Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Erro de casting?

Naçao Valente, em 08.12.24

Se se quiser encontrar bodes expiatórios, o presidente Varandas está na lista, porque é o primeiro responsável pelo que se passa no Sporting. Mas se quisermos ser honestos na análise, no SCP existem órgãos colegiais, que são responsáveis pelas decisões. Estou certo que a vinda de Amorim para o Clube, assumida por Varandas, resultou de conselhos de pessoas que faziam parte da estrutura desportiva.

4389280121058a5650b3defaultlarge_1024.jpg

O mesmo se terá passado com João Pereira. Contratado como jogador, para terminar a carreira de futebolista, e iniciar a de treinador nos escalões inferiores, onde milita há anos, com o intuito de substituir Amorim, numa transição programada. A saída deste, de forma abrupta e criticável, fez despoletar a entrada de João Pereira, antes do que estava previsto.

Isto são os factos, para além da espuma de todas as discussões. E se não se pode atribuir unicamente a Varandas, os louros da contratação de Amorim, porque correu bem, também não se pode atribuir-lhe toda a responsabilidade, do eventual falhanço do novo treinador. Como aconteceu com Amorim, esta decisão foi, quase de certeza colegial. Se for um erro de casting há vários responsáveis.

Ao contrário dos muitos especialistas cá do burgo de tudo e mais umas botas, confesso a minha incapacidade para responsabilizar seja quem for, sem provas provadas. Se João Pereira falhar na missão que lhe entregaram, então falha muita boa gente. Falham os que desenharam esta solução, e falham aqueles que a executam. E aqui responsabilizo todos os executantes, desde os que dirigem aos que têm que executar, os jogadores. Apercebo-me que há muito tempo que diziam que esta equipa até jogava de olhos fechados. Em certo sentido concordo, embora a expressão seja exagerada, pois como se explica, que de um dia para o outro, nem saibam jogar de olhos abertos. Muito estranho.

Quero acreditar na tese do nosso amigo Leão do Norte, que acentua que a equipa, se bem o interpreto, mais que de tácticas, precisa de tratamento psicológico. Também sou levado a crer, que estes jogadores, (e é mais uma teoria), sofrem da perda do paizinho, e não são capazes de fazer o luto. Seja como for, atribuir a J. Pereira todas as culpas, parece-me desculpa de mau observador, até porque o rapaz não é nenhum génio do mal. Mas para além dos eventuais erros cometidos, há uma coisa que João Pereira não tem tido. Chama-se estrelinha. Até isso, o treinador “fujão” levou para lá de toda a equipa técnica. Não sei como escapou o roupeiro! E vá lá, continuem a incensá-lo, depois de ter puxado “fogo ao circo”

E enquanto não chega o psicólogo, João Pereira precisa de dar um grande murro na mesa, senão, mais que erro de casting, vai acabar por ser destruído. O Sporting CP, aconteça o que acontecer, continuará,  porque é eterno.

publicado às 02:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


150 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos a 08.12.2024 às 07:13

Muita gente tem culpas. Entao nao viram ao longo deste tempo todo que o J Pereira ia ser um grande treinador? Muita gente da estrutura nao sabe o que anda la a fazer pelos vistos. Diz se que nao se devem queimar etapas de um jogador com o risco de dar em nada...e com um prototipo de treinador ja se pode? Algo esta muito mal contado. Jogadores que jogavam de olhos fechados e agora nao o fazem de olhos abertos? Ou pensam que os contratos dourados para a 1 league ja nao vao aparecer??? Algo esta muito mal contado. Isto so no nosso Sporting. Como e que um treinador leva uma equipa inteira tecnica e membros de outros sectores? Algo vai muito mal. O que vale e que aqui ha muitos Amorim s e o nosso vai se estampar ao comprido e sera muito bem feito. Nunca aconteceria na 1 league o que se deu no Sporting, um contratado sair e levar com ele mais 50 contratados do clube. Desgraca portuguesa
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 10:53

Carlos

Muita gente tem culpas, mas esta vai morrer solteira. Concordo genericamente com o que diz. Infelizmente muitos adeptos, veem a árvore, mas não veem a floresta..
Sem imagem de perfil

De Carlos a 08.12.2024 às 07:19

so um aparte que so da vontade rir. Entao o Catamo da origem a um golo com culpas dele e so dele e nao advem de bola jogada, e sente se traido por um comentario do treinador em relacao ao lance? Catamo devia ter vergonha que e coisa que nao tem. A maior parte destes jogadores endeusados nem cara teem para levar uma chapada, deviam ter sido postos a jogar futebol ha 20 ou 30 anos atras pa verem o que era bom pa tosse
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 09:19

Ainda teem dúvidas que os jogadores, são também culpados? Que agora de repente ficam muito abatidos por nada?

A postura que encontrei no jogo do santa clara foi de alguém que tinha perdido o campeonato.

Só prova a falta de profissionalismo dos jogadores que sabendo o treinador que iam ter e a identidade que lhes paga.

Vejam o porto não joga nada, mas alguém aponta que os jogadores não estão a dar tudo? São essas as diferenças.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.12.2024 às 09:33

Gostei dessa da “IDENTIDADE” que lhes paga.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 11:52

Sim deviam estar com o Sporting clube de Portugal e com este novo treinador. E deixarem birras e depressões para outras coisas. São pagos para jogar no Sporting e não no Ruben Amorim futebol clube,

Mesmo levar 5-1, a situação do SCP era bastante favorável no campeonato para toda esta depressão contra o colosso santa clara.
Não sei mais como vos explicar isto.

O varandas tem culpa porque para o Bem e para o mal é a escolha dele.
É o responsável máximo do clube .

O JP tem culpa porque assumiu a posição de treinador.

Mas os jogadores é que jogam

A linha é muito tênue entre jogar mal de propósito ou dizerem que estão desmoralizados e sem confiança.

Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 09:55

Ó homem, e você a dar-lhe com isso!
Assuma de uma vez qual o seu interesse nesse discurso sem sentido e contraditório! Está a defender quem? Varandas, Viana, João Pereira?
Está a insinuar que os jogadores resolveram boicotar o trabalho de João Pereira? Porquê, não gostam do penteado dele? Resolveram prejuducar deliberadamente o clube? Porquê, não lhes paga?
Dê uma razão válida para, de um dia para o outros, jogadores que foram campeões, contavam por vitórias contundentes na liga e algumas empolgantes na CL e jogavam um futebol empolgante, terem deixado de render. Já percebemos que, na sua opinião, o facto de termos mudado de treinador, rigorosamente nada, teve que ver com isso! Portanto, os jogadores decidiram deixar de jogar por uma razão que, pelo visto, só o Tiago entende.
Ora humildemente e do alto da minha profunda ignorância, lhe peço que me (nos) esclareça essa sua teoria que eu (nós), definitivamente, não entendo (entendemos)!
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 11:41

Bom Dia,
Todos aqui dizem que o Jp é o menos culpado disto, então e os jogadores são de outra galáxia que não sabem entender o mesmo?
E unirem se ainda mais ao redor de um treinador que precisa logo sentir uma confiança brutal?
O Neto não deve ter passado essa informação aos jogadores?

Viu que disse o Ricardo que não é treinador do Famalicão enquanto esperam um novo treinador e o Brio dos profissionais durante a semana.

O senhor que acha que pode responder como quer a tudo e a todos, e diz que eu me contradigo.

Fui eu que sonhei que o empresário do Gyokeres disse que só ficava no SCP, se o Amorim lá estivesse?

Fui eu que sonhei que o geny fica magoado por ser apontado um erro pelo treinador só por dizer que não se pode sofrer golos assim, se fosse o Guadiola a dizer o mesmo já podia?

Eu como já fui ex jogador e já tive em situações parecidas sei muito bem quando os jogadores não fazem tudo para ajudar um treinador, mesmo que no intimo achem que o treinador nao passou a mensagem, unem se e dizem malta estamos em primeiro vamos entrar com tudo. Vamos mostrar quem manda, foi isso que aconteceu? Bastou me essa entrada para entender que os jogadores não estão com o treinador.

A falta de motivação e esta queda abrupta na forma de jogar e a expressão na cara dos jogadores que já entram derrotado contra um santa clara em casa, que nunca tinha ganho em alvalade com uma diferença monstruosa no orçamento e diferença pontual, mostram uma coisa ha jogadores que não teem estaleca no mínimo.

Goste ou não, veja se a diferença por exemplo na atitude do Morten em campo. Ou veja o porto o que é os jogadores jogarem mal e estarem com o treinador e lutarem até ao fim.

Talvez sem desenho consiga perceber as diferenças.

Para si é tão incomum os jogadores fazerem a cama aos treinadores?
Ou fazerem birra que querem ir embora ou braço de ferro porque sentem se enganados ?
E tudo vira um problema, ou uma tristeza?
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:10

Tiago,

Continua a escrever, escrever, escrever mas não responde ao essencial!
Porque estão, então, os jogadores a boicotar João Pereira? É por acreditarem nas suas capacidades e temerem que lhes tire o lugar?

Todos dizem que JP é o menos culpado porquanto ele não tem culpa de não ter, ainda (se é que um dia terá), as mais básicas condições para exercer o cargo!
Culpa tem quem, um dia, entendeu que haveria de fazer dele um treinador e meteu esse plano estapafúrdio em marcha!

Afirma nos vários capítulos que os jogadores não estão a funcionar com João Pereira mas a culpa é do Jubas, a mascote.

Repare bem no que escreve, caramba!
Faça um desenho, use linguagem gestual, sinais de fumo, mas faça-se entender! Porque, até agora, tudo que escreveu se resume a dizer "a culpa é dos jogadores que não estão a ajudar JP a ganhar." Mas não dá uma razão para esse fenómeno!
E agora, os jogadores é que orientam o treinador? As coisas que eu aprendo!
Deve ser mais um exclusivo do Sporting!

Portanto, homem, você anda há 10 textos, pelo menos, a insistir na contradição dizendo que a culpa é dos jogadores que eram a melhor equipa com Rúben Amorim e não ganham um jogo com João Pereira!
Se são os mesmos, jogavam MUITO com Rúben Amorim e jogam zero com João Pereira... consegue ver onde está a diferenca, o que nudou? Certo, foram os jogadores! Mas, espere, segundo diz, os jogadores são os mesmos. Então mas, eu, ao ler o que o Tiago escreve, fiquei com a ideia de que tinha mudado o treinador. Estou confuso! É muita contradição para mim.

Olhe, vamos combinar o seguinte, concordamos em atirar as culpas para cima do Paulinho Roupeiro e não se fala mais nisso!
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 12:50

Você tem um grave problema de perceber o que lhe estão a dizer e depois tenta misturar tudo conforme dá-lhe jeito e ainda acha-se com a mania da superioridade!

Eu vou lhe dar um exemplo do rival, para entender melhor, os jogadores com o Lage eram os mesmos e até eram campeões e até ganharam ao Sporting a supertaça estavam na frente do campeonato com varios pontos de vantagem, depois veio um alemão (weigl) ganhar mais que os outros, o que sucedeu? recorda-se? os jogadores e até o treinador nao eram os mesmos? quer mais desenhos?


Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 14:40

Quem precisa de desenhos é você, Tiago!
Quem se está a julgar com inteligência acima dos outros, também é vocês.
E quem está a dar exemplos sem nexo... acertou, também é você!
Primeiro e mais importante: o Sporting Clube de Portugal só tem um rival e chama-se FC Barcelona por ser o único clube da Europa que tem mais títulos do que o nosso clube. Os de cá do burgo são, quanto muito, adversários.

Fala do Lage que tinha já muita tarimba e anos de experiência como treinador, desatou a ganhar e foi campeão?
Fala do Lage que, na época em que defendia o título perdeu o campeonato e foi corrido? Ou Fala do Lage que foi recrutado para sunstituir o alemão e está a ter um sucesso estrondoso, que conta com 8 vitórias seguidas no campeonato e está a 2 pontos do SCP com menos 1 jogo?!
O alemão? O alemão foi campeão!
Comparado com esses técnico, QUE O CARO CHAMOU À CONVERSA, que argumentos apresenta João Pereira que tenha justifucado o lugar? Que autoridade pode ter ele perante os jogadores?
Mas você não vê, ou não quer ver o óbvio?!
Culpar os jogadores pelo descalabro? A sério?! Tenha juizinho! Isso é o mesmo que ter um carro cujo motor foi substituído e dizer que o veículo passou a andar menos por causa da bateria!
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 14:55

Você não quer discutir o assunto, quer é ter razão e confundir usando sua forma muito juncosa de apelidar os outros pelo que lhe dá nas ganas e até pensar por elas! passe bem, meu caro não tenho muita paciência para pessoas que fingem não entender o que está escrito.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 15:14

Meu caro, eu quero é que O SPORTING VOLTE A TER UM TREINADOR E REGRESSE À LUTA PELO TÍTULO DE BICAMPEÃO! Percebeu ou está difícil?
Neste momento não tem porque a direcção andou a brincar aos futebóis!
Quem não tem paciência para quem não quer ver o ÓBVIO e anda a tentar tapar o sol com a peneira, sou eu!
Culpar os jogadores por esta crise? Por favor...
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 15:27

Neste momento não tem porque a direcção andou a brincar aos futebóis!

Que moral tem você para dizer isto? com que base?

O Manchester também ao contratar o Ruben Amorim. devem estar a pensar todos os adeptos e fas do clube.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.12.2024 às 11:49

Caro José Bettencourt
Não perca tempo com essa gente.
SL
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:11

RCL,

Não está facil, acredite! Já estou todo baralhado!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 10:59

Tiago

Como dizia Szabo, há muitos anos, eu treino os jogadores, mas são eles que jogam.

E jogavam com gosto, sem estrem a pensar, onde é que vão ganhar mais.

O futebol é hoje um negócio que todos alimentamos, mas de que apenas alguns tiram proveito.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 12:10

Tem que explicar isso é ao Bettencourt , Szabo, quem é? tem lá credibilidade ou autoridade para dizer essas coisas. :)
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 09:44

"...João Pereira. Contratado como jogador, para terminar a carreira de futebolista, e iniciar a de treinador nos escalões inferiores, onde milita há anos, com o intuito de substituir Amorim..."

Ando há quase um mês a bater nesta tecla pois é aqui que reside o problema! Alguém decidiu que ia transformar o amigo em treinador e levou avante essa loucura!
E ainda há que ache isto normal e culpe os árbitros, o azar, os postes e... os jogadores!
Quantos clubes conhecem, no mundo, onde se verifiquem ocorrências mirabolantes como esta?

PS - li ontem na net que está a ser pensado o nome de José Peseiro para substitui João Pereira. Assumo aqui peremptoriamente que, perante tal aberração, prefiro que fique o actual "treinador"! É que João Pereira ainda pode vir um dia a ser um bom treinador, Peseiro, já na recta final da carreira, nunca passará da mediocridade...
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 08.12.2024 às 10:16

Pois eu recuso comentar este ‘muro de lamdntacoes’ . Estou com o presidente, faltaram 9 meses de aproximação à equipa principal .Alguem desistiu da corrida a meio, levou treinador + 3 adjuntos + scouter + reabilitador físico. É obra nunca vista. A quantidade de jogadores importantes lesionados afeta 1/3 da equipa. Há que reconstruir em pleno andamento, difícil não acham. O Porto com o Vitor Bruno ainda não acertou passo, porque será?
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 10:35

Alfacinha,

A quantidade de lesões musculares e a eternidade que domoram a debelar (já era assim antes da saída de Amorom) também é culpa do Man United?
Ainda que lhe reconheça alguma razão na sua argumentação, o caro considera acertada a decisão de reconstruir sobre terreno pantanoso, ou seja, sobre um projecto de treinador que alguém entendeu escolher, provavelmente pelos belos olhos, quando ainda era jogafor.
Registei!
Muro das lamentações? A tabela classificativa que antes de JP liderávanos com 5 (CINCO) pontos de vantagem! Quando o benfica acertar o calendário com os compinchas do nacional, passamos para 2° com menos um...
Parabéns por não se lamentar! Cada tem o direito às suas expectativa em relação ao seu clube. Eu sonho com um Sporting ganhador. Desculpe se isso o imcomoda...
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.12.2024 às 10:45

“Eu sonho com um Sporting ganhador.”
A seguir vem a parte melhor:
“Desculpe se isso o incomoda.”
Que raio de converseta é esta?
Oh senhor (ou será menino) Joel, que idade é que o caro tem?
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 11:03

Mário Ferreira,

Se me explicar a lógica da sua observação, ainda posso tentar responder-lhe.
Se a sua dificuldade é interpretar a língua de Camões, nada poderei fazer, caríssimo senhor que, pela delicadeza do comentário no qual, dissimuladamente, me insulta apelidando-me de garoto, e pelo uso do vocábulo "Oh", deve ser, sem dúvidas, um sénior...
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.12.2024 às 12:08

Tenho dificuldade (muita, para ser honesto) em compreender a língua de Camões. Reside aqui o motivo do meu comentário anterior.
Mas o caro com a sua sapiência, acima de qualquer suspeita, topou-me logo.
Felicito-o por isso.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:13

Não me felicite, vá estudar...
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 08.12.2024 às 12:22

O caro é como o outro: “atentai no que apregoo, abstraí-vos do que pratico”.
Já colocou a hipótese - ainda que meramente académica - de que deve ser o caro a empreender aquilo que me aconselha(ou) a fazer?
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 08.12.2024 às 20:39

Que palermice é essa do ‘ desculpe se isso o incomoda’?
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 22:52

Alfacinha,

Porque o seu discurso é de perdedor!

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 11:10

Alfacinha

Aborda uma questão fulcral, Amorim levou toda a equipa. Não é uma questão menor. Se tivesse respeito, e não digo gratidão, teria deixado, pelo menos, parte dos adjuntos, para ajudar a nova equipa. As lesões também são relevantes.

Mas os contestatários, carregam no João Pereira. Tem que haver sempre um bode expiatório para a frustração.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 11:46

Caro Nação Valente,

Julgava que já tinha percebido que, se há alguém em quem os "contestatários" não carregam, com toda a certeza, é em João Pereira.
Os românticos defensores da "continuidade" como forma de dar competências a quem não a tem, é que definiram Rúben Amorim como bode expiatório...
Esta direcção decidou resolver um problema criado por um mecanismo legal do futebol, brincando aos "inventores de treinadores" e correu como se previa.
Há quem esteja satisfeito e espere pacientemente por um milagre, e há os "contestatários" que têm a petulância de gostar de ganhar...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 16:56

Joel Bettencourt

como já referi, a sua posição está clara. Assume, e nisso concordamos, que João Pereira foi uma solução de continuidade, decidida há anos, mas, e nisso discordamos, diz que que não tem competência para ser treinador do Sporting. Com apenas três jogos, e circunstâncias muito específicas, não posso, nem devo tirar essa conclusão. A eventual incompetência de JP tem que ser associada a outros factores que não são de somenos, embora os queiram desvalorizar.

Como sportinguista, até podia discordar da solução, mas nunca faria o ruído que está a ser feito. Bem ou mal, JP é o treinador e enquanto o for, será o meu treinador, Varandas, desde que assumiu a responsabilidade da presidência, mostrou que não decide sob pressão. Tomará a decisão que achar mais correcta, quando for oportuno, com a certeza que pode falhar, porque ninguém é perfeito.

O resto, são opiniões, umas certas outras menos certas. A discussão envereda, muitas vezes, por ideias sempre repetidas, que não esclarecem nada, mas que são positivas para o blog e para as suas audiências.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 17:40

Caro Nação Valente,

Eu não classifico João Pereira de incompetente. Para mim, incompetente é aquele a quem foram/são dadas todas as condições para desempenhar correctamente as suas funções e não consegue ou não quer. Não é o caso! João Pereira é uma cobaia que correu como previsto e que, ao contrário de Amorim e Mourinho, seguiu a lógica natural das coisas.

O meu treinador é alguém que ganhe! Que tenha revelado competência e possua habilitações para tal. João Pereira não se encaixa nesse perfil. Não confio nesta solução. Usando a pergunta que serve de título ao seu texto, é um tremendo erro de casting!
Sinceramente, deixei de ver o jogo de Moreira de Cónegos antes mesmo do final porque, precisamente, não acreditava que algo mudaria e estava a entristecer-me.
Quando a equipa atrair o mesmo número de assistências de 2012/2013, Frederico Varandas perceberá que não é dono do clube e tomará uma decisão. Mas será demasiado tarde... para ele.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.12.2024 às 11:50

Lembra a monarquia
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:16

Eu não diria a monarquia mas, claramente, e ando a repetir isto há uns dias, um claro deslumbramento com o sucesso recente do clube que levou esta direcção a pensar que já inventa treinadores. Deu merda!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:00

Monarquia, caro RCL? A monarquia é um regime hereditário, que passa de pai passa de pai para filho. Impossível.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 08.12.2024 às 13:47

José Peseiro? Valha-me Deus... não voltámos a 2018 pois não?? Isso só pode ser uma brincadeira, até foi o presidente do Sporting que o despachou...
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 14:51

Foi o que eu li por aí!
De repente, até João Pereira me pareceu preparado!
Meu caro, isto é o Sporting! Ainda muito influenciado por uns velhos de Alvalade que percebem ZERO de futebol e o pouco que julgam saber ainda data da época dos 5 violinos. Para esse bando de caquéticos que atrofiam o despontar do nosso clube, uma nulidade como Peseiro é solução para treinar o Sporting desde que lá esteja para sempre e mais dois dias!
Vamos apoiar, estabilidade, a culpa não é deste nem daqueles, etc..
É isso que o Aracaçu vê acontecer no porto e beifica, certo? Por isso temos muitos mais títulos do que eles...
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 08.12.2024 às 17:41

Ora nem mais... o principal problema deste clube continua a ser a mentalidade perdedora de grande parte dos socios mais velhos, o pessoal do status quo e da estabilidade pela estavilidade, como um fim em si mesmo.

Urge correr com esta mentalidade de uma vez por todas se queremos ganhar mais do que um campeonato de 20 em 20 anos.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 19:53

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 21:34



Pedro Casimiro

No desporto não se pode ganhar sempre. Foi Ruben Amorim quem disse que o Sporting tinha de ganhar campeonatos, pelo menos de três em três anos. Nas comemorações do campeonato anterior, depois do falhanço da ida a Inglaterra e da euforia do título, comprometeu-se a ganhar o bicampeonato. A direcção deu-lhe as melhores condições possíveis. Na primeira oportunidade borrifou-se para o bi.

O discurso da mentalidade perdedora já tem barbas. No Sporting ninguém tem mentalidade perdedora. A explicação para os campeonatos de 20 em 20 tem justificações diversas, internas e externas. Basta fazer um pouco de história.
Sem imagem de perfil

De altaia a 08.12.2024 às 23:02

O caro Joel não é um cartilheiro a soldo do benfas, pois não, fico na dúvida.!
Sem imagem de perfil

De Bruno Miguel a 08.12.2024 às 10:06

Eu tenho uma opinião diferente disto tudo, não acho que o problema seja o João Pereira, se o Amorim aqui estivesse, também iria ter os mesmos problemas, a diferença é que agora estamos a jogar com equipas do cima da tabela, que jogam num bloco muito baixo e são fortes nas transições, o que pôe a nu as fragilidades do nosso plantel. Só mesmo quem vive num mundo paralelo é que pode pensar, que em 2 semanas a equipa tenha mudado todo o seu chip tão bem feito em 4 anos, o João joga no mesmo sistema, as dinâmicas são parecidas, a forma de liderar é diferente, mas a equipa nunca poderia ser muito diferente, o que mudou foram os adversários. Vocês já viram bem o nosso plantel? Em 11 até podemos ter o melhor 11 da liga, mas o nosso banco é deplorável, qualquer equipa da 1ª tem mais soluções que nós, só vejo centrais no banco, com equipas fechadas falta-nos tanta velocidade e criatividade, faltam médios-alas, extremos a esta equipa, neste momento só temos 2 médios, o Gyo é muito bom PL, mas precisa de metros para jogar, o Harder é igual. Temos um frangueiro na baliza, centrais são bons a construir, mas defender a 40, 50 metros, não é com eles, cometem demasiados erros. Havendo lesões, nota-se ainda mais a falta de equilíbrio deste plantel, não há milagres, podem meter aqui o Guardiola, com este plantel, vai ter sempre problemas com blocos baixos. O plantel está muito formatado para o sistema de 3, até nisto estamos condicionados no treinador, eu gosto do Abel, mas duvido que possa fazer muito melhor que o João, a não ser na parte psicológica. Eu ainda acredito no 24, mas temos de ir ao mercado por 2 ou 3 peças.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 10:40

Não fazia ideia que FC Porto e braga andavam pelo meio da tabela!
Enfim...
Numa coisa concordo em absoluto, João Pereira não é o problema. A questão é que ele não é a solução...
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 08.12.2024 às 16:18

João Pereira não é a solução, aí é que bate o ponto. Quanto mais tempo se andar a engonhar e não tomar as medidas que se pedem, mais o Sporting se vai perdendo no caminho.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 11:29

Portanto, a ver se eu percebi, vencer em Moreira de Cónegos, mesmo depois de estar a ganhar era impossível porque eles jogam em transições rápidas e estão bem classificados na tabela.

Ganhar em casa ao Santa Clara também era muito difícil pelo mesmo motivo.

É isso ?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:11


Bruno Miguel

Uma análise sensata da situação, colocando o dedo num dos aspectos importantes do problema e que não têm sido muito abordados. Plantel curto de qualidade reduzida, com a agravante de ter lesionados fundamentais. Adversários de maior qualidade, com excepção do FCP e Braga, a juntar a todos os outros factores que têm sido abordados. A análise não pode ser simples, nem linear.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 11:18

A vinda de Amorim resultou dum impulso do Presidente enquanto subia num elevador com o H Viana.

Foi assim dito pelo próprio (após algumas recusas de outros treinadores).

A escolha surgiu desta maneira extremamente ponderada e cientifica.

Calhou a acertar...

Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:18

Já dei por mim a questionar-me em que assoalhada da casa terá tido o Dr. Varandas a ideia de promover João Pereira a substituto de Amorim!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 12:41

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:17

JB

Não é necessário descer o nível.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 17:43

Não era essa a intenção!
Apenas fazer uma piada.
Mas tem razão, peço desculpas.
Pode apagar se assim entender.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 21:47

JB

Não tenho valências para apagar comentários, mas mesmo que tivesse, não apagaria. A opinião é livre desde se mantenha dentro da decência. O seu comentário é uma piada, talvez um pouco desajustada, mas não sou nenhuma virgem ofendida, nem a palmatória do mundo.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 22:56


Foi mesmo só uma brincadeira.
Até para introduzir algum humor num assunto tão sério e angustiante.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 13:28

Então explique-me uma coisa, o director desportivo para o Futebol é quem?
Quem trouxe o Amorim?
Ainda agora o director desportivo do United que levou o Amorim para o United, demitiu-se
Queria que o Varandas se aconselhasse com quem? Se foi o director desportivo que o escolheu, o Varandas afinal não escolheu nada, apenas como bom presidente, seguiu as diretrizes de um clube, certo?
Então como podem dizer que o Varandas achou que tinha o toque de midas?
Quem fica confuso sou eu com a vossa ansia em querer arranjar culpados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:15



mike 1906

Muitas vezes discordo das suas opiniões, mas desta vez tenho que concordar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.12.2024 às 11:20

Amigo Nação Valente

A opção por João Pereira partiu de uma convicção que se verificou errada. Acreditou-se que tínhamos chegado a um ponto organizacional de tal ordem, com a estrutura tão bem montada e oleada, que se podiam mudar algumas peças sem perder a capacidade competitiva. Quem fosse contratado para substituir Amorim teria toda a informação relevante e o apoio do plantel, dos dirigentes e dos adeptos.
Afinal, essa convicção revelou-se errada e agora é João Pereira e os jogadores que estão confrontados com a devida resposta aos acontecimentos, superarem-se e revelarem a farinha com que são feitos. Não sei se serão capazes disso nem conheço a melhor solução em caso de fracasso, mas, neste momento, como se diz no futebol, a bola está no campo deles.

Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 12:27

Excelente comentário, caro Leão Zargo!
Dos nelhores - e são poucos - que já aqui li sobre (mais) esta grave crise no Sporting.
Só não comungo da opinião final.
Não é dos jogadores nem do João Pereira que se espera superação! Deve, sim, ser exigida competência, a quem cometeu o erro, na resolução do problema com ele criado!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 08.12.2024 às 13:44

Leão Zargo, a questão é mesmo essa.

No inicio quem não concordou com a lógica de continuidade? João Pereira era da casa, já conhecido e apreciado como pessoa e profissional por toda a gente da estrutura, e ao que dizem jogadores incluidos (ao que dizem), e certamente manteria os principios de jogo e o 11-base do melhor Sporting desde Boloni.

Na teoria a aposta de Varandas fez todo o sentido. O problema é que a aposta falhou de forma clamorosa. As culpas coletivas são aqui pouco relevantes: a direção tem de reagir enquanto é tempo. URGE reagir!
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 14:55

Juskowiak, o que os 3 jogos (Amarante foi um treino) disputados sob o "comando" de João Pereira nos transmitem, claramente, é que os jogadores não apreciam as suas qualidades profissionais. Eles andam perdidos em campo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:31

Amigo Leão Zargo

A convicção de que estando a estrutura montada, apenas precisava de alguém que lhe desse continuidade e que para isso foi preparado, fazia sentido, na minha perspectiva, mas na prática não funcionou.

Os factores do falhanço são diversos: jogos que correram mal, erros individuais acima da média, adversários mais bem preparados, treinador marcado por um resultado volumoso e limitado na sua acção, jogadores em perda de confiança, lesões inesperadas, entre outros,.

Uma problema nem é simples, nem linear, mas concordo que cabe ao técnico e aos jogadores superarem-se, porque têm qualidade para isso.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.12.2024 às 11:26

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 11:38

Verdade!
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 11:37

Eu julgo que a malta não está a olhar para o problema do ângulo correcto!
Há duas questões fulcrais que devem ser discutidas em vez de andarmos aqui a discutir se a culpa é dos árbitros, do estado da economia global ou do buraco na camada de ozono!

1 - Desde logo, a ideia peregrina de fabricar um treinador, é um total absurdo! A base do futebol é o talento, o dom! E, isso, ou se tem ou se não tem! Não se constrói! Quanto muito exponencia-se!
Quantos de nós olham para Hjulmand ou Nuno Santos e desejam ter um treinador com aquelas características? E darão bons técnicos? Quantos excelentes líderes e leitores de jogo, em campo, tentaram a carreira de treinador e não passaram da mediocridade? Nas academias não há provas de admissão? É porque nem todas as crianças têm talento. E, mesmo assim, recrutam-se às centenas mas, desses, só um ou dois chegam ao topo. Não é por ver um miúdo a dar uns toques na bola no recreio da escola que se decide que será o sucessor de Maradona! Portanto, ter olhado para João Pereira e decidir que seria o próximo treinador do Sporting é, simplesmente, inenarrável!
Apetece perguntar: mas anda tudo doido?

2 - Vamos imaginar que a direcção decidia, ainda assim, levar a cabo esta loucura. Teria que ser, sempre, no início da próxima temporara. Com ou sem o previsível bi-campeonato! João Pereira iniciava a pré-época, construia o plantel e planeava a temporada. Logo se veriam os resultados.
Seria uma escolha do meu agrado? De todo! Pelas razões acima explanadas. Mas, apesar de tudo, seria incomparavelmente menos lesivo para o clube! Agora, nesta altura? Todos nós lamentamos a saída de Amorim mas é o estado actual do futebol! Nada a direcção podia fazer em relação a isso! Mas, certamente, a solução não poderia, jamais, passar por um devaneio de inventar um treinafor a martelo e atirá-los aos lobos desta maneira. 2 jogos no campeonato saldam-se na perda da liderança que tínhamos, consolidada numa vantagem de 5 pontos!
Novamente, apetece perguntar: mas anda tudo doido?!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 11:45

O problema é que F Varandas ficou inebriado com o sucesso na escolha de R Amorim e convenceu-se que tinha o toque de rei midas em todas as escolhas que fizesse daqui para a frente.

Só dessa forma se explica a maneira como se referiu a J Pereira na apresentação.

Ou rapidamente percebe que errou e tem a humildade do reconhecer, ou está tudo estragado.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 14:45

Já aqui o afirmei várias vezes, João Pereira será demitido em Setembro ou Outubro, vai deixar um plantel sem ponta por onde se lhe pegue e vamos andar anos até formar novamente uma equipa vencedora - provavelmente já sem Varandas que pagará caro a vaidade e teimosia.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 14:58

Mas afinal quem escolheu? o Varandas ou o Hugo Viana?
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 13:10

Você consegue afirmar com clareza que era mau um treinador vindo da B ou Sub 23? com base no quê? É isso que você teima em querer fugir e misturar tudo, as circunstancias sao extremamente frágeis para quem quer que viesse, pior ainda se os jogadores e o ambiente mudou, conforme o Amorim disse, fui eu que inventei?

Os adeptos do Man United também estão achar que o Ruben Amorim foi um erro de casting e a dizerem: Quem se lembrou de ir buscar um treinador a um campeonato fraco?
O tal grande amorim, acaba de dizer que é muito dificil treinar e assemelhar ideias, que tem pouco tempo. Mas ele é bom, certo?

O senhor pode ter um excelente potencial como treinador, mas se nao tiver tempo ou ja nem quiserem se interessar pela sua ideia, já era, e no entanto se calhar era a melhor escolha, consegue entender isto ou está dificil?

Você do alto da sua sapiência critica a decisao da estrutura e do JP baseado que foram para o mais fácil, o mais facil é você apontar dedos com a maior ligeireza a decisao do Dr Varandas ou dizer que o JP já não presta sem bases para isso, e depois aos jogadores passar paninhos quentes.

O Guardiola o Zidane ate aqui o rival com o Lage começaram onde?
Todos já foram campeões.

Portanto você acha normal que o Morten precise se passar com os jogadores no balneário?
Acha normal que o Pote precise apelar aos jogadores para serem uma equipa?
Acha normal que o Geny faça a borrada que fez e fique magoado porque o treinador disse que não se pode sofrer golos daqueles?

Continue a enfiar a cabeça debaixo da terra. Em Janeiro depois veremos o que vai acontecer.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 13:31

Em teoria, não consigo dizer com clareza que um treinador vindo da equipa B ou sub 23 é má solução, mas muito menos consigo dizer que está ali um treinador extraordinário.

Ou seja, se, como nos venderam, o treinador tivesse identificado com os processos da equipa A, tivesse alguma experiência e tivéssemos uma imagem positiva, algum conhecimento das suas ideias, postura, capacidade de comunicação, etc fazia sentido.

Infelizmente, não tendo nada disso... só por milagre iria resultar.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 13:51

E se calhar na direcção teem razão! o problema se calhar é a falta de tempo, paciência e na atitude dos jogadores, que os sinais e as sensações demonstram isso!

Você pode ter um enorme potencial como treinador e ser falado como a ultima bolacha do pacote por todos os corredores, se os jogadores nao quiserem, esqueça se ainda por cima houver a toda a hora a colagem a outro treinador e uma comunicaçao social louca para criar divergência, a sua carreira acaba antes de começar!!

Eu ja disse, por hierarquia todos sao culpados! mas nao metam os jogadores como uns coitadinhos! quem já jogou À bola sabe perfeitamente que podem e deviam fazer muito mais, são profissionais pagos pelo SCP (foi com eles que assinaram contrato) !

É isso que está em causa e ninguem quer ver, porque a vontade de apontar o dedo deforma fácil ao Dr Varandas, e ao JP, nao vos faz pensar ou ignoram esse ponto fundamental, que muda tudo o resto!
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 08.12.2024 às 16:29

Comparar Guardiola e Zidane, 2 líderes natos e carismáticos, com João Pereira???
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 17:59

Quem era o Guardiola e o Zidane antes e começaram onde? Mas quer melhor exemplo, quem era o Ruben Amorim, quantos jogos na primeira liga tinha quando assumiu o Braga?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:42

JB

Cada um com a sua loucura. O substituto estava a ser preparado há anos pela estrutura desportiva, que deve perceber alguma coisa de futebol.

A substituição estava programada para o início de uma nova época, e teve de ser antecipada pelas circunstâncias que se conhecem. Arranjar um treinador de um momento para o outro, não me parece fácil, mesmo que fosse essa a decisão, e sem garantia de sucesso.

Para quem está de fora é tudo muito fácil de resolver. Eu até percebo que as pessoas tenham opinião, o que tenho alguma dificuldade em aceitar, é que apresentem opiniões, como verdades absolutas.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 20:08

Caro Nação Valente,

Não há como não concordar com o que escreve.
Nenhum técnico dá garantias absolutas de sucesso em equipa alguma e são vários os casos em que resultam num clube e não em outro. Contudo, o que se esperava (eu esperava) é que a solução escolhida encerrasse o mínimo de risco possível. João Pereira era, desde logo, uma aposta de risco máximo em qualquer circunstância e muito mais neste momento.
Claro que quem está de fora manifesta alguma incredulidade pois os sinais visíveis não inspiram confiança.
Com um treinador credenciado, mesmo com os mesmo resultados, haveria apreensão mas a massa adepta teria a necessária paciência para ele implementar as suas ideias. Com JP, teme-se que a espera possa redundar em frustração.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 21:40

JB

Vamos ver, Se JP não conseguir dar conta do recado, sou o primeiro a reconhecer, mas ainda acredito.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 23:00

Resta-nos esperar.

Boa semana.

SL
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 08.12.2024 às 12:10

Como este comentador, como lhe habitual, baralha todos o factos, fica a pergunta: afinal não foi Frederico Varandas que, ao apresentar publicamente João Pereira como o novo treinador do Sporting, o considerou preparadíssimo para substituir Ruben Amorim (inclusive, acrescentouele impantemente, "destinado a um grande clube eurupeu a muito breve prazo", tal como o desertor) RA? Estando bem à vista a tal "preparaçãozissima" — como se ela já não estivesse às esscâncaras na medíocre classificação dos escaslões infeirores por onde JP andou como candidato a treiinador de um clube da dimensão do SCP... —, quem é que, na verdade, e se for minimamente honesto intelectualmente para isso, tem de assumir a responsabilidade do erro de casting? Ou ainda há dúvida do descalabro desportivo do futebol principal nesta época ainda a meio, a começar no péssimo ambikente instalado entre os jogadores?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:46

O principal, na minha opinião, é Amorim, mas é inimputável.
Sem imagem de perfil

De Mário SP a 08.12.2024 às 13:10

Com o devido respeito por todas as opiniões e considerações ouvidas, lidas e proferidas, quer-me parecer que todas são reflexo e consequência da circunstância que Ruben Amorim (RA) e os elementos da sua equipa técnica criaram. Tiveram a opção que entenderam assumir, todos, e o contrato lhes permitiu. Não conheço (alguém conhece‽) os termos de todos os contratos, mas pressuponho que o de RA tinha a cláusula (que exercida) lhe permitia sair e os elementos que o acompanharam, com base no seu contrato, ou não, também decidiram ir
e tal lhes foi permitido.
Quer-me parecer que a primeira equipa, exceptuando o prepararador físico viu sair toda a sua "entourage".
E isso é visível nos jogos todos - pós RA. Há uma série de gente nova (bem jovem por sinal) que se debruça sobre o écran, que dialoga, que conversa durante os jogos. E que, convenhamos, me parecem aqueles alunos que na escola, lidam com uma matéria nova, desconhecida, com expressões de admiração, desentendimento e até alguma perplexidade.
Uma equipa de topo, na disputa de um campeonato, de uma taça, de uma final 'four' de outra taça e de uma competição como a Champions, tem necessariamente de se ressentir de todas estas alterações.
O plantel demonstra-o (infelizmente), o clube comprova-o nos resultados em várias competições e os adeptos confirmam-no das mais variadas maneiras, lamentando-se e criticando.
O ruído dos OCS ajuda a crispar todos e não é facil dar a volta a este momento e situação.
É preciso ganhar e voltar à senda de vitórias e conquistas.
Soluções mágicas não tenho, nem ninguém tem.
Há que ter garra e acreditar. A equipa, os adeptos, todos. Os dirigentes têm um papel crucial. Podem não ter feito os melhores contratos, mas tal já não tem solução. Podem não ter optado pela melhor solução para resolver a substituição da equipa técnica, mas fizeram-no legitimamente, goste-se ou não ( eu nem gostei muito, mas cabe-me também respeitar a decisão que a eles estava cometida - e não a mim).
Têm por isso de incutir confiança nos que escolheram e assegurar tudo o que for preciso para que tenham sucesso.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória eis o Sporting Clube de Portugal.

E saber sofrer, sofrer e sofrer que é o que temos sabido honrar desde sempre.

Há por isso, agora, que acreditar e ter fé no presente e naqueles que o têm que desempenhar e disputar.

Eu, apesar da tristeza e da dor, acredito.

Viva o Sporting!

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 13:35

Mário, tem razão em tudo o que diz, o único problema é que no futebol a coisa não funciona apenas com boas intenções.

Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 15:05

Mário, vou dar mais uma das minhas respostas automáticas:
Meta o Paulinho Roupeiro a treinar a equipa e, depois tenha garra e acredite!
Pode ser que resulte!

Amorim foi embora, é passado, história!
O Sporting não vai fechar portas, ou vai?!
Então há que colmatar a sua saída, contratando um GRANDE treinador e respectiva equipa técnica. O que resolveu fazer a direcção? Um disparate do tamanho da Serra da Estrela e há quem procure as mais variadas desculpas e culpados para o tentar branquear!

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo