Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Esgaio, até onde deve ir o Sporting?

Leão do Norte, em 13.06.21

Parece ser evidente que a aquisição do lateral direito Ricardo Esgaio é um desejo por parte de Rúben Amorim e que a administração do Sporting está a desenvolver diversos esforços para satisfazer as pretensões do seu técnico. No entanto, também circulam notícias sobre a intransigência do SC Braga, nomeadamente do seu presidente, em concordar com a saída do jogador pelos valores que o Sporting estará na disposição de oferecer.

Segundo notícias vindas a público, António Salvador estará a avaliar o passe de Ricardo Esgaio em 10 milhões de euros e, uma vez que o Sporting detém 20% do passe do jogador, a sua contratação implicaria um custo de 8M€.

19624318_fFMSa.jpeg

É incontestável que a equipa necessita de uma alternativa sólida a Pedro Porro e que a realidade competitiva da próxima temporada exigirá mais e melhores soluções ao nível do plantel. Para além disso estamos a falar de um jogador com formação no Clube, habituado ao futebol português e cujas características e qualidades parecem agradar ao treinador. Contudo, e salvo imponderáveis de mercado ou clínicos, convém não esquecer que tratar-se-á de uma solução alternativa ao habitual titular e que o Sporting necessita de manter liquidez para reforçar outras posições.

Deverá o Sporting investir esse valor, mais ainda sabendo-se a especificidade negocial e a animosidade que esse presidente tem para com o Sporting Clube de Portugal? Se não, qual deve ser o valor limite para o Sporting contratar Ricardo Esgaio?

Sou da opinião que o Sporting, dadas as circunstâncias do negócio e do próprio jogador, não deve pagar o valor que estará a ser exigido pelo SC Braga. Sem prejuízo de procurar alternativas no mercado, pode, e deve, manter alguma pressão negocial e os falados 5/6 milhões de euros que eventualmente o Sporting estará na disposição de oferecer parecem-me bastante razoáveis. Até porque duvido muito que o presidente adversário, nas actuais circunstâncias do mercado, consiga realizar, com qualquer outro clube que não o Sporting, o negócio nas condições que exige.

Convém é não transformar está contratação em mais uma novela com protagonistas do Minho a Lisboa.

P.S.: Por mera coincidência, Record noticia hoje que o Sporting "subiu" a proposta para 5 milhões de euros, mas que o SC Braga "só baixa" até aos 6 milhões.

publicado às 04:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 13.06.2021 às 09:30

Caro Leão do Norte

Há jogadores que necessitam de um “percurso intermédio” antes de se afirmarem na equipa principal do Sporting. Foi o caso de Palhinha, acredito que o mesmo se passará com Ricardo Esgaio que será uma boa alternativa a Pedro Porro, com quem tem algumas semelhanças.

Como Porro, Esgaio também traz técnica e velocidade, entendimento do jogo e um posicionamento no campo que leva a equipa para patamares competitivos e qualitativos muito elevados. Para além disso, será um jogador eficaz elemento para abrir blocos defensivos compactos.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 11:04

Caro Leão Zargo,
Totalmente de acordo com as qualidades e a utilidade do Ricardo Esgaio.
Do meu ponto de vista a questão coloca-se mais no custo da sua aquisição.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 13.06.2021 às 09:57

Esgaio, devido à sua idade, tal como Paulinho, é um jogador que não trará retorno económico. Não vale a pena gastar muito com um jogador que é para ser suplente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 11:16

Caro Orlando Santos,
A aposta no Esgaio é essencialmente desportiva, daí que tenhamos que analisar o seu custo por esse prisma.
Sem imagem de perfil

De Rui a 13.06.2021 às 10:23

6 milhões não me parece desadequado, mas 8 milhões já será pedir demais. Tenho também dúvidas se Esgaio aceitará vir para o Sporting para ser suplente, ainda que com muitas hipóteses de entrar em jogo. Gostaria também que o dossier João Mário fosse concluído.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 11:26

Caro Rui,
Os 6 milhões são a meu ver o tecto negocial.
Realmente pode-se questionar se o Esgaio aceitará ser suplente, mas os jogadores têm sempre a expectativa que vão conseguir provar ao treinador que são a melhor opção.
Se o Esgaio vier para o Sporting, e apesar de saber da relevância do Porro, não tenho dúvidas que no seu íntimo pensa que, sendo a época tão longa e com diversas competições, vai conseguir jogar o suficiente para mostrar ao Rúben Amorim a sua utilidade.
Em relação ao João Mário julgo que a grande maioria dos sportinguistas espera ver esse dossier concluído, a nosso favor, rapidamente.
Sem imagem de perfil

De Rui a 13.06.2021 às 13:24

Acabo de ver a notícia que o Dalot foi chamado a substituir o Cancelo na seleção: além do Cedric e do Ricardo Pereira, até o Esgaio seria melhor opção. Como não haverá outros clubes interessados (além do bluff do presidente do Braga), acredito que o jogador acabará por vir para o Sporting, e será uma boa contratação.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 14:05

A chamada de Dalot é uma surpresa, mas se o selecionador convocasse o Esgaio amanhã o inenarrável presidente do Braga já pedia 20 milhões por ele.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.06.2021 às 10:50

Eu continuo na minha. Para um jogador que se sabe à partida que vai ser suplente, gastar €5M é o máximo dos máximos. No entanto continuo a dizer que eu daria preferência a algum jovem da equipa B ou sub23. Ou até mesmo alguma contratação de jovem mais barata.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 11:45

Caro Mike Portugal,
O máximo a gastar por um jogador nestas condições deverá rondar esse valor.
Em relação à utilização de um jovem dos escalões inferiores a situação não parece viável uma vez que o Rúben Amorim, logo após o término do campeonato e referindo-se ao reforço da equipa, disse “Não vou dizer posições mas se o João Pereira saiu agora, temos de contratar alguém porque ainda temos de trabalhar gente na formação para aquela posição, não há ninguém preparado para colmatar aquele posto”.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.06.2021 às 11:49

5/6 milhões, hoje em dia no mercado da bola é um valor insignificante e não vamos conseguir um segundo lateral de qualidade razoável por menos.

Fala-se muito em Esgaio como "suplente", mas na realidade é um reforço para um plantel que não pode enfrentar todas as provas que tem pela frente, muito em especial a Champions, com mais miúdos e/ou apenas com Porro, que até tem um histórico de lesões.

Rúben Amorim já fez saber que neste momento não há ninguém na formação apto para assumir a posição.

Agora somos Campeões Nacionais. Há uma responsabilidade adicional e os adversários não vão facilitar minimamente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 15:18

Caro Rui Gomes,
Também me parece que por 5/6 milhões o Esgaio é um bom negócio e é difícil encontrar outro jogador que preencha estes requisitos por este preço.
Na próxima época a questão dos "suplentes" vai ser muito relativa, dada a densidade competitiva que se espera. E em relação ao Porro estamos a contar que faça uma temporada ao nível da anterior, o que pode não acontecer.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.06.2021 às 13:33

É preciso lembrar que temos de investir 8M para contratar o Porro... dar mais 8M pelo Esgaio parece-me um investimento excessivo para a lateral direita.
Esgaio não é nenhum craque.... tem qualidade defensiva mas ofensivamente é muito mais fraco que o Porro. A comprar o Esgaio no maximo dar 5M.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 14:49

Caro Schmeichel,

É nessa relação de custo/benefício e na necessidade de mantermos a liquidez para continuar a reforçar o plantel que devemos encarar a contratação do Esgaio.
Sem imagem de perfil

De JCR a 13.06.2021 às 21:19

Por mim, Esgaio não vinha, dado custar-me ver jogadores formados no SCP, a serem dispensados para outros clubes, porque não tinham lugar no clube, e depois, ainda termos que pagar pelo seu regresso, parecendo que nunca mais eliminamos o 1º erro, e como o ditado diz, "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"!

Mas é óbvio que temos que arranjar alternativa para Porro, dado o calendário de competições que iremos ter, além da responsabilidade que essas participações irão trazer, mas não sei aonde, por pouco dinheiro, se vai conseguir 1 lateral direito de qualidade, mas por mim, se fosse possível, dado mais a mais não querer continuar a encher os bolsos e o ego do caloteiro Bracarense, figura abominável do nosso futebol, e mais a mais sendo 1 anti-sporting e capacho lampião, Esgaio não vinha...

Já ouvi falar em Pipa, se estiver a dizer o nome bem, jovem lateral direito espanhol, alguém sabe mais novidades sobre isto e, principalmente, quais os custos envolvidos?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.06.2021 às 22:02

O espanhol conhecido por Pipa é de facto mais barato (passe avaliado em 2 milhões), mas joga no 20.º classificado da Championship (II divisão inglesa).

Acha mesmo que serve para o Sporting?
Sem imagem de perfil

De JCR a 14.06.2021 às 00:59

Eu só ouvi falar, não tendo nenhum conhecimento da sua qualidade, nem aonde jogava, mas estando aonde disse, de facto, será meio caminho para ele não ser contratado, embora às vezes, mas raramente, possam haver algumas surpresas, mas seria mais útil termos alternativa em Alcochete, seria mais fiável, mas ao não termos, tem que se procurar fora do clube, e do que ouvi há pouco, e se for verdade, creio que o Sporting se fartou das exigências que o caloteiro Bracarense está a fazer, e o mesmo também, segundo disseram, se passa com o jogador líbio que JJ quer ver no meio-campo do Benfica, ele está-se a aproveitar da sua posição, pensando que é o maior, e por isso exige a mais, mas pode ficar sem fazer nenhum negócio, mas isso, é problema dos sócios e adeptos do Braga, não nosso, mas quem tudo quer, tudo perde, e ao ser fomentado por quem é, até que é bemfeito, que é para ver se aprende!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 14.06.2021 às 16:10

Será que este recuo não é estratégico? Pode ser que o AS pense de outra forma quando perceber que terá que lidar com um jogador descontente, pagar-lhe os salários e perder a ultima oportunidade de fazer uma verba relevante com um tipo que não deve andar muito longe dos 30.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.06.2021 às 17:00

Caro Jorge,
Como referi, o Sporting deve manter alguma pressão negocial e a procura de outras opções faz parte da estratégia.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.06.2021 às 22:25

Caro JCR,
Realmente custa dispensar um jogador e depois ter de pagar para o reaver, mas o futebol é dinâmico e por vezes mais vale investir e corrigir um erro do que, orgulhosamente, persistir no erro. Para além disso muitas vezes não é uma verdadeira dispensa por falta de qualidade, mas sim a utilização de um activo para conseguir outro mais necessário.

Também ouvi falar do Pipa. Lembro-me dele jogar no Espanhol de Barcelona, onde ainda estava em integração. Agora está numa modesta equipa da segunda divisão inglesa (onde sinceramente não tenho opinião sobre o seu rendimento) mas, do que cheguei a ver dele em Espanha, e mesmo sendo ainda jovem, não me parece ser uma boa opção para o Sporting.
E em comparação com o Esgaio parece-me muito inferior.
Sem imagem de perfil

De JCR a 14.06.2021 às 01:09

Caro Leão do Norte,

tem razão no que disse, mas não querer o regresso de jogadores dispensados, é mais 1 sentimento que tenho, do que outra coisa, e eu sei que quem dirige, não está a jogar em nenhum computador/tablet/smartphone, 1 jogo de estratégia de futebol, tipo Championship Manager, tem a ver com a realidade/possibilidade do momento, e no caso de termos que ter 1 lateral direito alternativo, isso tem que ser feito e conseguido, a necessidade acima de tudo, acima de convicções, mas é por isso que nunca serei dirigente desportivo, mas é o que é...
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 14.06.2021 às 16:18

No meu entender, o negócio apenas faz sentido se for por 3/4 milhões máximo + um jogador dispensado, como Battaglia ou Doumbia, que lhes poderá ser útil para substituir o Musrati.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.06.2021 às 16:49

Caro Paulo SCP,
O seu raciocínio tem lógica, até do ponto de vista do Braga. O problema é que os negócios do presidente do Braga com o Sporting não se regem pela lógica, mas sim por uma animosidade/inveja intrínseca.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo