Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A vitória do Sporting na Vilas das Aves (3-1) - em inferioridade numérica desde o minuto quatro - é a sétima consecutiva, marcando a melhor série da equipa esta época e, talvez, o melhor Sporting de Marcel Keizer.
A confiança tem vindo em acréscimo notável. A dinâmica de jogo atingiu um nível superior e se é que haviam dúvidas, a partida deste sábado provou inequivocamente que a equipa tem "estofo" físico e competitivo.
O Sporting alinhou de início com o seguinte 'onze': Renan; Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Jovane Cabral, Raphinha e Luiz Phellype.
Suplentes: Salin, Bruno Gaspar, Tiago Ilori, Doumbia, Francisco Geraldes, Diaby e Pedro Marques.
Surpresa inicial pela titularidade de Jovane Cabral, embora tenha sido de curta duração pela expulsão de Renan. Nas circunstâncias, era a opção mais lógica.
Luiz Phellype continua a impressionar. Trabalhou muito e bem e coroou a exibição com um cabeceamento letal de belo efeito, para abrir o marcador.
Não critico Artur Soares Dias pela expulsão de Renan (expulsão mais rápida de sempre da história do Clube). É um daqueles lances ao critério do árbitro e a irreflexão do guarda-redes leonino facilitou-lhe a decisão. Para ser justo, houve alguma ambiguidade inicial de Mathieu, mas Renan não devia ter abordado o avançado do Aves daquela displicente maneira. Também na grande penalidade não há nada a dizer. Culpa indiscutível de Salin que saiu tardio da baliza e fez-se ao homem e não à bola.
Reconhecemos a improbabilidade de se chegar ao título, mas a época pode muito bem acabar por ser muito mais positiva do que inicialmente se esperava. Além do terceiro lugar na tabela classificativa - que nos permite o acesso directo à Liga Europa - temos ainda a final da Taça de Portugal, e há causa para optimismo que a conquista está ao nosso alcance.
Além destas considerações, impressiona-me a "personalidade" do futebol que está a ser praticado de há umas semanas a esta parte. Será que Marcel Keizer vai surpreender os seus críticos ?
Nota: Com o seu 16.º golo da Liga e o 28.º oitavo da época, Bruno Fernandes ultrapassou a marca de Frank Lampard (27) e igualou o recorde europeu de golos por um médio (28) que pertencia a Alex (Fenerbahçe).
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.