria dos clubes portugueses.

Que o jovem Ryan tenha todo o sucesso e que seja feliz na nossa casa!

Aproveito para "lançar uma questão", segundo o Blogger da casa Ricardo Leão o SCP estaria em incumprimento com a Banca de acordo com as suas fontes ... eu pergunto sendo assim verdade onde o SCP arranjou o dinheiro ou que garantias deu para contratar o seu 6ª reforço ?

A resposta para mim é clara ...

SL,
Sem imagem de perfil

De J. a 02.07.2014 às 09:15

Qual é a resposta clara?
Fundos, Mecenas, Cheques carecas!?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.07.2014 às 09:17

Não devemos estar a falar do mesmo clube ou da mesma direção!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 11:42

Se é clara, porque não nos esclarece ?... Para mim também é "clara".
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.07.2014 às 11:46

Não fui eu que disse que o SCP está em falta com a Banca certo !?

Não tenho fontes seguras!

Mas para o SCP contratar um jogador por uma verba próxima de 3M€ de certo que o clube vendedor terá exigido garantias certo!

Se o SCP tivesse em falha duvido que os bancos dessem hipótese do SCP apresentar garantias bancárias certo!

Acho piada que tenho de ser sempre eu a justificar ... quando quem insinua não o faz.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 11:50

O Sérgio é que disse que a explicação é "clara".
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 02.07.2014 às 13:32

Se o Sporting não paga a bancos, às Finanças e à Segurança Social para onde acha que foi o dinheiro? Pois...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.07.2014 às 13:52

Voltamos às insinuações ? .... diga-me lá você que tem as fontes seguras!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.07.2014 às 14:00

Entretanto pelos vistos já devemos dinheiro à Seg.Social e ao Fisco ... palavras suas!

Isso já é uma acusação muito grave é que caso não saiba dividas à Seg.Social e o ao Fisco é CRIME, esse tipo de insinuações podem lhe sair muito caras ... se eu fosse membro da direção do clube acredite que de um processo em tribunal já não se livrava!


Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 02.07.2014 às 15:35

Sabe, isso não me preocupa quando, como é o caso, sei bem do que estou a falar.
Sem imagem de perfil

De António Santos a 02.07.2014 às 16:25

Não sabe nada, não seja pateta e não diga disparates.
Espere lá pelos resultados da auditoria que logo vai ter muita matéria de facto para comentar.
Se num banco como o BES, vigiado e regulado por 40 olhos, conseguiram fazer o que fizeram, imagine só o que aí vem no que diz respeito ao Sporting...
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 02.07.2014 às 17:08

Este sabe sempre do que está a falar, o problema é não dizer, para nós também sabermos. Em espanhol chamam-lhes 'calienta pollas'. Pergunto qual é o interesse de vir insinuar uma coisa que não se pode, ou não se quer, provar. O Ricardo Leão é o típico maledicente armado em sábio e oscila entre dois comportamentos repetitivos: malhar na direcção do SCP e bajular o Rui Gomes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 17:19

A falar de insinuações, fique a saber Marcos Cruz que eu não necessito nem quero que o Ricardo Leão ou qualquer outra pessoa me bajule !!! Não tenho tão enorme ego e nada mesmo de complexo de inferioridade que exige ser "bajulado".
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 02.07.2014 às 17:57

Nem eu insinuei o contrário. Mas lá que ele o bajula...
Sem imagem de perfil

De Tinto a 02.07.2014 às 12:48

Nunca ouvi falar deste miudo antes..mas, se tem tanto potencial, como e que ninguém da premier league lhe pegou? Será que aqui há gato? Ou leao de juba?
Bem, sou apenas um adepto, não entendo de negócios da bola..ainda agora me disseram que o Braga agora faz contratações milionarias.Va la um tipo entender...
Vamos Sporting!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 12:55

Essa parte é de facto intrigante. Esperamos que tenha apenas passado despercebido.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 02.07.2014 às 14:05

Foi isso certamente Rui. Como ele é mini-Messi (que já de si é mini), o bom do Ryan passou completamente despercebido...

Menos aos olhos argutos desta direcção, claro!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 15:19

Apenas pelos vídeos de jogos, torna-se evidente que o jovem tem talento, disposição de algo modo sustentada pelo facto de já ter realizado uma época completa, como titular, na equipa principal, onde marcou 7 golos mas que se primou pela organização de jogo e as assistências.

Claro, a real incógnita, é a dimensão desse talento e a faculdade de adaptação do jovem a competições mais rigorosas.

Tentando ser optimista, pode haver aqui também a ilusão de que os tubarões da Premier são infalíveis. Como bem sabemos, os principais estão muito mais virados para os talentos do velho continente.

Até provas em contrário, vou dar o benefício da dúvida.
Sem imagem de perfil

De HY a 02.07.2014 às 17:02

Com toda a precaução, porque não conheço o jogador e não embandeiro em arco (de promessa a vcerteza vai uma grande distância), o argumento de ter escapado aos tubarões pode ter talvez resposta no facto de a qualidade do Sporting no desenvolvimento de jovens promissores ser bastante reconhecida a nível internacional. Não foi por isso que jovens como o Eric Dier quiseram o Sporting? Não me parece impossível que um jovem com os pés bem assentes na terra escolha quem lhe dá mais garantias de desenvolver o seu potencial.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 17:22

Cenário plausível, mas o caso do Eric não serve de comparação pelas circunstâncias significativamente diferentes.
Sem imagem de perfil

De carlos a 02.07.2014 às 15:12

Vi uns 2 ou 3 vídeos, só com os momentos bons -como convém - e mesmo assim percebe-se que não e excepcionalmente rápido, que é bastante frágil nos duelos corpo a corpo, o que o prejudica num futebol inglês - que continua a ter muito contacto e um ritmo de jogo intensíssimo.

Ou dá um salto excepcional este ano, ou precisa de crescer - em diversos aspectos - para poder jogar sequer 45 minutos na equipa principal e nem me parece que seja este ano.

Se o objectivo é fazê-lo crescer, tem algumas características interessantes ao nível último passe e criação de espaços na zona central e remate fácil.
Se isso chega,... vamos ver :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.07.2014 às 15:22

Carlos, é precisamente essa a minha esperança: eficácia no último passe e penetração no miolo, que não se verificou na época passada.

Quanto ao seu físico, nesse contexto, a liga escocesa ainda consegue ser mais agressiva que a inglesa. Veremos, portanto...
Sem imagem de perfil

De carlos a 02.07.2014 às 15:55

Também é a minha esperança. Também penso que faz falta um jogador nessa posição, com características de imprevisibilidade e criatividade, que possa fazer a diferença. Nem que seja para entrar aos 60 minutos, quando a equipa precisa de algum impulso atacante para servir de abre-latas.

Gostava de ver jogos completos dele contra o Celtic, Heart of M. ou Hibernian, para ver como se portou.
O resto da liga é bastante fraca, pior que a nossa Liga II, agressiva mas com pouca organização defensiva.

Estou curioso para ver. Tenho pena se isso significar menos oportunidades para o Iuri, que acho mais talhado para a I Liga que para a II Liga.

Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 02.07.2014 às 16:52

Há aqui aspectos interessantes a considerar:

-O clube e o campeonato:

A liga escocesa é a 23ª do ranking da UEFA.
Dos troféus principais,o Dundee United foi campeão 1 vez e ganhou uma taça de Escócia.Foi 4º no ano passado e 8º no ano anterior.

Portanto o nosso campeonato é mais competitivo-e onde se joga um futebol mais defensivo,com menos espaço-sendo o Sporting muito maior e com objectivos superiores-ser campeão.

-O jogador

Estreou-se em Maio de 2012 na 1ª divisão,com 17 anos.
Actualmente com 18 A.
É baixo,1m e 68,o que não prejudica na sua posição.

Alguma estatística,só para o campeonato de 2013/2014:

Jogos: 34 (em 38).

Esteve lesionado em 3 jogos e noutro esteve ausente por motivos particulares,portanto os jogos em que podia alinhar são 34.

A titular:21(61,7%)
Golos:6
Assistências :7
Em todas as competições: 8 e 11,respectivamente.

Suplente utilizado:10
Substituído:18
Minutos jogados:1684 em 3064 possíveis(55,03%).

Parece-me óbvio que vem para a equipa principal,salvo algum jogo ocasional pela equipa B.

Pode ser lido um relatório de Scouting aqui:

http://www1.skysports.com/football/news/15198/9127567/sky-sports-scout-ryan-gaul

Portanto é um jogador com características de MA,desequilibrador e forte na definição dos lances.Mas não era titular indiscutível nem andava com a equipa às costas.Alvo da cobiça de grandes emblemas preferiu vir completar a sua formação no Sporting,sendo um jogador com uma tremenda margem de progressão.

MS até pode apostar fortemente nele,mas nós os adeptos temos que ter atenção a que se trata de um jovem.Não vai resolver no imediato todos os nossos problemas. E deve ser deixado fora das guerras políticas do nosso clube.

No final do Scout Report:

"Dundee United have done some excellent work with Gauld and clearly at this moment his immediate future is best served at Tannadice, but if he improves as they and most of Scottish football hope - he could emerge as one of his country's finest ever talents."-21/05/2014

Está tudo dito.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 02.07.2014 às 18:53

Não escrevi mas na página do Scout Report há uma referência a várias contratações de possíveis de médios para o MU,

http://www1.skysports.com/football/news/15198/9127567/sky-sports-scout-ryan-gaul

em que um dos jogadores apontados é William
Continua com a cotação em alta.

Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 02.07.2014 às 18:55

O link a que me queria referir era este

http://www1.skysports.com/football/news/21476/9368667/five-midfield-transfer-targets-for-new-manchester-united-boss-louis-van-gaal-to-consider

e não o escrito,que já tinha sido dado.
Sem imagem de perfil

De salema a 06.07.2014 às 20:18

Ispero ser estrela S C P

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo