Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x519$2021_09_30_20_02_34_1910061.jpg

Frederico Varandas e Salgado Zenha falaram na Assembleia Geral de ontem. O presidente, num discurso que não foi muito longo, falou dos êxitos desportivos do clube, no futebol e nas modalidades, ao passo que Zenha abordou questões mais financeiras, nomeadamente o Relatório e Contas. Para terminar, o Dr. Fredrico Varandas fez uma intervenção final, onde aproveitou para responder a alguns sócios.

Entretanto, um momento da reunião magna relatado às 21h12:

"Continuam os discursos dos sócios do Sporting CP. Já houve críticas à numeração dos boletins de voto e a maioria das intervenções têm sido contra Frederico Varandas e Rogério Alves. Um dos sócios que mais falou foi Miguel Fonseca, advogado de Bruno de Carvalho no julgamento do ataque à Academia de Alcochete".

O advogado do destituído... pois, e o Sporting é apenas isto? Será um estado psicológico mórbido ou ADN leonino?

E, para adornar este "bonito" cenário, verifica-se que os Relatório e Contas e Orçamentos foram todos reprovados:

Resultados:

Ponto 1 (Relatório e Contas 19/20) - Contra 59% (reprovado novamente)
Ponto 2 (Orçamento para 21/22) - Contra 57% (reprovado)
Ponto 3 (Relatório e Contas 20/21) - Contra 58% (reprovado)
Ponto 4 (Atribuição de nomes representativos do Clube às portas do Estádio de Alvalade) - contra 41% (aprovado)

GRANDE SPORTING?!?

Reacção do Dr. Frederico Varandas ao chumbo dos Relatório e Contas e do Orçamento para a presente época:

"Acima de tudo, esta noite é a noite mesmo ideal para os sócios fazerem uma muito séria reflexão do que querem do Clube e que participação querem ter neste Clube. A verdade é que sistematicamente temos um grupo de cerca de 400 pessoas que se apresenta sempre nas assembleias e com a sua orientação de voto quer que o Sporting CP seja campeão nacional, quer ainda que ganhe a Liga dos Campeões, e estão no seu direito.

É um grupo inferior a 1 por cento dos sócios votantes e a pergunta que faço é se os 99% dos sócios votantes querem continuar que uma minoria - que se dirige sistematicamente à Assembleia com o insulto e ameaça como argumento - continue a bloquear a gestão do Clube. Temos os estatutos, vamos cumprir, mas é altura da grande massa associativa do Sporting pensar no que quer para o Clube e que participação quer fazer."

Por outras palavras (menos diplomáticas), como é possível que seja permitido que uma mão cheia de imundo pelintrões a agir de má fé venha a condicionar a gestão de um Clube centenário com cerca de 4 milhões de adeptos?

Talvez o leitor saiba a resposta a esta pergunta, confesso que eu não sei.

NOTA: Fica aqui para o registo que 44,6% de negacionistas de má fé votou contra a atribuição às portas do Estádio José Alvalade destes nomes ilustres - Cinco Violinos, Damas, Hilário, Jordão, Manuel Fernandes e Yazalde.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


73 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 01.10.2021 às 06:06

O que me apraz dizer é que esta gente já se mobilizou o ano passado com o mesmo intuito. Este ano os sócios não compareceram e mais uma vez houve chumbo. O querer destes sócios é só um, independentemente do Sporting ser o grande prejudicado. Lamentável, mas os que não se mobilizam para combater estes fulanos, só se podem queixar de si mesmos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 07:54

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2021 às 08:38

Esta foi a direção que nos nos devolveu o título de Campeões, Schmeichel. Por favor! Um bocadinho mais de crédito ao sucesso alheio só te ficaria bem.

Não quero saber se quem esteve presente ontem na AG foi uma facção de brunistas ou de adeptos que estão sempre do contra, mas considerar-se que num ano sem bilhética e sem Europa este foi um mau orçamento é demagogia barata.

Que eu saiba, e de acordo com os estatutos, este chumbo não terá qualquer consequência prática. A vida continua, e o Sporting Clube de Portugal também..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 09:53

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2021 às 10:17

Schmeichel

Apenas invoquei o título para demonstrar que as permanentes acusações de incompetência de que esta direção é alvo são falsas.

Esta direção é competente: os resultados desportivos são bons, e os financeiros são os melhores possíveis.

De resto, os estatutos prevêem que os efeitos da reprovação da AG sejam de cariz consultivo precisamente para que o clube seja governável. Porque de resto pergunto-me: quantos sócios sabiam no que estavam a votar? Quantos leram o R&C? Quantos foram razoáveis e racionais na análise destas contas?

Outra coisa:

"o presidente do Sporting trabalha para os sócios" - ERRADO! O presidente trabalha para o clube. Ponto. E se uma turba de saudosistas de antigas direções se une para tentar inviabilizar a governabilidade do clube, devem os estatutos proteger o clube destas insanidades

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 10:31

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.10.2021 às 11:05

Qual foi a empresa ou clube em Portugal que não aumentou dívida? Por acaso acha que se consegue gerir uma empresa ou clube (com quebras brutais de receitas...) sem ter de haver compensações? Vamos ser realistas e sérios quando dizemos que o clube aumentou a dívida. O aumento da dívida pode estar relacionado com a renegociação de prazo de pagamento a fornecedores. Seria importante conhecer o rácio da dívida vencida, essa sim é preocupante porque pode pôr em causa a gestão, nomeadamente com processos de insolvência ou de injunção...
Daqui para a frente é importante saber quais os passos e estratégias a serem dados para a redução da dívida.
SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 11:19

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.10.2021 às 11:22

É o problema das redes sociais: não vale tudo nem dizer o que se lhe apetece. Você quando vai a casa de alguém, insulta-o? Não obedece às regras de bom senso e do dono da casa? Eu posso criticar o dono da casa se o fizer com elevação e contribuir para que a discussão seja honesta e construtiva.
Aparte: se o governo taxasse os trolls das redes sociais por cada barbaridade dita/escrita, Portugal tinha superavit nas contas públicas.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2021 às 11:20

A questão é essa. Olharem para estes números e "esquecerem-se" de os associar à ausência de competições europeias e receitas de bilheteira é qualquer coisa de... como apelidar...?

Confrangedor?
Sem imagem de perfil

De LG a 01.10.2021 às 07:58

"como é possível que seja permitido que uma mão cheia de imundo pelintrões a agir de má fé..."

Se a direção e a mesa da AG afastam os sócios do clube (quantos clubes estiveram tanto tempo sem assembleia geral?), se optam por marcar AG para o fim de um dia de trabalho a meio da semana, se insistem em métodos ilegais como o da numeração dos votos, é de surpreender a votação?

Chama-se democracia, todos sabem que existe esse grupo de sócios que está contra a direção, se a direção não sabe ou não consegue mobilizar os outros, a culpa é de quem, mesmo? Nunca houve voto de protesto nos 112 anos anteriores à chegada de Varandas ao clube?
E a única reação da direção é que a culpa é dos sócios, quer dos malvados "pelintrões a agir de má fé", quer das malvadas preguiças que não saem do sofá?
Sem imagem de perfil

De SP a 01.10.2021 às 08:41

a culpa é sempre dos sócios ... quem dirige nunca tem qq responsabilidade
Sem imagem de perfil

De JOSÉ MARQUES a 01.10.2021 às 12:39

Olá povo trabalhador, sejam bem vindos todos aqueles que, por volta das 18 ou 19 horas, trabalham e havendo tanto interesse na AG porque não pediram escusa ao trabalho?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 15:29

"Brilhante" comentário, nem sei porque não me surgiu?!?
Sem imagem de perfil

De JOSÉ MARQUES a 01.10.2021 às 15:45

Desde muito jovem que vivo o SCP vivendo longe de Portugal sinto muito mais, não somente o País, também o Sporting. Bem sabemos nem sempre as coisas correm como desejamos, porém ganhar e perder faz parte da vida.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 18:35

oh ,,aonde estavas !! estavas no bar
Sem imagem de perfil

De FF a 01.10.2021 às 08:58

Bom-dia,
Já alvitrei uma vez em carta dirigida ao sr. Presidente da MAG, que não se dignou responder-me, o seguinte:
Para que todos, ou pelo menos, a grande maioria dos sócios pudessem intervir nas reuniões magnas do SCP, fosse introduzido o voto electrónico, o que permitiria que os sócios dispersos por todo o país manifestassem a sua opinião.
Isso evitaria que a minoria afecta ao patife continuasse a prejudicar a Instituição.
Saudações leoninas.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:28

Penso que o principal problema com a implementação do voto electrónico é os custos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.10.2021 às 09:01

Bruno de Carvalho candidatou-se nas eleições de2013 num momento de grande crise e profundo cepticismo no Sporting. Para isso, construiu uma hábil narrativa onde o passado foi reescrito e os protagonistas históricos ignorados, menorizados ou vilipendiados conforme a conveniência do momento. Isso permitiu a emergência de um super-herói que com uma espada e uma estranha voz rouca que de modo intrépido iria resgatar os sportinguistas de mil humilhações passadas.

Afinal, o super-herói revelou-se um gestor de vão de escada que se refugiou na oratória para levar a água ao seu moinho. Mas, teve a habilidade suficiente para construir uma narrativa sobre o Clube e ele próprio. Agora, estamos a assistir a um foguetório permanente dos seus apoiantes que não o abandonaram, os inefáveis “letais”, capazes de tudo e indiferentes à realidade e às necessidades do Sporting.

Os inefáveis “letais” lutam, como sempre, pelos seus interesses mesquinhos e específicos e são as marionetas ao serviço de quem continua a trabalhar na sombra turvando as águas para conseguir uma melhor pescaria. O Sporting não lhes interessa, o que o move é a vingança e, se possível, de novo a conquista do poder no Clube.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:29

Bem dito!!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.10.2021 às 09:02

Eu respondo à última questão do post.
É possível porque marcaram a AG para uma 5ª feira à noite, o que faz com que diminuam significativamente o nº de sócios que iria votar a favor das contas.

Porque os que iam votar contra, estariam focado em lá ir a qualquer dia e qualquer hora para mostrar o seu desagrado. Quem tem que mostrar igual vontade são os sócios que querem votar a favor.

Ainda não perceberam isto desde o ano passado?
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.10.2021 às 11:08

concordo, mas ao fim de semana o pavilhão está ocupado com as modalidades. Alugar um outro pavilhão custa dinheiro e o multiusos pode ser pequeno e nada funcional em tempos como este (covid e restrições...)
SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.10.2021 às 11:32

Que mudem as horas da AG para mais cedo ou mais tarde, depois ou antes das modalidades começarem. Há sempre possibilidade, basta gerir bem os horários. Marcar para um horário em que se sabe de antemão que irão poucos sócios e em que é garantido que vão os do contra, é puramente estúpido ou então uma tentativa de vitimização (até porque na prática nada acontece por o orçamento ser chumbado).

E se há pessoas a desestabilizar a AG, contrate-se segurança e expulse-se essas pessoas de lá.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.10.2021 às 11:48

concordo com a parte da segurança a expulsar quem não se comporta, mas já imaginou as cenas de pancadaria que se seguiam?? às vezes, mais vale partir do que torcer. Só ia trazer lama para o clube e é isso que se tem tentado evitar.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.10.2021 às 11:52

Sim, já imaginei, mas estas pessoas que vão lá só para fazer barulho não pertencem a uma AG e têm que ser removidas nem que seja pela força. Se preciso, para além da segurança, que se fale com a policia. Tem que haver consequências para quem faz atos destes.
Sem imagem de perfil

De J. a 01.10.2021 às 15:46

Mas ó Mike, eu fui á AG.
E se num dia normal de Champions que costuma ser ás 20h, ambicionamos ter o estádio cheio, não vejo pq é que numa AG á mesma num dia de semana não consiga ter mais de 500 votos.

Qtos aos seguranças, há uma altura em que alguém discursa da direção ou a dizer palavras de elogio a esta direção, são dezenas e até centenas de pessoas a insultar, a gritar e vociferar contra o que se diz.
É uma escandaleira. Eu aguentei 5 min e fui-me logo embora.... houve um velhote de 75 anos que foi logo assobiado e insultado. Uma vergonha!!!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.10.2021 às 16:01

Seria muito mais inteligente marcar a AG para um dia de jogo em Alvalade, por exemplo, onde as pessoas já lá vão ter que ir de qualquer maneira. Aí garantiam logo mais sócios a votar.

Em relação à segurança eu percebo o teu argumento. É muita gente. E um segurança não conseguirá controlar as pessoas todas. Eu compreendo isso e é uma das razões pelas quais eu não vou a estas AGs. Embora tenha conhecimentos para me defender em combate físico, prefiro zelar pela minha segurança enquanto não me for garantida pelo clube. E portanto, escolho não ir.

Mas o clube não pode ficar refém de 400 pessoas em termos de segurança. É impensável. Contratem mais segurança, metam a polícia ao barulho se for preciso, corpo de intervenção, whatever. É preciso é garantir condições para as pessoas estarem dentro da AG e poderem falar em paz, sem ameaças.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 16:05

Concordo com o resto Mike, mas num dia de jogo seria uma super confusão e até não sei se seria logisticamente possível.
Sem imagem de perfil

De J. a 01.10.2021 às 16:18

O Sporting é um clube inexplicável.
E basta comparar com os do outro lado da circular, já a viver num estado de graça depois dos fracassos e escândalos do passado recente, enquanto somos nós agora que estamos em convulsão. Mesmo apresentando os melhores resultados desportivos das ultimos duas decádas, com muito menos recursos que eles.
Mas é algo que se devia tentar perceber….. Não sei se é a direita mais conservadora que se associou a ser do Sporting (por ser clube de Portugal?) e cultivam este saudosismo face a ter uma pessoa 1 pessoa com tons de justiceiro-mor que tenha que ser dono disto tudo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:31

Tem razão, por vezes é difícil, quase impossível, de compreender.
Imagem de perfil

De Greenlight a 01.10.2021 às 09:04

A maioria dos sócios não quer saber do Dr. Miguel Fonseca nem do seu cliente. Mas, alguma coisa, esta Direcção e o seu Presidente devem estar a fazer mal para não conseguir mobilizar os sócios dessa maioria de forma a que as Contas sejam aprovadas.
Sem imagem de perfil

De Daniel a 01.10.2021 às 09:21

Totalmente de acordo
Sem imagem de perfil

De Jorge a 01.10.2021 às 15:32

As pessoas têm noção que , além de alimentar os marretas da CMTV e retirar a mascara de razoabilidade com que os Schmeichels nos tentam enrolar, o efeito pratico disto é zero. E têm mais que fazer a uma quinta à noite. Não estou minimamente surpreendido.

Quando é realmente importante, as pessoas mobilizam-se, não é uma questão de a Direcção fazer bem ou mal.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:33

É possível que seja como diz, mas estretanto temos de levar com estes acéfalos à solta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 09:07

Já todos perceberam que estas AGs são tudo menos democráticas no sentido amplo do termo, no qual o que está subjacente é o interesse superior do SCP. Eu como sócio pagante não fui votar porque não estou com paciência para ouvir disparates atrás de disparates (todos legítimos, atenção!). Reconheço que não é a atitude correcta, mas assumo-o aqui que há limites para tudo e eu detesto ver pessoas cegas por ideologia ou ódio ad hominem a falar num espaço no qual o clube é o que mais interessa.
Daí que a minha proposta passava por haver voto electrónico ou até mesmo voto por correspondência, como faz a maior associação mutualista do país (Montepio). De certeza de que teríamos resultados diferentes e mais consentâneos com a verdadeira vontade dos milhares de sócios pagantes. É verdade que mesmo chumbado o Relatório e o Orçamento, a vida e a gestão do clube continua. Por isso, acredito que muitos sócios não se desloquem a Lisboa para votar... Em eleições directivas, o caso muda de figura.
Uma palavra para o sócio Miguel Fonseca: a agressividade e a postura de confronto físico que coloca sempre que fala contra a direcção, faz-me lembrar um outro sócio que actualmente está preso, condenado por roubo e coação física... Alguém tem vontade de conversar e argumentar com alguém assim?
Há o mínimo de decência e sentido ético nas discussões de que não abdico quando falamos sobre determinados temas.
Quando for preciso dizer presente em eleições contra este tipo de pessoas, lá estarei para combater esta minoria ruidosa que só falam em democracia quando ganham.
SL
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.10.2021 às 09:07

desculpem não me ter identificado logo :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:34

Esse parvalhão do Miguel Fonseca está a precisar de levar uma lição, que aliás já peca por tardia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2021 às 09:23

Comentário apagado.
Perfil Facebook

De Helder Mestre a 01.10.2021 às 09:25

Este comentário foi meu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 11:17

Deve repetir o comentário devidamente identificado.
Sem imagem de perfil

De Geraldes CB a 01.10.2021 às 09:52

Que estupidez!

Terá sido assim que clubes como o Barcelona ou o Cruzeiro do Brasil pensaram?

Então as tuas contas pessoais e as do país são importantes, mas a do clube não? Este vive do quê? Compra e não paga?

Que estupidez este comentário!
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.10.2021 às 12:54

Tantas preocupações com as contas do Sporting agora, mas durante os 5 anos da gestão do poltrão, nem comentavam! Estava tudo certo, mesmo com as antecipações de receitas incluídas nos R&C, para justificarem os dividendo que eram retirados pelo GANGUE brunista em seu favor!
O que vos vale, é que a falta de vergonha não mata, senão...
Sem imagem de perfil

De José Luís a 01.10.2021 às 10:46

Estas situações ocorrem pk os sócios acomodam se. Diga se aliás que a data da assembleia também não ajudou. Caso tivesse sido ao fim de semana, provável que comparecesse mais gente, mas aí a culpa já é da MAG. Semana anterior, marcava pra um sábado. Não houve foi vontade da MAG.

E o nosso presidente têm de inventar soluções pra conseguir cativar os sócios. Caso contrário, uma minoria acéfala anda sempre a tentar bloquear a gestão do clube. Isso não pode acontecer.

Uma última palavra pro Sr presidente. Queixou se de uma minoria de 1%. Mas se pensar bem, V. Ex. também foi eleito com uma minoria, só ganhou com os votos dos mais velhos, pk Benedito teve mais sócios a votar nele. Deixe se de hipocrisia e tente resolver a falta de entusiasmo dos sócios pelas AG..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2021 às 18:39

Não é uma questão de hipocrisia, mas sim de contexto. As eleições são uma coisa e uma AG deste género outra muito diferente.

Nas circunstâncias o Clube até está estável e tem vindo a progredir com esta direcção. Não há causa nenhuma lógica para estes barulhos, salvo para aqueles que não sabem viver de outra maneira.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo