Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Equipa B é plano... B

Rui Gomes, em 16.09.20

img_920x518$2020_09_16_09_54_16_1754975 (2).jpg

Caso os testes de despistagem à Covid-19 entretanto realizados (os de ontem e os de amanhã) confirmem o pior dos cenários – a existência de mais jogadores infectados, além dos sete já identificados –, o Sporting pode ter de colocar em prática o... plano B, ou seja, o recurso à equipa secundária para compor a lista de 18 convocados com vista ao embate com o Gil Vicente, agendado para sábado, às 18h30.

Este plano não oferece riscos de maior, uma vez que, à semelhança do que sucede com os futebolistas do plantel principal, também os jogadores da equipa B têm sido testados com frequência – ainda ontem o foram – e estão, por isso, em condições de ir a jogo, assim a equipa técnica o entenda como necessário e a respectiva inscrição dê entrada na Liga até sexta-feira. O conjunto orientado por Filipe Celikkaya registou, desde o início dos treinos, três testes positivos à Covid, ainda em Agosto, portanto já ultrapassados.

Esta solução pode ser adoptada também para a estreia na Liga Europa, de amanhã a uma semana, já que muitos dos elementos que compõem a segunda equipa podem ser inscritos na UEFA, na denominada Lista B. E aqui o recurso a esta alternativa pode ser ainda mais importante, uma vez que na Europa não existe a mesma facilidade em adiar jogos, pelo contrário. Entre os jogadores que poderão reforçar o plantel principal encontra-se Joelson Fernandes, que já trabalhou com o grupo principal e poderá, agora, ser repescado. A equipa B estreia-se oficialmente a 21 de Setembro, com o Oriental, no Campeonato de Portugal.

Seis jogos com limitações

Este é um cenário a que o Sporting poderá ter de habituar-se até ao final do mês, já que os sete casos positivos identificados (Luís Maximiano, Renan, Borja, Gonçalo Inácio, Rodrigo Fernandes, Pote e Nuno Santos) estão a cumprir um isolamento obrigatório de 14 dias. Esta situação terá implicações directas nos embates com Gil Vicente e Paços de Ferreira, da Liga NOS, e na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, no dia 24, frente ao vencedor do Viking-Aberdeen, amanhã.

Há, porém, mais duas partidas que podem ser afectadas: com o Portimonense e jogo único do playoff da Liga Europa, se os leões passarem. Depois, a competição pára devido aos compromissos das selecções.

Reportagem de João Lopes e João Soares Ribeiro, Record

ADENDA

Rúben Amorim terá testado positivo à Covid-19, assim como mais um jogador do plantel principal, após a mais recente onda de testes, juntando-se aos sete já conhecidos (há também um elemento do staff).

O treinador do Sporting está assintomático. Tal como os jogadores infectados não poderá ir para o banco se houver jogo com o Gil Vicente e terá de cumprir uma quarentena de 14 dias.

A decisão de avançar ontem com mais uma ronda de ensaios clínicos foi uma medida de precaução dos responsáveis leoninos. O objectivo passava por detectar novos casos que não tenham sido identificados no fim de semana e que ainda possam surgir, o que veio a suceder com Rúben Amorim e mais um jogador.

Nota: "Os colégios são a fonte de contágio identificada no clube leonino". Isto, segundo Record, mas confesso que não compreendo o significado de "colégios" neste contexto.

publicado às 12:51

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De JCR a 16.09.2020 às 14:32

Rúbem Amorim, com COVID-19, e mais 1 jogador também, segundo alerta da CMTV...adeus 1º jogo da nova época!
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 16.09.2020 às 15:08

De acordo com as últimas notícias, Ruben Amorim e +1 jogador estarão igualmente infetados, o que só vem piorar o cenário traçado no post.

Como terá sido possível tal descuido das medidas de higiene e segurança? Para além do Gil Vicente, não temos ouvido casos de outras equipas da I Liga com surtos desta dimensão! Este cenário requer a tomada de medidas drásticas e imediatas, como o isolamento na academia durante as próximas 2/3 semanas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2020 às 15:36

Na realidade, não sabemos se houve "descuido" de alguém. O que me parece claro é que houve um ponto de origem com pelo menos uma pessoa, que, entretanto, contagiou outras.

Como todos estão assintomáticos, identificação só ocorreu gradualmente e após as várias ondas de testes.

Um facto incontestável é que se está a tornar numa situação muito grave para o Sporting, nomeadamente com a equipa principal, como é óbvio.
Sem imagem de perfil

De MAV a 16.09.2020 às 16:15

Afinal havia mais casos "escondidos"
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 16.09.2020 às 15:23

Enfim, até estranhava se não nos acontecesse... quando algo tem que correr mal, no Sporting corre mal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2020 às 15:37

A Lei de Murphy nunca está longe do Sporting. Sempre assim foi...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 16.09.2020 às 15:44

Não sou supersticioso, mas se fosse diria que o Sporting é um clube mal fadado.

Não há nada que não nos aconteça?!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 16.09.2020 às 22:39

Mas também não posso atribuir ao azar toda a responsabilidade. Caramba, quantos clubes há na 1a liga ? Só nós e o Gil Vicente estão com vários infectados. Tem que haver mais qualquer coisa do que apenas o azar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2020 às 22:42

Há sempre quem não esteja satisfeito sem ter um bode expiatório à mão.

P.S.: Deve andar distraído, se não tomou nota dos vários outros casos de registo.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 16.09.2020 às 23:02

Excepto o caso isolado de Svilar, há mais algum caso na 1a liga ? Se há não vi noticiado
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2020 às 23:09

Dois dos jogos da jornada inaugural da II Liga (o Académico de Viseu-Académica e o Feirense-Desportivo de Chaves foram adiados pelo mesmo problema.

Belenenses, Moreirense, Famalicão e Vitória de Guimarães, 11 casos ao todo.

E haverá mais algum que não me vem agora à memória, além do jogador do Benfica que já indicou.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 16.09.2020 às 15:38

Hoje mais um jogador do Sporting testou positivo, totalizando 8, tal como Rúben Amorim, que também deu positivo. O Sporting tem um surto importante e declarado no plantel. Com o que se sabe e com o número de atingidos nas duas equipas, realizar o jogo com o Gil Vicente será um risco e uma irresponsabilidade. Na liga Europa, arriscamos a eliminação se o jogo não se puder realizar.
A ciência sabe que a transmissibilidade pode ocorrer até tão tarde como 90 dias depois dos infectados estarem negativos e aparentemente “limpos”. Significa que o Vietto pode jogar e continuar a infectar todos à sua volta, confiante de que não porque o protocolo de isolamento é de 14 dias.
Quem é que vai assumir o risco, se as autoridades de todo o mundo atiraram todo o mundo para um regime de confinamento psicológico permanente e duradouro, pelo medo do contágio?
SL
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 16.09.2020 às 15:47

Quais são as fontes para o que está a dizer na seguinte frase?

"
A ciência sabe que a transmissibilidade pode ocorrer até tão tarde como 90 dias depois dos infectados estarem negativos e aparentemente “limpos”. Significa que o Vietto pode jogar e continuar a infectar todos à sua volta, confiante de que não porque o protocolo de isolamento é de 14 dias.
"

Se for assim, é gravíssimo, e não estou a falar do futebol, mas para a sociedade em geral.
Acho que é preciso ter algum cuidado quando se diz algo tão importante como o que disse.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 16.09.2020 às 17:24

Leia o que escrevem e dizem fontes médicas internacionais e se quiser veja as notícias de hoje, disponíveis em vários sites.
Já agora e pelo que dizem as notícias a fonte de contágio no Sporting terão sido os filhos de jogadores e técnicos que contraíram o vírus nos seus colégios, embora assintomáticos, contagiando os pais, dessa forma.
SL
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 16.09.2020 às 17:40

Não me respondeu à minha pergunta.
Porque dizer que leia simplesmente, pode me levar a diversos enganos, até porque o que há mais são fontes e muitas delas com informação contraditória.

Lançar assim desta forma um possível "facto" tão relevante sobre o comportamento do virus deve ser na minha opinião verdadeiramente fundamentado, o que não vi da sua parte, e pode criar confusão e comportamentos erráticos a quem a lê.

Continuo assim a aguardar a sua resposta.

Sobre a questão dos colégios, são de facto lugares de risco, mas para quem tem filhos pequenos, infelizmente é complicado ou praticamente impossível que as crianças não deixem de ir à escolas, creches, etc.

Ao contrário se calhar de muitas mentes, eu considero que a ida à escola e a formação e educação das nossas crianças é muito mais importante que um jogo de bola.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 16.09.2020 às 18:14

Meu caro,
Eu não sou jornalista e não sinto que estes comentários sobre os posts dos autores se rejam por critérios jornalísticos que obriguem a citar fontes e publicações científicas sobre isto ou aquilo.
O que referi está escrito, é público e foi noticiado hoje mesmo. É o resultado de um estudo efectuado por autoridades científicas russas no domínio da virologia.
Procure na internet e encontrará a noticia completa. Pode perfeitamente levar-se a notícia à conta da necessidade de vender a vacina que eles mesmo produziram.
Eu fiz da mesma notícia uma interpretação livre sobre o risco e o desconhecimento grande, mesmo dos especialistas, sobre esse mesmo risco e sobre como um jogo entre atletas aparentemente sãos pode converter-se num problema, se tal fosse verdade, como admitem alguns. Se é pir razões de marketing político e oara vender vacinas, são outros 500..
Além do risco de saúde, que temos de presumir que existe porque é isso que nós têm transmitido como certo, equipas sem condições de se apresentarem na sua máxima potencialidade serem “obrigadas” a jogar não permite igual oportunidade a ambas nem salvaguarda a verdade e o equilíbrio da competição.
O ponto é simples e é o seguinte:
Não foram os clubes de futebol a declarar a pandemia e dizer ao mundo que era perigoso estarmos próximos uns dos outros e a interromper e decretar a proibição de actividades. Foram as autoridades. Bastou o regresso à escola e explodiram os contágios.
Portanto, se as competições prosseguirem com o aval das autoridades, quem garante a igualdade e a verdade da competição se as equipas não puderem apresentar-se, todas, com as mesmas condições óptimas de competitividade?
SL
Sem imagem de perfil

De JCR a 16.09.2020 às 16:42

Esqueci-me, no meu 1º post, de desejar rápida recuperação a todos os afectados por esta pandemia, na equipa sénior do SCP!

O que nós, adeptos, precisamos, é que a direcção se reuna e analise profundamente, os motivos para, na época transacta pós-interrupção, nenhum caso ter acontecido, e agora, sem estarmos a jogar a nova época, já são 10 casos, 8 jogadores, 1 treinador, e 1 membro do "staff", e portanto, algo tem que ser feito, para se evitar que tais números não se voltem a passar.

As "bolhas" de Alcochete e Algarve, são hipóteses, mas antes disso, se não se descobrir o motivo de todos estes casos, essas bolhas caem por terra, e por isso é que peço análise profunda e detalhada.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 16.09.2020 às 18:52

Vamos lá a ver :

Como é que há tantos casos nos jogadores da 1ª e 2ª liga ? Não fiz um apanhado, mas arriscava que 20% a 30% já testaram positivo nestes dias. estavamos todos bem tramados se essa % se alastrasse à população em geral.

Já agora alguem sabe os criterios para adiamento de jogos - por exemplo, com 7 jogadores positivos, o Sporting era obrigado a jogar ? com o treinador e 10 jogares por exemplo o jogo é adiado ?
Sem imagem de perfil

De RCL a 16.09.2020 às 20:12

Também a gripe asiática explodiu com a abertura das aulas em outubro de 1957. Era expectável.
Em relação ao tempo de contágio, um imunologista inglês muito respeitado teve estas palavras simples : do novo coronavirus só sabemos que muito pouco sabemos. Realmente aprendemos todos os dias.Como alguém disse a Covid-19 terá de ser encarada como aquele vizinho chato a que já nos habituámos.
Não se podem prender as pessoas em casa, os jovens vão continuar a transgredir e ainda há dias em Fátima tivemos um mau testemunho de um público especial.
SL

Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 16.09.2020 às 21:46

Isto é muito grave para o clube.
Um jogo do campeonato ainda se faz sem alguns jogadores, agora o da Liga Europa é uma situação terrível.
Não sei do valor real dos possíveis adversários, mas ir jogar com 4 ou 5 jogadores da equipa B, não é a mesma coisa do que ir com a equipa principal.
É uma prova europeia e o Sporting não pode ficar de fora m
Sem imagem de perfil

De Geraldes CB a 17.09.2020 às 00:29

A questão dos colégios é simples: segundo a notícia, os contágios tiveram origens nos filhos de atletas, que são assintomáticos, e que terão contraído o vírus nas respetivas escolas, isto é, colégios particulares.

Não há aqui nenhuma Lei de Murphy. Deixemos-nos destes complexos de perseguição e de que o mundo está sempre contra nós. No Benfica, há, para já, dois casos confirmados, que me lembre: David Tavares, que esteve meses a testar sempre positivo, e Svilar. Para já...

O Gil Vicente, como sabemos, tem quase uma vintena de casos. Outros clubes -como o Rui apontou, salvo erro - tiveram também casos positivos. Dois jogos da segunda liga foram suspensos e adiados. Ou seja, infelizmente, esta situação, mais tarde ou mais cedo, vai bater à porta de todos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.09.2020 às 00:39

"Deixemos-nos destes complexos de perseguição e de que o mundo está sempre contra nós".

Quem é que o informou que a Lei de Murphy tem esse significado?
Sem imagem de perfil

De Geraldes CB a 17.09.2020 às 10:21

Eu sei muito bem o que diz a Lei de Murphy e quem foi o dito, algo que não deve suceder com muito boa gente. O que é necessário é perceber o que os outros escrevem, o contexto e a sequência das ideias.
Sem imagem de perfil

De RASR a 17.09.2020 às 10:33

Um ponto que gostaria apenas de suscitar também para debate. A não ser pela especialidade da época que se vive, com todos os seus constrangimentos, para quem pede o adiamento dos jogos, em que termos pode o mesmo ser decretado? Relembro que, na época passada, o Vit. Setúbal teve mais de uma dezena de casos de diarreia ou gripe ou lá o que foi... Pediram o adiamento que não foi concedido, igualmente pela intransigência em determinadas exigências do clube sadino. De ambos os clubes, o Sporting é aquele que pode queixar-se menos. O Gil Vicente tem 15 jogadores em quarentena. O Sporting até da equipa B pode reforçar-se...

Assim, a minha questão é, a não ser que esteja em vigor alguma resolução temporária da Liga e da FPF para situações Covid-19, em que termos pode um jogo ser adiado?
Sem imagem de perfil

De Joli de sousa a 17.09.2020 às 15:05

A vossa hipocresia é tremenda. Enquanto a situação do gil vicente era preocupante, defendiam a realização do jogo...quanto não vale uma vitória!!!
Agora que vos atingem já pensam que o jogo deverá ser adiado. HIPÓCRITAS!!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo