Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

estadio-da-luz.jpg

 

O Estádio da Luz foi interditado por quatro jogos, por decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que surge na sequência da queixa do Sporting devido ao apoio dos encarnados a claques ilegais.

 

Face à decisão, o Benfica já revelou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), sendo que, caso a providência seja aceite, terá efeitos suspensivos:

 

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD informa que irá apresentar uma providência cautelar junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) com efeitos imediatos da decisão proferida pelo Conselho de Disciplina da FPF, com base num processo aberto pela Comissão de Instrução da Liga Portugal que decreta a interdição do Estádio da Luz por quatro jogos. Consideramos totalmente inaceitáveis e injustificáveis as razões invocadas para tal decisão e estamos convictos de que conseguiremos fazer valer as nossas razões no decurso deste processo".

 

O caso remonta a uma queixa do Sporting em 2016/17, que acusou o Benfica de apoio a claques não legalizadas em vários encontros, em violação do artigo 118 do Regulamento Disciplinar. Em causa estavam 13 partidas disputadas no Estádio da Luz.

 

Em Outubro de 2018, o Sporting acrescentou mais um jogo: a recepção ao P. Ferreira de 2017/18. No entanto, dos 14 encontros designados na queixa, há seis que já não poderão ser alvo de castigo, pois já prescreveram. 

 

Recorde-se, ainda, que qualquer decisão TAD é passível de recurso para o Tribunal Central Administrativo do Sul e, posteriormente, para o Supremo Tribunal Administrativo.

 

Contactada pela Agência Lusa, fonte da FPF escusou-se a esclarecer as razões que estão na base desta decisão do Conselho de Disciplina.

 

Em conclusão, é expectável que este assunto vá dar "pano para mangas" em termos de debate, no entanto, diria um cínico, o eventual desfecho, seja qual for, deverá surgir no final da próxima época.

 

Comentário de João Sampaio, vice-presidente do Sporting:

 

"Queremos regras iguais para todos e não nos parece razoável que se neguem apoios a claques quando os mesmos estão à vista de toda a gente. Este processo é apenas o resultado natural disso, mas o tempo que já demorou e o tempo que ainda vai demorar acaba por beneficiar os infratores".

 

publicado às 04:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


101 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 13.02.2019 às 07:28

Será mais fácil o Sporting ser campeão.
SL
Sem imagem de perfil

De yazalde a 13.02.2019 às 07:35

Isto nao e nada, o pior nao da em nada
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.02.2019 às 08:22

O benfica acha-se no direito de estar acima da lei... chegam mesmo a tentar argumentar sobre a inocuidade da lei.... mas a lei é simples e diz que os clubes que apoiem claques que não se encontrem registadas a penalização vai de 1 a 12 jogos.

Porquê tanto tempo para se aplicar a lei?
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 13.02.2019 às 12:26

Porque a lei que manda nas outras leis, chama-se Constituição da República Portuguesa.
Leia a Alínea 3 do artigo 46 da CRP:

Artigo 46.º - (Liberdade de associação)
1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.
2. As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.
3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 13:05

E o que é que isto tem a ver com a questão das claques e o seu apoio pelo SLB?
Sem imagem de perfil

De Ghost a 13.02.2019 às 14:56

Basta o ponto 1. do Artº46 para inviabilizar a existencia dos NNB (e de outras claques, incluindo a Juve que não sou faccioso).
Sem imagem de perfil

De Pereira a 14.02.2019 às 00:46

Rui Gomes, a constituição Portuguesa está acima de qualquer organismo nacional.


Logo, seguindo a luz da lei:
"1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal. "

Sem dependência de qualquer autorização já diz tudo.


"3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela."

Auto-explicativo.
Logo, isto das claques é um não assunto. Vem à baila esporadicamente e desaparece da mesma forma que veio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.02.2019 às 03:20

Insistem no mesmo!
Sem imagem de perfil

De Pereira a 14.02.2019 às 15:39

Então que contra-argumento arranja para comentar que insistem no mesmo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.02.2019 às 16:04

Quer obrigar-me a repetir tanto do que já foi aqui comentado???

Se não compreende ou aceita a contra-argumentação, não há mais nada a acrescentar.
Sem imagem de perfil

De Augusto Bala a 13.02.2019 às 08:42

Lá está o meirim lampião a atenuar a coisa, de 7 a 21 jogos, mínimo 7, porquê só 4 meirim lampião?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2019 às 08:52

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.02.2019 às 09:04

Tipico comentário de lampião… confundem legislação com ausência de crimes…. não é pelo Estado definir uma determinada penalização na sua legislação, que os crimes acabem por completo, trata-se simplesmente de legislar sobre o apoio a uma claque.

A lei é muito clara, um clube para apoiar uma claque para o fazer, essa claque tem de ser registada…. o caso que evidenciou do ataque de Alcochete, é um exemplo claro de identificação dos seus autores…. questiono quem é o líder da claque No Name Boys? ninguém sabe nada…. e isso com a conivência da direcção do benfica.

Fica claro e evidente aos olhos de todos, esta ideia de que o benfica está acima da lei, e quer continuar a proteger a identidade dos seus arruaceiros dos NoNameBoys, tal como as escutas do LFV o demonstram…. factos são factos!

Tenho dito!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 13.02.2019 às 09:28

Isto resumido não vai dar em nada. Quanto muito, talvez daqui a 1 ou 2 anos um joguito de interdição contra o Baixa da Banheira, para inglês ver...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 13:06

Sendo Portugal o que é, precisamente o meu pensamento.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.02.2019 às 09:48

Galinheiro interditado lá vão ter que jogar na Tapadinha ou em Marvila no campo do Oriental, como vai depois a águia conhecer o voo , vai e já nao volta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 14:42

"Vai e já não volta...".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2019 às 09:52

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.02.2019 às 10:04

Manita a mesma pergunta para os terroristas vermelhos que invadiram Alcochete á pedrada no célebre jogo de Juniores , quantos deles estão presos , e quantos deles estão inscritos no IPDJ.....poiss!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.02.2019 às 10:37

Será muito difícil um lampião perceber o que é uma lei?!?!

Se uma pessoa assassinar outra, está previsto no Código Penal uma determinada penalização….. mas isso não significa que não hajam homicídios….

Aqui a questão é a mentalidade lampiónica que leva-os a perder o discernimento do raciocínio…. não tem sentido comparar com actos praticados por outras claques, porque isso não é o tema…. eu poderia comparar com 2 homicídios praticados pelos NoNameBoys…..

Aqui a questão é porque razão o benfica não cumpre a lei…. tentar levar a discussão para outro tema, é revelador da falta de razão do benfica neste processo todo….

Porque razão LFV não obriga a legislar os NoName? simples…. ele está manietado pela claque, num acordo feito, onde LFV dá poderes à claque em troca de votos…..
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 13.02.2019 às 12:34

LFV não dá pode obrigar nada nem dar poderes a ninguém.
Quem está manietado é quem permite que claques invadam e agridam jogadores do próprio clube.
Quem vota em LFV são os sócios mais antigos, aqueles com 50 votos, e não os miúdos das claques. Isso poderá acontecer no seu clube.

Já lhe expliquei acima, mas volto a explicar:
Leia a alínea 3 do artigo 46 da Constituição da República Portuguesa.

Artigo 46.º - (Liberdade de associação)
1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.
2. As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.
3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 14:45

E eu também já lhe perguntei o que é a relação disto com o regulamento que exige a legalização das claques associadas e apoiadas por um clube.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 13.02.2019 às 15:51

Porque obriga as claques a organizarem-se em associação, o que os seus membros legitimamente recusam e não podem ser obrigados por ninguém, conforme o CRP. Nem pelo SLB ou por alguém da sua direcção.
Os tribunais até agora têm dado, e irão continuar a dar, razão ao Benfica.

Os membros das claques do Benfica, sem excepção, estão identificados, são todos sócios do clube com os mesmos direitos de todos os outros sócios, estão todos identificados com nome, moradia, telefone, email, etc., têm todos lugar cativo no estádio, aquilo que não acontece com os membros das claques chamadas "legalizadas".
Que por sinal não cumprem na totalidade com o que está disposto na lei da legalização das claques. Estarão por isso ilegais.

O problema das claques é que há uma minoria de claques que estando "legalizadas", utilizam essa alegada legalização para cometerem crimes que estão identificados e são conhecidos. Não preciso de os mencionar. Não terá sido para isso que a lei foi feita.

Por isso, os tribunais irão continuar a dar razão ao Benfica, de cada vez que este apelar.
A lei da legalização das claques terá de ser mudada para ficar em consonância com a Constituição da República Portuguesa.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.02.2019 às 15:47

Quando não se tem razão, e não se quer admitir, assobia-se para o lado. É da natureza do adepto.
Sem imagem de perfil

De Jason a 13.02.2019 às 18:01

Joao Carvalho, nao perca o seu tempo, ninguém o quer perceber. A legislaçao do IPDJ é ilegal, por ser contraria à Constituiçao. As claques "legais" inscrevem meia duzia de incautos, para algumas centenas de outros se passearel na "legalidade". A confusao é total, e ninguém tem mao nisto...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 18:09

E quem tem culpa dessa dita confusão?
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.02.2019 às 10:11

Vocês adormecem a pensar no Benfica, sonham com o Benfica, acordam a pensar no Benfica e depois andam a lutar pelo quarto lugar com o Moreirense!
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.02.2019 às 10:16

Comenta-se a interdição de um estadio de um club da 1ª liga , quantos estadios foram interditados nos ultimos dias? E o interditado pertence a quem? É noticia , se fosse do Porto ou do Braga seria igual. Cure esses complexos de perseguição meu caro.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 13.02.2019 às 10:32

Conseguiu escrever isso tudo sem se rir e num Blog com o nome Camarote LEONINO?
Afinal...quem adormece, sonha e acorda a pensar no quê?
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 13.02.2019 às 12:06

Qualquer dia, ainda vamos fazer comentários a um blog do Benfica
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 13.02.2019 às 12:14

Cris Dileo,
Nem pensar! Nunca o fiz e nem penso em fazer.
No nosso clube já temos muito com que nos entreter.
Sem imagem de perfil

De Francisco Pereira a 13.02.2019 às 10:26

Um cínico diria que foi multado porque se atreveu a marcar 10 golos num jogo.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.02.2019 às 10:34

Um clube com muita mania e complexo das grandezas , e pelos vistos tambem de muitos cínicos.
Sem imagem de perfil

De Samuel A. a 13.02.2019 às 11:55

Falava-se a cima sobre raciocinio atrofiado

O Benfica com complexo das grandezas ? A serio ?
Seja serio... conhece em Portugal algum clube maior que o Benfica ?

O Sporting é sem duvida nenhuma um clube enorme. Isso nem sequer é questionavel.
Mas olhando para... titulos, socios, assistencias, mediatismo, etc etc e comportamentos de ambos os clubes.... pense lá bem que é que tem complexo das grandezas ...

Lembro-me assim de repente quando o BdC achava que a NOS tinha que dar um melhor contrato ao SCP só porque.... sim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 14:49

Nenhuma pessoa sensata refuta que o SLB é o maior clube português.

Não é isso que está em questão, mas sim a sua cultura desportiva e o sentido que por ser o maior clube está acima das leis.

Este sentimento de superioridade e privilégio exclusivo tem vindo a ganhar maior relevo com LFV ao leme, por ele próprio também pensar que tem direitos, dentro e fora do clube, não ao alcance do sócio ou cidadão comum.
Sem imagem de perfil

De Samuel A. a 13.02.2019 às 17:01

Estamos totalmente de acordo

Alias, nao vou comentar sobre a "cultura" que diz do Benfica, mas concordo que nenhum clube, Benfica ou nao, esteja acima de qualquer lei

Se nao pode ser claques nao declaradas, que seja punido.

sobre os Benfica nao gostar das consequencias ou tentar que nao aconteçam... é legitimo que se defenda. Como o Sporting tentou com a Doyen como alguem aqui referiu

Mas sim, que seja punido sempre que estiver em incumprimento
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 13.02.2019 às 11:57

Realmente, em 2016/2017 o Sporting sabia que o Benfica a 10 de fevereiro de 2019 sabia que ia marcar 10 golos contra uma equipa do 1º escalão do futebol nacional... Sim, tem lógica. É uma teoria com pernas para andar...
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 13.02.2019 às 12:19

Nem o Nhaga consegue tal premonição com 2 anos de antecedência!
Sem imagem de perfil

De Francisco Pereira a 13.02.2019 às 13:33

O SCP tem de começar o quanto antes a preparar a próxima época.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2019 às 14:41

Tudo bem... mas em nada se relaciona com este castigo aplicado ao Benfica.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo