Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Equipa B para regressar?

Rui Gomes, em 30.10.19

download.jpg

Por enquanto, ainda não há palavra oficial da Direcção do Sporting, mas esperamos que esta notícia de Record  seja bem fundamentada.

A concretizar-se, será a rectificação de um erro grosseiro do ex-presidente destituído, que retirou à formação uma importante plataforma de crescimento. A vontade de tudo gastar na equipa principal deixou ao abandono uma das principais marcas do Clube.

Uma contrariedade, no entanto, é que a equipa B a regressar terá de o fazer, em princípio, via o Campeonato de Portugal, uma vez que foi despromovida na época de 2017/18.

Jorge Silas comenta o tema:

"Acho que a equipa B nunca deveria ter acabado. O Campeonato de Portugal e a II Liga são muito competitivas e é de qualidade intermédia entre a Liga Revelação e a I Liga. Permite aos jovens evoluir e é uma pena que não exista. Acho que é um passo importante para o Sporting, que deve pensar nele, para termos mais Rodrigos, Pedros Mendes e Matheus".

publicado às 10:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De William a 30.10.2019 às 11:04

Rui Gomes essa sua obcessão com o "ex presidente destituido" está cada vez mais vincada em cada artigo que coloca.

O BdC na altura que acabou com a equipa B, não foi com a vontade de gastar tudo no futebol profissional. Até porque a equipa de sub-23 começou a ser integrada no...futebol profissional. A equipa B estava integrada no futebol jovem.

Foi uma tomada de decisão de forma a fazer uma "limpeza" do plantel da equipa B e começar a aproveitar os jogadores mais promissores do nosso clube (juvenis / juniores) e claro também ir buscar alguns jogadores destas idades a outros clubes.

Na altura o SCP foi um dos grandes impulsionadores desta competição e estava previsto que fosse ter mais competitividade e importância que a que tem neste momento. Mas ainda é uma competição jovem e tem passos largos para crescer, com a ajuda da FPF.

Ter uma equipa B e uma equipa de Sub-23 terá muito mais custos para o clube. Até porque para ter uma equipa B competitiva na segunda liga é preciso algum investimento.

SL

Sem imagem de perfil

De RCL a 30.10.2019 às 11:33

Espero que sejam dadas oportunidades à formação e que não se façam contratações para a B, como noutros tempos. Concordo com o regresso da equipa B. Nunca devia ter acabado.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 17:26

Bem... em princípio, a ideia é mesmo de promover os jovens da formação.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.10.2019 às 12:28

Só acho boa ideia se acabarem com a Equipa sub-23.

Aumentar os escalões implica uma dispersão de talento e um aumento de jogadores.

Para mim apostar na formação é formar jogadores (até idade sénior) e não ter medo de lhes dar oportunidades na equipa principal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 12:34

Não me parece que seja essa a ideia. A equipa de sub-23 servirá de ponte de ligação à B, integrando esta, porventura, por vezes, jogadores do plantel principal menos utilizados ou a regressar de lesão.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.10.2019 às 16:56

Se assim for, mão me parece nada boa ideia trazer de volta a equipa B.

Um miudo bom ou muito bom sai dos Juniores e o objectivo, mesmo que não seja imediato deve ser a equipa principal.

Não sendo imediato, tem os sub-23 e a possibilidade tambem de ser emprestado a um clube da segunda ou mesmo da primeira liga.

25 jogadores para os sub-23
25 jogadores para a B
10/15 para rodar emprestados é muita gente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 17:27

O que o caro não está a ver é a diferença, em termos de nível competitivo, entre a Liga Revelação e a II Liga. É enorme!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.10.2019 às 18:17

Tudo bem - venha a equipa B, só não concordo com as duas
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2019 às 12:41

Não deixe que a verdade estrague uma boa história.
A equipa B desceu ao campeonato de Portugal no último ano de BdC, que decidiu acabar com a equipa, mas depois a Comissão de Gestão reverteu a decisão (https://maisfutebol.iol.pt/geral/13-07-2018/sporting-equipa-b-continua-e-joga-campeonato-de-portugal)
No entanto, ainda no mandato da CG, e após ter a equipa inscrita, o Sporting desistiu de participar, alegando que iria dar primazia aos sub23 https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/sporting-b-desiste-do-campeonato-de-portugal-e-fpf-reorganiza-series-9599612.html.

Quanto à decisão, boa decisão, não deveria ter acabado, seja no mandato de BdC ou no da CG
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 13:15

Para já, abandone essa ideia de deixar links. Diga a sua opinião com ou sem referência a artigos noticiosos.

Segundo, está a tentar adornar o quê, precisamente?

Foi no mandato do lunático que a equipa B foi praticamente abandonada e consequentemente despromovida ao Campeonato de Portugal.

A Comissão de Gestou ponderou o seu regresso mas depois recuou com a ideia ao verificar que na altura não havia condições para o efeito.

Tudo isto sem links!
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2019 às 13:28

Rui, os links foram para demonstrar que neste assunto da equipa B nem tudo foi culpa do "destituído". Como disse, "não deixe que a verdade estrague uma boa história".

Quanto à minha opinião, foi dada. E já me devia "conhecer" para saber se há coisa que não tenho medo é de dar a minha opinião
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 13:52

Reitero que aqui não queremos links. Obrigam-me a peder tempo a consultar cada um e o meu tempo já é muito limitado.

Mas links ou não links, pretende-se defender o quê?... A equipa B foi de certo modo abandonada à sua sorte naquela época e foi despromovida. Quem era o presidente?

Que mais há a dizer?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.10.2019 às 12:55

Aqui a questão é se já assim é difícil para o Sporting segurar os talentos da formação, com a equipa B isso significa mais 25/30 jogadores, o que na minha opinião tendo em conta os empresários abutres que rondam Alvalade, acho preferivel manter a equipa sub 23, emprestar jogadores a clubes da I Liga e apostar nos verdadeiros talentos. Ainda este ano tivemos o Thierry Correia, P.Mendes entre outros que comprovam não ser obrigatório ter uma equipa B.

Relembro ainda que essa equipa B não iria começar na II Liga mas nos Distritais....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 13:17

Porque é que não consegue comentar sem dizer parvoíces???

Distritais???

Com o resto nem vou perder o meu tempo a responder.
Sem imagem de perfil

De William a 30.10.2019 às 15:30

@Rui Gomes,

Não sabendo como está o processo e o que estão a pensar, o mais normal é sim..começar pelas distritais.

A não ser que queiram "comprar" a vaga de alguma equipa que entre em falência.

Na altura começaram todos na II liga porque foi um acordo com a FPF e Liga.

Mas vamos aguardar o desenrolar desta situação.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 17:23

Essa das distritais é novidade para mim. Veremos...
Sem imagem de perfil

De Tiago a 30.10.2019 às 17:57

Não havendo compra de vaga, como referiu o William, o lugar óbvio de uma equipa que se inicia é mesmo nos distritais.
Foi onde começou a nova equipa do Belenenses (clube).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 19:34

Parece-me que uma equipa B não é a mesma coisa.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 30.10.2019 às 20:47

A excepção foi aberta na altura para as 6 equipas que iam às competições europeias nessa época (se não me engano). Não me parece que as excepções estejam ainda em vigor. Mas por acaso também gostava de ter a certeza da informação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 22:00

Nunca questionei esta situação mas agora também fico na dúvida.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.10.2019 às 21:38

Não, a exemplo do que aconteceu ao Braga B e Guimarães B que desceram, o Sporting B irá, em princípio, disputar o Campeonato de Portugal. Abaixo ainda existem os Distritais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 21:59

A diferença, no entanto, é que o Sporting abandonou a competição.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.10.2019 às 22:39

Tem razão. Estive a ver, por exemplo, o Farense criou esta época a equipa B e está a competir nas Distritais AF Algarve 2.ª divisão ! Se for assim ....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 22:53

Dando-se essa eventualidade, confesso que não vejo o Sporting entrar com uma B para ter de começar competindo nas distritais.

Que talentos da formação, e outros, se vai arriscar a esse nível?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 22:51

Schmeichel,

Sinto, em boa consciência, que devo retirar a designação de "parvoíce" no que diz respeito à possibilidade de o Sporting ter de começar com uma equipa B nas distritais.

Após pesquisa, reflexão e outros comentários de leitores, fica a dúvida.

Admitindo esse cenário, não vejo uma equipa B do SCP nos distritais.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 30.10.2019 às 16:31

A extinção da equipa B, na minha modesta opinião, foi mais um, entre tantos outros e lamentáveis erros da anterior direção.
Porquê?
Creio de muito simples a explanação do mesmo. Porque qualquer que seja o desinvestimento estrutural, organizacional ou patrimonial na área de formação - como é o presente caso, mais tarde vem a revelar-se prejudicial, senão mesmo de contorno danoso.
A competição a disputar pela equipa B, é em si, mais um patamar que contribui para a segmentação quantitativa e qualitativa na formação.
Ora, a excelência da formação no futebol, é um objetivo fundamental e estratégico, integrado na cadeia de valor essencial e imprescindível ao core e vida do Sporting - não único, nem univoco, porque somos e nos assumimos ecléticos, mas de âmbito incontornável e existência imprescindível.
Os encargos de estrutura derivados, de ter ou manter uma equipa B, não podem, nem devem ser analisados exclusivamente como um custo, mas sim, numa perspetiva de investimento a médio prazo.
Por outro lado, a errônea decisão que lhe pôs fim, não visou conter custos ou economizar o que seja, dado que esses recursos foram transportados, esbanjandos de forma irresponsável e danosa, tal como qualquer jogador de pôquer em desespero - jogando tudo o que tem e não tem, numa aposta cega e absurda, como se o amanhã não existisse e hipotecando o futuro.
Na prática, visível e factual aos nossos olhos, o presidente destituído perdera toda a noção da realidade e de forma altruísta e desesperada, acaba por dar salto para a utopia e abismo.
Por tudo o exposto e nesta óptica, diria mesmo que também nesta matéria, a Direção anterior praticou por omissão ou conivência, gestão danosa no mínimo.
Estamos a caminhar, com rumo e estratégia, recuperamos credibilidade Honra e Orgulho.
A nódoa negra, está em vias de ser expurgada e definitivamente erradicada, devolvendo a Esperança, também, aos petizes e jovens que amam e sofrem pelo Sporting, designadamente, aos que vivem e frequentam a Academia.
Força Sporting.
SL


Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2019 às 16:32

A equipa B e o Campeonato de Portugal e a II Liga colocam-se num patamar competitivo superior ao da equipa sub 23 e a Liga Revelação. Como se sabe, os jogadores possuem ciclos específicos de crescimento e de afirmação próprios e a existência dos "B" permitirá uma evolução mais rápida. Ainda hoje o treinador Silas referiu-se a isto mesmo.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.10.2019 às 17:14

Caro Leão Zargo

Eu tambem acho que por exemplo para os nossos jogadores dos sub-23 que era preferivel competir na II liga que na revelação, mas depois quem vai para os sub-23 ?

Se for para subir os Juniores mais cedo (e por arrasto os outros escalões anteriores) ainda vejo que possa ser interessante, mas mesmo assim não sei.

ter muitos escalões pode ser uma desculpa para não apostar num miudo com talento na equipa A
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 17:30

O que está a acontecer hoje em dia é precisamente isso, mas convém reconhecer que saltar muitos escalões não é para todos. Só mesmo para talentos que se mostram acima da média.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.10.2019 às 18:47

Caro Cris Dileo

Os três grandes seguiram estratégias diferentes. Neste momento, o Sporting compete nos sub 23, o Benfica na 2ª Liga e nos sub 23 e o Porto na 2ª Liga.

Creio que a melhor estratégia é a do Benfica que procede à rotação de alguns jogadores entre B e sub 23, não tendo propriamente dois plantéis separados. Os jogadores que se têm destacado na equipa principal em geral são provenientes dos B.

A posição do Porto é a de que a Liga Revelação não é suficientemente competitiva.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.10.2019 às 20:05

Pode haver alguma rotação, mas creio que entre equipa B e sub-23 Benfica tem mais de 60 atletas.

Na minha opinião - a estrategia do Porto é a mais acertada
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2019 às 20:14

O FC Porto não faz o mesmo por uma única razão:$$$
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 31.10.2019 às 08:24

Leão Zargo----------O ideal na minha opinião seria ter as duas formações . Na equipa sub-23 jogariam os melhores jogadores que saem dos juniores e juvenis. Não havendo esta equipa, acho muito "agressivo" jogarem na equipa B,, pois mesmo no Campeonato de Portugal apanham jogadores com mais experiência e muitas manhas entre elas a agressividade, que eles ainda não adquiriram.
Também temos o problema financeiro com mais jogadores, técnicos etc. pois são precisos entre 40/50/60 jogadores, e depois mais campos para treinar.

Espero que a SAD resolva da melhor maneira, pois é uma decisão de risco, pois só os treinadores sabem a matéria-prima que existe dentro do clube e a necessidade de comprar mais jogadores. Pessoalmente não gosto de ver o meu clube massacrado pelos adversários, como aconteceu na última vez que existiu a
equipa B. O que interessa é aproveitar o maior número possível de jogadores para a equipa principal e terá de ser essa a finalidade de competir com uma ou duas equipas conforme decidirem. Os custos desta decisão devem de ser equacionados, pois dizer que estão prontos para entrar na equipa principal uma carrada de jogadores e nenhum jogar, não me parece uma política acertada.Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De João Gil a 30.10.2019 às 22:45

O campeonato de sub-23 não proporciona aos jogadores competição de nível suficientemente exigente para as ligas profissionais. O fim da equipa B do Sporting colocou o nosso futebol numa posição de fraqueza comparada com a dos principais rivais, que vêm preparando melhor os seus talentos para a competição a sério. O risco de se perderem alguns dos bons Sub-23 não é tão pequeno assim. Se os melhores não tiverem promoção efectiva e rápida à equipa principal será difícil fixá-los no clube. E há vários que agora nos sub-23 não se disporão a esperar épocas sucessivas no mesmo patamar antes de se estrearem e terem uma chance real no plantel principal. Uns bons 2/3 da equipa de sub-23 estarão nessas condições. Resumindo e concluindo, com uma equipa B a disputar um escalão inferior pergunta-se para onde vão os jogadores dos nossos sub-23 a quem o Sporting está a acelerar a preparação e integração? O “mercado” de janeiro pode dar boas pistas sobre o que vai acontecer no futuro imediato aos melhores talentos da formação do Sporting.
Sem imagem de perfil

De RCL a 31.10.2019 às 08:40

Retirado dos jornais
Ontem no sensacional Liverpool x Arsenal para a Taça de Inglaterra, jogaram vários jovens:

Liverpool:
- Kelleher - 20 anos
- Neco William -18 anos
- Van der Berg -17 anos
- Harve Elliot - 17 anos
- Rhian Brawrt- 19 anos
- Curtis jones- 18 anos

Arsenal:
- Willock - 20 anos
- Saka- 18 anos
- Gabriel Martinelli- 18
Matteo Gvenhouz -20 anos


Eles não tem medo de "queimar" os jovens, por isso, tem a melhor Liga do Mundo.
Quem tem medo de aprender a andar de bicicleta, nunca chega a andar.
Já é tempo de Joelson começar a fazer outras coisa. Com Allison já tinha.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo