Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Este Sporting que temos agora

Leão Zargo, em 01.01.22

Sporting 2021-22.jpg

Em Setembro de 2018 votei convictamente em Frederico Varandas, mas ciente de que a conjuntura que então se verificava no Sporting podia devorar o melhor projecto para a reabilitação do Clube. Nessa altura, escolhi o sugestivo título "Frederico Varandas e o optimismo possível" para um texto de análise aos resultados eleitorais que publiquei aqui no Camarote Leonino. No fim de contas, na vida nada é permanente e no futebol muito pouco é previsível. Como alguém disse, no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira.

Depois de ter tomado posse como o 43º Presidente do Sporting, Frederico Varandas sabia de ciência certa de que não teria muito tempo de "estado de graça". Os apoiantes de Bruno de Carvalho que se lhe referiam como "traidor" e "fivelas" nunca lhe dariam descanso e a votação bastante expressiva em João Benedito estava presente na memória de muitos sportinguistas. Na verdade, dependia do sucesso da equipa principal de futebol. É sempre assim. Ainda houve lenços brancos e exigências de eleições antecipadas em Alvalade.

Com Rúben Amorim, progressivamente, tudo se foi alterando. A esperança e a confiança substituíram a descrença e a desconfiança. Como se previa, o sucesso da equipa de futebol galvanizou e uniu os adeptos. No entanto, deve ser sublinhado que mesmo na fase de maior contestação ao novo presidente houve sempre o número suficiente de sportinguistas que permitiu (e garantiu) o normal funcionamento dos órgãos sociais do Clube. Sem este apoio Frederico Varandas não teria consolidado o seu projecto de governo nem Rúben Amorim teria sido contratado, ou pelo menos não beneficiaria do tempo necessário para levar o Sporting ao título de Campeão Nacional.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2022 às 16:47

Muito embora haja uma enorme ênfase na contribuição de Rúben Amorim - merecidamente, diga-se, governar uma Instituição como o SCP exige muito mais do que isso para assegurar a estabilidade que existe neste momento.

Por conseguinte, muito além do signficativo impacte dos resultados desportivos, nomeadamente do futebol profissional, estamos perante um grande esforço colectivo.

Criticar quando há justa causa para isso, mas também devemos louvar em reconhecimento da obra feita.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2022 às 17:09

Caro Rui Gomes

Absolutamente de acordo. O sucesso de Rúben Amorim acontece por ele, pelas qualidades que tem, mas é possível porque o Sporting tem uma estrutura profissional multidisciplinar que possibilita o sucesso. No topo dessa estrutura está Frederico Varandas, coadjuvado por Hugo Viana que exerce as funções no "terreno" delegadas pelo presidente. Como é natural, toda esta estrutura que é vasta e complexa levou algum tempo até ficar "afinada".
Imagem de perfil

De relva a 01.01.2022 às 17:12

Percebeu-se bem e a vários níveis a competência dessa estrutura. Vai se voltar a ver com a saída do amorim.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2022 às 18:47

Relva,

a competência da estrutura é evidente. De outra maneira, Rúben Amorim não teria sucesso.
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.01.2022 às 21:09

Todas as certezas dos brunecos do género; não aguenta 6 meses no poder; o Sporting vai falir; nunca ganharão nada, etc.etc. caíram por terra.
Este bruneco vem com a cantilena que o sucesso da equipa vem do treinador, mas afinal como é que se passa nas outras equipas, não será igual? Alguma equipa consegue ganhar se o treinador não for competente? E no caso do Amorim, quem é que o trouxe para o Clube, contra a vossa vontade e de todos os cartilheiros dos 2 sistemas, não foi esta direcção, ou para ti, também foi uma "mais-valia" deixada pelo trafulha destituído?
Vocês, cambada bruneca, costuma dizer cheia de azia, que o karma há-de chegar quando os resultados forem negativos, mas desde quando é que uma equipa ganha sempre?
Vocês os brunecos irredutíveis e fanáticos é que estão a sofrer o tal karma de que tanto desejam para o Sporting, quando o veem a ganhar! Vê-se bem o vosso sofrimento, pela quantidade de azia que vomitam por todo o lado!...
Tu mais os teus comparsas, se tivessem um pouco de vergonha calavam-se, mas como são da seita que acredita nos karmas e nos complots, esperam de forma doentia uma derrota da equipa de futebol, para virem para as redes sociais, vomitarem toda a trampa que têm engolido, por terem visto contra os vossos desejos o Sporting campeão após 19 anos sem ganhar, depois de anos e anos de descrença na massa associativa e que vocês de forma covarde, aproveitaram para fazer o assalto ao Clube, como foi a eleição do fanfarrão desgraçado, que tinha no seu cartão de "competências únicas", a especialidade de ter falido uma dezenas de micro-empresas e que mesmo assim, vocês o viram capaz de governar um porta-aviões como é o grande Sporting! Pobre gentalha, que conhecendo o seu passado recente, não quiz ver a onda de destruição que guru podia trazer, como afinal trouxe, tendo posto acima de tudo os seus próprios interesses.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.01.2022 às 17:54

Este Sporting que temos agora é muito superior ao dos últimos 20 anos.
Não votei no Dr. Varandas mas em Benedito por "fezada", no entanto, no dia seguinte às eleições o meu presidente passou a ser Varandas, nem podia ser de outro modo, nada se constroi com "bagunça"e o Sporting já teve que chegasse.
Claro que sem vitórias nenhum plano tem vida longa, Amorim tem-no repetido n vezes mas Varandas, desde o inicio, privilegiou a formação e os treinadores foram escolhidos nesse contexto. Amorim foi a aposta certa; os resultados estão à vista.
Também penso que a maioria dos sócios apoiou esta Direcção, mesmo quando os resultados não apareciam; havia uma "fezada".
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2022 às 18:39

RCL

Creio que a maioria dos sportinguistas, independentemente da orientação do voto, receou um novo período de instabilidade institucional. Essencialmente concluíram que "messias" e "salvadores" não permitem que, permanentemente, se descortinem as melhores soluções para o Clube. Ficaram mais atentos à qualidade do modelo de gestão do que aos aspectos acessórios e mediáticos que fizeram história no passado recente com Bruno de Carvalho Quando houve lenços brancos em Alvalade não houve um número suficiente de adeptos a exigir a demissão e eleições antecipadas.

Mas, tem razão, sem vitórias nenhum plano tem vida longa.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.01.2022 às 18:04

Um dos principais desafios da Direção, será tentar segurar o Rúben o mais tempo possível sabendo que quanto mais sucesso ele tiver mais irá despertar a cobiça dos clubes milionários.

Entre as várias grandes conquistas que este novo Sporting alcançou destaco uma em especial que poucos comentam, o Sporting provou à concorrência que afinal é possível ganhar títulos e taças com uma aposta clara nos jovens, gastando muito menos dinheiro e fazendo da única vedeta própria equipa, não faz correr os rios de dinheiro para os bolsos dos parasitas e não necessita de recorrer a máquinas infernais de propaganda avulsa.

Provou que se pode fazer desporto e competir ao mais alto nível de forma muito sana e só dependente do esforço dos seus atletas, o melhor exemplo que se pode oferecer às gerações de jovens que vêm aí a caminho. Orgulho, dedicação, esforço levam ao prazer da glória.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2022 às 18:45

Caro Julius

Ganhar títulos e taças com uma aposta clara nos jovens, gastando muito menos dinheiro e fazendo da única vedeta própria equipa, como refere, constitui uma realidade muito importante. O foco não é uma equipa paga a peso de ouro, mas o trabalho diário competente e persistente, com muita paciência e pedagogia. Isso é possível porque a equipa técnica está inserida num projecto desportivo e numa estrutura profissional que criam condições para o sucesso.
Sem imagem de perfil

De Paulão a 01.01.2022 às 19:39

Varandas não tem o apoio da maioria dos sportinguistas. O único acto bom, ainda que por um preço disparatado, foi a contratação do Amorim. Tudo o resto foi mau, desde ao estado das finanças à comunicação. Para bem do Sporting, espero que ajam outras candidaturas válidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2022 às 19:45

O caro é estúpido por natureza ou hoje é uma ocasião especial por ser o primeiro dia do novo ano?
Sem imagem de perfil

De Paulão a 01.01.2022 às 19:50

Estúpido deve ser você?! Se quer mesmo argumentar (o que duvido), diga-me qual é a parte que não percebeu?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2022 às 20:37

Eu percebi tudo muito bem, sobretudo a sua estupidez!!!
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.01.2022 às 21:15

Eu percebi, que és um poltrão tal como o teu guru, cheio de azia, por teres visto o Sporting ganhar o campeonato com o Varandas como presidente!
Sem imagem de perfil

De sloct a 01.01.2022 às 20:27

Ajam!!!
Do verbo ajar. Está certo....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2022 às 20:39

Só pode ser!
Sem imagem de perfil

De Paulão a 01.01.2022 às 20:51

Haja paciência para estes corretores automáticos, não tens mais que fazer?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.01.2022 às 08:07

Pelo resultado das últimas eleições Varandas tem o apoio da maioria dos sportinguistas, também achei no início que o valor pago pelo Rúben Amorim era uma loucura, mas dou a mão à palmatória e realmente revelou-se um valor baixíssimo para todas as conquistas e valorização do plantel que ele conseguiu.
Vê-se o clube a seguir um rumo com destino certo e a navegar em águas calmas e enquanto assim continuar o sucesso será garantido e vão ter sempre o meu apoio!
Saudações Leoninas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.01.2022 às 19:40

Caro amigo Leão Zargo,

Este Sporting que temos agora é o Sporting da discrição, da definição dos limites de acção, da assunção do erro e da sua correcção, da resistência, da capacidade de trabalho...

Paralelamente, é o Sporting do sucesso desportivo, do estrelato individual pelo colectivo, do brilhantismo da sua orientação técnica, da confiança e do orgulho reconquistados, do sonho tornado realidade...

Pessoalmente só desejo continuar a ter este Sporting por muito tempo!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2022 às 21:26

Caro amigo Leão do Norte

Há alguns atrás, creio que nem nos melhores sonhos eu supunha que conheceria um Sporting assim como é neste momento. Tal como descreve. Agrada-me muito que, a seguir à conquista do título, o Clube mantenha grande coerência no rumo estratégico, mas sempre com a preocupação de corrigir e melhorar orientações e procedimentos.

Também desejo continuar a ter este Sporting por muito tempo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.01.2022 às 15:59

Caro amigo Leão Zargo,

Dois aspectos positivos definem a acção de Frederico Varandas. Coragem e resiliência. Quase não teve direito a estado de graça. A contestação à sua presidência começou após a sua eleição. Primeiro de uma forma discreta, mas subindo de tom, ao ritmo de menos bons resultados desportivos, e chegando a atingir actos de total arruaça.

Frederico Varandas aguentou firme, e nunca cedeu a insultos e chantagens. E se o tivesse feito, colocaria o Sporting numa instabilidade que o colocaria à mercê de novos aventureirismos.

Desde o início apostou em treinadores com vocação para trabalhar com a formação. Não acertou à primeira, mas acabou por acertar. Mostrou confiança no seu projecto e quando contratou a pessoa certa, começou a ser executado com os resultados conhecido. Este caminho tem que continuar.

Sem imagem de perfil

De Vasco a 03.01.2022 às 00:56

só não concordo com um ponto, a contestação começou ainda antes de ser eleito. Era o fivelas, o maquiavélico doutor que ia acabar com o Sporting.
Só que as redes sociais valem o que valem, muito ruido mas pouca pratica.
Entramos em 2022 cheios de orgulho e ilusão, e se corre bem?!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo