Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Ficou fechado esta terça-feira mais um grupo do Euro'2020 e ficou apurada mais uma selecção para os 'oitavos'. Trata-se da Croácia, que se junta assim a Itália, País de Gales, Suíça (grupo A), Bélgica, Dinamarca (grupo B), Holanda, Áustria (grupo C), Inglaterra, República Checa (grupo D), Suécia (grupo E) e França (grupo F). Mas para lá de ter servido para qualificar directamente os croatas, os jogos de ontem permitiram também 'actualizar' o ranking dos melhores terceiros, que agora é comandado pela Rep. Checa - já qualificada.
No que toca às contas nacionais, mantém-se tudo igual para Portugal: até pode perder por dois golos de diferença diante da França e seguir em frente, mas desde que a Hungria não derrote hoje a Alemanha. Nesse cenário, Portugal seria sempre um dos quatro melhores terceiros, pois teria melhor 'score' em golos do que Finlândia (1-3) e Ucrânia (4-5).
Note-se, contudo, que Portugal depende apenas de si para se apurar, já que uma vitória ou um empate diante da França nos coloca automaticamente na próxima ronda, sem precisar de olhar aos resultado do Alemanha-Hungria.
Quanto a emparelhamentos, há apenas dois já definidos: Itália-Áustria e País de Gales-Dinamarca. Hoje ficará tudo definido, restando apenas disputar quatro jogos na fase de grupos: Eslováquia-Espanha, Suécia-Polónia (ambos do grupo E e com apito inicial às 17h00), Portugal-França e Alemanha-Hungria (grupo F, com arranque às 20h00).
De referir que, neste momento, Portugal tem quatro possíveis adversários: Suíça (se a Selecção Nacional for primeira classificada), Inglaterra (caso Portugal seja segundo), Bélgica ou Holanda (se ficar em terceiro lugar). Neste último caso, Portugal só defrontará a Holanda se o terceiro do grupo E também se qualificar; caso contrário, será a Bélgica.
_______________________________________________________
PORTUGAL: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro, Danilo, João Moutinho, Renato Sanches, Diogo Jota, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
Suplentes: Anthony Lopes, Rui Silva, José Fonte, André Silva, Bruno Fernandes, William Carvalho, Rafa Silva, Rúben Neves, Dalot, João Félix, Sérgio Oliveira e João Palhinha.
Pedro Gonçalves, o melhor marcador do campeonato português, que não alinhou nos dois primeiros jogos, foi para a bancada. João Palhinha também ainda não justifica a confiança do seleccionador. Muito bem...
É um desperdício logístico e de recursos humanos levar 26 jogadores para uma prova como esta. Fernando Santos só precisa dos mesmos 15/16.
____________________________________________________
Bem... um jogo algo estranho - ou terá sido impressão minha - com um pouco de quase tudo. Mas o empate acaba por servir a Portugal, que agora tem a Bélgica pela frente.
Já não sei o que devo dizer sobre algumas das opções de Fernando Santos...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.