Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Na concentração da selecção sub-21 da Escócia, Ryan Gauld teceu algumas considerações sobre a sua estada no Sporting até este ponto:
«Definitavemente, o Sporting é o clube ideal para mim e estou feliz por ter feito esta escolha. Dizer que fui "rebaixado" é falso. Era este o plano desde o início. Eu não estava preparado para a primeira equipa. Há uma enorme diferença entre esta Liga e a Liga escocesa.»
«Vai demorar mais do que algumas pessoas pensam. Estamos a falar de uma equipa da Champions. Há uma atenção especial aos detalhes, em termos de forma e de material. Desde a formação, o futebol é completamente diferente. É mais rápido, mais difícil, mas é uma boa maneira de jogar futebol.»
«Algumas pessoas podem pensar que, por ser a 2.ª divisão, o estilo de jogo é mais relaxado, mas a verdade é que é muito exigente do ponto de vista físico. Da forma como vejo as coisas, vou continuar a trabalhar do modo que tenho feito. Acredito que a minha evolução será cada vez mais rápida.»
«Eles tinham um plano para mim desde o início, porque a adaptação é uma das partes mais complicadas neste tipo de situações. Têm sido impecáveis ao darem-me tempo e o não apressarem este processo.»
«Foi um pouco ridículo ouvir o valor da cláusula de rescisão na primeira vez que fui a Lisboa, mas é óbvio que tudo faz parte de um projecto, de um plno que o Sporting tem para mim. Se tivesse de corresponder a este valor no imediato seria algo completamente diferente, mas nesta altura estou apenas focado em adaptar-me ao clube e em ser feliz.»
«Nani ? É uma loucura pensar que ele não jogava no Manchester United. Só demonstra a qualidade que o plantel deles terá de ter, porque é fácil de perceber, até pelos treinos, que Nani é um jogador fenomenal. Como é óbvio, ele fala muito bem inglês e já conversámos várias vezes. Além do mais, Nani faz sempre questão de saber se está tudo bem comigo e se estou a adaptar-me bem ao Sporting.»
«Sei tudo o que preciso (da língua portuguesa) para utilizar em campo e relacionado com futebol. Estou lentamente a adquirir a capacidade de conversação. Vou começar a ter aulas, qundo regressar desta viagem. Adaptei-me rapidamente. Um pouco mais difícil, no início, era estar sozinho, longe de casa. Mas, havia sempre pessoas e visitarem-me, regularmente, o que torna tudo mais fácil.»
«Após algumas semanas a viver na Academia, procurei casa à volta e em Lisboa, mas encontrei esta aldeia silenciosa (perto da Academia) e pensei que, para começar, era o ideal para mim. É calma, relaxante e não tem o caos e o trânsito de Lisboa. Isso é melhor para mim. A aldeia é mais parecida com aquilo que estou acostumado. Dundee é uma cidade muito movimentada, mas, nos arredores, sem tráfego ou ruído.»
«Aqui raramente sou reconhecido, como sucedia com frequência n Escócia. A área é muito diferente, em termos de dimensão, pelo isso ainda não aconteceu.»
Muito embora haja sempre algo de "politicamente correcto" neste tipo de declarações, não há causa para duvidar da sinceridade do jovem escocês. Aparenta estar com os pés bem assentes no chão e a encarar este novo desafio na sua vida com tranquilidade. Achei especialmente interessante ele próprio afirmar que ainda não está preparado para integrar a equipa principal e que a sua actual situação faz parte de um plano para a sua evolução gradual. Esperamos que seja de facto assim, porque se há talento, especialmente ao nível que acompanha a sua reputação, esse talento, mais cedo ou mais tarde, virá ao de cima.
Como já tive razão de referir em diversas ocasiões, não compreendi a gestão de Marco Silva durante a pré-época, mas não vale a pena insistir nessa tese. Vamos esperar para ver o que Ryan Gauld tem para contribuir para o Sporting. Para já, aparenta ser agora claro que nunca constou de um reforço para a equipa principal no imediato, contrário à expectativa inicial, que, em abono da verdade, nunca foi devidamente esclarecido pela SAD.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.