Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estratégia da vassoura

Rui Gomes, em 30.12.16

 

1024px-Broom_soccerball_svg.png

 

A acreditar nos mais recentes rumores noticiosos, o Sporting prepara uma autêntica vassourada no plantel no mês de Janeiro, que poderá envolver cerca de uma dúzia de jogadores.

 

 Os principais candidatos a levarem com a vassoura poderão ser Beto - para dar lugar a um guarda-redes mais jovem - um ou até ambos dos actuais laterais esquerdos, Zeegelaar e Jefferson, virando para o meio-campo temos Bruno Paulista, Elias, Petrovic e Meli, e na linha da frente Alan Ruiz, André, Markovic, Lukas Spalvis e Luc Castaignos também não estará garantido.

 

Para colmatar estas saídas, João Palhinha, Domingos Duarte e Francisco Geraldes deverão regressar a Alvalade e o mercado poderá trazer dois laterais - João Pereira foi para a China -, um médio ofensivo, um extremo e um ponta de lança.

 

E porque não ?... Contabilizando as mais de 100 contratações de Bruno de Carvalho até este ponto do seu mandato, pouca ou nenhuma diferença fará mais uma dúzia. Decerto que terá o aplauso de Jorge Jesus, o outro grande responsável pela aquisição de um bom número de activos de valor suspeito. E, a verdade se diga, a performance da equipa reflecte precisamente isso. O Sporting está fora da Liga dos Campeões e da Liga Europa, no campeonato situa-se a oito pontos do líder, surge depois a Taça de Portugal -- veremos o que vai acontecer aqui - e ainda a pouco ou nada interessante Taça da Liga. Por outras palavras, antipáticas que sejam, a época promete poder vir a ser um autêntico fiasco.

 

publicado às 06:07

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 07:53

Lamento que o Rui tenha aderido à cassete das "mais 100 contratações".

Como ainda há pouco referindo-se a mim escreveu "esperava mais de si"!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 08:07

Com que então é uma cassete ???

Diga lá quantas foram... só esta época creio que foram mais de duas dúzias.

Sérgio, para usar o seu próprio termo, não seja intelectualmente desonesto, não lhe fica bem.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 08:09

Rui não me confunda:

Inclui na lista jogadores da equipa principal que renovaram o seu vinculo contratual com o SCP.

Jogador Ano
Adrien Silva 2010
Alan Ruiz 2016
Alessandro Melli 2016
André Geraldes 2014
André Sousa 2016
Aquilani 2015
Azbe Jug 2015
Bas Dost 2016
Beto Pimpanel 2016
Betinho 2012
Bruno César 2015
Bruno Paulista 2015
Bryan Ruiz 2015
Capel 2012
Carlos Mané 2013
Cedric Soares 2010
Douglas 2016
Elias 2016
Enoh 2013
Everton 2013
Ewerthon 2015
Gauld 2014
Gelson Martins 2015
Heldon 2014
Herman Barcos 2016
Hugo Sousa 2013
Iuri Medeiros 2016
Jefferson 2013
João Mário 2013
João Pereira 2015
Jonathan Silva 2014
King 2013
Labyad 2013
Luc Castagnos 2016
Lucas Spalvis 2016
Magrão 2013
Marcelo Melli 2016
Matheus Pereira 2015
Mauricio 2013
Montero 2013
Naby Sarr 2014
Naldo 2015
Oriel Rosell 2014
Paulo Oliveira 2014
Podence 2016
Radosav Petrovic 2016
Ramy Rabia 2014
Ricardo Esgaio 2014
Ruben Semedo 2016
Rublio 2012
Rui Patricio 2007
Sacko 2014
Salim Cisse 2013
Sambinha 2013
Schelotto 2015
Sebastian Coates 2016
Shikabala 2014
Slavchev 2014
Slimani 2013
Tanaka 2014
Teo Gutiérrez 2015
Valentim Viola 2013
Vitor 2013
Vladimir Stojkovic 2016
Wallyson Mallmann 2016
William 2013
Zeeglawer 2015

Se fizer as contas são 67 eventualmente poderão faltar alguns ... mas nunca + de 33!

SL
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 08:18

* Para além dos jogadores que renovaram o seu vinculo temos jogadores que foram transferidos ou emprestados durante este periodo que não foram contratados pelo atual CD (Viola, Labyad, Rublio ... ), são considerados também jogadores emprestados ao clube como AQUISIÇÕES.

Faltaram também algumas aquisições para a equipa B deste ano (tenho de atualizar o ficheiro).


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 08:23

Para já, teria de fazer a minha própria pesquisa porque não tenho um dossier preparado como o Sérgio à espera de fazer copy-paste.

Segundo, inclui renovações para quê ? Estamos a falar de contratações.

E a lista terá de ter forçosamente todos os jogadores seniores, mesmo os que eventualmente ficaram na equipa B e não na principal. O princípio é o mesmo.

Para já o Federico Ruiz, mas há mais.

Atire esta lista para o lixo. Até o Carlos Mané inclui, jogador da formação. Isto é para quê, para despistar ?

Voltaremos ao tema. Mesmo assim acha poucos, especialmente para nada ganhar ?

E não se esqueça dos milhões, contratos e salários.
Sem imagem de perfil

De J. a 30.12.2016 às 08:34

Incluir os jogadores para a equipa B não faz qualquer sentido nesta análise.
Se o Clube tiver que construir um plantel de 50 jogadores entre dois planteis, obviamente que se terá que contratar outro tipo de jogadores para a equipa B. Aliás, como fazem o Porto, Benfica, Braga ou Guimarães. Nada de novo aqui..

Agora, também não podemos ignorar o baixo aproveitamento das contratações deste ano e o alto valor gasto em transferências/salários.
Será certamente para reflectir e pensar naquilo que se fez de mal para não tentar repetir o erro.

PS - Estar a 8 pontos do primeiro, é fruto também de muita outra coisa que não convêm ignorar quando se faz este tipo de análises.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 08:36

O objetivo do meu ficheiro não é contabilizar as contratações da "era BdC" tenho um ficheiro com a lista de todos os jogadores da equipa principal assim como dos vendas efetuadas no mandato deste CD dai conter jogadores que não foram adquiridos por este CD.

Lamento que o Rui tenha esse tipo de considerações acerca da minha pessoa, julgava que me conhecia melhor.

Não ando a enganar ninguém assim como conscientemente não me deixo enganar por ninguém!

Nunca neguei o falhanço das famosas "contratações cirúrgicas", assim como não deixo passar a falácia da cassete das mais de 100 contratações.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.12.2016 às 08:30

Bom dia Sérgio,

Pelo que li, desde que Bruno de Carvalho é Presidente, foram contratados 73 jogadores.

Sei que temos opiniões divergentes em relação ao nosso Sporting, mas há coisas bem mais importantes na vida. Por isso, aproveito este meu comentário para desejar um feliz ano novo para si e para toda a família. Muita saúde e sorte.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 08:38

Bom dia caro José Santos!

Obrigado e retribuo desejando um feliz ano novo, tudo de bom para si e para os seus.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 08:58

Meu caro José Santos,

A que propósito vem este seu comentário.

Bem sabemos que há coisas mais importantes na vida, aliás, há muito até mais importante do que o Sporting, mas o que é que isso tem a ver com o preço do chá na China ?

Estamos aqui precisamente para isto. Para coisas mais importantes eu não venho para blogues.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.12.2016 às 10:03

Bom dia Rui,

Os recentes comentários entre mim e o Sérgio foram algo intempestivos e a roçar a falta de respeito pela pessoa. Já não nos estávamos a focar no Sporting. Vou continuar a "bater" no Sérgio em relação às suas opiniões sempre que bem entendo, mas não quero faltar à educação. Somente isso.

Sobre o tema da publicação, esta época já foram contratados mais de 20 jogadores, e o aproveitamento resume-se a um ou dois jogadores. Se saírem 12, Jesus vai querer um número semelhante. Vamos começar tudo de novo. E ainda receio que possa sair um WC, um Adrien ou um Gelson. Estão a ser criadas as condições para alcançar o Título que prometeram ao Mustafa? Não me parece.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 30.12.2016 às 12:02

Bom dia a todos!

Parece estranho uma vassourada a meio da época e presumo que haja algum exagero na imprensa. Mas não é de estranhar várias saídas, até porque já estamos fora da Europa.

Quanto às contratações, notem que Porto e Benfica contrataram muito mais que Sporting e mesmo Braga e Guimarães contrataram um número de jogadores muito semelhante.

Independentemente dos vários "tiros ao lado" desta direcção, é importante notar que num plantel de 25, é normal que muitos não joguem e não rendem (Tanaka é bom exemplo disso; ele veio para 3.ª opção e dificilmente poderia, contra Montero e Slimani, algum dia valorizar-se).

Por outro lado, muitas das ditas "dezenas de contratações" serviram, como no Benfica, Porto, Braga, etc. para reforço da equipa B, até porque muitos juniores não têm pedalada para o nível da 2.ª liga. Aliás, o Sporting este ano até me parece que tentou precisamente acautelar isto, ao ir buscar vários miúdos em idade de júnior para reforço da equipa de juniores e B, em simultâneo (sendo Pedro Marques o melhor exemplo disso).

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 13:58

Agradeço o esclarecimento. Compreendo que o fervor pró-Bruno do Sérgio por vezes transcende qualquer mente racional.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 08:47

Sérgio,

Vamos lá clarificar. Sabe muito bem e tem prova absoluta que tenho consideração por si, mas não me esqueço das lutas travadas ao longo destes dois anos, ou mais, e também não me esqueço dos extremos a que o Sérgio ocasionalmente recorre para defender o Bruno a todo o custo.

Mas voltando à conversa original. Só por mão de Jorge Jesus nestes dois anos foram pelo menos 25 jogadores.

Lembrei-me de mais alguns nomes: Ciani, Jorge Santos, Welder,Piris. Não há um Everton Tiziu ou algo parecido ?

Mas há mais...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 09:15

Ok Rui por norma evito os extremos mas não sou perfeito.

O Everthon que fala está na lista é o "Everton 2013" veio por empréstimo para B.
O Ciani não consta muito provavelmente visto ter estado menos -1 mês no clube.
O Welder e o Piris vieram por empréstimo na 1º época de LJ não estavam incluidos e verdade mas acima de tudo as aquisições que faltaram serão da equipa B.

Mal tenha tempo acredite que me darei a esse trabalho e terei todo o gosto em partilhar com a lista definitiva.

É óbvio que com JJ as contratações aumentaram tb é óbvio que foi lhe dada demasiada liberdade para o fazer, sendo essa medida da responsabilidade de BdC.




Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 09:23

Sérgio,

Não interessa como os jogadores vieram, mas sim o facto de terem vindo. E independente do custo original, como bem sabemos, há comissões e outras despesas e depois o salário.

Todos os jogadores contratados que foram para a equipa B fazem parte da contabilização, porque a essência da B é a A. Se um jogador que vai exclusivamente para a B sem haver o potencial de poder chegar à A, foi uma má contratação.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 09:57

O Rui Gomes diz que não importa como vieram, nem quanto custaram, nem se são para a equipa B ou A.... acho esta forma de análise pouco séria.... quando se quer analisar o tema contratações, não podemos simplesmente olhar para o número, isso é uma análise demasiado simplista... diria mesmo uma análise populista dos números!

O que é importante é analisar... para além do número, o valor investido (incluindo comissões), o valor de amortização (incluindo os ordenados), e o número de minutos de cada jogador contratado (permitindo analisar o rácio investimento/produção). Mas também tem de ser analisadas o número das vendas (porque se saem 10 jogadores eu terei de contratar pelo menos 10 também) e o valor total das vendas.
Só comparando estes dados poderemos ter alguma conclusão sobre a politica de contratações.... ficar pelo número, sem fazer uma análise comparativa, pouco nos diz!

Admito porém, que não valido a politica de contratações tida este ano por BdC, onde gastámos dinheiro em jogadores de qualidade duvidosa, e não contratámos jogadores para posições claramente desequilibradas, tais como os laterais. A minha critica não é o número, mas sim a qualidade dessas mesmas contratações.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.12.2016 às 11:01

Schmeichel,

Se se contratam camionetas de jogadores no início da época, se os mesmos não jogam, se quando jogam nada mostram, e posteriormente são dispensáveis em janeiro...algo está mesmo muito mal. Não é preciso fazer comparações nem andar à procura de rácios de investimento/produção. Está aos olhos de todos. Se estivéssemos a falar de um ou dois jogadores, que não se tivessem adaptado, ainda haveria desculpas. Agora isto?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 11:16

José,

Eu disse que a politica de contratações deste ano não foi positiva.... agora, usar apenas o argumento do nº de contratações, na minha opinião não analisa a politica de contratações.

Deixo-lhe esta questão.... você fala em camionetas de jogadores, mas por exemplo em 2013 quantos jogadores saíram do plantel do Sporting? Seria sempre obrigatória a contratação de muitos jogadores.... foram contratados mais de uma dezena de jogadores, mas por menos valor que o Alan Ruiz....
Acho que é evidente que perdermo-nos nas análises apenas a contar as contratações, sem fazer uma análise como a que faço acima, não tem qualquer sentido....
Sem imagem de perfil

De J. a 30.12.2016 às 11:28

Eu acho sinceramente que há que fazer uma distinção, entre os 3 anos anteriores e este ano.
E porquê?
Porque basicamente nos aproximamos dos rivais em volume de compras e orçamento da SAD, algo que nao acontecia antes.
E se antes quase que conseguiamos concorrer com esses rivais tendo menos recursos, este ano tal não se verifica.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.12.2016 às 18:15

Ora aí está, o problema a meu ver é o critério de contratações, muitos dos contratados esta época pouco ou nada acrescentam, enquanto isso os da formação são emprestados.... É certo que uma equipa não pode ser competitiva e ganhar titulos apenas com jogadores da formação, mas os que vierem têm que ter qualidade indiscutível o que, em muitos dos jogadores mencionados, essa qualidade não se manifesta.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.12.2016 às 11:33

O número de contratações é uma das variáveis na política de contratações. Neste sentido, o argumento é bastante válido.
Sem imagem de perfil

De O Cid a 30.12.2016 às 11:53

Barcos.
Só um para ajudar, mas não muito.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 12:08

*Herman Barcos 2016

Obrigado na mesma pela tentativa.

SL,
Sem imagem de perfil

De Profeta a 30.12.2016 às 10:24

Eu imagino o porquê do "outro" não estar de peito aberto relativamente à auditoria que o Paiva dos Santos quer pagar...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.12.2016 às 10:38

Se nao foram mais de 100 contratacoes, foram entao mais de 200 e senao, terao entao sido menos de 50. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL !!

Porque tanta contrattacao que à partida sabe-se que nao vai dar nada??
Boa pergunta, nao é? Pois, porque...... Imaginem
Sempre pensei e achava que o Sporting tinha um bom "scouting" , mais o ólhometro.
Que eram todos, um pouco menos infalíveis :)))

1- Mas, para mim super incompreensivel é a situacao do Beto !! Segundo eu entendi ele veio para ser suplente e ser um seguro em caso de o R.Patrício se lesionar. Dito doutra maneira, passar os resto dos anos que lhe faltam para o término da sua carreira, no seu Sporting.
Mais ou menos o que aconteceu com o actual treinador de guarda-redes, o Nelson.
2- Mesmo nao sendo assim, excepto o ser suplente (Essa clausula é publica. Dita por todos) Vai embora após seis meses??....Aqui há gato e gordo!!
3- As contratacoes para a equipa B sao, sao ....Ufffff !! Nem vale a vena dizer.
Basta pensar no ideal com que se fundou essa mesma equipa B . Algumas de jogadores prometedores, sim.
Agora, contratacoes às pazadas para a essa equipa B, é , é, ....Mamma Mia!!

A nível desportivo e comunicacao, os pilares do edifício Sporting mais mais visíves e palpáveis aos olhos e tacto dos adeptos é um puro desastre...........Desastre!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 11:47

Na minha opinião, o Beto não deveria sair.... é um garante de qualidade em caso de lesão do Rui Patricio, é um bom jogador de balneário.... ainda para mais é sportinguista!

Poderia ser como diz o Carlos, uma espécie de Nelson, sendo isto, a tal mística que tanto se fala, mas pouco se vê no futebol nos tempos de hoje....
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.12.2016 às 11:00

Isso soa-me a noticia "Correio da Manhã".
É obvio que não vão sair esses jogadores todos, até porque há uns que não fazem sentido sair, como:

- Spalvis, que esteve lesionado;
- Allan Ruiz, que foi caro e tem que se encontrar uma maneira de o meter a render;
- Beto, que já mostrou ser um GR que pode substituir o Patricio em casos de necessidade;

Outros há que deviam sair, como:
- Jefferson;
- Markovic, devolver do empréstimo;
- Elias, pois não mostrou qualidade suficiente;

Finalmente os que poderão ou não sair:

- Meli, se não contam com ele então devolvam-no;
- Bryan Ruiz, eu gostava que o vendessem;
- Bruno Paulista, não estou convencido que seja mau jogador;
- Petrovic, gostei do seu último jogo, por isso queria ver mais dele;
- André, como sabem eu gosto deste jogador;
- Castaignos, percebo que pode ser útil quando se quer jogar futebol mais direto, mas não sei até que ponto é que realmente é útil à equipa;

Os regressos:
- Palhinha, não concordo com o seu regresso já;
- Francisco Geraldes, acho que pode fazer o lado esquerdo do ataque (tal como poderia Podence);
- Domingos Duarte, para quê???
Sem imagem de perfil

De J. a 30.12.2016 às 11:44

E muitos deles nem têm 4 meses de clube.....

Obviamente, que há acertos a fazer pois temos um plantel de quase 30 jogadores e sem Liga Europa não há necessidade de ter tantos jogadores no clube.
Para mim, saia 1 avançado (Spalvis emprestado) um dos emprestados sem opção de compra (Markovic que não deve estar a ganhar pouco), jogadores que pouco ou nada jogaram (B,Paulista e Melli), mais o João Pereira.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 12:27

J,

Na minha opinião o Spalvis deveria manter-se, vem de uma lesão grave, precisa de se adaptar ao nosso futebol, e deve receber pouco de ordenado.... acho que tem todo o sentido vender é o Castaignos ou o André!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 12:17

Eu penso que o reajustamento terá 2 vertentes:

1º Financeira:
- redução de custos, sendo ai óbvia a saída em definitivo de Elias (o BdC foi busca-lo já em final de contrato com o Corintihans tb para o SCP não perder os 50% que ainda tinha direito) e a provavel devolução de Markovic, talvez se aproveitem alguns negócios com jogadores como o Jefferson e o Castaignos (e a praticamente certa saida do JP).

- inclusão de jogadores vindos da formação com custos inferiores (e com mais garra, vontade e querer em singrar).

2ª Desportiva:
- Aquisição de um LE
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.12.2016 às 12:35

Reajustamento??!!......Passamos a vida nisto, todos os Janeiros, sem excepccao !!
O ano passado por exemplo até se mudou uma defesa completa que até agora só piorou a prestacao da anterior(ver estatisticas)

A sério, nao vejo necessidade de tais reajustamentos e muito menos quando sao às carradas.
Nao foram estes que jogaram bem supostamente, contra Real e Dortmund. Por exemplo.
Entao onde está o problema?

P.S. Sinto muito mas, a mim, nao convencem com tais argumentos.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 12:39

Oh Carlos "b"amos ter problemas!?

Agora mais a sério Carlos diga-me 1 clube que não faça reajustamentos em Janeiro!?

A quantidade do "reajustamento" é proporcional às asneiras feitas na construção do plantel.

Os planteis não são imutável Carlos ... nunca o serão!

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.12.2016 às 12:49

Afinal .......... ???!!!!

Só gostei da primeira frase
Ao resto já tinha respondido . Bom scouting, ólhometro, etc...
E dos outros, quero lá saber. Oxalá troquem as equipas inteiras a cada Janeiro
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 14:06

Carlos,

O que os seus colegas comentadores recusam admitir - porque belisca o "messias" - é que ele e Jorge Jesus são os únicos responsáveis por uma época e por um plantel mal planeados. O resto, como diz o outro, é "bola"!

Incrível que a equipa esteja como está tendo em conta o número de contratações e o respectivo investimento de muitos milhões, inclusive o jogador mais caro na história do Sporting, Bas Dost (e eu até gosto dele, pena não ser servido com maior regularidade).
Sem imagem de perfil

De Semper Fi a 30.12.2016 às 11:06

Não me parece que a "vassourada" seja mal dada, temos que ser realistas e ajustar o plantel às competições que estamos a disputar. Para o campeonato que falta mais taças, "despachar" jogadores menos utilizados e fazer subir os jogadores emprestados/equipa B parece-me uma boa forma de dar competitividade e balneario a quem sobe, e ao mesmo tempo aliviar tesouraria.

A sair: Joao Pereira, Jefferson, Elias, Petrovic e Meli
A entrar: Empis, Riquicho, Palhinha e Francisco Geraldes

SL
Sem imagem de perfil

De carlos a 30.12.2016 às 12:27

O que falta referir não é o impacto que as tais 70 contratações tiveram no balanço contabilistico, mas sim no sucesso desportivo do clube, especialmente no que toca ao médio/longo prazo.

As dezenas de contratações de bdc não só custaram uma fortuna aos cofres do clube como uma grande maioria deles teve de ir para a equipa B ganhar ritmo. Isto levou não só a uma perda de qualidade da equipa B como retirou espaço para os jovens portugueses sportinguistas crescerem e evoluirem! Gajos como o slavchev que custou 2,5M e que jogou talvez uma ou duas vezes na equipa principal.

Bdc literalmente destruiu o maior activo do sporting que é a sua formação. Não só no médio prazo (jogadores que estavam na B e que literalmente morreram para os slavchevs ganharem ritmo) como no longo prazo em que jogadores dos escalões inferiores, cujo futuro ficou a cargo do Vergilio (essa pequena anedota), simplesmente deixaram de aparecer.

Não temos um unico jogador na equipa B ou nas camadas jovens que algum dia possa almejar chegar à equipa A.

O reinado de bdc vai muito para além das contas de 2016 (esses pifios 20mil euros de lucros mascarados). Daqui a 10 anos ainda vamos pagar pela incompetência desta pessoa e será muito dificil reconstruir aquilo que demorou décadas a construir e que ele destruiu em 3 anos.

Mas o povo é mesmo assim, preocupa-se com o hoje e desconsidera o amanhã. Enquanto isso as seleções jovens são povoadas por jogadores do benfica e do porto.

bdc é muito pior do que aquilo que a maioria acha. bdc é tudo aquilo que o sporting não podia ter. Godinho lopes e agora bdc? Meu querido Sporting, que mal fizeste tu....
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2016 às 12:36

"Não temos um unico jogador na equipa B ou nas camadas jovens que algum dia possa almejar chegar à equipa A."

Carlos dixit!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 30.12.2016 às 12:40

Completamente de acordo. O maior problema dos Slavchevs nem é o que custam e o que não rendem, é o espaço que retiram a outros com bastante mais potencial conjugado com uma politica de empréstimos que não se percebe.
Veja-se o caso do Chaby ou do Zezinho, por exemplo.
Sem imagem de perfil

De João Carlos a 30.12.2016 às 13:02

Este seria o meu plantel

gr - Rui, Beto, Pedro Silva
dc - Coates, Semedo, Paulo Oliveira, puto da b
de - Jonathan, Empis
dd - Esgaio, Schelotto
md - William, Palhinha
mc - Adrien, Geraldes
ext - Bruno Cesar, Gelson, Bryan, Matheus
2ºa - Alan, Iuri
pl - Dost, Castaignos, Ronaldo

vender - douglas, joão pereira, marvin, jefferson, petrovic, elias, andré

emprestar - paulista, wallyson (1ª divisão)

devolver - markovic, campbell, meli
Sem imagem de perfil

De Bruxo_empatafada a 30.12.2016 às 15:30

Ora bem, estive a fazer os TPC´s, e fui rever as aquisiçoes do inefável Eng Godinho Lopes no biénio de 2011/12 e 2012/13:

2011/12 4º lugar, final da Taça de Portugal perdida com a Académica. 17 Aquisições:
Capel, Carrillo, Schaars, Wolswinkel, Onyewu, Elias, Pereririnha, Insua, Rodriguez, Marcelo Boeck, Rinaudo, Xandao, Bojinov, Diego Rubio, Jeffren, Arias e Renato Neto!

2012/13 com um extraordinário 7º lugar. 7 aquisições, mas com frugalidade:
Rojo, Pranjic, Miguel Lopes (eles até queriam o Adrien, mas felizmente foi o Izmailov), Boulahrouz, Joãozinho, Labyad e Gelson Fernandes!

Num biénio o Eng Godinho Lopes contratou (apenas equipa A), 24 futebolistas, nem registei o investimento que foi feito, mas convenhamos, foram reforços e não meras aquisições, como se comprova com os registos classificativos do Sporting nesse bienio, mas também pelos encaixes que esses reforços geraram!

Infelizmente, há muitas Sportinguistas ingratos, quando se observa o extraordinário legado financeiro&desportivo do Eng Godinho Lopes!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2016 às 15:36

Ainda no passado ?... Comenta em contexto do post ou será editado. Estamos a debater o plantel actual e não o que ocorreu há mais de 4 anos.

Faça um esforço para se actualizar para não ser editado.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_empatafada a 30.12.2016 às 15:41

Caro Rui,

Não edite, e releve o tal "lápis" do Estado Novo, sobretudo, para mascarar a "competencia" do Eng Godinho Lopes!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.12.2016 às 19:00

Meu caro, lá por esse senhor (Godinho Lopes) ter agido erradamente não quer dizer que o atual esteja certo....
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.12.2016 às 16:10

Bem, não sei se ainda vou a tempo ou não do debate, mas, diria que em termos dsa relevantes, temos as seguintes contratações:

2016/17 (ainda falta o mercado de inverno....)

01 - Bas Dost - 10 Milhões
02 - Alan Ruiz - 8 Milhões
03 - Elias - 2,5 Milhões
04 - Luc Castaignos - 2,5 Milhões
05 - Lukas Spalvis - 1,6 Milhões
06 - Douglas - 1,0 Milhões
07 - Radosav Petrovic - 1,0 Milhões
08 - André - 1,0 Milhões
09 - Bruno Paulista - 3,5 Milhões
10 - Marcelo Meli - 0,3 Milhões (empréstimo)
11 - Beto - 0,0 Milhões
12 - Joel Campbell - ?? Milhões (empréstimo)
13 - Lazar Markovic - ?? (empréstimo)

TOTAL : 31,40 Milhões (mais os empréstimo que não se sabe o valor....)


2015/16

14 - Teófilo Gutiérrez - 3,4 Milhões
15 - Naldo - Naldo - 3,0 Milhões
16 - Ewerton - 1,5 Milhões
17 - Bryan Ruíz - 1,20 Milhões
18 - Sebastián Coates - 0,30 Milhões (empréstimo)
19 - Marvin Zeegelaar - 0,30 Milhões
20 - Hernán Barcos - ?? Milhões
21 - Alberto Aquilani - 0,0 Milhões
22 - Bruno César - 0,0 Milhões
23 - Azbe Jug - 0,0 Milhões
24 - João Pereira - 0,0 Milhões
25 - Mickael Ciani - 0,0 Milhões
26 - Ezequiel Schelotto - 0,0 Milhões

TOTAL: 9,75 Milhões

2014/15

27 - Jonathan Silva - 2,50 Milhões
28 - Simeon Slavchev - 2,50 milhões
29 - Paulo Oliveira - 1,80 Milhões
30 - Fredy Montero - 1,14 Milhões
31 - Oriol Rosell - 1,0 Milhões
32 - Naby Sarr - 1,0 Milhões
33 - Junya Tanaka - 0,75 Milhões
34 - Nani - ?? (atribuir os Milhões devidos à Doyen.....)


TOTAL: 10,69 Milhões

2013/14

35 - Héldon - 1,40 Milhões
36 - Jefferson - 0,70 Milhões
37 - Maurício - 0,40 Milhões
38 - Islam Slimani - 0,30 Milhões
39 - Shikabala - 0,20 Milhões
40 - Gerson Magrão - 0,0 Milhões
41 - Vítor Silva - 0,0 Milhões

TOTAL: 3 Milhões


Depois, a acrescentar:

42 - Salim Cissé - 0,75 Milhões
43 - Ryan Gauld - 2,75 Milhões
44 - Hadi Sacko - 1,0 Milhões
45 - Rami Rabia - 0,75 Milhões
46 - Wallyson Mallmann - 0,50 Milhões
47 - André Geraldes - 0,50 Milhões
48 - Boubakar Kouyate - 0,75 Milhões

TOTAL: 7 Milhões.


Dá um TOTAL geral de cerca de 62 Milhões de euros de investimento (fora prémios de assinatura e comissões...).

Preocupa-me MUITO ver um investimento de cerca de 62 Milhões e constatar quais desses jogadores é que trarão retorno desportivo e financeiro.....
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 16:28

Eu também me preocupo.... mas já agora em 4 épocas você diz que foram 62M€ de investimento, quando neste Verão vendemos só em 2 jogadores, pelo menos 70M€.....

A politica de contratações tem de ser visto.... o que entra e o que sai!

Por exemplo o benfica investiu neste ano cerca de 40M€ (sem comissões.... e olhe que a comissão do Carrilllo são vários Milhões).... e não leio em lado nenhum, as mesmas expressões do que as utilizadas no caso das contratações do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.12.2016 às 16:40

Estamos a comentar o Sporting e não o Benfica.

Se é para se debater o Benfica, sugiro que se abra um tópico para isso, terei todo o gosto de falar consigo sobre o tema proposto. Mas aqui aqui que isso seria fugir ao assunto.

Estou em total acordo quando diz que « tem de ser visto.... o que entra e o que sai!», e essa mesmo acaba por ser a "base" do meu post, ou seja, perceber quem pode sair e compensar o investimento feito, tendo rendido desportivamente.

A questão de se ter vendido 2 jogadores por elevados valores é verdade, MAS atenção que um deles não como "comprado". O Slimani sim. Investiu-se 0,30 Milhões e vendeu-se por 30 Milhões. Apesar de a contratação ter sido um pouco um "tiro no escuro", a verdade é que foi fantástica a todos os níveis: Rendimento desportivo e rendimento financeiro.

A pergunta que fiz, mantenho-a: Quem desses 62 Milhões irá ter rendimento desportivo e financeiro ? É isso que realmente me preocupa, porque isso denota uma enorme falta de planeamento.

Aproveitando que falou no Benfica, já ENOJA o Jesus estar a ir buscar "só" jogadores que teve referenciados no Benfica, mas que não chegou a contratar... O Sporting não tem scouting ? Ou é só mesmo pelo FM para se ir buscar os Slavchevs desta vida ?

O Sporting aparenta estar completamente refém de Jesus....
Sem imagem de perfil

De Bruxo_empatafada a 30.12.2016 às 16:48

Lusitanista,

Pode fazer por favor o mesmo exercício para o biénio do Eng Godinho Lopes? Eu dou uma ajuda :

011/12 4º lugar, final da Taça de Portugal perdida com a Académica. 18 Aquisições:
Capel, Carrillo, Schaars, Wolswinkel, Onyewu, Elias, Pereririnha, Insua, Rodriguez, Viola. Marcelo Boeck, Rinaudo, Xandao, Bojinov, Diego Rubio, Jeffren, Arias e Renato Neto!

2012/13 com um extraordinário 7º lugar. 7 aquisições, mas com frugalidade:
Rojo, Pranjic, Miguel Lopes (eles até queriam o Adrien, mas felizmente foi o Izmailov), Boulahrouz, Joãozinho, Labyad e Gelson Fernandes!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 16:51

Lusitanista,

Vamos à sua pergunta... "Quem desses 62 Milhões irá ter rendimento desportivo e financeiro ? "

Não vou listar a lista toda, só alguns exemplos:

01- Bas Dost.... creio que vale os 10M€.
03 - Elias... fala-se de vender para a China...
15 - Naldo.... já foi vendido por 4,5M€
17 - Bryan Ruíz .... tivemos agora uma proposta de 5M€
30 - Fredy Montero... vendemos por 5M€
37 - Maurício... vendemos por cerca de 3M€

Isto é, existem muitos exemplos de lucro entre a compra/venda feita pela direcção de BdC.... mas atenção, concordo que este ano as compras foram um tiro ao lado... muito por culpa de terem dado carta branca ao JJ!
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.12.2016 às 17:11

Schmeichel, repare no exemplos que deu:

01- Bas Dost.... creio que vale os 10M€.
03 - Elias... fala-se de vender para a China...
15 - Naldo.... já foi vendido por 4,5M€
17 - Bryan Ruíz .... tivemos agora uma proposta de 5M€
30 - Fredy Montero... vendemos por 5M€
37 - Maurício... vendemos por cerca de 3M€

Desses todos o único que rendeu desportivamente e financeiramente foi o Montero (que foi uma venda vergonhosa, na altura que foi, mas a tesouraria assim o obrigou).

O que renderam desportivamente o Mauricio, Naldo, Elias ?? Que mais valias foram essas ?

Do Bryan Ruiz, isso de se dizer que tivemos uma proposta... vale o que vale. Também Azevedo de Carvalh disse que teve uma proposta de 80 Milhões pelo Slimani... acredita quem quer.

O Bas Dost, concordo em pleno que vale os 10 Milhões. E acredito que irá manter a bitola e render desportivamente. Honestamente acho que financeiramente já não irá render, mas com esse "mal" podemos todos nós bem.

E os restantes ?

Todos os clubes portugueses são vendedores. Acho que estamos todos de acordo quanto a isso. Mas a grande questão é que ANTES de se vender (e ter lucro.... obviamente....) deviam render desportivamente.

O grande problema não estão nos "Bas Dosts" mas sim nas dezenas de "Petrovics" que se compra sem qualquer critério....
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.12.2016 às 17:28

Lusitanista,

"O grande problema não estão nos "Bas Dosts" mas sim nas dezenas de "Petrovics" que se compra sem qualquer critério...."

Totalmente de acordo....

Não concordo é com a sua visão quando analisa desportivamente/financeiramente.... dou-lhe estes 3 exemplos:

36 - Jefferson - 0,70 Milhões (não encontra melhor DE mais barato...)
37 - Maurício - 0,40 Milhões (não é um talento.... mas 400mil€ por um central, não é fácil ter muita qualidade)
38 - Islam Slimani - 0,30 Milhões (melhor negócio de sempre do Sporting...)
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.12.2016 às 17:55

Do Slimani, só podemos estar de acordo. Foi qualquer coisa de fantástico.

Faço só a ressalva que ele não foi "descoberto" pelo Sporting. Foi sim oferecido ao Sporting que concordou em contratá-lo. Slimani foi oferecido a vários clubes e nenhum o quis. Também temos de dar mérito a quem aceitou contrata-lo por 300 mil euros.

Em relação aos outros... Não concordo com o Maurício... estamos a falar de quase meio milhão de euros.... isto não é o monopólio ou o FM. Dar dinheiro por alguém que não acrescenta qualidade... Pelo amor da Santa. Mais vale ficarmos com os Iloris e os Carriços ou os Tobias Figueiredos.....

De qualquer forma, podemos pegar na lista de 48 jogadores que fiz e tirar-mos 5 ou 6 jogadores que valeram a pena... e... os restantes ? O aumento galopante e preocupante do passivo, vem, também, daqui.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_empatafada a 30.12.2016 às 16:34

João Mário e Slimani geraram um encaixe global na ordem dos 70 M€, não incluo encaixes residuais como o Naldo, Maurício ou o Naby Sarr ...

Qual tinha sido o ultimo grande encaixe do Sporting? Terá sido o Nani em 2007 por 25 M€?

Qual será o valor global de mercado do William, Adrien e do Gelson? Será que superam largamente os 100 M€? Não faço ideia!
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 30.12.2016 às 16:45

Leia com mais atenção ao post.

O João Mário, William, Adrien ou Gelson, não são investimentos. Sim, claro que se renovou contratos e nalguns desses jogadores teve-se de dar prémios de assinatura monstruosos... mas estou a falar da política de CONTRATAÇÕES.

SÓ o Slimani teve rendimento desportivo e financeiro.

Mencionar o Naldo, Maurício ou o Naby Sarr é piada de mau gosto... Nem desportivo, nem financeiro. Rendimento ? Nenhum.

REITERO: Estou a falar da política de CONTRATAÇÕES atual e não das contratações do Godinho Lopes (por ex, o Rojo....) ou dos jogadores formados na academia.

De que serve formar-se jogadores e vendê-los por 30 Milhões, se no entretanto se investiu 60 Milhões em jogadores que na sua maioria representam uma nulidade ? Isso é o caminho do ABISMO financeiro. É o caminho de mais e mais VMOCs e da venda da SAD a investidores financeiros...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo