Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Embrulhadas e afins...

Rui Gomes, em 03.11.18

 

DLHPg5AX0AAqYRX.jpg

Bem... a decisão foi tomada, José Peseiro 'is no more', mas além dos mil e um rumores na praça, continuamos sem saber quem vai assumir o leme da equipa principal.

 

Se a "chicotada" foi antecipada, algo falhou, porque o Sporting tem pela frente dois dificílimos jogos - Santa Clara nos Açores e Arsenal em Londres - e, pelos vistos, terá de ser o até recente treinador dos juniores a comandar a equipa.

 

Numa nota informativa no site oficial, a SAD revela que Tiago Fernandes vai assumir o cargo de treinador interino, Nélson Pereira regressa como treinador de guarda-redes e Ricardo Dionísio será o preparador físico.

 

Entretanto, Frederico Varandas e Hugo Viana, acompanhados pelo advogado João Lobão, deslocaram-se esta sexta-feira a Amesterdão, presumivelmente para negociar o novo treinador. Servirá de confirmação que o próximo Mister é estrangeiro e vem à mente o nome do holandês Peter Bosz, ex-treinador do Ajax e Borussia Dortmund, e ainda Frank de Boer, ex-Ajax e Inter.

 

Em conversa com um amigo sportinguista que desejava saber a minha opinião sobre estes acontecimentos, acabei por concluir que 'lamento, sobretudo, que de uma forma ou outra o nosso Clube está constantemente envolvido numa qualquer embrulhada e duvido muito que vá ficar por aqui'.

 

img_293x165$2018_11_03_11_47_34_1467906.jpg

 

Adenda: O presidente foi questionado sobre o novo treinador à partida para os Açores, e esta foi a sua resposta: "Temos de acertar com o clube onde o treinador ainda está a trabalhar".

 

Sendo assim, elimina os nomes que refiro no texto, dado que esses treinadores não estão empregados nesta altura.

 

publicado às 02:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 03.11.2018 às 09:09

Não há volta a dar, Varandas, em termos militares, deu uma "bazucada" nos pés. Um dia antes, tinha dito: "só despedirei alguém quando tiver substituto". Não tinha!
Sousa Cintra, já não lhe bastaram os 3 mandatos em que não ganhou nada, veio ajudar à festa, o homem não pode ver um microfone à frente.
Varandas não pode continuar a decidir pressionado por lenços brancos, muito menos ouvir quem , voltando à tropa, já deveria ter destroçado.
SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 03.11.2018 às 09:45

Nesta questão específica, concordo. O presidente deveria ter alguém garantido antes de despedir o Peseiro. Eu penso que ele tinha pensado num nome, mas que esse nome falhou por alguma razão não prevista por ele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 10:47

Talvez...$$$.
Sem imagem de perfil

De M1950 a 03.11.2018 às 10:08

A decisão é acertada tendo em conta que o futebol do Sporting não tinha qualquer linha de trabalho ou processo de equipa grande , vivíamos numa aleatoriedade e dependendo da qualidade dos adversários e das nossas individualidades , que já haviam entrado num grande processo de desvalorização algo normal quando não existe um coletivo capaz e coeso. Vejo esta medida com contenção de danos , usando uma expressão muito utilizada hoje em dia "damage control" , 4 meses 4 casos disciplinares para tentar promover uma imagem de autoridade , que obviamente não tem senão não a teria a necessidade de se impor constantemente. O desperdício de ativos como Francisco Geraldes ou Matheus Pereira que são jogadores da marca made in Sporting eu o Clube terá ou deveria ter o maior interesse em promover acabaram queimados por este treinador.

Os discursos quase insolentes para o próprio Clube e desvalorização dos recursos também não podia passar em claro , eis algumas pérolas:

" O Sporting tem potencial para ganhar ao Braga"
"Nos últimos anos o Braga tem tido melhores resultados que o Sporting , são candidatos" ( depois de ter afirmado que o Sporting não o era).
" Tentamos jogar bem contra o Portimonense e levámos 4"
"Não vamos deixar o Loures jogar como quer"
"As equipas em média levam 3 ou 4 , nós só sofremos um golo do Arsenal"
"Fizemos um bom jogo , até ao 1.º golo não deixámos o Estoril jogar"


Um treinador de equipa grande , e espera-se um grande treinador , tem que se adaptar aos jogadores que tem , tem de rentabilizar os seus melhores jogadores e criar um modelo que tire o melhor deles e esconda os seus defeitos.


O Peseiro com o duplo pivô , excluiu imediatamente Francisco Geraldes que é o maior criador do plantel , pois este ficava como concorrente direto de Bruno Fernandes - maior ativo do Sporting , num ano essencial para a sua afirmação depois de ter sido queimado por Jorge Jesus há 2 anos , não teve hipótese senão procurar um outro lugar para continuar a evoluir e infelizmente as coisas não estão a correr bem a este menino , que parece-me ter estado lesionado e ainda não tem um minuto na Alemanha. Duplo pivot esse que mete o Bruno a jogar como um 10 e o Battaglia a ter de acompanhar o médio que joga ao seu lado expondo assim toda a sua falta de qualidade com a bola no pé , basicamente prejudicou o rendimento de toda a gente e eu além de uma pressão alta desenfreada não vi nada do que esta disposição tática trouxe de bom à equipa.

Matheus , que foi o melhor jogador extra grandes na época passada , levando o Chaves com vários golos , assistências e jogadas a uma classificação histórica que apenas a arbitragem impediu de ficarem em 5.º lugar , estava a ser o melhor jogador da pré época , quando o Acuña chegou e sentou imediatamente Matheus - que teve uma reação infeliz dentro e fora de campo , mas pouco tempo depois o argentino acabou por ser rebaixado no campo para lateral…


Das gerações 93/94/95/96 - só Dier e Gelson jogam em Clubes de topo e mesmo assim não são colossos Tottenham e Atlético de Madrid , e à excepção de 96 que só deu Matheus que é o melhor jogador do escalão as outras tinham que ter tido outro aproveitamento e capacidade de projeção por parte do Sporting - é prioritário para bem da formação do próprio Clube o Sporting parar de queimar e empurrar para a banalização os seus talentos senão vai ter muitos problemas no recrutamento onde já está a ser ultrapassado pelo Braga na zona Norte. Este ano perdemos Rafael Leão …

Temos lá um craque chamado Daniel Bragança , vamos ver.


Tendo em conta todas as condicionantes , Miguel Cardoso seria a melhor escolha a meu ver.
Imagem de perfil

De Greenlight a 03.11.2018 às 10:35

De acordo com o seu comentário excepto no que respeita a Miguel Cardoso pois o seu valor está por provar, aliás no Nantes falhou.
Sem imagem de perfil

De M1950 a 03.11.2018 às 12:33

Sim é verdade , mas os interpretes do Sporting não são os mesmos que os do Nantes , Miguel Cardoso , pela ideias era o mais interessante para mim , visto que tem como prioridade a posse e privilegia a qualidade técnica em detrimento dos carregadores de piano , e dentro desse plano seria mais fácil haver mais apostas de jogadores da formação.

A identidade fê-lo pagar caro alguns jogos como aconteceu com o Porto em que foi goleado no Dragão por querer ter a bola mas não aguentou a pressão alta e agressividade dos dragões , mas a velocidade que alguns jogadores do Sporting podem dar à bola não se compara ao poderio do Rio Ave ou do Nantes , onde me parece que não teve tempo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 03.11.2018 às 12:50

Tenho pouca vontade de debater sobre um ex-treinador do Sporting..Bom uo mau deixou o Sporting em posição de lutar por alguna coisa.
Já me expliquei.. Rei morto, rei posto!

Erros de um e de outros estão feitos. Não hà volta a dar e da minha humilde posição de louquinho por o Sporting, resta-me só olhar para o presente e futuro..
Mas, ao ler esta exposição sintética do M1950, um leitor que já tinhamos saudades..(Quando foi a ultima vez que comentou?..) fiquei meio confuso! 😁
Não sei se hei-de elogiar ainda mais o Peseiro ou criticar a Direcção (Freddy, Beto, Hugo e o Cintrão).

Abrazzzo


P. S. E agora sobre o original tema...
. - ""Temos de acertar com o clube onde o treinador ainda está a trabalhar".
Nãoooo!
Outro poço de petróleo encontrado em Alvalade.
(ler entre linhas: não há treinador)
Falhou tudo... O despedimento, a indemnização, as váriadas tentativas de contratar alguém, as entrevistas, a comunicação, etc..

Viajar à Holanda?. Todo um Staff. 🤔
Mas, hoje em dia há video-conferência.
Hoje em dia os empresários tratam disso. (ok. Umas viagenzinha, faz sempre bem ao ego. Tomar um cafézinho em Amesterdão)

NOTA : O Sporting estâ cada dia menos apetecível... Só mesmo nós, os sportinguistas, sportingados, sportinguenses e outras facções continuamos verdes.... e brancos.
Sofre coração!!. 😊 LOOOOOOOOOLL!.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 13:10

Isso são mágoas a mais Carlos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 03.11.2018 às 13:41

Ahh!!..
Zero mágoas.. Errado ✌️
Escrevi do presente e futuro..
Sem imagem de perfil

De HY a 03.11.2018 às 15:53

Bem, Carmos, eu nunca pensei que outros além dos sportinguistas (de todas as variedades), fossem...sportinguistas...:-)
Sem imagem de perfil

De HY a 03.11.2018 às 15:53

Carlos, nao Carmos, obviamente. Corrigi e saiu assim na mesma...
Sem imagem de perfil

De RCL a 03.11.2018 às 16:13

Excelente comentário.
Apenas acrescento : Bruma titular do Leipzige, agora nas convocatorias de Fernando Santos. Dier que saiu de borla devido a uma clausula no seu contrato, titular da seleção inglesa. Rafael Leão a brilhar no Lille , ja tem os tubarões da Europa à perna.
Sim senhor, Diogo Bragança é craque, como outros da sua geração ( geração de 99) .
Nesta altura, o Sporting beneficiaria com o regresso em janeiro de Francisco Geraldes, Matheus Pereira e Demiral, sobretudo estes.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 16:29

Teoricamente é tudo muito bonito. Confesso, no entanto, que não vejo Francisco Geraldes ser uma mais-valia para o Sporting.

Demiral não depende do Sporting uma vez que a cedência tem opção de compra.
Sem imagem de perfil

De L a 03.11.2018 às 10:48

O nosso clube nunca elegia duas vezes uma figurinha como aquela que alguns só agora fingem conhecer. Como os dois apóstolos à conversa no podcast “perguntar não ofende” em baixo. A parte em que se enche a boca com exigência e competência diz respeito a todos menos aos energúmenos das bancadas. Depois do último Verão, volvido que está quase um terço do campeonato e Couceiro que já foi pai, mãe, médico, director de scouting, director de comunicação, treinador e sabe-se lá mais o quê, conseguiu manter o Sporting vivo em todas as frentes. Sabe-se lá como sem um único verdadeiro ponta-de-lança. Contra rivais que contam com três ou quatro do melhor que Portugal pode comprar no banco. Este Sporting vive para fazer o prime-time da CMTV. E pelos vistos já estava com saudades.
Sem imagem de perfil

De L a 03.11.2018 às 11:14

Era Peseiro caro Rui como é óbvio. Um abraço.
Sem imagem de perfil

De João a 03.11.2018 às 10:59

Acho que estamos a cair na tentação de criticar uma decisão boa ( Peseiro não servia) pelo processo seguinte. Sim, Varandas criou a expectativa de que tomaria uma decisão apenas com um plano B assegurado mas as coisas nem sempre são assim tão lineares, no limite se já existisse treinador até poderíamos dizer que foi tudo um teatro e que Peseiro estava despedido desde 9 de setembro e isso sim seria mais grave.
Não estou aqui a defender o presidente até porque nem votei nele, acho até o menos capaz dos 3 presidenciáveis mas tenhamos um pouco de calma, penso eu.

Entretanto parece que o treinador está escolhido e é alguém que está no activo, em resumo todos os boatos, dos melhores aos piores, estavam errados
Sem imagem de perfil

De L a 03.11.2018 às 11:05

O Peseiro não devia ter o passaporte válido para ir aos Açores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 11:07

Na realidade, até não não sabemos se todos os rumores estavam errados. Qualquer um deles pode não ter satisfeito as expectativas de Varandas.
Sem imagem de perfil

De João a 03.11.2018 às 11:43

Também uma possibilidade. Acho claramente que nós, Sporting, estamos a passar por um periodo de adaptação do ponto de vista da comunicação, passamos de um presidente que a que só faltava comunicar as idas ao wc para outro que fala menos ( ou pouco)....

Entretanto, varandas disse que tomou a decisão na quinta-feira de manhã e que na véspera apenas Beto e Hugo Viana sabiam dessa hipótese, se todos acordamos a saber disso....alguém falou demais....não é bom presságio
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 13:12

Soube-se logo de madrugada, embora a essa hora ainda não houvesse confirmação oficial.
Sem imagem de perfil

De João a 03.11.2018 às 13:41

É mesmo esse o problema, alguém libertou a informação....até pode ter sido o próprio Peseiro....mas também agora pouco interessa....

Entretanto, estando o treinador escolhido a trabalhar, poderá ser Paulo Fonseca? E se sim, o que acharia? Não tenho nenhum informação, pura especulação
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 16:39

Na Holanda ?

O Paulo Fonseca está na Ucrânia. Não vejo a lógica.
Imagem de perfil

De Greenlight a 03.11.2018 às 11:57

Varandas ao dizer que tem que negociar com o actual clube do novo treinador, como se diz na adenda ao post, descartou a hipótese de qualquer treinador desempregado. Mas Varandas também terá dito que dos nomes falados, apenas Leonardo teria sido cogitado mas logo abandonado por indisponibilidade dele. JJ foi falado? Julgo que sim mas tenho dúvidas. Esse charlatão never again! Seria pior a emenda que o soneto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 13:16

Na realidade, não sabemos quantos foram contactados. Duvido muito que a escolha final tenha sido a primeira na lista, se é que havia lista.

De qualquer modo, deve ter havido intermediação de terceiros em termos de indicar quais os treinadores disponíveis e mais indicados. Não estou a ver Varandas com conhecimentos sobre técnicos no estrangeiro.
Sem imagem de perfil

De Hugo T. a 03.11.2018 às 12:10

Bom dia,
Pessoalmente gosto do Peseiro, não é mau treinador e é alguém com caráter, no entanto concordou com a sua saída, os resultados não são excelentes mas principalmente são muito sofridos as exibições deprimentes e principalmente, falamos de futebol, a emoção não existe e nem consegui galvanizar equipa e adeptos. O Varandas decidiu e é pra isso também que foi eleito.
Que venha alguém por muitos anos.
SL
Sem imagem de perfil

De Hugo T. a 03.11.2018 às 12:12

Um reparo, o Varandas disse em recente entrevista que só despedia quando tivesse um treinador pronto a assumir.. Aqui falhou!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 13:20

Creio que há três factores principais:

- Ele começou logo no primeiro dia sob enorme pressão, por não ser uma escolha consensual, mas sim a possível.

- Fundamentalmente, apesar dos resultados mais positivos do que negativos, as exibições da equipa deixavam muito a desejar.

- O discurso dele não ajudou nada a aliviar a pressão. Sentiu-se que ele estava a ter muitas dificuldades em lidar com o clima em Alvalade.
Sem imagem de perfil

De Hugo T. a 03.11.2018 às 14:16

O último nome apontado é Leonid Slutsky.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.11.2018 às 16:32

Bem... a realidade é que a liga holandesa tem 18 equipas e se a escolha de Varandas está a trabalhar nessa Liga - e tudo indica que está - terá de ser um desses 18 técnicos.

Sendo assim, cada um pode tentar adivinhar o nome. Tem 18 hipóteses.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo