Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Erro de casting?

Naçao Valente, em 08.12.24

Se se quiser encontrar bodes expiatórios, o presidente Varandas está na lista, porque é o primeiro responsável pelo que se passa no Sporting. Mas se quisermos ser honestos na análise, no SCP existem órgãos colegiais, que são responsáveis pelas decisões. Estou certo que a vinda de Amorim para o Clube, assumida por Varandas, resultou de conselhos de pessoas que faziam parte da estrutura desportiva.

4389280121058a5650b3defaultlarge_1024.jpg

O mesmo se terá passado com João Pereira. Contratado como jogador, para terminar a carreira de futebolista, e iniciar a de treinador nos escalões inferiores, onde milita há anos, com o intuito de substituir Amorim, numa transição programada. A saída deste, de forma abrupta e criticável, fez despoletar a entrada de João Pereira, antes do que estava previsto.

Isto são os factos, para além da espuma de todas as discussões. E se não se pode atribuir unicamente a Varandas, os louros da contratação de Amorim, porque correu bem, também não se pode atribuir-lhe toda a responsabilidade, do eventual falhanço do novo treinador. Como aconteceu com Amorim, esta decisão foi, quase de certeza colegial. Se for um erro de casting há vários responsáveis.

Ao contrário dos muitos especialistas cá do burgo de tudo e mais umas botas, confesso a minha incapacidade para responsabilizar seja quem for, sem provas provadas. Se João Pereira falhar na missão que lhe entregaram, então falha muita boa gente. Falham os que desenharam esta solução, e falham aqueles que a executam. E aqui responsabilizo todos os executantes, desde os que dirigem aos que têm que executar, os jogadores. Apercebo-me que há muito tempo que diziam que esta equipa até jogava de olhos fechados. Em certo sentido concordo, embora a expressão seja exagerada, pois como se explica, que de um dia para o outro, nem saibam jogar de olhos abertos. Muito estranho.

Quero acreditar na tese do nosso amigo Leão do Norte, que acentua que a equipa, se bem o interpreto, mais que de tácticas, precisa de tratamento psicológico. Também sou levado a crer, que estes jogadores, (e é mais uma teoria), sofrem da perda do paizinho, e não são capazes de fazer o luto. Seja como for, atribuir a J. Pereira todas as culpas, parece-me desculpa de mau observador, até porque o rapaz não é nenhum génio do mal. Mas para além dos eventuais erros cometidos, há uma coisa que João Pereira não tem tido. Chama-se estrelinha. Até isso, o treinador “fujão” levou para lá de toda a equipa técnica. Não sei como escapou o roupeiro! E vá lá, continuem a incensá-lo, depois de ter puxado “fogo ao circo”

E enquanto não chega o psicólogo, João Pereira precisa de dar um grande murro na mesa, senão, mais que erro de casting, vai acabar por ser destruído. O Sporting CP, aconteça o que acontecer, continuará,  porque é eterno.

publicado às 02:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


150 comentários

Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 13:39

Só mais uma coisa, para quem critica a postura e os putos do IPAD, e os seus semblantes apáticos, para ficarem ainda mais esclarecidos sobre o que pretendo explicar, vejam esta fotografia

https://www.record.pt/internacional/detalhe/gary-neville-aconselha-amorim-a-por-os-olhos-no-treinador-do-chelsea-escolhe-um-onze?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais

Este também já não presta? se calhar muitos adeptos do United ao verem estas fotos, estão a pensar o mesmo que alguns Bettencourts do JP, e o Amorim tem culpa do quê?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 19:35

Tiago,

estão a cometer um grande erro, com a situação atual do desertor em Manchester, está no seu ponto de rebuçado, quanto mais ele tentar e não ganhar jogos mais herói se tornará quando planear o seu plantel em torno da sua ideia de jogo, herdou um plantel perdedor, desiquilibrado como ele tanto gosta para pegar e poder transformar numa equipa ganhadora e aí até de Ferguson II o vão chamar.

Ele só vai ser avaliado a partir da próxima época depois da varridela que vai fazer onde já se deu o início, o CEO já veio dizer que vai haver grande transformação, já está a preparar os adeptos, já na base do plano que o Amorim apresentou para ser executado.

Imaginem apos a execução do plano e já poder trabalhar o plantel à sua imagem e ganha a Liga e faz boa figura na Europa? É isso que ele espera que aconteça com o seu plano já em marcha.

Estas derrotas agora só confirmam e dão força na revolução que ele quer fazer, sai bem será um Deus, mas pode correr mal, veremos

Mas deixem-no de avaliações agora, isso é um erro crasso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 19:39

"Mas deixem-se"
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 20:59

Julius, sete meses no futebol inglês não são comparáveis a sete meses no futebol português. E muito menos há comparação entre a realidade do Man United e o Sporting.
Ele já está a ser avaliado. Em Inglaterra ninguém lhe vai perdoar sete meses desastrosos. Os adeptos ingleses querem resultados já, até pelas expectativas que levantou quando foi contratado.
Que garantia têm que após sete meses de desastre vem a glória? Pela construção de um plantel à sua medida?
Isso é uma utopia. Tiveram essa experiência com o Ten Haag, que reformulou planteis, e correu muito mal.

Se Amorim pensa que vai ter sete meses para preparar o sucesso, está muito enganado. Antes disso já lhe puseram os patins.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 21:44

Teríamos que falar num desastre total o que também é difícil de acontecer, ele antes de abalar e esperto como é, fez as suas exigências, apresentou um plano, conhecendo-o como o conhecemos só abalaria se aceitassem essas exigências e o seu plano, pelos vistos aceitaram, fica-lhe fácil demonstrar que tem um plantel desiquilibrado e muito fora das ideias que quer, imagino que ficou acordado que faria o melhor possível enquanto vão trabalhando aos poucos a sua ideia.

O objetivo é arrancar a próxima época com a equipa que idealizou, depois de tantos desaires jamais encontrariam um treinador que garantisse o que quer que fosse nesta época desastrosa, o UNITED decidiu tentar mais uma vez, quiçá porque pode ter-lhe agradado o plano que o Amorim lhes apresentou.
Recordem que ele ja o alinhavou naquela fuga de avião, mas nessa altura a Direção analisou custos e resolveu seguir com o Ten Hag, mas como ele teimou em falhar perceberam a época perdida e decidiram então atuar com o plano do português.

Isso passa também nas empresas, chega alguém com um plano que a Direção julga muito bom e decide arriscar...ou não.

Obviamente que no futebol nunca existem certezas, era só o que faltava.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 21:59

Sete meses no futebol é muito tempo e Jim Ratcliffe já demonstrou ser muito mais impaciente que os antecessores.
O Rúben Amorim bem pode ter elaborado um plano "futurista" e ter feito exigências, que se não apresentar melhorias significativas nestes sete meses tem a porta da rua aberta.
Jim Ratcliffe não é um idealista e não vai em conversas de planos para a próxima época sem algo palpável que o sustenha.
Veremos o que acontece.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:12

Aí amigo discordo um pouco, depende muito do que foi apresentado e sustentado, são gente do futebol e entendem se um plano é bom

Eu vejo que é o United o entalado e ter que analisar ideias e decidir, o Rubén é de ideias muito fixas e convincentes, até este descalabro do Sporting joga a seu favor, dá a entender que com ele as coisas funcionam.

Deve ter ficado acordado algo do gênero, tentar salvar o que puder e a partir de janeiro dar inicio ao novo trilho.

Na verdade apesar de não desejar o seu sucesso, tenho as minhas razões, mas não estou a dar muito significado as derrotas que tem tido, este não é de todo o seu plano, ate deve ter dado a sua teoria á Direção o motivo porque esta equipa nunca ganhara grande coisa.

Nunca menosprezem o Amorim, de burro nunca teve nada.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:13

Ca estaremos depois para analisar o que acontece.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 22:28

Se falamos "a partir de Janeiro", a conversa já é outra.
Não acredito num "cheque em branco" de 7 meses. Ele tem de apresentar melhorias significativas já esta época. De floreados e palavras estão o Man United e os seus adeptos cheios. E por mais planos que se possam apresentar é muito difícil objectivá-los na práctica. E se a realidade diferir muito do plano teórico...
Ninguém duvida que o Amorim é inteligente e eu não estou a menosprezá-lo, mas o futebol tem muito de irracional.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:40

Amigo

Então? A caça não abre dia 01 de Janeiro?

Obviamente que o plano do desertor lá no United tem o seu inicio em Janeiro. Isso será clarinho.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 22:59

Em relação ao Amorim estamos completamente de acordo.
O Ruben sabe bem que faz, agora ele não me parece que queira perder jogos., aliás basta ver a cara dele. E também nao dá jeito perder muitos, porque depois pode arriscar a descer de divisão ou mesmo inclusive nem ir a Europa. Mas pelo menos o presidente já percebeu que este Manchester United é medíocre.
E que vai começar a tomar medidas impopulares , não me admirava nada
Aposto que o Bruno Fernandes vai ser um deles. Sinto isso ;)
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.12.2024 às 13:51

O Diretor desportivo do M United , responsável pela contratação de Ruben Amorim, foi demitido após a derrota com o Nottingham Forest.
A coisa está preta
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 13:56

Vamos ver se Ratcliffe não optou pelo caminho de Amorim. O 'director desportivo', contratado há 6 meses, já foi posto na rua. E a seguir vão mais.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 14:01

Ontem publiquei algumas opiniões que os adeptos do Man United expressaram após a derrota com o Nottingham Forest.
Para os sportinguistas dizer isso sobre o Rúben Amorim é uma heresia. Mas quando aplicadas ao João Pereira...

Amigos, o futebol é tudo menos um resultado esperado. E quem tem certezas é o primeiro a errar.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 14:20

Meucaro, veja

"Temos de continuar a fazer as mesmas coisas e a melhorar a equipa, porque isto vai dar a volta. Precisamos de tempo e de continuar a trabalhar da mesma forma todos os dias, Temos de ganhar jogos para nos ajudar a melhorar a equipa"

Sabe quem disse isto? Parece o JP, certo? Não! foi o Amorim o tal grande treinador que todos aqui veem como um dos melhores no futuro?

Mais palavras para quê :)

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 14:31

1- O que está claro, claríssimo é;
Alguns querem a cabeça do Presidente, via treinador.
Sim, o F.Varandas tem culpa!.👍

2- O que está claro é;
Argumentar com factos sobre o mau momento, ..claros e até mesmo irrefutáveis, a alguns importa-lhe pouco, preferm andar ao sopapo, guerrilhas e mal-dizer do treinador para atacar ao Presidente.
Sim!.O João Pereira culpado, mas é a cabeça do Varandas que queremos.✌️

3- O que não está claro é;
Como se iliba de toda a responsabilidade de todos os demais.
Dir.Desportivo,
Debanda colectiva da estrutura desportiva,
Árbitro(1),
Empresários,
Jogadores,
Comunicação social,
Adeptos,
Não importa!.. É o Varandas que queremos, a todo o custo.💥

4- O que está claro é:
Isto só lá vai com vitórias. Aqui, não há volta a dar.🏅
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 14:33

O que eu sei é;
A culpa nunca morre solteira, sejam quais sejam as circunstâncias desta vida ou da bola.
O que eu sei com toda a certeza é;
O sucesso recebe aplausos, mas sem o apoio colectivo.. nem "la madre que lo pariu" o salva.

O que eu sei é;
A "malta" só estava á espera que o seguro de vida se puse-se na alheta.
Está claríssimo!.

Viva o Sporting!..💚🤍
(Em qualquer circunstância)
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 14:39

É exactamente isso que sinto, não estão interessados em pensar ou debater todos os detalhes e compreender as decisões

Querem logo acusar com a certeza absoluta que fariam muito melhor, simplesmente porque nao suportam ou a direcção ou Dr Varandas.

Acho mais grave o silêncio da direcçao na falta de cobertura e protecção ao treinador, deixando-o exposto a todas as hienas que se aproveitam de toda esta situação frágil.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 15:26

Tiago,
1-
2- ...
3- Política...sempre a política.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.12.2024 às 15:30

Carlos, eu não quero a cabeça de ninguém.

Aquilo que eu mais queria era que F Varandas tivesse acertado. Infelizmente, não me parece que assim tenha sido.

Apenas isso
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 16:23

mike1906,

Compreendo..não são todos, claro!.👍
Também não me refiro concretamente a ninguém, apesar do leitor Implacável andar aqui no Camarote Leonino a distorcinar opiniões contrárias válidas ou a exponenciar outras, de interesse.
Sim, há um aproveitamento e muito claramente da inocente opinião e tão só desportiva de muitos.✌️

Mike.. cada dia que passa, haja jogo ou não, a decisão tomada, parece um erro.
Já o disse aqui, .. não sabemos, nem vamos sabe-lo, se o Presidente, pois o Dir.Desportivo deu ou vai dar à sola..está procurando treinador e recebe negas.
Arriscar a ser treinador do Sporting, por muito apetecível que possa parecer, é complicado aceitar.... até por o princípio que o clube tem que refazer uma toda uma nova estrutura desportiva .. e isto, com o campeonato em marcha e os adeptos zangados.

A coisa, não está fácil para ninguém!.

Abraço!.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 08.12.2024 às 23:04

Mike -
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 08.12.2024 às 15:12

Boa tarde,
Para mim isto vai ser uma mini crise a que estão sujeitas todas as grandes equipas, senão vejamos: O jogo com o Arsenal pode ter tido da parte de JP ,uma ou outra aposta falhada que depois de retificada não surtiu efeito ,como poderia ter resultado se reduzissemos para 3/2, o jogo com o S.Clara foi o que o país desportivo todo viu, um empurrão da arbitragem para o desnorte duma equipa que procurava responder depressa à má prestação anterior, e este último jogo devo dizer que de uma vez por todas não dêem mais titularidade a esse guarda redes de Andebol oriundo dos Balcãs, é demais!
Sobre o Catamo de certeza que durante a sua vida de jogador nunca mais cometera aquele erro, de resto 2 bolas à barra e uma exibição igual a muitas outras da era Amorim!
Ganhar em Bruges,e a crise esfumar-se- à!
Saudações Leoninas, e abaixo os profetas da desgraça!

Sem imagem de perfil

De Pedro a 08.12.2024 às 15:51

Concordo com o comentário.
A derrota com o Arsenal foi pesada, mas igual a que tivemos com Ajax e City.
Isso abalou os jogadores, que baixaram de rendimento. Mas contra o Santa Clara houve a arbitragem e o Moreirense os postes.
Não estou a desculpar a equipa. Mas exibições sofríveis, sempre tivemos. A diferença entre uma vitória e uma derrota basta um golo.
Pereira não terá o carisma de pôr a equipa a superar-se, mas também não é o único responsável por esta quebra.
Veremos agora o Brugge.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 08.12.2024 às 16:00

É isso!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 17:59

José Gonçalves

Análise realista e ponderada do que está a acontecer. Subscrevo. Neste processo tudo o que podia correr mal, correu. O Sporting, depois desta crise de resultados, continuará mais forte. Os profetas da desgraça não ficarão na história.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 08.12.2024 às 19:41

Obrigado pela concordância!
Resto de bom fim de semana!
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 08.12.2024 às 15:47

Pois essa peripécia do erro de casting, foi uma fuga involuntária da consciência.
Acontece!
O que acontece é que a nossa direcção não foi apenas imprudente como também incompetente.
De forma que aconteceu uma chicotada psicológica ao contrário.
Dadas as circunstâncias haveria que encontrar uma solução sólida, experiente e respeitável.
O JP? Bom rapaz mas na vida não se podem queimar etapas. Esta é a regra. A excessão foi o Amorim...Só que nada na vida se repete em contextos diferentes.
Agora vamos ver até que tipo de descalabro a direcção nos leva tentar justificar o injustificável.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 18:06

Manuel Beites

Antes houve uma fuga voluntária bem consciente, de toda a equipa técnica a meio do jogo.

A opção pode não ter sido a melhor, mas dadas as circunstâncias que solução sólida estava em cima do joelho? Com todo respeito, com conversa eu acabo com uma guerra em dois dias, como diz o outro, mas não é assim, que as coisas funcionam.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 19:50

Caro amigo,

quem ficava então da equipa técnica?, Eu e qualquer outro treinador não quer ninguém imposto pela Direção para a sua equipa técnica, todos levam a sua equipa escolhida por si, ele foi para Manchester com a sua e não quis obviamente ninguém da outra que foi despedida, assim acontece com todos, salvo casos excepcionais em que a Direção impõe algum elemento da sua confiança mas terá que ter sempre o aval do treinador.

Eu não iria querer ninguém que não fosse da minha escolha, isso não serve como argumento, porque é normal acontecer. Posso dar milhentos de exemplos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 20:33

Amigo Julius, não posso discordar do que diz, para mais com conhecimento de causa. Mas há uma coisa que temos que considerar. Esta não foi um saída normal. Este foi um abandono de posto de trabalho, embora escudado na lei. Considero que em respeito para com o Clube, que lhe abriu essas portas, devia ter perguntado se a Direcção queria ficar com um ou outro adjunto para fazer a ponte. Esteve-se borrifando pelo que iria acontecer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 20:58

Amigo Nação Valente

se calhar até foi ao contrário, foi a Direção a perguntar e será que eles estavam disponíveis para serem "adjuntos" do JP?

Sabe porque questiono? Porque eu no seu lugar e depois de terem sido campão e passar todos aqueles anos nunca aceitaria.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:15

"campeão"

(peço desculpa escrevo num teclado provisório que abana por todos os lados e ainda come letras.)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 20:47

Julius, nenhum treinador quer alguém imposto pela Direcção, mas, em muitos casos, há um treinador, o chamado "treinador da casa", que permanece na equipa técnica. Há imensos exemplos.
O Emanuel Ferro já estava no Sporting quando integrou a equipa técnica de Rúben Amorim e poderia muito bem ter continuado para fazer a ponte. Já levava 10 anos de Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 20:55

Duvido muito e muito mesmo que ele quisesse ser adjunto do JP depois de tantos anos na equipa A, quiçá ate foi ele mesmo que colocou a sua disponibilidade ao Amorim, eu faria exatamente o mesmo no seu lugar.

Se todos optaram por ir é porque não se sentiram motivados para serem adjuntos do JP, alguns até pensaram que seria um passo atras.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2024 às 20:59

Caro Julius,

Vamos ser realistas, João Pereira não obstante, foram todos à caça das libras, até o Vital. Não o conheço, mas duvido muito que diga uma palavra em inglês.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 21:53

Mas alguém quer ficar no Sporting, sabendo que o Manchester United pode ser o próximo clube? Por mais reconhecido que seja o Sporting.

Mesmo com o Manchester United na penumbra, sabem que é o passaporte para fazerem história num colosso mundial e sair lhes o jackpot.
Acho que isto nem tem discussão.

E essa que foram perguntar aos adjuntos se queriam ficar com o João Pereira?

Aposto que foi o João Pereira que escolheu a equipa dele a partir que negoceia ser treinador do Sporting ,como vem nos livros.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:20

Normalmente é o chefe que decide a percentagem que os adjuntos que leva ganham do seu vencimento, não sei se em Manchester é assim, obvio que a percentagem de 9M nada tem a ver com a percentagem do valor que ganhava no Sporting, e adjuntos nem olham para trás.

Mas ser o líder da equipa técnica no Sporting já seria outra coisa, não pelo que podia ganhar mas pelo que pode proporcionar e nenhum deles foi convidado para esse lugar, sendo assim não surpreende a decisão de todos.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 23:06

Meu caro Julius tenho sérias dúvidas, que alguém quisesse ficar cá, porque ficar cá significaria ficar com o peso gigante da herança pesada aliás bastante pesada como se verifica e bastava algo correr mal e tudo desmoronava como um baralho de cartas.
Quando podia ir para o United ganhando outra projeção, dinheiro e nem se quer tinha que se preocupar muito com heranças pesadas e seguindo um trajecto sem grandes chatices de ser treinador principal.

Tenho a certeza que isto é tudo conversado até pelo Amorim e família.

Eu em 2 minutos penso isto, imagino eles.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 21:04

Foram todos à procura do mesmo!

Claro que o Emanuel Ferro não ficou porque não quis e não pelo facto do novo treinador não o querer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 21:47

O novo treinador imagino que o queria, o Emanuel é que não quis ser adjunto dele, eu também não aceitaria, até ficaria ressentido se a Direção o propusesse, para percebermos as coisas é colocarmo-nos na sua pele.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 21:01

E ainda mais...

não será que o Emanuel até saiu magoado por não ter sido ele o convidado? Ate tinha mais logica a tal ideia de continuidade...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 21:01

Podemos questionar não?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2024 às 21:06

Julius,

Na minha opinião, o único dos adjuntos que teria condições para assumir a equipa era o Carlos Fernandes. Digo isto com alguma reserva, porque embora ele seja competente na vertente técnica, não sei como será em termos de liderança.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 21:50

Bom, tenho uma opinião negativa como treinador de campo, jamais esquecerei o que se passou naquele jogo nos Açores, fez o mesmo que faz esta nova equipa técnica, batia palmas de vez em quando no, vamos, vamos, vamos e perdemos o jogo e o título.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 22:25

Rui Gomes,

Segundo li, vi no Transfermarkt...o Carlos Fernandes, só tem a Licença UEFA-B.
Seria esse um problema também um eventual problema, aparte das Libras estrelinhas(estrelinas).😄
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2024 às 22:27

Ok Carlos, obrigado, desconhecia isso.

De qualquer modo, é apenas uma ideia, porque concretamente não sei se ele reune todas as condições para ser treinador principal.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.12.2024 às 22:11

Julius,

Mas que exagerado!..
Nenhum clube contrata toda uma estrutura técnica completa, como muito aceita adjuntos directos, algum analista e pouco mais.
Vejamos o próprio exemplo do Amorim...
O treinador de guarda-redes principal do M.United é um da casa, Craig Mawson, não é o Vital(como disse o Rui Gomes,.. o homem concerteza nem inglês sabe falar)
O adjunto técnico Darren Fletcher, o preparador fisico também é Mike Clegg, etc... até o analista é da casa(pagaria para ver uma conversa sobre formas de análise entre este e o Amorim🤭)
Não correspondem à realidade de nenhum clube as tuas afirmações.✌️
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:29

Carlos

Ai infelizmente tenho que defender o Amorim, é de ideia fixas e exigiu ao United a equipa que quis, desculpa amigo eu faria exatamente o mesmo, a não ser se a minha posição fosse a de desempregado e em desespero procurasse um clube para treinar, nesse caso tinha que me sujeitar.

isto é um negócio, sempre á um aproveitamento do lado mais forte nas exigências para o mais necessitado ou em problemas para elevar a fasquia.

Assim é também na minha vida e de todos profissional, negócios que podemos exigir e outros que temos que nos sujeitar.
Sem imagem de perfil

De AHR a 08.12.2024 às 15:47

Varandas foi buscar Amorim, um treinador em início de carreira e sem qualquer feito anterior que o recomendasse para assumir as rédeas de uma equipa de topo, como é a do Sporting. Recebeu críticas, e justas, pois a responsabilidade da contratação de um treinador para o Sporting exigia mais do que o simples instinto. Teve sorte. Correu bem. Amorim correspospondeu às expectativas. Mas o facto de ter corrido bem não torna injustas as críticas, a menos que todos nós estivéssemos equivocados quanto aos dons de adivinhação do presidente do Sporting.
Depois desta aposta, que se revelou magistral, e que todos nós julgávamos baseada no instinto puro e clarividente de Varandas, eis senão quando ficámos a saber que Varandas, antes de Amorim, sondou vários treinadores, e só a recusa destes o conduziu para a solução mágica de Amorim. Afinal o Amorim não foi a primeira escolha! Grande desilusão esta, que deitou por terra o mito então criado que Varandas, depois de alguns insucessos com treinadores, tinha desenvolvido esse dom especial de premonição. Eu julgava que só o Mestre Caramba, que dá consultas na Alexandre Herculano, possuia tamanho dom, mas pelos vistos, lá pelos lados de Alvalade, há quem esteja convencido que também o possui. O êxito com Amorim foi tal, que Varandas convenceu-se que poderia aplicar a mesma receita na substituição de Amorim - aposta num treinador sem curriculum. Desta vez, a aposta num treinador desconhecido ainda foi mais arriscada, pois foi logo a primeira. A sua bola de cristal revelou-lhe o rosto de João Pereira, um modesto treinador da Liga 3, e logo vaticinou que o destino deste seriam grandes clubes europeus. Acertou em cheio. João Pereira foi treinar a equipa do Sporting, um grande clube europeu. Este início de mandato nada positivo de João Pereira, com duas derrotas comprometedoras na Liga, não significa, no entanto, que a esperança esteja já completamente perdida. Afinal Amorim também as teve no seu novo clube, e todos sabemos que no futebol tudo pode mudar da noite para o dia ou do dia para a noite. Basta uma vitória contra um clube de nível equivalente ao Sporting para poder relançar o clube na senda das vitórias. Quem sabe se essa vitória não é já a seguir.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 16:11


Todos que partem do principio que o JP não podia ser porque vinha da B, começam logo a subverter as coisas porque não teem bases para achar que isto é brincar ao futebol,

Porque nos ''corredores do futebol'' todos podem ver o JP como um excelente potencial, vocês acham que o Amorim quando vai para o Braga já não sabem o potencial que lá está?
Quantos jogos tinha o Amorim no braga B para passar para a A? e alguém disse que o Salvador estava com a mania etc?

o Futebol não é cego, nem mudo, as pessoas falam, conhecem e sabem quem tem perfil e quem nao tem.

O JP ,o Amorim ou o Klopp, todos teem que começar por algum lado, mas se não tiverem o balneário com eles, se apanharem jogadores que ainda estão de birra porque o seu treinador os deixou, não ha nenhum treinador que resista!

E repito para mim pelas sensações, pelas frases pelo ambiente, o JP e a estrutura estão a ser mais vitimas que culpados, ainda que como responsáveis tenham que ter sempre culpa, que isso fique claro, mas o que acho incrivel é alguém dizer que os jogadores não teem culpa.

Será tão dificil, entender isto?

Alguém minimamnte honesto pode dizer que estes jogadores estão a dar tudo?Nao podiam e deviam dar muito mais? principalmente contra o Santa Clara?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 18:53

AHR

Uma das diferenças entre Ruben Amorim e João Pereira para alem de muitas outras, é que o primeiro foi-lhe dado tempo (vários meses) onde teve vitórias derrotas e empates, e ao segundo não foi dado tempo nenhum, nem sequer atenuantes. Pelo contrário, antes de assumir o cargo já estava a ser contestado.

Se os jogos forem limpos, se a bola deixar de bater no poste e entrar, se as lesões pararem, as coisas podem voltar ao normal. Ainda acredito.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 20:05

Mas a questão é mesmo essa...

ao Amorim também vão lhe dar 7 meses para preparar o novo Manchester que agora não ganha a ninguém, algo parecido quando chegou ao Sporting

À treinadores que precisam de tempo, outros de muito tempo, outros ainda pela sua experiência nem tanto assim se pegarem numa equipa bem montada e ganhadora e já agora com 5 pontos de vantagem na Liga.

A questão que se coloca quando pensaram no João Pereira (que nunca se viu nestas alhadas) era a pensar no BI ou a dar-lhe tempo para expor as suas ideias a ver se resultam e com a devidas consequências, eu gostaria de ter essa resposta da Direção-
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 20:23

Os contextos são diferentes. Amorim pegou numa equipa que estava em quarto lugar, e nem se lhe exigiu o terceiro. O JP herdou uma situação favorável, que deveria manter, o que não conseguiu. A questão que se coloca é a de que se fosse outro treinador, seria diferente. Tenho as minhas reservas.

Penso que a estrutura desportiva acreditou que com JP o processo continuava sem oscilações. O próprio Amorim, disse, mais que uma vez que JP estava preparado para assumir a tarefa. Mas, o futebol, são momentos. Se os penaltis quando existem fossem marcados, se as bolas não batem nos postes, se um defesa faz um penalti desnecessário quando a equipa está em recuperação, se um jogador entrega a bola a um um adversário isolado. São muitos ses, mas que podem fazer a diferença, E vitórias replicam vitórias.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 22:36

" O próprio Amorim, disse, mais que uma vez que JP estava preparado para assumir a tarefa."

E estará realmente? Porque desconfio muito dessa avaliação quando pelo meio está uma grande amizade entre os 2 e ainda quando foi o próprio Amorim que apresentou o seu plano ao Varandas de ter poderes quase absolutos pela equipa A e equipas B e Sub 23 e que um dos treinadores teria que ser o amigo, que entretanto lá foram buscar.

Isso tem muita coisa que não me convence de verdade, fechámos os olhos porque tudo girava sobre rodas e o Amorim tinha muitos créditos, esperamos é que não os tenhamos que pagar bem caro e com juros.
Sem imagem de perfil

De Pedro Américo a 08.12.2024 às 17:31

Os treinadores de Porto e Sporting são tão fracos ,que o Bruno Lage parece um fora de serie ao pé deles.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.12.2024 às 18:28

Que me desculpe o Caro Nação Valente, mas o seu texto está pejado de opiniões que não partilho. Não houve “ casting”, a ter existido existiu há anos ( 3, segundo rezam as crónicas), e mais por uma qualquer “ fezada”, do que uma escolha ponderada, estudada, sujeita a critérios, ou melhor a ausência de critérios na mesma. Dizer que João Pereira vai ser um grande treinador e estará dentro de alguns anos num grande clube europeu é uma “ fezada”, sem aderência a qualquer facto(s), a trabalho realizado, à realidade. Amorim chegou ao Sporting com uma carreira muita curta, mas onde já se vislumbrava algo de muito interessante, excelência na comunicação e liderança( até um título) , o que em João Pereira só quem lida( lidava) de muito perto com ele, poderia ver. Infelizmente o que se viu até agora( sou daqueles que ainda tenho uma reserva pequena de esperança no seu desempenho) não agrada nada.
Quanto ao bode expiatório, aquele que será sacrificado porque alguém tem de pagar por algo que correu muito mal, sejamos francos, pessoalmente não quero qualquer sacrifício, mas quero um assumir de responsabilidades. Frederico Varandas soube, e bem, capitalizar a seu favor a contratação de Amorim, partilhando-a com Viana, mas puxando para si a decisão, não poderia ser de outra forma, então agora que as coisas não correm bem, queremos( quer o meu Caro Nação Valente) que se disperse a “ culpa” pela Administração? Alguém acredita que não foi Varandas a escolher o treinador João Pereira? Sejamos claros, há um primeiro responsável pela situação actual Amorim, um traidor, mas também um segundo, Frederico Varandas, não soube acautelar em tempo o futuro, quando Amorim viajou para Inglaterra de forma completamente imprevista( para nós), não abriu os olhos, quando permite que Viana trabalhe para dois clubes ao mesmo tempo revela fraqueza, e quando digo isto, não o quero como bode expiatório de uma situação difícil, quero sim que se assuma como líder e saiba analisar e decidir em tempo, não sou crente, sou muito racional, “ fezadas”, crenças, em gestão são palavras inexistentes.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 08.12.2024 às 18:58

A vossa resposta começa logo com incoerencias e incongruências, e dizem que não querem bater no Dr Varandas, claro que querem!

Acho incrivel como se diz sem qualquer base de sustentação, que foi fezada, que não foi ponderado, como podem saber estas coisas? sem bases?
por essa ordem de ideias o Ruben Amorim nunca tinha sido treinador afinal quem era ele e quantos jogos tinha no Braga B antes de ir para a equipa A?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 19:39

Caro Luís Carvalho

Mesmo discordando aprecio as suas análises feitas com muita ponderação. Quando coloquei como título, a expressão "erro de casting" não foi com o intuito de ser levada à letra. Reproduzi o que João Pereira disse, numa conferência de imprensa, e que depois foi rectificada como um lapso.

O que diz sobre Amorim, João Pereira e Varandas subscrevo. Quanto a este último costumo dizer que calado é um poeta. Para além de naturais dificuldades de comunicação, tem tendência quando fala, a exceder-se em comentários de desnecessário euforia. Fê-lo quando afirmou que "o Sporting dominava o futebol português, e mais recentemente quando afirmou que JP ia ser um dos maiores treinadores. Não havia necessidade. Isto não invalida reconhecimento, pelo trabalho que tem feito no Sporting.

Frederico Varandas é o presidente do Sporting e nesta qualidade sempre o máximo responsável pelo que acontece, de bom e de menos bom. Da mesma forma, compete-lhe tomar as decisões finais, incluindo contratações, mas certamente não é ele, que as faz exclusivamente. O mesmo se passa com a contratação de técnicos, apesar de as assumir como escolhas suas. Especulando, não acredito que a escolha de Amorim fosse, exclusivamente obra sua. Do mesmo modo não estou a ver Varandas a dizer "vão lá buscar um rapazinho chamado João Pereira para ser um dia treinador". O que podemos dizer é que concordou. Embora sem exageros de linguagem até Amorim disse várias vezes que JP estava preparado para a função.

Varandas está numa situação difícil também porque se excedeu na linguagem. Se se concluir que esta solução, não tem pernas para andar, tem que se corrigir.

Não me querendo repetir, não sou partidário de bodes expiatórios. Assim sendo, continuo a defender que a situação actual no Sporting é consequência de vários factores.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.12.2024 às 19:55

Para o comentário do Luís Carvalho, obviamente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 20:02

Caro Luís Carvalho,
Apontou o momento que marca este descalabro da equipa do Sporting. A viagem, na parte final da época passada, de Rúben Amorim a Inglaterra.
Quem, naquelas circunstâncias, tem este tipo de comportamento, revela que a repetição do mesmo, até satisfazer a sua ambição, é uma questão de tempo.
Muito provavelmente a Direcção não acautelou, da melhor forma, esta realidade, mas este acontecimento foi revelador do poder de Rúben Amorim no Sporting e na dependência que o Clube dele tinha, pois ele continuou a agir como se nada tivesse ocorrido e ainda brincou com o tema na festa do título.
Com a oferta de tanto poder e uma dependência tão acentuada, criamos dentro do Sporting um "monstro" que, ao sair do Clube, o esvaziou por completo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 19:36

Amigo Nação Valente,

O último mês do Sporting tem sido tão surpreendente que estou atónito com a nova realidade e, cada vez mais, "perdido" nas causas, nas justificações, nos "culpados".
Frederico Varandas? Os conselheiros do presidente? O João Pereira? Os jogadores?
Quem são os responsáveis por esta hecatombe?
Como em quase tudo na vida, a responsabilidade é multifactorial e todos terão a sua quota parte. Podemos é discutir a proporção relativa e a forma de cada um ultrapassar o momento.
Independentemente de acções concretas, penso que umas boas sessões de Psicoterapia à equipa e ao treinador ajudariam. Os traumas são evidentes.
Mas, vendo o debate e comentários dos sportinguistas, cada vez menos tenho vontade de participar neste "julgamento em praça pública". Quando vejo tantas certezas fico desconfiado.
Desculpe este desabafo, que em nada está relacionado com a participação nesta sua lúcida exposição, mas o desgaste desta situação é tal que já me faltam forças para sobre ela argumentar. O que quero é acordar deste pesadelo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 20:04

Amigo Leão do Norte

Penso não estar enganado quando vejo nas suas opiniões, que vive muito intensamente o Sporting. Não consigo, nem posso avaliar com cada pessoa vive o sportinguismo, más nós adeptos queremos sempre o melhor para o Clube.

Sem qualquer intuito valorativo, consigo viver o Sporting de uma forma mais racional, à falta de outra palavra, conseguindo distanciar-me de um excesso de emotividade. Deste modo, vivi o bom período desta época, com grande alegria, sobretudo pelo bom futebol praticado, mas nunca entrei em euforias. No futebol passa-se muito rápido de oito a oitenta e vice-versa.

Nesta linha de pensamento, não considero já tudo perdido, embora esta mudança forçada na liderança não deixe de me preocupar. Como adepto compreendo algumas posições extremadas, mas custa-me ver julgamentos quase à priori. Neste momento, para além de estados de espírito, a equipa precisa de ser apoiada, para ganhar confiança. Os jogadores podem precisar de psicólogo, mas os adeptos devem manter a serenidade, como aconteceu em períodos da era Amorim.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.12.2024 às 20:37

Amigo Nação Valente, em quase tudo considero-me uma pessoa extremamente racional. Racional, mas com muita paixão em tudo o que faço.
Quase sempre consigo "temperar a gosto" essas duas realidades, mas no Sporting, diversas vezes, é-me difícil fazê-lo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 21:48

[(Y) A perfeição não existe,
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.12.2024 às 21:58

A perfeição não existe.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 08.12.2024 às 21:00

Eu venho algum tempo a descrever ,as lesões de jogadores tem sido imensas, algo vai mal que foi no período Amorim, tantas lesões por causa do sistema tático? Pote, Nuno Mendes, Mateus reis, Inácio, o belga, Eduards,diamond ,agora o Bragança talvez haja ou ja ouve mais algum, sao muitas lesões, uns recuperaram passado algum tempo voltaram se a lesionar, isto tudo praticamente com o Amorim, ja no passado era a mesma coisa ja com o Ruben como treinador acho que o sistema tático obriga a puxar pelos musculos obriga a lesoes musculares?

Comentar post






Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo