Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A equipa B do Sporting CP vai competir no Campeonato de Portugal já na próxima época. Ao que consta, os responsáveis leoninos tiveram ontem a confirmação por parte da Federação Portuguesa de Futebol que a sua equipa secundária é uma das quatro que, por mérito desportivo, será integrada no terceiro escalão do futebol nacional, isto antes de uma reestruturação dos quadros competitivos que já tem calendarização definida.
O Sporting CP, teve, porém, de comprometer-se a cumprir a exigência principal do órgão federativo, concretamente a manutenção da equipa de sub-23 na Liga Revelação, assim como as restantes equipas de formação, que, naturalmente, nunca estiveram em causa.
Frederico Varandas tinha como objectivo, desde a primeira hora, em Setembro de 2018, a reactivação da equipa B - depois da decisão do seu antecessor, Bruno de Carvalho, no final de 2017/18, em não renovar o protocolo para manter a equipa secundária, encaminhando-a para a despromoção desportiva e até a extinção da mesma, então apontando os custos excessivos como uma das causas -, tendo agora conseguido o desiderato um ano antes do objectivo proposto, que era o início da estação 2021/22.
A Federação abriu a porta ao regresso, o Sporting aproveitou e tem de encontrar soluções orçamentais que sustentem mais um projecto, indispensável para quem pretende apostar cada vez mais na formação.
Entretanto, emergem uma série de questões importantes. A primeira das quais passa pelo treinador, pelos jogadores, mas também onde irá actuar a formação secundária, uma vez que a Academia Sporting está a ser intervencionada e possui apenas um campo principal com bancada, onde jogam os sub-23, equipa feminina, juniores e juvenis.
É possível que os B venham mesmo a optar por outro campo para actuar como visitado. O plantel, esse, será constituído maioritariamente por atletas provenientes dos actuais sub-23, podendo igualmente integrar alguns elementos que estão actualmente cedidos a outros emblemas, em patamares competitivos inferiores à primeira divisão.
Definido o regresso à competição da equipa B na próxima temporada, a Sporting SAD vai agora acentuar as diligências no sentido de escolher um técnico que trabalhe de forma próxima com o responsável pela equipa principal, no caso Rúben Amorim. Aliás, este terá mesmo uma palavra a dizer. Como o nosso jornal oportunamente deu conta, o técnico dos sub-23, Leonel Pontes, é um dos mais sérios candidatos a assumir o projecto, mas outros nomes estão naturalmente a ser considerados por Frederico Varandas.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.