Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Entre a euforia e a realidade

Naçao Valente, em 21.01.24

Tenho vindo a notar, e com justificação, alguma euforia dos adeptos sportinguistas com o comportamento da equipa de futebol durante esta época. Na verdade, aos bons resultados, têm-se juntado boas exibições. Todos aqueles que, de boa-fé, se interessam pelo futebol, o reconhecem. E parece-me correcto reconhecer que o Sporting, pratica neste momento, o melhor futebol do nosso campeonato.

420450156_926513398840680_2922884592721695316_n.jp

Como qualquer adepto também estou satisfeito com a boa prestação da equipa. Estamos em primeiro lugar no campeonato, e continuamos vivos em todas as competições em que participamos. Mas a época vai a meio e quero lembrar que no futebol, muitas vezes por factores que não dominamos, tudo muda de um momento para o outro, como costuma dizer Rúben Amorim. Daí que me esforce por mesclar a natural euforia de momento com uns pozinhos de realidade.

No campeonato, os nossos adversários directos, continuam a morder-nos os calcanhares. Umas vezes com sorte outras com algumas ajudas estranhas, vão-se mantendo na luta. E se é certo que começaram por fazer maus jogos, também é certo que os foram vencendo, tendo vindo a melhorar, esperando ganhar novo fôlego com alguns reforços.

jl4_3240.jpg

Acreditar que a equipa tem competência para vencer títulos e dar-lhe todo o apoio para se manter motivada é o papel que cabe ao adepto. Acreditar em todos os atletas do plantel, sem excepções, confiar na equipa que os dirige, é fundamental para o sucesso. Por isso, não me parece que seja altura de palpites sobre mexidas no plantel, condenando jogadores ou pedindo a aquisição de reforços. Deixemos essa tarefa à estrutura desportiva, bem mais conhecedora das necessidades do plantel.

Embora não passem de meros desabafos, fico apreensivo quando vejo adeptos pedir este ou aquele jogador, ou criticar a aquisição de outros que são referidos na comunicação desportiva. Lembro, como exemplo, de um médio do Estoril, já condenado, por supostos catedráticos, na praça pública leonina, com base numa avaliação pessoal que desconhece todas as razões que podem estar na base das contratações.

O momento é de ter os pés muito bem assentes na terra e de apoiar os que estão e os que chegarem. O momento é de confiar na estrutura técnica e nas suas eventuais contratações, para o presente ou para o futuro. É altura de unir fileiras no apoio aos que dentro das quatro linhas defendem o Clube, sem excessos de euforia e com a convicção que temos condições para grandes feitos.

publicado às 02:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 21.01.2024 às 05:37

Pois é o q eu andava a pensar. Os do outro lado da rua, só estão a um ponto. E têm ganho (e nós somos responsáveis pelo fôlego que adquiriram ao não termos conseguido, daquela maneira, ter um resultado positivo). Não estão a esvaziar.
Não é para estar com euforias e postas de pescada que isso só serve para os ajudar. É para ir jogando e ganhando. Não dar trunfos aos outros é fundamental. saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 14:09

Manuel

Nunca digeri a derrota na Luz depois do tempo regulamentar, como me parece um pesadelo a perda de pontos em Guimarães. Foram 6 pontos que tinham dado uma folga muito significativa para os nossos adversários que depois de um início titubeante, estão melhores e cheios de confiança. Diria que a margem de erro é reduzida. Na segunda volta temos que estar ao mais alto nível.
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.01.2024 às 08:51

Lembro-me de 2015/16; o Sporting foi a melhor equipa, de longe, fez 86 pontos mas no final o Benfica chegou aos 88 e chegaria aos 100 se preciso .

Dizer que perdemos o campeonato pelo falhanço de Bhrian Ruiz é demasiado simplista. . O título tinha dono desde o início do campeonato; eles não o podiam perder.

Começa a haver alguma semelhança. Todo o cuidado é pouco.
Mas acredito nesta equipa, acredito em Amorim e temos milhares de adeptos que vão ajudar.
SL
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.01.2024 às 11:20

Possivelmente o campeonato mais mal perdido dos nossos 118 anos..

Mais do que qualquer factor responsabilizo Jorge Jesus e Bruno de Carvalho. Não tiveram a maturidade de conterem a sua arrogância quando falavam do Benfica, e assim espicaçaram e uniram o adversário.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 14:52

Juskowiak

Um bom exemplo do que não se deve fazer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 14:16

RCL

Prevejo que este campeonato será disputado até ao último jogo. E tendo em conta o que refere, os adversários jogam dentro e fora do campo. Mas vejo a equipa muito motivada e com uma boa dinâmica de jogo. Por isso continuo a acreditar. Temos que actuar de forma positiva, não confiando nos deslizes dos outros.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.01.2024 às 09:20

Eu não tenho euforia, já passei por muito em muitos anos de Sporting, por isso mesmo, sei o que é importante não cometer erros neste mercado, sei o que foi importante quando em 99/00 depois de 18 anos de agruras, o Mercado de Janeiro foi vital quando fomos buscar Mpenza, André Cruz e César Prates jogadores que nos ajudaram e muito a ser campeões. Sei muito bem o que vai ser importante este mercado. Este Porto de Conceição nunca desistirá e o Benfica está apostar tudo. Este campeonato é muito importante e quem ficar arrendado dá Champions vai ter muitas dificuldades. O título vale 100 milhões, o segundo vai ao playoff se conseguir ser apurado são 70 milhões. O Sporting se não puder ir buscar mais valias para já, não vale a pena ir buscá-las para o futuro, no fim da época tem tempo para isso e poupa o dinheiro que bem falta pode vir a fazer. Estamos num momento chave 🔑🔑
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 14:35

Perry

Qualquer adepto tem o direito de manifestar opinião sobre a vida do Clube, incluindo opções de saídas e entradas. Enquanto adepto, também não concordo com tudo o que se faz, mas mantenho reserva. Quando os responsáveis por aquisições sinalizam um alvo, creio que não o fazem de ânimo leve. Houve com certeza muita observação em aspectos que às vezes nos escapam. Por isso não faço análises, nem pronuncio sentenças sobre assuntos que não domino e sobre os quais não disponho de toda a informação. Agora se me disser que acontecem erros nas contratações, concordo, mas também vejo que ultimamente se tem acertado muitas vezes.

Sobre a questão da euforia dou-lhe razão. Se há alguém aqui neste espaço que mostra sempre negativismo é o caro. Se calhar, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Para mim senão sair ninguém do núcleo duro, já é uma vitória.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.01.2024 às 15:51

Para mim Sr. Valente o mercado acabava agora. Obrigado pela sua compreensão, logicamente que darei a minha opinião sempre, se houver uma contratação que eu penso que seja boa digo-o logo aqui também. Nunca dei palpites sobre jogadores, nunca fui expert na matéria. O que sei é o que vejo e para mim era bom termos uma mais valia para jogar á frente do lado esquerdo e que tenha pé direito, que seja rápido para ele e GYO darem cabo deles, se vier um jogador para a posição 6 e que seja mais valia para substituir quem precise , óptimo, mas tem que defender e ser melhor que o Daniel senão não vale a pena. Dou sempre a minha opinião, mesmo sabendo que não sou nenhum sábio de futebol e que posso estar errado. Gosto de ouvir as pessoas expressarem o que pensam elas próprias sobre os assuntos e respeito-as.
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.01.2024 às 16:26

" Nunca dei palpites sobre jogadores"

Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.01.2024 às 18:54

Sim sobre jogadores para virem para o Sporting, falei de características
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.01.2024 às 19:42

"Eu não tenho euforia"

De Perry, permita-me dizer que essa sua frase é uma verdade de La Palice.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 21.01.2024 às 11:22

Bom dia. 1 ponto de vantagem ao dobrar o campeonato não pode justificar euforias. Os Sportinguistas não podem ignorar os pontos perdidos com adversários directos que obrigam a equipa à vitória contra os mesmos, na segunda volta. Senão, lá se vai a magra vantagem e veremos o primeiro lugar por um canudo. Depois, há aquelas certezas absolutas.
Se o Hjulmand tivesse entrado a um adversário como o Pepe o fez aos 5 minutos do jogo de ontem contra um jogador do Moreirense, ia instantaneamente para a rua e ficávamos a jogar com dez aos 5 minutos de jogo..
Cuidados adicionais com as baldas a defender também se pedem à equipa.
Cada jogo é diferente do anterior. O Sporting está sempre obrigado a jogar o dobro para contrariar ou igualar as odds e poder aspirar ao título desta época. O Sporting vai de fórmula-E a gerir a autonomia da bateria, enquanto outros vão de bólide com motor a combustão e ainda por cima têm poços de petróleo e refinaria...
Esses é que são os favoritos. SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 14:47

João Gil

Concordo. O Sporting tem de jogar o dobro. Não pode contar com ofertas por cima ou por debaixo da mesa, mas a verdade é que até agora mostrámos que não somos inferiores aos adversários, antes pelo contrário.

Os adversários já perceberam que têm que respeitar este Sporting e estão a reforçar-se, mas numa nota positiva também estamos a melhorar. No entanto há factores que não dominamos, mas continuo confiante.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.01.2024 às 11:23

Pois.... com o Benfica a 1 ponto não há, de facto, o menor espaço para quaisquer tipo de galvanizações. O objetivo da época tem de ser sempre ganhar o próximo jogo. Temos de aprender com o desastre de 2016.

Desconfio que o campeão deste ano será o primeiro a cair da Liga Europa.

Sem imagem de perfil

De Pacheco a 21.01.2024 às 14:57

Vou só aqui referir esta estatística:

Golos sofridos até agora:

Sporting 19
Benfica 11
Porto 12

Quando o jogo ofensivo não corre bem, é preciso ter uma defesa sólida, a defesa ganha os campeonatos.

Penso que quem ganhar o dérbi vai ser campeão, mas sim, vai ser disputado até à última ou penúltima jornada.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.01.2024 às 15:54

Por isso mesmo a posição 6 é tão importante, porque ajuda a equipa a sofrer menos golos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 16:13

Pacheco

De facto a defesa tem mostrado oscilações. No entanto penso que quando estiver completa tem condições para melhorar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 21.01.2024 às 18:33


Amigo Nação Valente

Faz um alerta oportuno que subscrevo. Para mais, os sportinguistas são exímios a passar da ilusão à desilusão ou da euforia ao desânimo com enorme facilidade. Convém observar todo o tabuleiro (e também para o outro lado do tabuleiro). Um campeonato em que a vitória vale 3 pontos é susceptível de alterações rápidas na tabela classificativa. Ambos os nossos rivais mordem-nos os calcanhares, é verdade, estamos à frente, temos uma boa sequência de vitórias e podemos estar confiantes, mas recomenda-se união, bom senso e racionalidade.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 19:03

Amigo Leão Zargo

É sempre melhor estar à frente. Entusiasma e motiva a equipa. Na primeira parte estivemos bem, mas a segunda parte vai ser mais difícil, como já disse Rúben Amorim. Manter a máxima concentração, com os pés bem assentes na terra e praticar a humildade, for e dentro do campo, recomenda-se.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.01.2024 às 19:07

Com um ponto de vantagem, não dá para grandes euforias, os adversários diretos perderam pontos, má nos já os perdemos contra o Benfica, em que fomos roubados o Guimarães também, enquanto os adversários diretos gozam de vantagens com arbitragem, e comunicação social ,temos que jogar o triplo e não falhar, o Cann está acabar, com a vinda de jogadores ficamos mais fortes, os rivais reforçaram se que nos tornam a tarefa mais difícil, e ainda gozam de impunidade e arbitros,
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 19:22

Yazalde

tem razão, temos de jogar o triplo e às vezes não chega. Mas não há dúvidas que os adversários estão preocupados. Daí estarem a desembolsar milhões.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.01.2024 às 19:37

Amigo Nação Valente,
O seu sábio texto devia ser de estudo obrigatório para os sportinguistas.
Se há clube que não pode entrar em euforia é o nosso. Os perigos espreitam por todos os lados, estejam eles directa ou indirectamente a nós ligados.
Só com a união e o suporte constante dos adeptos podemos atingir o sucesso. Ao contrário de outros, ninguém nos vai amparar nos períodos difíceis.
É surpreendente como, jogando o que as equipas jogam, os nossos rivais conseguem estar a esta distância na classificação. É mais um alerta para afastar euforias.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 20:26

Amigo Leão do Norte

A euforia faz parte do ADN do adepto em geral, quando a equipa que apoiam joga bem e consegue bons resultados. Pessoalmente, não me deixo capturar por euforias ou por depressões, mas conheço sportinguistas que o fazem. E a euforia manifesta-se de muitas maneiras, de entre elas no apoio ou não apoio à equipa consoante as prestações. O que gostaria que acontecesse é que esse apoio fosse igual, nos bons e nos menos bons momentos.

A união e o apoio de todos deve ser o lema e a prática. Satisfeitos com a prestação da equipa, temos de ter consciência que ao contrário dos rivais, não podemos contar com ajudas mais ou menos veladas. Com competência e humildade vamos caminhando, sem embandeirar em arco.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 21.01.2024 às 19:40

Muito sinceramente não vejo nem aqui, nem no meu círculo de amigos e familiares Sportinguistas nenhuma euforia.
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.01.2024 às 20:05


Também não, nem no grupo de amigos Sportinguistas. Temos memória, perdemos no passado campeonatos que pareciam ganhos.
Mas que somos candidatos ao Título, isso somos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2024 às 20:29

RCL

Que somos candidatos ao título não há dúvida. mas ainda falta muito caminho.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo